Impressões de voo do E-Flite Tribute. Teste de empuxo PAG. 2

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
cmartins
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Sex Out 29, 2004 4:57 pm
Localização: conc.de macabu rj
Contato:

Mensagem por cmartins »

valeu
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Pessoal, fiz os testes com o PCTaco.

PQP em... Que programa!!!

Eu fiz o teste com motor a toda(full), e aproximado 1/4 de motor e 3/4 de motor. A helice esta ligada direta no motor, sem redução.

Ai vai:

10x4.7 GWS SlowFly

FULL -> 690g por 5 segundos, depois de 5 segundos, vai caindo até 470g e estabiliza.
3/4 - 503g
1/4 - 237g

9x5 GWS Hyper Drive (eu comprei SF, mas veio HD, ai testei mesmo)

FULL -> 614 - Constante
3/4 -> 488
1/4 - 185

8x4.3 GWS SlowFly

FULL -> 569 - Constante
3/4 - 449
1/4 - 264

Em todo o teste o motor não esquentou, ficou só morno.


E ai pessoal, oque acharam do teste? Oque da para descobrir por ele? Motor é bom? A bateria não aguentou ficar segurando em full a 10x4.7 por muito tempo né?
Qual a melhor helice para eu usar hoje?
Dicas, sugestões, curiosidades... :wink:

Uma coisa:
Realmente o programa é impressionante, na tabela do fabricante, a helice 8x4.3 tem quase o mesmo valor que eu medi.

Abraço
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
rzanasi
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 8:40 am

Mensagem por rzanasi »

Rodrigo, a helice com diametro 10 é que possui maior empuxo consequentemente maior gasto com energia.Com certeza é a que vai funcionar melhor
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A hélice 10x4,7 está fornecendo apenas 12% a mais de empuxo, mas com certeza gasta mais de 30% a mais que 9x5, provavelmente gasta mais do que a bateria aguenta, por isto a rotação cai.

Acho melhor ficar na 9x5 mesmo, a bateria vai durar muito mais em cada vôo e ter uma vida muito mais longa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

pow, bem melhor do que eu pensava!
Motorzinho show hein??=D
O Pipefish tb vende ele aqui no forum!
Quando sobra uma grana vo ver se compro um desse!

Abração,
Mario
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

rzanasi escreveu:Rodrigo, a helice com diametro 10 é que possui maior empuxo consequentemente maior gasto com energia.Com certeza é a que vai funcionar melhor


Eletrico não é assim cara.
Maior gasto de energia não é necessariamente melhor.
Oque adianta gastar mais energia, mas ter 1/4 de tempo de voo, forçar a bateria, o ESC e o motor.

Enquanto com 12% a menos de força, que não faz muita diferença, eu consigo gastar menos, voando mais se forçar nada?

alexcmag escreveu:A hélice 10x4,7 está fornecendo apenas 12% a mais de empuxo, mas com certeza gasta mais de 30% a mais que 9x5, provavelmente gasta mais do que a bateria aguenta, por isto a rotação cai.

Acho melhor ficar na 9x5 mesmo, a bateria vai durar muito mais em cada vôo e ter uma vida muito mais longa.


Valeu pela aulinha!

Hoje a tarde vou testar as 2.

Mas to sentindo que a melhor helice mesmo vai ser uma 10x3.8 Slow Fly.
Grande para 3D, deixa o avião lento (bom para 3D), e não forca o motor porque tem pouco paso. Não acha? f**a que não vende no Brasil.
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Mario escreveu:pow, bem melhor do que eu pensava!
Motorzinho show hein??=D
O Pipefish tb vende ele aqui no forum!
Quando sobra uma grana vo ver se compro um desse!

Abração,
Mario


Poxa, bacana. Quanto ele ta pedindo no combo, motor + ESC?

Talvez ele saiba me ajudar com meu ESC. Quando ele liga ele faz um BIP BIP. Quando eu ligo ele com o stick do motor em 100%, ele faz um BIP diferente. Oque será? Veio uma folhinha toda escrita em chines, então... :roll:
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Provavelmente se ligar com o acelerador pra baixo não liga freio e pra cima liga freio, ou o contrário, teste.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

alexcmag escreveu:Provavelmente se ligar com o acelerador pra baixo não liga freio e pra cima liga freio, ou o contrário, teste.


Freio? Nem sabia que tinha freio nisso.
Para que serve esse Freio? Força alguma coisa? Melhor, pior...?
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
rzanasi
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 8:40 am

Mensagem por rzanasi »

Abras escreveu:
rzanasi escreveu:Rodrigo, a helice com diametro 10 é que possui maior empuxo consequentemente maior gasto com energia.Com certeza é a que vai funcionar melhor


Eletrico não é assim cara.
Maior gasto de energia não é necessariamente melhor.
Oque adianta gastar mais energia, mas ter 1/4 de tempo de voo, forçar a bateria, o ESC e o motor.

Enquanto com 12% a menos de força, que não faz muita diferença, eu consigo gastar menos, voando mais se forçar nada?

alexcmag escreveu:A hélice 10x4,7 está fornecendo apenas 12% a mais de empuxo, mas com certeza gasta mais de 30% a mais que 9x5, provavelmente gasta mais do que a bateria aguenta, por isto a rotação cai.

Acho melhor ficar na 9x5 mesmo, a bateria vai durar muito mais em cada vôo e ter uma vida muito mais longa.


Valeu pela aulinha!

Hoje a tarde vou testar as 2.

Mas to sentindo que a melhor helice mesmo vai ser uma 10x3.8 Slow Fly.
Grande para 3D, deixa o avião lento (bom para 3D), e não forca o motor porque tem pouco paso. Não acha? f**a que não vende no Brasil.

Que é a melhor helice não tem o que discutir(10X4),agora coloca na pratica e ve qual fica melhor,a 9X5 seu avião vai ficar mais rapido e com menos torque,se quizer vai manobra vai ter de da mais motor ou seja mais energia,enquanto numa hélice com diametro maior e passo menor vc tem que acelerar menos para dar o mesmo empuxo.Vai depender do empuxo.Ah experimenta colocar 12% de potencia a mais no seu motor e depois vc me fala se é pouca.Arrancar 12% de potencia de um motor já otimizado é muita potencia :wink:
Responder