trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por man1aco »

Alguem sabe explicar porque aeromodelos com trem de pouso convencional, mutas vezes ao final do pouso quando estão quase a parar parece que perdem o controle no chão.

Derivam pra algum lado as vezes com tanta força de vontade que não há leme que segure e lá vai asa ralar no chão.

Isso me acontece sempre com os meus aeromodelos da Durafly , Stuka e Spitfire, as vezes dá pra domar no leme as vezes não.

Eu costumo manter o profundor cabrado, já não sei mais se ajuda ou atrapalha.
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por Raimundo Bezerra »

"Acredito que seja pelos modelos elétricos serem leves. Depois do toque o leme atua enquanto tem fluxo de ar suficiente para manter a trajetória e a roda traseira nesse meio tempo não consegue aderência suficiente para manter a cauda colada ao chão, em meio a essa transição acho que nem leme e trem de pouso atua e é quando o aero fica desgovernado." Essa é a ''teoria'' que eu acredito.
O ato de cabrar eu também utilizo mas parece que nem sempre funciona.
Fiat 147, CG 125 Ano 80, Ugly Stick Sammy Hobby, GWS Slow Stick na caixa, casa de cohab. lol =)
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por John-Henrique »

Comigo também acontece com alguns aeromodelos, 2 da durafly, pra mim isso acontece porque ele vem com certa velocidade alinhado (posição de vôo), mas quando toca o chão costumamos cortar o motor dai ele toca o chão perde velocidade e desalinha (da posição de vôo) mudando o centro de gravidade. Neste momento o peso da dianteira é levado pela lei da dinâmica (lei da inércia), em outras palavras o aeromodelo estava em movimento mas a bateria (considerando neste caso apenas o maior peso) estava em repouso (parada), dai quando o aeromodelo toca a cauda ele 'freia' e a bateria permanece na trajetória.

Imagine um motorista num veiculo sem cinto de segurança no momento de uma batida frontal, o que acontece com o corpo, fica parado com o veiculo ou segue a trajetória? No caso do aeromodelo a 'virada' brusca é causada por conta da mudança do centro de gravidade.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por sandman_br »

em aeromodelos com bequilha traseira eu costumo deixar um pouco cabrado na decolagem e no pouso para que o a rodinha traseira tenha mais aderência. Experimente fazer isso.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por man1aco »

Andei lendo muito sobre isso e acho que estamos fazendo errado.

Deveriamos manter a cauda alta o maior tempo possivel durante a rolagem apos o toque das rodas, assim mantendo o CG no lugar certo por mais tempo assim quando ela baixar o avião já não vai ter energia pra rodar pião.

No proximo fds vou experimentar não cabrar , tambem até picar profundor pra manter a cauda alta , se melhorar os pousos eu faço um video.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por vitormixfer »

man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado

Mensagem por man1aco »

Testei na pratica fazer o contrario do que sempre fazemos, o aero da vez foi o spitfire mk24 da durafly, um aero muito selvagem no chão.

Mantive a cauda flutuando o maior tempo possivel apos o toque das rodas no chão.

Não devemos apressar o toque da bequilha no chão, e se possivel devemos tentar retardar , picar o avião no tempo certo para manter a cauda flutuando.

O resultado é que o aero mantem o controle do leme por mais tempo, bequilha no chão cedo de mais = perda de controle.
Responder