Anatel apreende Rádios

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Anatel apreende Rádios

Mensagem por eliasrobr »

Bom dia a todos, agora a coisa ficou ruim, os "técnicos " da Anatel,foram em clubes, em locais permitidos e controlados para voo e apreenderam Rádios,aeros e helimodelos, veja o vídeo e tire suas conclusões.

É muito "legal" pagar uma mensalidade,estar em um local específico pra voo, e um técnico chegar e dizer que depois de você pagar 200,00 seu rádio estará dentro dos conformes.

Link do video do TioDVD.

https://www.youtube.com/watch?v=R3B9tnWdfBU

bons voos, e cuidado.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por Douglas Lenz »

Sou aeromodelista desde 1994, sempre frequentei clubes e tive BRA (atual cobra), fiquei alguns anos afastado e voltei a praticar no auge do "momento China". Nesse tempo, frequentei por menos de 1 ano uma praça onde reuniam-se proprietários de aeromodelos, fiquei pouco tempo por lá... cada um tinha sua regra, sua organização e sua forma de agir... Ali, como já comentei em outros posts aqui do fórum percebi que algo havia mudado muito no aeromodelismo como eu o havia conhecido, algo técnico, minucioso e regrado estava passando por uma transformação que não me agradou, parei de frequentar o local.

Aqui mesmo no fórum já nos deparamos inúmeras vezes com pessoas pedindo conselhos e informações, mas quando esta informações não às contenta, eles dizem que irão fazer como acham que tem que fazer e pronto.

Basta fazermos uma observação desta mudança de comportamento do "aeromodelista" ou pretendente a aeromodelista e chegaremos a conclusão de porque estas regras de leis estão sendo criadas. E certamente vão piorar muito, ou melhorar.

Sempre defendi que houvesse obrigatoriedade de ter gravado de alguma forma o CPF e RG do proprietário do aeromodelo nele, Com a popularização do FPV passei a acreditar ainda mais nisso. As coisas que estavam e estão sendo feitas com estes aparelhos podem causar acidentes de toda a monta, desde pequenos danos materiais até a perda de centenas de vidas em desastres aéreos.

Já tivemos inúmeros acidentes relacionados com aeros e multimotores, mas AINDA nenhum de comoção nacional.

É melhor uma lei que regulamenta agora do que uma lei que proíba e criminalize a prática no futuro.

A meu ver a taxa, a cobrança, não é o maior problema, o maior problema é a regra e a organização. 90% dos brasileiros tem problema com regras, com leis e com o cumprimento delas.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por LaercioLMB »

Tudo o que o Douglas falou está correto, doa a quem doer.
A maioria dos brasileiros não quer cumprir regras, arruma sempre uma desculpa para se isentar de regras e a principal desculpa é não querer pagar taxas de homologação seja do que for. Por que pagar? Porque tudo que vem de graça não é dado valor nenhum.
Tinha um aqui no fórum que postava vídeos descarados de multi rotores voando sobre casas de particulares, avenidas, invadindo a privacidade alheia e até zoando com pessoas usando de seus brinquedos voadores e muitos davam risadas disso, pois pimentabilis anusoutrem refrescorum est.
Esse é somente um exemplo de vários outros que fazem o mesmo e não postam aqui, mas basta acessar o youtube e ver as barbaridades que fazem até com aeromodelos no meio da cidade.
Aeromodelistas são poucos, sinto muito dizer isso, pois a maioria não passam de irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho não importa onde e nem de que forma fazem isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por sabbadin »

LaercioLMB escreveu:Tudo o que o Douglas falou está correto, doa a quem doer.
A maioria dos brasileiros não quer cumprir regras, arruma sempre uma desculpa para se isentar de regras e a principal desculpa é não querer pagar taxas de homologação seja do que for. Por que pagar? Porque tudo que vem de graça não é dado valor nenhum.
Tinha um aqui no fórum que postava vídeos descarados de multi rotores voando sobre casas de particulares, avenidas, invadindo a privacidade alheia e até zoando com pessoas usando de seus brinquedos voadores e muitos davam risadas disso, pois pimentabilis anusoutrem refrescorum est.
Esse é somente um exemplo de vários outros que fazem o mesmo e não postam aqui, mas basta acessar o youtube e ver as barbaridades que fazem até com aeromodelos no meio da cidade.
Aeromodelistas são poucos, sinto muito dizer isso, pois a maioria não passam de irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho não importa onde e nem de que forma fazem isso.


Douglas e Laercio

Faço das suas, as minhas palavras!

Aqui nas bandas de Sorocaba, já estou meio cheio de ver LOUCURAS dos (como diz o Laercio) "irresponsáveis querendo brincar de aviãozinho"... Os que adoram voar com o bucho cheio de cerveja!

Regras? O que é isso?????? É muito complicado mesmo!

Se vissem o que eu já vi nesses quaser 36 anos de Aeromodelismo... Não gosto nem de lembrar das irresponsabilidades e graves acidentes já presenciados!

Quem anda direito... Não deve e nem teme!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por LaercioLMB »

O meu rádio é um Futaba homologado e sendo assim, não há com o que eu me preocupar desde que eu respeite as regras de voo do aeromodelismo.
Muitos ignoram por completo o que é rádio transmissão, de harmônicos, de interferências e tudo mais. Ahhh, mas 2.4 GHz não dá interferência!!!!
Não dá é? Então por que quando vamos bindar um modelo não é bom fazer perto de um sistema 2.4 GHz ligado? Por que os sistemas 2.4 GHz ficam pulando canais em busca de canais livres o tempo todo? Mas uma hora não há canais livres, pois tem 2.4 GHz em tudo quanto é lugar.
Outro detalhe, querem equipamentos que voem a mais de 5 km de distância e a potencia de sinal do rádio não conta? Sou um rádio amador também e sei bem o que é isso, principalmente quando um usava botina (amplificador de sinal) para ir mais longe falar com outros países e que se danassem as tvs por perto, que se danassem todos os equipamentos eletrônicos que trabalhassem com frequência dentro dos harmônicos desses equipamentos.
A homologação de um rádio não está simplesmente em deixá-lo legal no país, tem muito mais coisa em cima disso e a má qualidade desses rádios xing ling, afetam muito na qualidade de sinal transmitido, potência limite de transmissão para esses rádios e por aí vai.
Querem um exemplo de harmônico? Rádios FM quando a gente tenta sintonizar uma rádio e ao fundo as vezes ouvimos uma outra bem baixinho ou picotada, é o harmônico da frequência da outra entrando no sinal da que queremos ouvir e isso muitas vezes ocorre por potência de sinal um pouco acima do permitido e geralmente são rádios de igrejas que fazem isso, para alcançar um número maior de ouvintes em uma área maior de cobertura e que se danem as outras rádios do capeta kkkkkkkkkkkk.
A rádio frequência está ficando muito poluída de todas as formas, seja de rádios HT's que são outra febre ou de rádios de modelos rc, de roteadores de wifi e de muitos outros dispositivos eletrônicos.
A nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro.
Um rádio transmissor vai muito além de um mero equipamento eletrônico capaz de controlar um modelo rc. Quando esse tem um alcance de raio de 500 m não tem problema, mas quando o alcance vai cada vez mais além a coisa pega.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por eliasrobr »

Boa tarde !
Concordo com todos vocês, especialmente com o Douglas, sobre a obrigatoriedade de se ter gravado C.P.F, ou RG no Aeromodelo,Helimodelo, assim, seria mais fácil determinar o dono dos equipamentos, e no caso da pessoa voar em local não permitido ou impróprio, causar ou não algum dano ou acidente,sou favorável a que seja punido com todo rigor.

Laércio,com relação à homologação, também concordo e acho que tem de ser assim,só não concordo o que no meu entendimento, seja um absurdo, você homologar o Rádio, e ao vende-lo ,a pessoa que compra-lo, ter de refazer a homologação,pode ser que eu tenha entendido errado, me corrijam caso eu esteja.

Como parei de voar no clube, ainda não fiz a homologação do meu Futaba,não é um Rádio barato, não vou querer perde-lo por descumprir Regras ou Leis,obviamente vou fazer a homologação,quando eu retornar o voo no clube.

Com relação ao FPV,é verdade, a coisa descambou de vez, o pessoal voa em SP, e quer filmar em Minas Gerais,esquecem que todo equipamento é sujeito a falhas. Não costumo ver nenhum praticante de FPV falar em simulador,segurança, então...concluo que essas pessoas tem voado as cegas,sem saber na realidade o que estão fazendo.

Vejo muitos buscando modelos de antenas x,Y,Z pra voarem mais longe.....

Conheci o Hobby à uns 4 anos,sou um velho iniciante, e depois de ler muito,entrei no hobby à uns 2 anos, foi quando comecei,a fazer aquelas perguntas de iniciante no Fórum, e só depois, comecei comprando o Rádio,Simulador, e Helimodelos , que por enquanto é a classe MICRO ( XK K110 ), e sigo comprando peças ,equipamentos pra configuração e montagem da classe 550.

Enfim, espero e torço pra que tenhamos Regras,Leis não só pra cobrança de Impostos, mas pra tornar realmente o Hobby mais seguro.

Bons voos !
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por LaercioLMB »

De fato Elias, é complicada a situação. Eu não sei se uma vez homologado, ao vender teria que fazer novamente, uma vez que o equipamento já obteve a licença de operação. Teria sim se fosse no caso de rádio amador, onde a licença de operação é para a pessoa e não para o equipamento e no caso de vender o equipamento, o comprador teria que fazer uma licença de rádio operador.
A coisa está descambando cada dia mais e a culpa é nossa mesmo por não seguir as regras. Está certo que alguns as seguem, mas sempre foi assim, o justo paga pelo pecador já que não temos como adivinhar quem é honesto e quem não é, pois pessoas vemos, intenções não sabemos.
Outro fator que atentou as autoridades nisso foi o uso de multi rotores para largar celulares e drogas nas prisões e um exemplo foi de usuários do fórum perguntando como fazer um equipamento capaz de transportar mais de 500 g. Os caras poderiam estar na maior inocência nas perguntas e não ser mais um a usar o equipamento para fins ilícitos, mas o fato é que tem gente fazendo isso e a desconfiança acaba sendo para todos.
Gente voando em bairros sobre pessoas e carros, seja com aeromodelos, helimodelos, multi rotores e inclusive automodelos, que não é por serem carrinhos que não possam machucar alguém.
Sou a favor de usar o número do RG em modelos rádio controlados, pois CPF com a honestidade do brasileiro, se temos um número desses em mãos se pode fazer tanta coisa em nome de outras pessoas e quando a m aparece, alguém se ferra e geralmente é o dono do CPF.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Luiz FF
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Mai 06, 2017 9:08 pm
Localização: Pirassununga

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por Luiz FF »

Boa tarde alguém já conseguiu fazer a homologação dos Radios usados..?? Tenho um Futaba e gostaria de fazer...alguém tem uma luz..O Laercio colocou em outro topco ...mas seria para importadores..e não para particulares.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por LaercioLMB »

É a mesma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Re: Anatel apreende Rádios

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

amigo tenho um radio futaba 7c 2.4 e não é homologado na anatel alguem poderia me dar algumas dicas de como fazer isso desde ja muito grato meu fone é 19 99627.2483 zap marcos
Responder