Uma observação...

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Douglas Lenz
membro
Contato:

Uma observação...

Mensagempor Douglas Lenz » 21 Set 2017 08:08

Pessoal

Há um bom tempo,acho que desde março de 2017, tenho reparado a diminuição do movimento do clube que frequento, Clube CONESUL na cidade de Portão- RS.

Já conversei muito sobre isto no clube, sobre como era a frequência e comparecimento dos sócios em anos passados, nossa realidade no clube há alguns anos, (menos de 10) era de ter 8, 10 ou mais aeromodelos voando ao mesmo tempo e muita gente esperando para voar. Independente do dia ou turno no final de semana.

Vale comentar que o número de sócios pagantes, não diminuiu, pelo contrario, aumentou no último ano. São sócios que pagam a mensalidade, mas não tem aparecido para voar e/ou utilizar a estrutura do clube. O mesmo comentário vale para o pessoal do automodelismo, que em outras épocas, lotava a pista ON ROAD do clube.

Pois bem, ontem, dia 20, feriado aqui no RS, fui com minha esposa ao clube, não fui voar, só fomos para levar nossas cachorrinhas para dar uma corrida e brincar um pouco (cães de apartamento). Ótimo momento para tomar um chimarrão e colocar a conversa em dia com os amigos de clube.

Encontrei o Sr. Túlio, fabricante nacional de combustíveis, que me comentou sobre a queda absurda nas vendas do produto. Disse que o lojista no Brasil inteiro não esta comprando dele porque não tem vendido quase nada devido à crise.

Aqui no RS, na região da Grande Porto Alegre, temos 2 clubes bem grandes, clubes bem estabelecidos, há décadas em funcionamento, ambos com grande número de sócios. temos outros, que estão em desenvolvimento, com boas áreas, mais ainda sem número expressivo de sócios. Além, dos grupos que se reúnem para voar em propriedades particulares. Converso com o pessoal do outro clube e os que frequentam os outros pontos e dizem que o movimento, o comparecimento dos frequentadores diminuiu muito.

Após esta longa introdução, pergunto aos amigos, vocês tem reparado isso em seus clubes e/ou grupos de voo?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

fabioalberti
membro

Re: Uma observação...

Mensagempor fabioalberti » 21 Set 2017 10:03

Douglas, essa é uma observação pertinente.

OLha, já tentei várias vezes me afiliar à clubes, porém, fatores que acontecem nos clubes como bebidas alcoólicas, brigas, etc.. Me fazem ficar onde estou, soltando planadores em costões, terrenos baldios e outros lugares... Claro, não voo um avião à combustão.

Vejo é um aumento constante de aeromodelistas que acabam saindo de clubes e indo voar como eu voo.

Aqui na região de Florianópolis temos três clubes já tradicionais.

hermesed
membro

Mensagempor hermesed » 21 Set 2017 12:13

Saudações!!!
Não participo ou frequento nenhum clube aqui em SP-Capital (não tenho nada contra), mas temos alguns lugares para voar.
Tenho notado, onde costumo ir voar, que a frequência de aviões têm caído muito e aumentado os multirotores. A proporção chega a ser de 1 avião para 10 multirotores, em média. E a proliferação de multirotores Racing sobre os FPV têm sido muito grande.
E o pessoal dos aviões está com certo receio de dividirem o espaço com os Racing alegando a agressividade dos seus vôos.
Fabrico aeromodelos em isopor e depron (tenho CNC hotwire) e a procura praticamente zerou. Um modelinho aqui e outro lá, muito de vez em quando. E querem quase de graça!!!
Conversando com o pessoal, a reclamação, em geral, é que a turma dos aviões estão ficando sem baterias LiPo, que vão envelhecendo e estão caras e difíceis de trazer de fora.
Não aceito muito esta desculpa, pois os multirotores também precisam delas e estão virando "praga".
Também tem muita gente voando em locais particulares, evitando divulgação para fugir dos "cachorros loucos"(tanto de aviões quanto de multirotores).
Editado pela última vez por hermesed em 21 Set 2017 20:59, em um total de 1 vez.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 21 Set 2017 12:42

Não vôo em clubes; vôo sozinho. Acho caras taxas e jóias para o meu poder aquisitivo.
Sim; compro minhas peças com promoções, cupons, bônus de links afiliados. Trago tudo de fora; se eu tivesse que pagar os 100% lucro pra algum vendedor aqui, eu não estaria praticando o hobby.
A respeito dos quads:
Sempre fui apaixonado por helicópteros; chegou a um ponto que eu tinha 10 modelos (alguns eram frutos de reviews); vendi todos com exceção de um 450 clone (devido crise).
Eu falava pra mim mesmo: "qual a graça de um quad" "não é nada parecido com algum modelo de verdade: carro, avião, helicóptero...4 motores...deve consumir uma energia do cara leo...."
Enquanto estava me desapegando dos meus helicópteros, a eachine resolveu me enviar aqueles micro quads fpv racing pra review; pronto, me APAIXONEI pelo fpv.
A possibilidade de pilotar um modelo "estando dentro dele" é inacreditável.
Comecei a pesquisar a respeito: opentx, betaflight, clearflight, blheli, aquile, mwosd, antenas pagoda (open hardware) frames custom...tudo com seu respectivo repositório git; prato cheio para os amantes do software e iniciativas livre igual eu.
Tenho 2 custom quads micro pra práticas e um custom 215 que está em processo de finalização de montagem, um carro rc custom que adaptei o fpv e meu 450 clone de guerra.
Quase não vôo mais meu 450.
É possível fazer competição de aviões, helicópteros? Sim, mas de manobras (corrijam se eu estiver errado);

https://youtu.be/l5FqYiZb_5s

https://youtu.be/3aGdAqZWXwk

Acho lindo esses voos acrobáticos.
Agora corrida de quads, primeiro que gosto de corridas, depois...omg....até 8 voam ao mesmo tempo na raceband competindo pra ver quem é o mais rápido...vai ter crashes? Sempre; mas troca as hélices que já está no ar de novo (elas até são como fusíveis):

https://youtu.be/zSGv8yPqrHc

Os simuladores de quads racing, vc pode enviar a imagem para os seus óculos com o liftoff por exemplo, ou praticar até no celular com o free rider. Não precisa de um rádio e cabos de simulador pra começar a praticar no simulador no caso dos quads.
Já falei aí em cima mas vai de novo: o tempo entre lenhas nos quads é menor; o que quebra: normalmente somente hélices se vc escolher um conjunto bom de frame e motores.
Acerto do quad: mandamos o bixo pra cima com o blackbox da placa ligado e ao final, em um cartão SD temos o log de todo o vôo: nisso vejo se o CG está correto, se os filtros e PIDs estão corretos e ajusto com dados do vôo em mãos.
Falando em ajustes, os quads tem menos partes móveis para desgaste (somente o rolamento dos motores). No meu 450 eu tenho que ver se meus links estão ok, se a tensão da correia está ok, se os eixos estão ok...
Com todas as facilidades, menor tempo de lenha, menor custo (com 1200, preço da joia do clube local, eu monto um baita quad pra COMPETIR; quanto é um extra pra competição? 30000? E um goblin completo? 5000?), não é de se estranhar que devido às facilidades e o período de crise que passamos, quad e fpv são modalidades que ganham mais adeptos e apaixonados a cada dia enquanto as outras estão minguando (conheço inclusive aeromodelistas aqui na cidade com mais de 20 anos de hobby que decidiram ir para os quads...).

E finalizando, no momento que vi as corridas de multirotor, quis fazer isso; joguei muito Fzero e wipeout na minha infância e sempre me perguntei: "algum dia verei isso?"; hoje eu quero participar disso, já que já existe.
Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em 21 Set 2017 13:47, em um total de 1 vez.
Taranis, Skyzone SKY01S, ALZRC 450 Sport FBL, HCP100S (grounded), custom 90mm micro racer, lizard90, 215mm racer (em construção), DW flying wing.

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 21 Set 2017 13:44

Também acho que o multirotor está tomando conta.

fabriciogf
membro

Mensagempor fabriciogf » 21 Set 2017 17:43

Não acredito que o multirotor vai tomar conta do aeromodelismo mesmo porque o aeromodelismo não se resume somente em voar,competir,manobras,campeonatos etc,um aeromodelo escala por mais simples que seja ao lado de um multirotor por mais completo que seja dá até vergonha do multirotor, você não tem coragem de deixar um multirotor pendurado na parede da sua casa, é um verdadeiro trambolho é muito feio. Já faz tempo que o pessoal está voando com elétrico e glow em fpv,tenho voado elétrico e micro racer fpv e realmente acredito que não tenho mais paciência de ficar olhando pra cima pra acompanhar voo de aeromodelo.

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 23 Set 2017 22:14

Independente das tendências, mudanças de aero para multirotores ou de heli para multis.

Vocês repararam uma diminuição da assiduidade e da frequência dos modelistas, nos clubes, grupos, áreas de voo que os amigos frequentam?

A "crise" tem afetado o hobby?

Você tem voado menos que no ano passado?

Levando em consideração que voo não é só equipamento (bateria, acessórios, etc...) ou combustível para os motores.

Eu por exemplo, para ir e voltar ao clube UM dia do final de semana, são 92km percorridos, na minha caminhonete isso corresponde a 7,5l de gasolina, um lache, agua/refrigerante, almoço, etc... Gasto de mais de R$ 60 em um dia de voo no clube. (se a esposa for junto, um pouco mais) Sem contar combustivel dos aeros.

Indo dois sábados por exemplo, são aprox R$ 120,00 mais mensalidade do clube, fora combustível dos aeros, mais algum contra tempo de algum equipamento (vela, alguma coisa que estrague ou quebre... etc). Se for todo o sábado em um mês o gasto dobra.
Abração do meu tamanho!!

Respeitosamente

Douglas Lenz

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 24 Set 2017 09:03

Tomar conta e extinguir não vai, é fato; o que quis dizer é que os multis terão mais adeptos que as outras modalidades; o fator mais forte é a crise; um helicóptero por exemplo, é um senhor gasto em caso de lenha; um multi? Normalmente eu só troco hélices; caso um eixo empene, um kit de eixos é menos de 10 reais.
Meu sonho que antes era um 450, agora é um 700. Mas pra isso eu sei que iria precisar de aderir clube; BRA, seguros; registros, combustível, churrascos, fora deixar reservado a grana das peças de reposição (por mais que você tenha estoque, sempre alguma outra coisa quebra ou empena)...mas infelizmente a situação financeira atual não permite tal condição....mas quem sabe....um dia....
Vamos ver né; como o modelismo se comporta passando essa crise. Quem sabe não vemos a volta dos helicópteros e aeros com a facilidade e possibilidade de imprimir suas peças em casa, já que as impressoras 3d estão ficando bem acessíveis.
Será que o fpv também tomara conta? Não sei; mas vendo esses vídeos do fpv aplicados a diferentes tipos de modelismos, posso dizer que tem chance (quem que não quer pilotar um modelo de dentro?):

https://youtu.be/-ICpk8InKoM

https://youtu.be/hl2-Ef19rgY

https://youtu.be/fApyT-JAobI

Eu mesmo já ando tendo minhas aventuras no meu carro chines custom que adaptei um FPV e acho o máximo:

https://youtu.be/7vQJjS0E9K0
Taranis, Skyzone SKY01S, ALZRC 450 Sport FBL, HCP100S (grounded), custom 90mm micro racer, lizard90, 215mm racer (em construção), DW flying wing.

wagnerbarro
membro

Mensagempor wagnerbarro » 24 Set 2017 12:56

Eu precisei parar de frequentar o clube por conta de não conseguir pagar as mensalidades devido a crise. Fiquei dois meses desempregado, só recentemente consegui aulas em uma escola de idiomas, mas mesmo assim o salário é insuficiente para voltar a voar. O que aconteceu comigo foi um desânimo geral: fiz meu doutorado, fiquei um ano na Alemanha e volto para o Brasil sem perspectiva. Mas enfim, para não ficar sem voar completamente, vez ou outra eu busco algum terreno e brinco um pouco com meu stick. Futuramente, quem sabe, volto a frequentar o clube.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 24 Set 2017 13:39

Na minha região houve sim um desânimo, mas por conta de falta de local para vôo com modelos maiores...

Agora estamos voltando a todo vapor, mesmo com local improvisado.

Sobre o pessoal que está parando por conta da crise é um tanto triste, nos resta comprar as peças usadas com desconto heheheh
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

Elilson
membro

Mensagempor Elilson » 24 Set 2017 16:22

aeromodelista é um bicho engraçado.... temos o melhor local de voo do litoral paulista (dentro de uma Base Aerea da Força Aerea Brasileira) e o numero de socios é baixo e os interessados, menor ainda!!!! Sempre comentamos isso no clube... pois somos, infelizmente, o unico local seguro para voos de aeromodelos da região com o valor da mensalidade menor que uma pizza de fim de semana!!!

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 24 Set 2017 19:08

Quanto jóia e mensalidade aí colega?

Aqui em Manaus R$1200 jóia e R$100 taxa.

Elilson
membro

Mensagempor Elilson » 24 Set 2017 19:37

Abolimos a joia de 500 reais e a mensalidade é de 55 reais. E assim mesmo não tenho procura

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com

Mensagempor Gilberto_CWB » 24 Set 2017 20:37

É brutal a diferença da prática do hobby no Brasil e em outras partes do mundo. Seria, talvez, o ganho médio do trabalhador brasileiro? Se compararmos com os encontros de norte-americanos, diríamos que sim. São centenas de idosos, jovens, cada um com seu estilo e aeromodelos próprios, que vemos em videos e fotos. Mas quando nos voltamos para a Índia, essa certeza cai por terra. Com argentinos é a mesma coisa. Não sou dono da verdade, mas creio que boa parte dos brasileiros quer tudo pronto, não gosta de se dedicar e como o dinheiro é pouco para comprar, abandona. Outros, não carregam a paciência consigo, querem em poucas horas montar um aeromodelo. Nosso povo tem o péssimo hábito de improvisar tudo e dar um chute nas leis da Física, na Matemática elementar. Quebrou? Faz outro...mas isso custa $$$. Pensar para quê? Ler e estudar? Isso é coisa para maluco!!! Por isso sobra pouca gente que segue em frente, mesmo com dificuldade financeira, comprando algo num mês e esperando o seguinte para comprar mais um componente. A paciência não faz parte do cotidiano dessa maioria. Sobram apenas os abnegados, verdadeiros aeromodelistas e a outra parte: a dos abonados, alguns deles também excelentes aeromodelistas , outros, mais preocupados com seu ego...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 24 Set 2017 21:26

Eu tenho a maior paciência do mundo, só compro peças de fora, pego e garimpo as promoções e cupons, não compro pronto, monto aqui (até meus micro quad são custom); tiro todo o tempo do mundo pra ler a documentação da controladora, do meu rádio, do meu esc, as especificações dos motores e componentes e procuro builds parecidas sucedidas.
Algumas vezes eu arrisco e uso componentes diferentes (afinal também temos que caminhar usando nossas pernas)...
Agora voltando ao assunto clube...
55 eu pagava tranquilo; agora essa jóia e mensalidades daqui cortam fora quem tem poder aquisitivo menor.
Adivinha quantas vezes fui chamado pra visitar o clube local? NENHUMA.
Aqui, na minha opinião, falta apoio, falta aquele: "tá interessado mano, tira um dia aqui com a gente; Não pode pagar cheio? Da pra pagar esse valor?"
Percebe-se que é algo fechado; para quem tem maior poder aquisitivo e pra quem possui modelos mais caros.

fabriciogf
membro

Mensagempor fabriciogf » 25 Set 2017 10:28

Clube de aeromodelismo é o seguinte: existem os bem organizados bem estruturados com pista asfaltada energia elétrica água banheiros, e que você voa com muita segurança e tranquilidade,paga caro mas vale a pena cada centavo, porém o difícil mesmo é aturar os sócios que como já disseram aqui estão mais preocupados com o ego do que aproveitar o hobby. E existem os locais onde o pessoal se reúne pra voar nos finais de semana onde na maioria das vezes a pista é de terra com muita poeira perto de casas e rodovias onde ninguém respeita ninguém e pessoas voam sem ter habilidade suficiente pra estar voando sozinhos e o risco de acidentes é muito alto, é aeromodelo decolando e caindo pra todo lado,kkkk, porém o pessoal é muito amigável é só chegar e voar.

andersona3ita
membro

Mensagempor andersona3ita » 25 Set 2017 11:03

iniciei o hobby a aproximadamente 5 anos. No inicio o custo para montar um aeromodelo elétrico não estava tão caro e existiam muitas pessoas interessadas.
Atualmente quando falamos os valores para montar um aeromodelo simples de isopor, assusta as pessoas. Creio que a crise influencie diretamente no esporte, porque os recursos para gastar estão mais curtos.
Eu mesmo voava uma 2 a 4 vezes na semana, mas tive que arrumar outras atividades para complementar a renda familiar. Dessa forma, a quantidade de voos diminuiu agora são em média de 2 a 4 vezes no mês.

Elilson
membro

Mensagempor Elilson » 25 Set 2017 17:48

Gilberto_CWB escreveu:É brutal a diferença da prática do hobby no Brasil e em outras partes do mundo. Seria, talvez, o ganho médio do trabalhador brasileiro? Se compararmos com os encontros de norte-americanos, diríamos que sim. São centenas de idosos, jovens, cada um com seu estilo e aeromodelos próprios, que vemos em videos e fotos. Mas quando nos voltamos para a Índia, essa certeza cai por terra. Com argentinos é a mesma coisa. Não sou dono da verdade, mas creio que boa parte dos brasileiros quer tudo pronto, não gosta de se dedicar e como o dinheiro é pouco para comprar, abandona. Outros, não carregam a paciência consigo, querem em poucas horas montar um aeromodelo. Nosso povo tem o péssimo hábito de improvisar tudo e dar um chute nas leis da Física, na Matemática elementar. Quebrou? Faz outro...mas isso custa $$$. Pensar para quê? Ler e estudar? Isso é coisa para maluco!!! Por isso sobra pouca gente que segue em frente, mesmo com dificuldade financeira, comprando algo num mês e esperando o seguinte para comprar mais um componente. A paciência não faz parte do cotidiano dessa maioria. Sobram apenas os abnegados, verdadeiros aeromodelistas e a outra parte: a dos abonados, alguns deles também excelentes aeromodelistas , outros, mais preocupados com seu ego...

vc tocou num ponto chave:a educação formal do Brasil foi dilacerada nas ultimas gerações, onde temos mais direitos que deveres... dependência do Estado.. meritocracia em baixa...entre outras centenas de pequenas atitudes que resulta em um povo facilmente manipulado.. influencia de uma estrategia comunista de longo prazo

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Set 2017 21:35

Somos induzidos a crer que temos mais direitos do que deveres, mas isso sempre foi e sempre será igual tanto em direito quanto em dever. Me diga se eu tenho mais direito do que você e posso fazer o que desejar ou vice e versa?
Nossos direitos e deveres sempre foram iguais e para termos nossos direitos temos que cumprir com nossos deveres e no regime que você citou temos mais deveres do que direitos.
Não podemos levar o assunto para questões políticas, pois direitos e deveres já começa a ser algo em que cada um tem uma ideia e um assunto que não leva a lugar algum.
A nossa educação foi dilacerada sim, mas essa educação começou a ser dilacerada em casa e não no colégio. Os pais de hoje acham que é o colégio que deve educar o filho, quando essa educação é única e exclusiva dos pais, o colégio só tem a obrigação de ensinar a ler, escrever, matemática, histórias para o conhecimento da sociedade e alguns detalhes extras que não incluem a educação do caráter de uma pessoa, de ensinar o que é certo e o que é errado, de ensinar a respeitar os mais velhos, de aprender a ouvir antes de responder e por aí vai.
São ensinamentos que se deve aprender em casa com nossos pais que hoje em dia infelizmente os pais estão tão frouxos que nada mais fazem e alegam inúmeras coisas para justificar a falta de educação do filho. Os filhos não respeitam mais nem os próprios pais por falta de ensino em casa e não será o colégio que terá a obrigação de ensinar esse tipo de coisas as crianças.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

fabriciogf
membro

Mensagempor fabriciogf » 28 Set 2017 11:43

O Laércio disse muito bem sobre a responsabilidade dos pais na educação e preparo dos filhos pra vida, a educação vem de berço e começou a ser dilacerada quando os pais começaram a achar que se o filho tiver um curso superior,mestrado,doutorado,phd,mba etc.. ele foi muito bem educado e já está pronto pra vida, mas aí é que mora o perigo, o filho não vai conseguir parar em emprego nenhum porque não sabe receber ordens,não respeita ninguém, não tem ética profissional e nem moral,não sabe ouvir,não sabe compartilhar,não sabe conviver socialmente com outras pessoas e por aí vai.

Elilson
membro

Mensagempor Elilson » 28 Set 2017 16:19

É EM CASA que as crianças devem aprender a dizer:

01 - Bom Dia
02 - Boa Tarde
03 - Boa Noite
04 - Por Favor
05 - Com Licença
06 - Me Desculpe
07 - Me Perdoe
08 - Muito Obrigado
09 - Grato
10 - Errei

É EM CASA que também se aprende:

01 - Ser honesto
02 - Ser pontual
03 - Não xingar
04 - Ser solidário
05 - Respeitar a todos: amigos, colegas, idosos, professores, autoridades

Também EM CASA é que se aprende:

01 - A comer de tudo
02 - A não falar de boca cheia
03 - A ter higiene pessoal
04 - A não jogar o lixo no chão
05 - Ajudar os pais nas tarefas diárias
06 - A não pegar o que não é seu

Ainda EM CASA é que se aprende:

01 - A ser organizado
02 - A cuidar das suas coisas
03 - Não mexer nas coisas dos outros
04 - Respeitar regras, usos e costumes
05 - Amar a Deus

Porque NA ESCOLA os professores devem ensinar:

■ Matemática
■ Português
■ História
■ Geografia
■ Língua Estrangeira
■ Ciências
■ Química
■ Física
■ Biologia
■ Filosofia
■ Sociologia
■ Educação Física
■ Artes

E apenas reforçam o que o aluno aprendeu EM CASA!!!

NA ESCOLA NÃO se aprende sobre:

1 - Sexo
2 - Ideologia de Gênero
3 - Ativismo LGBT
4 - Comunismo
5 - Esquerdismo
6 - Islamismo

"UMA CAMPANHA CONTRA A INVERSÃO DE VALORES E A FAVOR DA FAMÍLIA E DE UM MUNDO MELHOR!!!"
retirado do whatsApp

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 28 Set 2017 22:55

Boa.
Espero que muitos parem e reflitam sobre isso, embora eu acredite o contrário, que esses desleixados que acham que a escola é que deve ensinar as crianças são árvores que cresceram tortas.
Os valores de uma pessoa vem de casa e não da escola.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 29 Set 2017 17:54

Mas isso não explica nossa falta de aeromodelistas nos aeródromos.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 29 Set 2017 22:45

Indiretamente sim, pois os que mais sumiram são justamente a maioria que não segue regras, não respeita os outros, não aceitam as dicas de como fazer da melhor forma possível e por aí vai.
Poucos dos mais antigos sumiram das pistas e alguns desses diminuíram a presença nas pistas devido a idade, outros devido a própria crise, mas em sua maioria os que sumiram foram justamente os que citei inicialmente.

fabriciogf
membro

Mensagempor fabriciogf » 30 Set 2017 10:40

fabioalberti escreveu:Mas isso não explica nossa falta de aeromodelistas nos aeródromos.

Como já foi dito anteriormente pelo Gilberto, "É brutal a diferença da prática do hobby no Brasil e em outras partes do mundo".Já vi muitos aeromodelistas quebrando a cabeça e inventando ferramentas e gambiarras pra resolver algum tipo de problema e a grande maioria infelizmente é de outras partes do mundo,não porque não temos a capacidade, mas é porque estamos querendo tudo pronto.E pra não render muito o assunto o aeromodelismo não é para preguiçosos, por isso que muitos entram compram tudo do bom e do melhor e depois não aparecem mais pra voar.

Voltar para “Papo de modelista”