Duas lenhas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Duas lenhas

Mensagem por lenildo »

Pessoal, vou relatar aqui duas lenhas que aconteceram comigo e, relembrando delas hoje, percebi que foram praticamente iguais. Para os mais experientes é possível que isto não sirva para nada, mas para os que estão começando fica a lição.

1 - Lenha em Salvador, eu estava voando na beira da praia, ventava um pouco, mas conseguia voar bem sem ficar brigando com o modelo. O modelo estava com motor sobrando então não me preocupei muito. Quando eu já vinha descendo para o pouso resolvi mudar o local onde pousaria e dei um pouco de aileron para fazer uma pequena curva, neste instante o vento, que nem era dos mais fortes, desastabilizou completamente o modelo e como eu estava próximo ao chão não consegui fazer nada. Resultado: ESC quebrado.

2 - Lenha no estacionamento do estádio mané Garrincha em Brasília (estavam lá como espectadores o Oscar, Stuka, Edgar, Rodnei, e algumas pessoas que passavam pelo local). O modelo era outro, mas as condições praticamente a mesma, modelo com motor sobrando, o que fazia com que o voo não fosse brigado, e um pouco de vento. Decolei do chão sem problemas. Quando eu esta vindo para o pouso o modelo estava muito alto e resolvi fazer mais uma volta para aproximar melhor, só que eu não subi muito o modelo, quando fui fazer a curva para alinhar para pouso novamente o modelo se desestabilizou e foi de bico no chão (ou vento ou alguma interferência, mas até este momento não havia acontecido nenhuma interferência). Resultado: modelo e caixa de redução quebrados.


Acredito que as duas aconteceram por excesso de confiança, eu tinha motor sobrando e conhecia bem os modelos, mas isto não foi o suficiente.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Sem tirar outras possibilidades, lenhas desse tipo ocorrem porque as pessoas querem usar aileron para mudar a direção ou alinhar na pista durante a aproximação.
Em baixa velocidade a mudança de direção deve ser feita usando o leme exclusivamente.
Usar o aileron durante uma aproximação é stoll na certa.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

De fato OJ, sua análise está corrreta. Entretanto, se o modelo só tem aileron e profundor - infelizmente tenho este costume (eu e muitas outras pessoas por aqui), o negócio é previnir, ou seja, se quiser mudar de direção, primeiro ganhe velocidade e altura.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Não foi à toa que quando encomendei um Tucano do Diogo exigi ter Leme, apesar de todos serem contra e este ter sido o primeiro com leme.
Veja a foto.
Não vou fazer muitos comentários, mas quem não sabe voar com leme, profundor e aileron, não sabe voar.
Anexos
Odair Fotos 052~1.jpg
Odair Fotos 052~1.jpg (35.65 KiB) Exibido 6179 vezes
Odair Fotos 053~1.jpg
Odair Fotos 053~1.jpg (32.28 KiB) Exibido 6180 vezes
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Eu tb. não quero polemizar, mas a questão não é saber ou não usar o leme. E sim, adquirir/construir o modelo sem leme. Por coincidência, eu tb. pedi leme no tucano que o Edgar tá fazendo para mim.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Antes que falem alguma coisa. Está tudo torto mesmo, ainda não estava colado :oops:
Avatar do usuário
jebrando
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:34 pm
Contato:

Mensagem por jebrando »

Onde consigo encomendar um Tucano deste?!!?!

LINDO!!!
João Brando
http://joaobrando.com
---------------------------
Juiz de Fora - MG
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Esse modelo é fabricado pelo Diogo de Niterói.
www.dmraero.kit.net
tel.: 021-2714.2709
cel.: 021-9678-2896
Anexos
Odair Fotos 055R.jpg
Odair Fotos 055R.jpg (43.05 KiB) Exibido 6180 vezes
Odair Fotos 060R.jpg
Odair Fotos 060R.jpg (38.79 KiB) Exibido 6181 vezes
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Stall de ponta de asa é uma das coisas que mais da lenha para quem esta iniciando.

E é engraçado que as pessoas ficam assutadas, pois o modelo da uma girada de uma vez, e eles acabam pensando que é uma interferencia, vento, ou outra coisa.

A velocidade minima depende muito do modelo, você tem que saber qual a velocidade minima que você pode fazer uma curva com aileron, porque se não estola de ponta de asa mesmo. E como ja falaram, fazendo a curva com o leme a tendencia disso acontecer é muito menor.
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Avatar do usuário
jebrando
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:34 pm
Contato:

Mensagem por jebrando »

Legal hein!!! Qual a motorização do seu?! Mande as suas especificações!!!
João Brando
http://joaobrando.com
---------------------------
Juiz de Fora - MG
Responder