CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Olá Hengstmann,

Não sei qual é a tua versão, pode ser que tenha mudado a senha em uma versão mais nova (ele deve ter percebido que todo mundo já tinha a velha). Mas a senha era justamente o nome de um arquivo!! Em letras maíusculas.

Abs

Eric
Arierref
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 3:01 am
Localização: Brasilia, DF

Mudou a senha

Mensagem por Arierref »

É, Realmente pessoal, a senha foi modificada, fizeram varias alterações no sistema também, acabei de verificar, eu utilizava a versao antiga 1,11. Agora na versão 1.12b a senha do banco nao é a mesma.

Eu utilizava o software desde 2009, mas formatei meu PC e ao baixar a nova versão para instalar me deparo com a senha alterada... hehehe

Será que alguém já tem a nova senha?! Eu estou tentando alterar o software pelo OllyDbg, mas não sou muito bom em assembler.

Um abraço!
hrakanachiro
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 1:37 pm
Localização: Araçatuba - SP

Mensagem por hrakanachiro »

Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA !
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

Pessoal, sei que esta postagem é antiga, mas estou com uma máquina CNC 4 eixos para isopor e ainda estou com muita dificuldade para fazer os arquivos e ainda não sei qual programa é melhor para corte, esttou conseguindo controlar a máquina pelo GRBL, mas não sei se é o melhor para fazer os cortes, alguém me ajuda?

Tenho uma Router CNC e trabalho muito bem com 3 eixos, mas com 4 me embolei um pouco.

Agradeço a ajuda!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.


Usa o mesmo programa da fresadora, e para fazer o gcode use o Foam Works 4.0
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:73349d3d9d="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:73349d3d9d]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

[quote:a1efd9d2d4="motta"].


Usa o mesmo programa da fresadora, e para fazer o gcode use o Foam Works 4.0[/quote:a1efd9d2d4]

Motta, uso o ARTCAM para gerar os códigos e uso o MACH3 para corte na fresadora

minha principal dúvida é cortar peças utilizando os 4 eixos, um bom exemplo seria cortar um cone, utilizando o Y e o C de maneira independente
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:9cc5f494a4="amaral49"][quote:9cc5f494a4="motta"].


Usa o mesmo programa da fresadora, e para fazer o gcode use o Foam Works 4.0[/quote:9cc5f494a4]

Motta, uso o ARTCAM para gerar os códigos e uso o MACH3 para corte na fresadora

minha principal dúvida é cortar peças utilizando os 4 eixos, um bom exemplo seria cortar um cone, utilizando o Y e o C de maneira independente[/quote:9cc5f494a4]


Eu uso assim também, baixe o foam works 4.0 que é um gerador de gcode para 4 eixos. Para a fresadora uso o aspire 3.5 mais intuitivo e rápido para gerar o gcode, o pessoal aqui usava o artcam, depois que apresentei o aspire, aposentaram o artcam.

No caso do cone, é fácil, faz dois círculos nas medidas e monta o arquivo para corte no fw 4.0, para ti vai ser fácil entender o fw 4 ;
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:d13cf7eea6="Ericfly"][quote:d13cf7eea6="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:d13cf7eea6]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.[/quote:d13cf7eea6]



O problema não é o creadat nem o profscan é a montagem do dat, para que o fw 3 identifique o dat, não pode ter o nome dentro do arquivo, deve começar com 1.0000 sem o nome, gere o dat abra e retire o nome, uso o creadat junto com o auto cad2002 e faço isto em menos de 30 segundos.
O creadat foi feito para trabalhar direto com o autocad 2000/2002, a figura estando no 2002, o creadat retira direto, fica fácil trabalhar os arquivos assim.
[], motta
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

Motta, valeu pela ajuda, agora meu problema é o controlador da CNC funcionar no Mach3, minha Router é porta paralela, mas a de isopor é USB, não consigo comunicação do MACH3 com a USB, sei que é apenas configuração, mas não consegui nada ainda, se puder me ajudar serei grato!
Responder