Uma observação...

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Uma observação...

Mensagem por Douglas Lenz »

Pessoal

Há um bom tempo,acho que desde março de 2017, tenho reparado a diminuição do movimento do clube que frequento, Clube CONESUL na cidade de Portão- RS.

Já conversei muito sobre isto no clube, sobre como era a frequência e comparecimento dos sócios em anos passados, nossa realidade no clube há alguns anos, (menos de 10) era de ter 8, 10 ou mais aeromodelos voando ao mesmo tempo e muita gente esperando para voar. Independente do dia ou turno no final de semana.

Vale comentar que o número de sócios pagantes, não diminuiu, pelo contrario, aumentou no último ano. São sócios que pagam a mensalidade, mas não tem aparecido para voar e/ou utilizar a estrutura do clube. O mesmo comentário vale para o pessoal do automodelismo, que em outras épocas, lotava a pista ON ROAD do clube.

Pois bem, ontem, dia 20, feriado aqui no RS, fui com minha esposa ao clube, não fui voar, só fomos para levar nossas cachorrinhas para dar uma corrida e brincar um pouco (cães de apartamento). Ótimo momento para tomar um chimarrão e colocar a conversa em dia com os amigos de clube.

Encontrei o Sr. Túlio, fabricante nacional de combustíveis, que me comentou sobre a queda absurda nas vendas do produto. Disse que o lojista no Brasil inteiro não esta comprando dele porque não tem vendido quase nada devido à crise.

Aqui no RS, na região da Grande Porto Alegre, temos 2 clubes bem grandes, clubes bem estabelecidos, há décadas em funcionamento, ambos com grande número de sócios. temos outros, que estão em desenvolvimento, com boas áreas, mais ainda sem número expressivo de sócios. Além, dos grupos que se reúnem para voar em propriedades particulares. Converso com o pessoal do outro clube e os que frequentam os outros pontos e dizem que o movimento, o comparecimento dos frequentadores diminuiu muito.

Após esta longa introdução, pergunto aos amigos, vocês tem reparado isso em seus clubes e/ou grupos de voo?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Uma observação...

Mensagem por fabioalberti »

Douglas, essa é uma observação pertinente.

OLha, já tentei várias vezes me afiliar à clubes, porém, fatores que acontecem nos clubes como bebidas alcoólicas, brigas, etc.. Me fazem ficar onde estou, soltando planadores em costões, terrenos baldios e outros lugares... Claro, não voo um avião à combustão.

Vejo é um aumento constante de aeromodelistas que acabam saindo de clubes e indo voar como eu voo.

Aqui na região de Florianópolis temos três clubes já tradicionais.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Uma observação...

Mensagem por hermesed »

Saudações!!!
Não participo ou frequento nenhum clube aqui em SP-Capital (não tenho nada contra), mas temos alguns lugares para voar.
Tenho notado, onde costumo ir voar, que a frequência de aviões têm caído muito e aumentado os multirotores. A proporção chega a ser de 1 avião para 10 multirotores, em média. E a proliferação de multirotores Racing sobre os FPV têm sido muito grande.
E o pessoal dos aviões está com certo receio de dividirem o espaço com os Racing alegando a agressividade dos seus vôos.
Fabrico aeromodelos em isopor e depron (tenho CNC hotwire) e a procura praticamente zerou. Um modelinho aqui e outro lá, muito de vez em quando. E querem quase de graça!!!
Conversando com o pessoal, a reclamação, em geral, é que a turma dos aviões estão ficando sem baterias LiPo, que vão envelhecendo e estão caras e difíceis de trazer de fora.
Não aceito muito esta desculpa, pois os multirotores também precisam delas e estão virando "praga".
Também tem muita gente voando em locais particulares, evitando divulgação para fugir dos "cachorros loucos"(tanto de aviões quanto de multirotores).
Editado pela última vez por hermesed em Qui Set 21, 2017 8:59 pm, em um total de 1 vez.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Uma observação...

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Não vôo em clubes; vôo sozinho. Acho caras taxas e jóias para o meu poder aquisitivo.
Sim; compro minhas peças com promoções, cupons, bônus de links afiliados. Trago tudo de fora; se eu tivesse que pagar os 100% lucro pra algum vendedor aqui, eu não estaria praticando o hobby.
A respeito dos quads:
Sempre fui apaixonado por helicópteros; chegou a um ponto que eu tinha 10 modelos (alguns eram frutos de reviews); vendi todos com exceção de um 450 clone (devido crise).
Eu falava pra mim mesmo: "qual a graça de um quad" "não é nada parecido com algum modelo de verdade: carro, avião, helicóptero...4 motores...deve consumir uma energia do cara leo...."
Enquanto estava me desapegando dos meus helicópteros, a eachine resolveu me enviar aqueles micro quads fpv racing pra review; pronto, me APAIXONEI pelo fpv.
A possibilidade de pilotar um modelo "estando dentro dele" é inacreditável.
Comecei a pesquisar a respeito: opentx, betaflight, clearflight, blheli, aquile, mwosd, antenas pagoda (open hardware) frames custom...tudo com seu respectivo repositório git; prato cheio para os amantes do software e iniciativas livre igual eu.
Tenho 2 custom quads micro pra práticas e um custom 215 que está em processo de finalização de montagem, um carro rc custom que adaptei o fpv e meu 450 clone de guerra.
Quase não vôo mais meu 450.
É possível fazer competição de aviões, helicópteros? Sim, mas de manobras (corrijam se eu estiver errado);

https://youtu.be/l5FqYiZb_5s

https://youtu.be/3aGdAqZWXwk

Acho lindo esses voos acrobáticos.
Agora corrida de quads, primeiro que gosto de corridas, depois...omg....até 8 voam ao mesmo tempo na raceband competindo pra ver quem é o mais rápido...vai ter crashes? Sempre; mas troca as hélices que já está no ar de novo (elas até são como fusíveis):

https://youtu.be/zSGv8yPqrHc

Os simuladores de quads racing, vc pode enviar a imagem para os seus óculos com o liftoff por exemplo, ou praticar até no celular com o free rider. Não precisa de um rádio e cabos de simulador pra começar a praticar no simulador no caso dos quads.
Já falei aí em cima mas vai de novo: o tempo entre lenhas nos quads é menor; o que quebra: normalmente somente hélices se vc escolher um conjunto bom de frame e motores.
Acerto do quad: mandamos o bixo pra cima com o blackbox da placa ligado e ao final, em um cartão SD temos o log de todo o vôo: nisso vejo se o CG está correto, se os filtros e PIDs estão corretos e ajusto com dados do vôo em mãos.
Falando em ajustes, os quads tem menos partes móveis para desgaste (somente o rolamento dos motores). No meu 450 eu tenho que ver se meus links estão ok, se a tensão da correia está ok, se os eixos estão ok...
Com todas as facilidades, menor tempo de lenha, menor custo (com 1200, preço da joia do clube local, eu monto um baita quad pra COMPETIR; quanto é um extra pra competição? 30000? E um goblin completo? 5000?), não é de se estranhar que devido às facilidades e o período de crise que passamos, quad e fpv são modalidades que ganham mais adeptos e apaixonados a cada dia enquanto as outras estão minguando (conheço inclusive aeromodelistas aqui na cidade com mais de 20 anos de hobby que decidiram ir para os quads...).

E finalizando, no momento que vi as corridas de drone, quis fazer isso; joguei muito Fzero e wipeout na minha infância e sempre me perguntei: "algum dia verei isso?"; hoje eu quero participar disso, já que já existe.
Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em Qui Set 21, 2017 1:47 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Uma observação...

Mensagem por fabioalberti »

Também acho que o multirotor está tomando conta.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Uma observação...

Mensagem por fabriciogf »

Não acredito que o multirotor vai tomar conta do aeromodelismo mesmo porque o aeromodelismo não se resume somente em voar,competir,manobras,campeonatos etc,um aeromodelo escala por mais simples que seja ao lado de um multirotor por mais completo que seja dá até vergonha do multirotor, você não tem coragem de deixar um multirotor pendurado na parede da sua casa, é um verdadeiro trambolho é muito feio. Já faz tempo que o pessoal está voando com elétrico e glow em fpv,tenho voado elétrico e micro racer fpv e realmente acredito que não tenho mais paciência de ficar olhando pra cima pra acompanhar voo de aeromodelo.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Uma observação...

Mensagem por Douglas Lenz »

Independente das tendências, mudanças de aero para multirotores ou de heli para multis.

Vocês repararam uma diminuição da assiduidade e da frequência dos modelistas, nos clubes, grupos, áreas de voo que os amigos frequentam?

A "crise" tem afetado o hobby?

Você tem voado menos que no ano passado?

Levando em consideração que voo não é só equipamento (bateria, acessórios, etc...) ou combustível para os motores.

Eu por exemplo, para ir e voltar ao clube UM dia do final de semana, são 92km percorridos, na minha caminhonete isso corresponde a 7,5l de gasolina, um lache, agua/refrigerante, almoço, etc... Gasto de mais de R$ 60 em um dia de voo no clube. (se a esposa for junto, um pouco mais) Sem contar combustivel dos aeros.

Indo dois sábados por exemplo, são aprox R$ 120,00 mais mensalidade do clube, fora combustível dos aeros, mais algum contra tempo de algum equipamento (vela, alguma coisa que estrague ou quebre... etc). Se for todo o sábado em um mês o gasto dobra.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Uma observação...

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Tomar conta e extinguir não vai, é fato; o que quis dizer é que os multis terão mais adeptos que as outras modalidades; o fator mais forte é a crise; um helicóptero por exemplo, é um senhor gasto em caso de lenha; um multi? Normalmente eu só troco hélices; caso um eixo empene, um kit de eixos é menos de 10 reais.
Meu sonho que antes era um 450, agora é um 700. Mas pra isso eu sei que iria precisar de aderir clube; BRA, seguros; registros, combustível, churrascos, fora deixar reservado a grana das peças de reposição (por mais que você tenha estoque, sempre alguma outra coisa quebra ou empena)...mas infelizmente a situação financeira atual não permite tal condição....mas quem sabe....um dia....
Vamos ver né; como o modelismo se comporta passando essa crise. Quem sabe não vemos a volta dos helicópteros e aeros com a facilidade e possibilidade de imprimir suas peças em casa, já que as impressoras 3d estão ficando bem acessíveis.
Será que o fpv também tomara conta? Não sei; mas vendo esses vídeos do fpv aplicados a diferentes tipos de modelismos, posso dizer que tem chance (quem que não quer pilotar um modelo de dentro?):

https://youtu.be/-ICpk8InKoM

https://youtu.be/hl2-Ef19rgY

https://youtu.be/fApyT-JAobI

Eu mesmo já ando tendo minhas aventuras no meu carro chines custom que adaptei um FPV e acho o máximo:

https://youtu.be/7vQJjS0E9K0
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: Uma observação...

Mensagem por wagnerbarro »

Eu precisei parar de frequentar o clube por conta de não conseguir pagar as mensalidades devido a crise. Fiquei dois meses desempregado, só recentemente consegui aulas em uma escola de idiomas, mas mesmo assim o salário é insuficiente para voltar a voar. O que aconteceu comigo foi um desânimo geral: fiz meu doutorado, fiquei um ano na Alemanha e volto para o Brasil sem perspectiva. Mas enfim, para não ficar sem voar completamente, vez ou outra eu busco algum terreno e brinco um pouco com meu stick. Futuramente, quem sabe, volto a frequentar o clube.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Uma observação...

Mensagem por Wesley_Sniper »

Na minha região houve sim um desânimo, mas por conta de falta de local para vôo com modelos maiores...

Agora estamos voltando a todo vapor, mesmo com local improvisado.


Sobre o pessoal que está parando por conta da crise é um tanto triste, nos resta comprar as peças usadas com desconto heheheh
:D
Responder