Duas lenhas
Duas lenhas
Pessoal, vou relatar aqui duas lenhas que aconteceram comigo e, relembrando delas hoje, percebi que foram praticamente iguais. Para os mais experientes é possível que isto não sirva para nada, mas para os que estão começando fica a lição.
1 - Lenha em Salvador, eu estava voando na beira da praia, ventava um pouco, mas conseguia voar bem sem ficar brigando com o modelo. O modelo estava com motor sobrando então não me preocupei muito. Quando eu já vinha descendo para o pouso resolvi mudar o local onde pousaria e dei um pouco de aileron para fazer uma pequena curva, neste instante o vento, que nem era dos mais fortes, desastabilizou completamente o modelo e como eu estava próximo ao chão não consegui fazer nada. Resultado: ESC quebrado.
2 - Lenha no estacionamento do estádio mané Garrincha em Brasília (estavam lá como espectadores o Oscar, Stuka, Edgar, Rodnei, e algumas pessoas que passavam pelo local). O modelo era outro, mas as condições praticamente a mesma, modelo com motor sobrando, o que fazia com que o voo não fosse brigado, e um pouco de vento. Decolei do chão sem problemas. Quando eu esta vindo para o pouso o modelo estava muito alto e resolvi fazer mais uma volta para aproximar melhor, só que eu não subi muito o modelo, quando fui fazer a curva para alinhar para pouso novamente o modelo se desestabilizou e foi de bico no chão (ou vento ou alguma interferência, mas até este momento não havia acontecido nenhuma interferência). Resultado: modelo e caixa de redução quebrados.
Acredito que as duas aconteceram por excesso de confiança, eu tinha motor sobrando e conhecia bem os modelos, mas isto não foi o suficiente.
1 - Lenha em Salvador, eu estava voando na beira da praia, ventava um pouco, mas conseguia voar bem sem ficar brigando com o modelo. O modelo estava com motor sobrando então não me preocupei muito. Quando eu já vinha descendo para o pouso resolvi mudar o local onde pousaria e dei um pouco de aileron para fazer uma pequena curva, neste instante o vento, que nem era dos mais fortes, desastabilizou completamente o modelo e como eu estava próximo ao chão não consegui fazer nada. Resultado: ESC quebrado.
2 - Lenha no estacionamento do estádio mané Garrincha em Brasília (estavam lá como espectadores o Oscar, Stuka, Edgar, Rodnei, e algumas pessoas que passavam pelo local). O modelo era outro, mas as condições praticamente a mesma, modelo com motor sobrando, o que fazia com que o voo não fosse brigado, e um pouco de vento. Decolei do chão sem problemas. Quando eu esta vindo para o pouso o modelo estava muito alto e resolvi fazer mais uma volta para aproximar melhor, só que eu não subi muito o modelo, quando fui fazer a curva para alinhar para pouso novamente o modelo se desestabilizou e foi de bico no chão (ou vento ou alguma interferência, mas até este momento não havia acontecido nenhuma interferência). Resultado: modelo e caixa de redução quebrados.
Acredito que as duas aconteceram por excesso de confiança, eu tinha motor sobrando e conhecia bem os modelos, mas isto não foi o suficiente.
- Odair Justo
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Sem tirar outras possibilidades, lenhas desse tipo ocorrem porque as pessoas querem usar aileron para mudar a direção ou alinhar na pista durante a aproximação.
Em baixa velocidade a mudança de direção deve ser feita usando o leme exclusivamente.
Usar o aileron durante uma aproximação é stoll na certa.
Em baixa velocidade a mudança de direção deve ser feita usando o leme exclusivamente.
Usar o aileron durante uma aproximação é stoll na certa.
- Odair Justo
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Não foi à toa que quando encomendei um Tucano do Diogo exigi ter Leme, apesar de todos serem contra e este ter sido o primeiro com leme.
Veja a foto.
Não vou fazer muitos comentários, mas quem não sabe voar com leme, profundor e aileron, não sabe voar.
Veja a foto.
Não vou fazer muitos comentários, mas quem não sabe voar com leme, profundor e aileron, não sabe voar.
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- Odair Justo
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- Odair Justo
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Esse modelo é fabricado pelo Diogo de Niterói.
www.dmraero.kit.net
tel.: 021-2714.2709
cel.: 021-9678-2896
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tel.: 021-2714.2709
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Stall de ponta de asa é uma das coisas que mais da lenha para quem esta iniciando.
E é engraçado que as pessoas ficam assutadas, pois o modelo da uma girada de uma vez, e eles acabam pensando que é uma interferencia, vento, ou outra coisa.
A velocidade minima depende muito do modelo, você tem que saber qual a velocidade minima que você pode fazer uma curva com aileron, porque se não estola de ponta de asa mesmo. E como ja falaram, fazendo a curva com o leme a tendencia disso acontecer é muito menor.
E é engraçado que as pessoas ficam assutadas, pois o modelo da uma girada de uma vez, e eles acabam pensando que é uma interferencia, vento, ou outra coisa.
A velocidade minima depende muito do modelo, você tem que saber qual a velocidade minima que você pode fazer uma curva com aileron, porque se não estola de ponta de asa mesmo. E como ja falaram, fazendo a curva com o leme a tendencia disso acontecer é muito menor.
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