Anatel apreende Rádios

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

eliasrobr
membro

Anatel apreende Rádios

Mensagempor eliasrobr » 02 Jul 2018 07:34

Bom dia a todos, agora a coisa ficou ruim, os "técnicos " da Anatel,foram em clubes, em locais permitidos e controlados para voo e apreenderam Rádios,aeros e helimodelos, veja o vídeo e tire suas conclusões.

É muito "legal" pagar uma mensalidade,estar em um local específico pra voo, e um técnico chegar e dizer que depois de você pagar 200,00 seu rádio estará dentro dos conformes.

Link do video do TioDVD.

https://www.youtube.com/watch?v=R3B9tnWdfBU

bons voos, e cuidado.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

Douglas Lenz
membro
Contato:

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagempor Douglas Lenz » 02 Jul 2018 08:39

Sou aeromodelista desde 1994, sempre frequentei clubes e tive BRA (atual cobra), fiquei alguns anos afastado e voltei a praticar no auge do "momento China". Nesse tempo, frequentei por menos de 1 ano uma praça onde reuniam-se proprietários de aeromodelos, fiquei pouco tempo por lá... cada um tinha sua regra, sua organização e sua forma de agir... Ali, como já comentei em outros posts aqui do fórum percebi que algo havia mudado muito no aeromodelismo como eu o havia conhecido, algo técnico, minucioso e regrado estava passando por uma transformação que não me agradou, parei de frequentar o local.

Aqui mesmo no fórum já nos deparamos inúmeras vezes com pessoas pedindo conselhos e informações, mas quando esta informações não às contenta, eles dizem que irão fazer como acham que tem que fazer e pronto.

Basta fazermos uma observação desta mudança de comportamento do "aeromodelista" ou pretendente a aeromodelista e chegaremos a conclusão de porque estas regras de leis estão sendo criadas. E certamente vão piorar muito, ou melhorar.

Sempre defendi que houvesse obrigatoriedade de ter gravado de alguma forma o CPF e RG do proprietário do aeromodelo nele, Com a popularização do FPV passei a acreditar ainda mais nisso. As coisas que estavam e estão sendo feitas com estes aparelhos podem causar acidentes de toda a monta, desde pequenos danos materiais até a perda de centenas de vidas em desastres aéreos.

Já tivemos inúmeros acidentes relacionados com aeros e multimotores, mas AINDA nenhum de comoção nacional.

É melhor uma lei que regulamenta agora do que uma lei que proíba e criminalize a prática no futuro.

A meu ver a taxa, a cobrança, não é o maior problema, o maior problema é a regra e a organização. 90% dos brasileiros tem problema com regras, com leis e com o cumprimento delas.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jul 2018 09:29

Tudo o que o Douglas falou está correto, doa a quem doer.
A maioria dos brasileiros não quer cumprir regras, arruma sempre uma desculpa para se isentar de regras e a principal desculpa é não querer pagar taxas de homologação seja do que for. Por que pagar? Porque tudo que vem de graça não é dado valor nenhum.
Tinha um aqui no fórum que postava vídeos descarados de multi rotores voando sobre casas de particulares, avenidas, invadindo a privacidade alheia e até zoando com pessoas usando de seus brinquedos voadores e muitos davam risadas disso, pois pimentabilis anusoutrem refrescorum est.
Esse é somente um exemplo de vários outros que fazem o mesmo e não postam aqui, mas basta acessar o youtube e ver as barbaridades que fazem até com aeromodelos no meio da cidade.
Aeromodelistas são poucos, sinto muito dizer isso, pois a maioria não passam de irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho não importa onde e nem de que forma fazem isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

sabbadin
membro

Mensagempor sabbadin » 02 Jul 2018 10:43

LaercioLMB escreveu:Tudo o que o Douglas falou está correto, doa a quem doer.
A maioria dos brasileiros não quer cumprir regras, arruma sempre uma desculpa para se isentar de regras e a principal desculpa é não querer pagar taxas de homologação seja do que for. Por que pagar? Porque tudo que vem de graça não é dado valor nenhum.
Tinha um aqui no fórum que postava vídeos descarados de multi rotores voando sobre casas de particulares, avenidas, invadindo a privacidade alheia e até zoando com pessoas usando de seus brinquedos voadores e muitos davam risadas disso, pois pimentabilis anusoutrem refrescorum est.
Esse é somente um exemplo de vários outros que fazem o mesmo e não postam aqui, mas basta acessar o youtube e ver as barbaridades que fazem até com aeromodelos no meio da cidade.
Aeromodelistas são poucos, sinto muito dizer isso, pois a maioria não passam de irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho não importa onde e nem de que forma fazem isso.

Douglas e Laercio

Faço das suas, as minhas palavras!

Aqui nas bandas de Sorocaba, já estou meio cheio de ver LOUCURAS dos (como diz o Laercio) "irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho"... Os que adoram voar com o bucho cheio de cerveja!

Regras? O que é isso?????? É muito complicado mesmo!

Se vissem o que eu já vi nesses quaser 36 anos de Aeromodelismo... Não gosto nem de lembrar das irresponsabilidades e graves acidentes já presenciados!

Quem anda direito... Não deve e nem teme!
FLYING SINCE 1981!
SPEKTRUM's DX18/DX8/DX5 & FS-i6X / João Sabbadin - Sorocaba - SP

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jul 2018 11:17

O meu rádio é um Futaba homologado e sendo assim, não há com o que eu me preocupar desde que eu respeite as regras de voo do aeromodelismo.
Muitos ignoram por completo o que é rádio transmissão, de harmônicos, de interferências e tudo mais. Ahhh, mas 2.4 GHz não dá interferência!!!!
Não dá é? Então por que quando vamos bindar um modelo não é bom fazer perto de um sistema 2.4 GHz ligado? Por que os sistemas 2.4 GHz ficam pulando canais em busca de canais livres o tempo todo? Mas uma hora não há canais livres, pois tem 2.4 GHz em tudo quanto é lugar.
Outro detalhe, querem equipamentos que voem a mais de 5 km de distância e a potencia de sinal do rádio não conta? Sou um rádio amador também e sei bem o que é isso, principalmente quando um usava botina (amplificador de sinal) para ir mais longe falar com outros países e que se danassem as tvs por perto, que se danassem todos os equipamentos eletrônicos que trabalhassem com frequência dentro dos harmônicos desses equipamentos.
A homologação de um rádio não está simplesmente em deixá-lo legal no país, tem muito mais coisa em cima disso e a má qualidade desses rádios xing ling, afetam muito na qualidade de sinal transmitido, potência limite de transmissão para esses rádios e por aí vai.
Querem um exemplo de harmônico? Rádios FM quando a gente tenta sintonizar uma rádio e ao fundo as vezes ouvimos uma outra bem baixinho ou picotada, é o harmônico da frequência da outra entrando no sinal da que queremos ouvir e isso muitas vezes ocorre por potência de sinal um pouco acima do permitido e geralmente são rádios de igrejas que fazem isso, para alcançar um número maior de ouvintes em uma área maior de cobertura e que se danem as outras rádios do capeta kkkkkkkkkkkk.
A rádio frequência está ficando muito poluída de todas as formas, seja de rádios HT's que são outra febre ou de rádios de modelos rc, de roteadores de wifi e de muitos outros dispositivos eletrônicos.
A nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro.
Um rádio transmissor vai muito além de um mero equipamento eletrônico capaz de controlar um modelo rc. Quando esse tem um alcance de raio de 500 m não tem problema, mas quando o alcance vai cada vez mais além a coisa pega.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 02 Jul 2018 14:13

Boa tarde !
Concordo com todos vocês, especialmente com o Douglas, sobre a obrigatoriedade de se ter gravado C.P.F, ou RG no Aeromodelo,Helimodelo, assim, seria mais fácil determinar o dono dos equipamentos, e no caso da pessoa voar em local não permitido ou impróprio, causar ou não algum dano ou acidente,sou favorável a que seja punido com todo rigor.

Laércio,com relação à homologação, também concordo e acho que tem de ser assim,só não concordo o que no meu entendimento, seja um absurdo, você homologar o Rádio, e ao vende-lo ,a pessoa que compra-lo, ter de refazer a homologação,pode ser que eu tenha entendido errado, me corrijam caso eu esteja.

Como parei de voar no clube, ainda não fiz a homologação do meu Futaba,não é um Rádio barato, não vou querer perde-lo por descumprir Regras ou Leis,obviamente vou fazer a homologação,quando eu retornar o voo no clube.

Com relação ao FPV,é verdade, a coisa descambou de vez, o pessoal voa em SP, e quer filmar em Minas Gerais,esquecem que todo equipamento é sujeito a falhas. Não costumo ver nenhum praticante de FPV falar em simulador,segurança, então...concluo que essas pessoas tem voado as cegas,sem saber na realidade o que estão fazendo.

Vejo muitos buscando modelos de antenas x,Y,Z pra voarem mais longe.....

Conheci o Hobby à uns 4 anos,sou um velho iniciante, e depois de ler muito,entrei no hobby à uns 2 anos, foi quando comecei,a fazer aquelas perguntas de iniciante no Fórum, e só depois, comecei comprando o Rádio,Simulador, e Helimodelos , que por enquanto é a classe MICRO ( XK K110 ), e sigo comprando peças ,equipamentos pra configuração e montagem da classe 550.

Enfim, espero e torço pra que tenhamos Regras,Leis não só pra cobrança de Impostos, mas pra tornar realmente o Hobby mais seguro.

Bons voos !
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jul 2018 20:50

De fato Elias, é complicada a situação. Eu não sei se uma vez homologado, ao vender teria que fazer novamente, uma vez que o equipamento já obteve a licença de operação. Teria sim se fosse no caso de rádio amador, onde a licença de operação é para a pessoa e não para o equipamento e no caso de vender o equipamento, o comprador teria que fazer uma licença de rádio operador.
A coisa está descambando cada dia mais e a culpa é nossa mesmo por não seguir as regras. Está certo que alguns as seguem, mas sempre foi assim, o justo paga pelo pecador já que não temos como adivinhar quem é honesto e quem não é, pois pessoas vemos, intenções não sabemos.
Outro fator que atentou as autoridades nisso foi o uso de multi rotores para largar celulares e drogas nas prisões e um exemplo foi de usuários do fórum perguntando como fazer um equipamento capaz de transportar mais de 500 g. Os caras poderiam estar na maior inocência nas perguntas e não ser mais um a usar o equipamento para fins ilícitos, mas o fato é que tem gente fazendo isso e a desconfiança acaba sendo para todos.
Gente voando em bairros sobre pessoas e carros, seja com aeromodelos, helimodelos, multi rotores e inclusive automodelos, que não é por serem carrinhos que não possam machucar alguém.
Sou a favor de usar o número do RG em modelos rádio controlados, pois CPF com a honestidade do brasileiro, se temos um número desses em mãos se pode fazer tanta coisa em nome de outras pessoas e quando a m aparece, alguém se ferra e geralmente é o dono do CPF.

Luiz FF
membro

Mensagempor Luiz FF » 03 Jul 2018 14:07

Boa tarde alguém já conseguiu fazer a homologação dos Radios usados..?? Tenho um Futaba e gostaria de fazer...alguém tem uma luz..O Laercio colocou em outro topco ...mas seria para importadores..e não para particulares.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 03 Jul 2018 15:37

É a mesma coisa.

marcos luciano rodrigues
membro

Mensagempor marcos luciano rodrigues » 12 Jul 2018 14:59

amigo tenho um radio futaba 7c 2.4 e não é homologado na anatel alguem poderia me dar algumas dicas de como fazer isso desde ja muito grato meu fone é 19 99627.2483 zap marcos

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Jul 2018 19:52

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 13 Jul 2018 10:10

Bom dia a todos !

Hoje,resolvi fazer o Cadastro e Homologação do meu Rádio Futaba14SG !

Não sei a experiencia que vocês tiveram, mas o tal cadastro é impossível de se realizar !, já tentei pelo Navegador Microsoft Edge,e pelo Google Chrome e os campos CEP e Telefone não aceitam os dados que digito,não importa o formato ou dados.

Eu já tinha tentado dias atras, e achei que eu estava fazendo algo errado, então hoje com mais calma, ( aja paciência !!! ) , e lendo e seguindo o passo a passo, mesmo assim não passa nesses campos já citados.

Alguém sabe o caminho das pedras ou dos Ceps-telefones ?, se eu estou fazendo algo errado, ou cadastro no local errado ?, ao meu ver, segui religiosamente o passo a passo.

Obrigado, e bons voos !
-

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 13 Jul 2018 15:34

Só para esclarecer sobre o que aconteceu no GABA! O clube foi denunciado à ANAC/ANATEL "supostamente" por algum mala de Piloto Comercial que sei lá como identificou o clube! O Wladmir, responsável e proprietário do clube, imediatamente adquiriu uma autorização de utilização do espaço aéreo, foi somente por este motivo que teve esta fiscalização no clube, quando chegaram no clube haviam dois aeromodelistas voando e foram questionados sobre homologação e confiscados apenas estes 2 transmissores em uso para que fossem homologados e devolvidos posteriormente! Ainda acredito que seja um caso isolado nesta questão toda e não uma prática rotineira dos órgãos reguladores.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Jul 2018 21:21

Paulinho escreveu:Só para esclarecer sobre o que aconteceu no GABA! O clube foi denunciado à ANAC/ANATEL "supostamente" por algum mala de Piloto Comercial que sei lá como identificou o clube! O Wladmir, responsável e proprietário do clube, imediatamente adquiriu uma autorização de utilização do espaço aéreo, foi somente por este motivo que teve esta fiscalização no clube, quando chegaram no clube haviam dois aeromodelistas voando e foram questionados sobre homologação e confiscados apenas estes 2 transmissores em uso para que fossem homologados e devolvidos posteriormente! Ainda acredito que seja um caso isolado nesta questão toda e não uma prática rotineira dos órgãos reguladores.

Obrigado por correr atrás e esclarecer as coisas, pois a maioria gosta de generalizar tudo.

Sobre homologação, tem que ir na Anatel, não dá para fazer pela internet.
A Anatel aqui na cidade para quem for daqui ou da região, fica na Av. Princesa Isabel, 778 - Santana, Porto Alegre - RS, 90620-000. Muitas coisas não se faz pela internet, até mesmo por que a maioria dos brasileiros gostam de falcatrua e forjar dados falsos para legalizar alguma coisa e cara a cara é mais difícil.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 14 Jul 2018 10:16

LaercioLMB escreveu:
Paulinho escreveu:Só para esclarecer sobre o que aconteceu no GABA! O clube foi denunciado à ANAC/ANATEL "supostamente" por algum mala de Piloto Comercial que sei lá como identificou o clube! O Wladmir, responsável e proprietário do clube, imediatamente adquiriu uma autorização de utilização do espaço aéreo, foi somente por este motivo que teve esta fiscalização no clube, quando chegaram no clube haviam dois aeromodelistas voando e foram questionados sobre homologação e confiscados apenas estes 2 transmissores em uso para que fossem homologados e devolvidos posteriormente! Ainda acredito que seja um caso isolado nesta questão toda e não uma prática rotineira dos órgãos reguladores.

Obrigado por correr atrás e esclarecer as coisas, pois a maioria gosta de generalizar tudo.

Sobre homologação, tem que ir na Anatel, não dá para fazer pela internet.
A Anatel aqui na cidade para quem for daqui ou da região, fica na Av. Princesa Isabel, 778 - Santana, Porto Alegre - RS, 90620-000. Muitas coisas não se faz pela internet, até mesmo por que a maioria dos brasileiros gostam de falcatrua e forjar dados falsos para legalizar alguma coisa e cara a cara é mais difícil.

Laércio, obrigado pela informação, achei que poderia ser pela Internet.
Vou procurar saber, onde faço aqui na minha grande ABC, ou em São Paulo.
Bons voos..
-

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 14 Jul 2018 11:00

Bom dia, amigos. Peço desculpas pela minha "ausência", e por possiveis problemas de pontuaçao e acentuaçao (estou postando pelo celular). Eu concordo totalmente com o Douglas e o Laercio.

Inclusive, aproveitando pra deixar aqui meu relato, tenho conhecimento de pelo menos 4 pessoas proximas de minha residencia que possuem multirotores, e ficam sobrevoando area residencial, as vezes em baixa altitude, com sistema FPV, ferindo minha liberdade e privacidade.

O proprietario alega ter autorizacao, e que tem registro do aparelho, porem a forma que ele utiliza-o me deixa com duvidas se é permitido mesmo ou nao. Estou registrando com videos e fotos e, se necessario, contatarei a Anac. Até lá, minha espingarda de chumbinho está armada e carregada, se chegar a menos de 40 metros (que é o alcance dela) ele vai tomar chumbo sem dó, ate pelo fato de eu ja ter interpelado o proprietario, segui a trajetoria do multirotor e descobri de qual residencia ele era operado, e ja avisei o proprietario diretamente sobre possiveis consequencias contra ele caso continue intervindo na minha privacidade.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 14 Jul 2018 18:23

Anatel São Paulo; Rua Vergueiro, 3073 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04101-300

Anatel Diadema; R. Guarani, 899 - Conceição, Diadema - SP, 09991-060 Telefone: (11) 4043-4483
Santo André não encontrei endereço e nem em São Bernardo do Campo.

Diego Costa escreveu:Bom dia, amigos. Peço desculpas pela minha "ausência", e por possiveis problemas de pontuaçao e acentuaçao (estou postando pelo celular). Eu concordo totalmente com o Douglas e o Laercio.

Inclusive, aproveitando pra deixar aqui meu relato, tenho conhecimento de pelo menos 4 pessoas proximas de minha residencia que possuem multirotores, e ficam sobrevoando area residencial, as vezes em baixa altitude, com sistema FPV, ferindo minha liberdade e privacidade.

O proprietario alega ter autorizacao, e que tem registro do aparelho, porem a forma que ele utiliza-o me deixa com duvidas se é permitido mesmo ou nao. Estou registrando com videos e fotos e, se necessario, contatarei a Anac. Até lá, minha espingarda de chumbinho está armada e carregada, se chegar a menos de 40 metros (que é o alcance dela) ele vai tomar chumbo sem dó, ate pelo fato de eu ja ter interpelado o proprietario, segui a trajetoria do multirotor e descobri de qual residencia ele era operado, e ja avisei o proprietario diretamente sobre possiveis consequencias contra ele caso continue intervindo na minha privacidade.

Se ele alega ter registro, peça que mostre ou irá denunciá-lo., mas primeiro encontre a residência dele e tire fotos do aparelho voando.
A gente tem que começar por baixo para um dia chegar ao topo e mudar toda essa corja. Nada dá certo indo de cima para baixo, sempre tem que ser ao contrário.
Como já tem imagens e localização da "base". Taca fogo no multi e que se dane. eu faria o mesmo, mas seria com a .380 desde que o projétil não tivesse rota de área urbana para não cair na cabeça de alguém depois.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 14 Jul 2018 21:34

Laércio, obrigado pelas dicas e por ter postado os endereços da Anatel.

Obrigado,
-

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 16 Jul 2018 11:13

LaercioLMB escreveu:Taca fogo no multi e que se dane. eu faria o mesmo, mas seria com a .380 desde que o projétil não tivesse rota de área urbana para não cair na cabeça de alguém depois.

Sim, minha vontade é essa mesmo, mas até com chumbinho 4.5 tenho cisma de onde ele poderá cair, se pode machucar alguém e etc, pois aí passo de vítima à réu.

Fotos já tenho, várias inclusive, o local de onde ele é operado também já sei, mas não dá pra afirmar que é sempre a mesma pessoa, visto que ao menos outros 3 próximos também possuem multi iguais (Phantom 4). Assim que identificar os outros abrirei boletim de ocorrencia,
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 16 Jul 2018 15:58

Diego Costa escreveu:
LaercioLMB escreveu:Taca fogo no multi e que se dane. eu faria o mesmo, mas seria com a .380 desde que o projétil não tivesse rota de área urbana para não cair na cabeça de alguém depois.

Sim, minha vontade é essa mesmo, mas até com chumbinho 4.5 tenho cisma de onde ele poderá cair, se pode machucar alguém e etc, pois aí passo de vítima à réu.

Fotos já tenho, várias inclusive, o local de onde ele é operado também já sei, mas não dá pra afirmar que é sempre a mesma pessoa, visto que ao menos outros 3 próximos também possuem multi iguais (Phantom 4). Assim que identificar os outros abrirei boletim de ocorrencia,

Perfeito. Se a gente quer a coisa correta, temos que acabar com essa baderna de qualquer maneira e não será esperando que as normas venham lá de cima para corrigir isso, por que não vai, brasileiro adora infringir regras. Não se preocupe que você não será visto como vilão da história a não ser por aqueles que defendem infringir regras.

Daniel.Botrel
membro

Mensagempor Daniel.Botrel » 25 Jul 2018 01:15

Pessoal,

A homologação do rádio + receptor pode e deve ser feita pela internet.

O procedimento é 100% eletrônico, mas é fato que o sistema é meio ruim. Só consegui concluir o meu cadastro depois de várias tentativas, em datas diferentes.

Depois que você conclui o cadastro inicial, eles enviam um e-mail com um link de ativação do cadastro e então inicia-se a segunda etapa, que é a homologação dos equipamentos.

Segue o link com as instruções que eles me enviaram:

http://www.anatel.gov.br/Portal/verific ... 347841.pdf

Abraços.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Jul 2018 10:26

Obrigado.
Vi ali somente para homologação de multi rotores e não encontrei ainda somente rádio e receptor, pois eles pedem fotos do multi rotor e eu não tenho um e nem pretendo ter.

MacCross
membro

Mensagempor MacCross » 25 Jul 2018 21:15

2 pesos 2 medidas...

( http://www.anatel.gov.br/celularlegal/?Itemid=523 )
"
21) Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?
Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.

Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.

Esta condição permite apenas o uso, desde que não esteja em desacordo com as demais Regulamentações do Brasil, sendo a comercialização destes equipamentos expressamente vedada.

Apesar de ser permitido o uso nesta circunstância, a Agência recomenda fortemente que não sejam utilizados equipamentos sem o selo da Anatel, sendo de inteira responsabilidade do consumidor quaisquer problemas ou incompatibilidades que possam ocorrer com o produto utilizado nessa condição.

22) Comprei um aparelho no exterior e ele não tem certificação da Anatel. Ele vai funcionar no Brasil?
O funcionamento depende do aparelho se enquadrar nas condições aceitas (vide item anterior). Vale lembrar ainda que, por questões técnicas (compatibilidade com as redes brasileiras ou bloqueio da prestadora estrangeira), é possível que o aparelho não funcione.

"

vc pode usar um celular comprado no exterior sem complicação , mas se usar um Tx de Rc... aí ... vai ver com quantas varas se faz uma canoa.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Jul 2018 21:36

Aqui é o Brasil.

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 28 Jul 2018 11:27

Apenas um adendo, celulares "chineses" sao de fato celulares produzidos sob regimento da GSMA, que é como uma "Anatel" a nivel Global. Já celulares "xing ling", piratinha, que sao "copias" de outros, como os NCKIA (Nokia) ou VAIC (Vaio) nao obedecem essa regulamentacao, nao tem numero de IMEI validado, e serao bloqueados em todo o territorio nacional.

Eu mesmo tenho um celular chinês, Xiaomi Mi A1, a Xiaomi, la fora, bem como Huawei, One Plus, Leeco, Vivo e etc, sao empresas renomadas, tal qual Motorola, Samsung e Apple no Brasil, apenas nao tem representacao/importaçao oficial no Brasil.

Desculpem se estou falando besteira, mas nao sei se esse caso dos Tx/Rx é apenas palhaçada da Anatel, ou se tem algo a ver com a falta de uma agencia reguladora global como a GSMA pra celulares.

Em tempo, a maioria dos Tx/Rx obedecem as normas da FCC, portanto creio ser palhaçada da Anatel mesmo.

Voltar para “Papo de modelista”