Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Diante disso, o "consumismo", com a oferta bem propagada principalmente pela net, e diante desse assunto onde se vê uma ligeira falta de grande construtores, penso eu que daqui alguns anos, somente o mercado será muito mais voltado ao consumismo mesmo do que a pessoa construir, etc etc... Os grandes projetistas ficaram extintos..... virará historia?

Isso é inevitavel, e em todos os ramos e em tudo, acho o presente de hoje, amanha ja ficou bem distante.....

Falando pessoalmente, eu adoro voar, mas nao tenho dom algum em construir, muito menos projetar, imagina :roll: ..... mas o que importa , no meu caso em particular, é o prazer de estar ali, voando, vendo seja lá o que for, voando...
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Re: Sugestão

Mensagem por Sukyake »

[quote:1862b9f80d="a1a_terabyte"]Sei que o país é continental, sei das dificuldades $$$$ de todos, posso acrescentar como experiência que vivi, a da FFAM (federação francesa de aeromodelismo). Eles realizam ateliês regionais, onde voluntários se reúnem para ensinar a molecada, a FFAM vende os kits, são 2 (um planador e um elétrico) que tem naquele país ajuda do ministério do aeronáutica (20.000 euros de ajuda), assim o modelo fica bem baratinho e num final de semana festivo, fazem os modelos e voam, e nesse momento os mais experientes passam os conhecimentos como pode-se ver as fotos no site abaixo, acho que pode ser um caminho a ser adaptado e melhorado para nossa realidade, faço aqui o meu "mea culpa", ralho o tempo todo mas não ajudo quase ninguém - sinceramente....

Página da FFAM para iniciantes (Jeunes/Jovens)

http://www.ffam.asso.fr/form_jeunes.htm

Jornal do evento

http://www.ffam.asso.fr/images/debuter_discipline/gross%20uhu.pdf

E a página da Cobra

http://www.cobra.org.br/iniciantes/iniciantes.htm

em que nem faz menção da existência de elétricos....:roll: :roll: :roll:

e tem um link dentro da página deles muito esquisito, na sessão de links

http://www.geocities.com/classimodelismo



Tera[/quote:1862b9f80d]

Muito interessante esse esquema dos franceses, pelo visto niaao eles não são nariz tão empinado: vão lá ajudam! :D

Enquanto isso temos essa (sinceridade) porcaria retrógrada do COBRA, quase que na sua totalidade sem utilidade aos aeromodelistas com aviões leves e elétricos.

Inclusive não possa de uma máfia entre aeroclubes, que afastam cada vez mais os novatos ao invéz de acolhe-los...

Não sei não, mas... a diferença entre equipamentos bons (rádio propocional, servos, motrores brushless, Li-Po...) e ruins (Rádio 2CH não proporcional, motores escovados, Ni-MH...) já deixou de ser o preço a muito tempo... e não só a partir daqui devemos mostrar os caminhos mais acessíveis, como Brasil a fora. ^^
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

A coisa é muito mais profunda é complexa e como já disse, da muito pano pra manga. Mas agente começa a entender algumas coisas.

Esses dias eu recebi um mail da COBRA para filiação. Fui verificar isso pra poder filiar. Eu já tive o antigo PT da ABA, agora é BRA. Somente é aceito filiação via um clube. Moro numa cidade de 200.000 hab que deve ter uns 10 a 15 aeromodelista. Falar em clube aqui é quase uma ofensa. Tem que fazer estatuto, registrar, atas, pagar mensalidade, etc, etc. Todo mundo só quer pegar seu aviãozinho no sabado a tarde e ir pro aeroporto voar. E eu acredito que isso acontece de forma geral. Começa por ai.

Mas como culpar somente a COBRA. Qual ajuda oficial eles tem??? Acredito que seja administrada nas horas vagas, quando possível (da casa do presidente). E ai??? Fazer o que??? é so olhar pagina da COBRA que pode-se entender que não existe nenhuma qualidade. Dessa forma, não é possivel desenvolver um trabalho sério.

Sem organização é complicado produzir algo de qualidade. Muita proliferação de procaria poderia ser evitada se houvesse um orgão organizador.

O hobby já é uma coisa introspectiva no planejamento e ainda carecemos de canais de comunicação, de interação e de organização. O E-voo é um desses raros exemplos onde se pode interagir, mas ai deparamos com outra coisa, sem mais meios pra exercitar, corremos o risco de perder a qualidade na comunicação e começar a falar demais e dizer de menos. Assim como posso estar fazendo agora.
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Respeito muito todas as opniões aqui postadas, ja fui criticado por projetar um outro treinador e acho que com o livre arbitrio, cada qual faz o que quer e do jeito que quer e com suas condições financeiras e conhecimento, tem pessoas que são caprichosas outras não , eu mesmo não capricho nos meus modelos, porque eles serão substituidos e pelo preço, jogo fora, outros demoram eternidades para montar um modelo, é só ver alguns tópicos aqui, agora se for pra vender é outra coisa tem que seguir uma escala, materiais de durabilidade e assim vai .... Agora quem compra tem fatores obvios, não tem local no apartamento, faz sujeira, não entende a planta, tem grana para investir no hobby e assim vai tambem...

Creio, que neste hobby, todos já fizeram modelos bons, e razoaveis e continua aprendendo cada dia mais e" tudo depende da proposta do modelo "

E se alguem só montar modelos lindos, vai vir loja como outros empreendedores aqui no forum e sorte pra ele.

Toninho
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Bem, vemos que a nossa comunidade carece de alguma ordem ... então vamos por partes, vamos primeiro pegar as plantas e indo fazendo as análises e publicando no fórum. Acho que a gente carece disto, pois assim no tocante a analisar projeto e planta a gente vai tocando. :-).
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Gostei do que certa vez o Alvaro Sala fez em um tópico... No meu "Dardinho Sushi"...

[img:311b5b7daf]http://www.e-voo.com/forum/files/sushi_921.jpg[/img:311b5b7daf]

Repassando as experiencias dele para o projeto.

Isso é o que as vezes sinto falta na parte dos rádio-controlados, são poucos os que realmente arriscam opinar...

E pelo visto o Sr. Sala já deve ser capaz de "falar da suspensão" :lol:
[i:311b5b7daf][size=9:311b5b7daf](Vide post passados sobre lanterna)[/size:311b5b7daf][/i:311b5b7daf]
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Pô Sukyake, lá no outra seção ! Aliás, você já fez isto lá. Não misture as bolas !
Raimundo Jorge
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 12:01 pm

Mensagem por Raimundo Jorge »

Não vamos esquecer da importancia de "Diversidade", as diferenças fazem a evolução, é por isto que o grotesco as vezes supreende.Quantas vezes no Pacaembu eu levava os aviões reidiculos e que voavam muito, planadores feitos com a folha da palmeira de Miriti, lembram e como voavam, bons projetos maus projetos, aviões bonitos que voam muito, aviões bonitos que não voam, tudo faz parte da nossa cultura, é esta diversidade que faz a evolução, o importante é que todos aprendam uns com os outros.
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

[quote:e7d3e7fa37="Akamatsu"]Bem, vemos que a nossa comunidade carece de alguma ordem ... então vamos por partes, vamos primeiro pegar as plantas e indo fazendo as análises e publicando no fórum. Acho que a gente carece disto, pois assim no tocante a analisar projeto e planta a gente vai tocando. :-).[/quote:e7d3e7fa37]

Não entendi este comentario!!!!!!!!
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Mensagem por Akamatsu »

Resgatando a pergunta original:

[quote:e7482ad683="Eduardo Yamin"]A minha pergunta é: porque tantos modelistas fazem tanta porcaria (estou me referindo aos projetos não aos contrutores) já que existe tanta coisa disponível na web para pesquisa e construção? será que a grande maioria dos modelistas não quer voar mais e melhor?

Depois de algum tempo voando passei a notar que não só modelistas novatos, que obviamente tem sua justificativa, mas também gente de certa experiência continua comprando e construindo modelos pesados, mal construidos ( kits) e principalmente mal voadores, se contentam em voar esses trecos de baixo rendimento, as vezes até muito mal trimados mas isso seria papo pra outro post.

Noto também que é uma minoria que vai ao pote dos Old TImers e busca modelos já consagrados da época de ouro do modelismo onde testaram e aprovaram uma boa centena de projetos bons e cadê os projetos "atualizados" de Dick Korda http://www.modelaircraft.org/museum/bio/Korda.pdf e tantos outros que mostraram o sabiam, arrazaram a anos atrás mas não se vê mais esses modelos nos campos de vôo?

Nunca ouvi falar de uma construção para elétrico de um "Class D Fuselage Model" http://www.theplanpage.com/esp/classd.htm que pra mim seria um dos principais e primeirops modelos à construir após sair do treinamento, é muito dificil? por isso? ou os modelistas de hoje que são mais preguiçosos? cade o Gypsy (http://www.theplanpage.com/esp/gypsy.htm) voando porai com motor e 9g? ou os projetos do Earl Stahl feitos em depron ou entelados com plastico ? cadê os Zipper?

[b:e7482ad683]Será que os aeromodelos devem ser semelhantes aos aviões de verdade? só esses vendem ou só esses são comprados? por isso se vê tantos Pipers e Cessnas ao invéz de se ver voando mais os excelentes modelos recordistas das décadas de 40/50/60? são feios?[/b:e7482ad683]

Por um lado temos o acesso à informação e à ferramentas gráficas que nos auxiliam a converter, adaptar para novos materiais e temos setups eletrônicos que viabilizam projetos leves e eficientes, por outro lado vemos SEMPRE os mesmos modelos que voam muito mal, nas pistas porai.

Obviamente excluo aqui os "SPAD" gerais, os modelos sport rápidos e acrobáticos que tem outro propósito, esses sim evoluiram muito nos últimos tempos e não tem porque fazer comparações com os antigos.[/quote:e7482ad683]

E vi que uma questão ( em negrito ) que o EY propôs ficou sem resposta. Acho que vale a consideração que há uma categoria que consideramos como escala. Aí a aparência tem que ser mantida e o projeto da estrutura que está o segredo do avião voar bem. Claro que há imitações que nem está em escala e propõe a deixar o vôo mais fácil ou controlável. Acho que as duas propostas são válidas. Há um outro aspecto aqui que possuem um destes de escala por questões sentimentais e também pela questão de desafio. As pessoas abraçam o hobby por várias razões, que acabam determinando pela escolha de determinadas plantas. Acho que as plantas e projetos devem também refletir este desejo, e temos que separar por categoria. Acho que aqui no fórum fica muito misturado, o que criam confusões e acabamos por fazer nada direito ou um ou outro. Talvez uma categoria de old-timers, performance, escala ... ou outra categorias devam ser criadas, ao invés dos genéricos aviões, helicópteros, planadores ...
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Responder