Técnica para Desamassar depron 5mm

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá! Nem acabei de fazer meu mini 3DX e acabei amassando a ponta do bico dele. Será que existe alguma maneira de desamassar ele? Não chegou a cortar nem dobrar, só marcou, mas ficou feio. Postarei a foto.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Ainda tentando voar a 1km/h
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por igorfragoso »

Olá. Usa um soprador de ar quente, ou um secador de cabelos. Faça testes com um pedaço de depron antes, para ajustar a distância segura para não danificar a peça.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por John-Henrique »

Gabriel Velloso escreveu:https://drive.google.com/open?id=0B3aFWhboFhdyQXc1UnR0ZmhrZEk
O link da foto.

Parceiro, você está muito emotivo, um amassadinho desse ai? Acredito que não dê pra desamassar isso porque ali é como se você tivesse "comprimido" uma pequena parte do isopor, dai não tem como forçar pra voltar ao ponto original.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por Gabriel Velloso »

John, esse foi só um exemplo. Imagina se eu caio e a asa entorta assim? Iria ficar bem mais fraca com essa dobradura. Estou criando esse tópico para "Técnica para desamassar depron", não para desamassar o unicamente o bico desse mini 3dx.
Igor, o soprador térmico não dá certo, toda a área ao redor inclusive fica mole, acaba não adiantando.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por John-Henrique »

@ GABRIEL
Estamos falando de depron, ele tem 'efeito memória', se amassar ficará amassado, porque o 'ponto' do amassado fica, digamos, prensado, compactando a estrutura do poliestireno, pra desamassar você teria que descompactar esta área e isso será muito difícil de conseguir. Se você entortar até consegue desentortar, mas amassado, cria um vinco, e este vinco sempre será o ponto fraco da estrutura.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Poxa, então não tem jeito. Pelo menos tentei.
Ainda tentando voar a 1km/h
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por igorfragoso »

Gabriel Velloso escreveu:John, esse foi só um exemplo. Imagina se eu caio e a asa entorta assim? Iria ficar bem mais fraca com essa dobradura. Estou criando esse tópico para "Técnica para desamassar depron", não para desamassar o unicamente o bico desse mini 3dx.

Igor, o soprador térmico não dá certo, toda a área ao redor inclusive fica mole, acaba não adiantando.

É verdade, mas como eu disse, é preciso fazer testes para chegar à um melhor compromisso entre distância x área de abrangência x calor. Não posso afirmar que resolve, mas pode remediar alguma coisa.

John-Henrique escreveu:@ GABRIEL
Estamos falando de depron, ele tem 'efeito memória', se amassar ficará amassado, porque o 'ponto' do amassado fica, digamos, prensado, compactando a estrutura do poliestireno, pra desamassar você teria que descompactar esta área e isso será muito difícil de conseguir. Se você entortar até consegue desentortar, mas amassado, cria um vinco, e este vinco sempre será o ponto fraco da estrutura.


Um vinco, de fato ficaria difícil desfazer. Mas já usei muito desempenar placas de depron com o soprador... Depois eu posicionava algum peso sobre a placa ainda aquecida, o suficiente para deixá-la na horizontal , mas sem amassar, até esfriar. As vezes tinha que repetir o processo até conseguir o efeito desejado, mas dava resultado. Enfim, cada caso é um caso.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Técnica para Desamassar depron 5mm

Mensagem por John-Henrique »

Se dá certo não sei, mas acredito que acabe sendo mais trabalhoso que emendar uma parte pra substituir a danificada...
Responder