Kit de conversão JR ou Futaba para Spectrum 2.4Ghz

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Kit de conversão JR ou Futaba para Spectrum 2.4Ghz

Mensagem por marinho »

Olhem ess link! Não precisa saber ler inglês, é bem ilustrado!

http://www.airwildpilotshop.com/MoreInfo-1.asp?title=product&id=687

Buito bom! Conversão de JR e Futaba utilizando módulo Spectrum 2.4Ghz!

E aí? Danen-se os cristais? Esixte algum tipo de desvantagem fora o preço dos receptores em relação aos de 72Mhz?
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Ainda acho que nada substitui os cristais com precisão semalhante.
Mas os tempos evoluem. Deve ser legal com essa frequencia ai.
Bom é testar antes.
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Mensagem por Rmaia3D »

Está tendo todo um "hype" em torno dessa tecnologia nos EUA. Realmente promete algo, mas eu concordo que ainda precisa de mais tempo para vermos se isso realmente será bom.

O que promete, e é o que todos estão "excitados" sobre, é o fim das interferências, esqueça a preocupação com o controle de frequências, ele não é necessário para 2.4GHz.
E dizem que é possível ter até 160 modelos no ar ao mesmo tempo sem problemas de interferência... :shock:
Mas essa é uma afirmação que precisa ser verificada ainda. Talvez nos próximos meses tenhamos mais informações sobre isso. :)
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Que saiba só existem 80 canais para aeromodelos na faixa 2.4 :shock:

Me corrijam se estiver errado! :roll:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Indo por partes.

Marinho,

A principal desvantagem deste sistema é compatibilidade, uma vez que assim como nos PCMs cada fabricante provavelmente fará seu próprio sistema. Já começaram errado, cada um fazendo diferente. Se antes de começar padronizassem como nas redes Wireless, no futuro poderíamos comprar receptor Hitec DSS para usar com transmissor Futaba DSS, e assim por diante.


Big,

Existe cristal sim, normalmente de 16Mhz nestes módulos. Apenas a seleção de freqüências não é feita por cristal, mas sim gerada por PLL a partir desta freqüência base, como na maioria dos equipamentos digitais atuais, inclusive para radioamadores e aviação em geral.


Shift,

A faixa de 2400-2483,5 MHz não tem canais, têm apenas regras de utilização, como separação mínima de 25Khz, utilização de pelo menos 15 freqüências de salto não coincidentes de forma pseudoaleatória em cada transmissor, potência de pico de 1W para transmissores usando 50 canais ou mais, tempo de utilização de freqüência não superior a 0,4s, etc. Tem mais detalhes em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1654&postdays=0&postorder=asc&start=50

Como os transceptores nesta faixa normalmente têm taxa de transmissao de 250Kbps, 1Mbps ou mais, chegando a 56Mbps nos WiFi, e nossos transmissores normais não passam de 2400kbps, cada par de transceivers (um aeromodelo) não precisa transmitir o tempo todo, mas apenas de 0,1% a 10% do tempo dependendo da tecnologia utilizada.

Além disto, ao colocar centenas de equipamentos transmitindo junto nesta faixa começam a acontecer colisões entre transmissões, mas os protocolos já prevêm correção de erro, portanto os comandos podem ficar mais lentos (mas ainda assim provavelmente mais rápidos do que a maioria dos rádios de 72Mhz) mas continuam operando normalmente.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Alexcmag Escreveu:

Marinho,

A principal desvantagem deste sistema é compatibilidade, uma vez que assim como nos PCMs cada fabricante provavelmente fará seu próprio sistema. Já começaram errado, cada um fazendo diferente. Se antes de começar padronizassem como nas redes Wireless, no futuro poderíamos comprar receptor Hitec DSS para usar com transmissor Futaba DSS, e assim por diante.
___________________________________________________________________

Quer dizer: Se eu usar um desses módulos conversores em um rádio JR ou Futaba, eu só conseguirei utilizar o RX do fabricante do módulo?
Então... fora que ficou bem possível de aparecer um canditado a monopólio nesse novo mercado, acho que a desvantagem nem é tão grande! Problema feio, vai ser se virar bagunça! Aí não vai ter modelo e tipo de RX que chegue no mercado!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Monopólio eu não creio porque a Futaba já lançou uma linha de 2,4Ghz e provavelmente outros seguirão.

É mais provável virar bagunça, como os PCMs.

Ficar preso a um fabricante de RX não é problema desde que ele não enfie a faca demais nem acabe falindo ou mudando a linha de uma hora para outra.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

[url]http://2.4gigahertz.com/modules/modules-receivers.html[/url]

A futaba já tem toda a linha de rádios de 2,4GHz e módulos. E ao que parece os receptores são melhores do que os spectrum, pois não necessitam de duas antenas distantes entre si.
Só não sei se são compatíveis...
Mas parece que em alguns anos eles vão ser o padrão do mercado.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Responder