Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos
- carlos renato
- membro
- Mensagens: 3795
- Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
- Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
- Contato:
Diante disso, o "consumismo", com a oferta bem propagada principalmente pela net, e diante desse assunto onde se vê uma ligeira falta de grande construtores, penso eu que daqui alguns anos, somente o mercado será muito mais voltado ao consumismo mesmo do que a pessoa construir, etc etc... Os grandes projetistas ficaram extintos..... virará historia?
Isso é inevitavel, e em todos os ramos e em tudo, acho o presente de hoje, amanha ja ficou bem distante.....
Falando pessoalmente, eu adoro voar, mas nao tenho dom algum em construir, muito menos projetar, imagina :roll: ..... mas o que importa , no meu caso em particular, é o prazer de estar ali, voando, vendo seja lá o que for, voando...
Isso é inevitavel, e em todos os ramos e em tudo, acho o presente de hoje, amanha ja ficou bem distante.....
Falando pessoalmente, eu adoro voar, mas nao tenho dom algum em construir, muito menos projetar, imagina :roll: ..... mas o que importa , no meu caso em particular, é o prazer de estar ali, voando, vendo seja lá o que for, voando...
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Re: Sugestão
[quote:1862b9f80d="a1a_terabyte"]Sei que o país é continental, sei das dificuldades $$$$ de todos, posso acrescentar como experiência que vivi, a da FFAM (federação francesa de aeromodelismo). Eles realizam ateliês regionais, onde voluntários se reúnem para ensinar a molecada, a FFAM vende os kits, são 2 (um planador e um elétrico) que tem naquele país ajuda do ministério do aeronáutica (20.000 euros de ajuda), assim o modelo fica bem baratinho e num final de semana festivo, fazem os modelos e voam, e nesse momento os mais experientes passam os conhecimentos como pode-se ver as fotos no site abaixo, acho que pode ser um caminho a ser adaptado e melhorado para nossa realidade, faço aqui o meu "mea culpa", ralho o tempo todo mas não ajudo quase ninguém - sinceramente....
Página da FFAM para iniciantes (Jeunes/Jovens)
http://www.ffam.asso.fr/form_jeunes.htm
Jornal do evento
http://www.ffam.asso.fr/images/debuter_discipline/gross%20uhu.pdf
E a página da Cobra
http://www.cobra.org.br/iniciantes/iniciantes.htm
em que nem faz menção da existência de elétricos....:roll: :roll: :roll:
e tem um link dentro da página deles muito esquisito, na sessão de links
http://www.geocities.com/classimodelismo
Tera[/quote:1862b9f80d]
Muito interessante esse esquema dos franceses, pelo visto niaao eles não são nariz tão empinado: vão lá ajudam! :D
Enquanto isso temos essa (sinceridade) porcaria retrógrada do COBRA, quase que na sua totalidade sem utilidade aos aeromodelistas com aviões leves e elétricos.
Inclusive não possa de uma máfia entre aeroclubes, que afastam cada vez mais os novatos ao invéz de acolhe-los...
Não sei não, mas... a diferença entre equipamentos bons (rádio propocional, servos, motrores brushless, Li-Po...) e ruins (Rádio 2CH não proporcional, motores escovados, Ni-MH...) já deixou de ser o preço a muito tempo... e não só a partir daqui devemos mostrar os caminhos mais acessíveis, como Brasil a fora. ^^
Página da FFAM para iniciantes (Jeunes/Jovens)
http://www.ffam.asso.fr/form_jeunes.htm
Jornal do evento
http://www.ffam.asso.fr/images/debuter_discipline/gross%20uhu.pdf
E a página da Cobra
http://www.cobra.org.br/iniciantes/iniciantes.htm
em que nem faz menção da existência de elétricos....:roll: :roll: :roll:
e tem um link dentro da página deles muito esquisito, na sessão de links
http://www.geocities.com/classimodelismo
Tera[/quote:1862b9f80d]
Muito interessante esse esquema dos franceses, pelo visto niaao eles não são nariz tão empinado: vão lá ajudam! :D
Enquanto isso temos essa (sinceridade) porcaria retrógrada do COBRA, quase que na sua totalidade sem utilidade aos aeromodelistas com aviões leves e elétricos.
Inclusive não possa de uma máfia entre aeroclubes, que afastam cada vez mais os novatos ao invéz de acolhe-los...
Não sei não, mas... a diferença entre equipamentos bons (rádio propocional, servos, motrores brushless, Li-Po...) e ruins (Rádio 2CH não proporcional, motores escovados, Ni-MH...) já deixou de ser o preço a muito tempo... e não só a partir daqui devemos mostrar os caminhos mais acessíveis, como Brasil a fora. ^^
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
A coisa é muito mais profunda é complexa e como já disse, da muito pano pra manga. Mas agente começa a entender algumas coisas.
Esses dias eu recebi um mail da COBRA para filiação. Fui verificar isso pra poder filiar. Eu já tive o antigo PT da ABA, agora é BRA. Somente é aceito filiação via um clube. Moro numa cidade de 200.000 hab que deve ter uns 10 a 15 aeromodelista. Falar em clube aqui é quase uma ofensa. Tem que fazer estatuto, registrar, atas, pagar mensalidade, etc, etc. Todo mundo só quer pegar seu aviãozinho no sabado a tarde e ir pro aeroporto voar. E eu acredito que isso acontece de forma geral. Começa por ai.
Mas como culpar somente a COBRA. Qual ajuda oficial eles tem??? Acredito que seja administrada nas horas vagas, quando possível (da casa do presidente). E ai??? Fazer o que??? é so olhar pagina da COBRA que pode-se entender que não existe nenhuma qualidade. Dessa forma, não é possivel desenvolver um trabalho sério.
Sem organização é complicado produzir algo de qualidade. Muita proliferação de procaria poderia ser evitada se houvesse um orgão organizador.
O hobby já é uma coisa introspectiva no planejamento e ainda carecemos de canais de comunicação, de interação e de organização. O E-voo é um desses raros exemplos onde se pode interagir, mas ai deparamos com outra coisa, sem mais meios pra exercitar, corremos o risco de perder a qualidade na comunicação e começar a falar demais e dizer de menos. Assim como posso estar fazendo agora.
Esses dias eu recebi um mail da COBRA para filiação. Fui verificar isso pra poder filiar. Eu já tive o antigo PT da ABA, agora é BRA. Somente é aceito filiação via um clube. Moro numa cidade de 200.000 hab que deve ter uns 10 a 15 aeromodelista. Falar em clube aqui é quase uma ofensa. Tem que fazer estatuto, registrar, atas, pagar mensalidade, etc, etc. Todo mundo só quer pegar seu aviãozinho no sabado a tarde e ir pro aeroporto voar. E eu acredito que isso acontece de forma geral. Começa por ai.
Mas como culpar somente a COBRA. Qual ajuda oficial eles tem??? Acredito que seja administrada nas horas vagas, quando possível (da casa do presidente). E ai??? Fazer o que??? é so olhar pagina da COBRA que pode-se entender que não existe nenhuma qualidade. Dessa forma, não é possivel desenvolver um trabalho sério.
Sem organização é complicado produzir algo de qualidade. Muita proliferação de procaria poderia ser evitada se houvesse um orgão organizador.
O hobby já é uma coisa introspectiva no planejamento e ainda carecemos de canais de comunicação, de interação e de organização. O E-voo é um desses raros exemplos onde se pode interagir, mas ai deparamos com outra coisa, sem mais meios pra exercitar, corremos o risco de perder a qualidade na comunicação e começar a falar demais e dizer de menos. Assim como posso estar fazendo agora.
- Toninho LourenÇo
- membro
- Mensagens: 2085
- Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
- Localização: Guarulhos -SP
Respeito muito todas as opniões aqui postadas, ja fui criticado por projetar um outro treinador e acho que com o livre arbitrio, cada qual faz o que quer e do jeito que quer e com suas condições financeiras e conhecimento, tem pessoas que são caprichosas outras não , eu mesmo não capricho nos meus modelos, porque eles serão substituidos e pelo preço, jogo fora, outros demoram eternidades para montar um modelo, é só ver alguns tópicos aqui, agora se for pra vender é outra coisa tem que seguir uma escala, materiais de durabilidade e assim vai .... Agora quem compra tem fatores obvios, não tem local no apartamento, faz sujeira, não entende a planta, tem grana para investir no hobby e assim vai tambem...
Creio, que neste hobby, todos já fizeram modelos bons, e razoaveis e continua aprendendo cada dia mais e" tudo depende da proposta do modelo "
E se alguem só montar modelos lindos, vai vir loja como outros empreendedores aqui no forum e sorte pra ele.
Toninho
Creio, que neste hobby, todos já fizeram modelos bons, e razoaveis e continua aprendendo cada dia mais e" tudo depende da proposta do modelo "
E se alguem só montar modelos lindos, vai vir loja como outros empreendedores aqui no forum e sorte pra ele.
Toninho
Gostei do que certa vez o Alvaro Sala fez em um tópico... No meu "Dardinho Sushi"...
[img:311b5b7daf]http://www.e-voo.com/forum/files/sushi_921.jpg[/img:311b5b7daf]
Repassando as experiencias dele para o projeto.
Isso é o que as vezes sinto falta na parte dos rádio-controlados, são poucos os que realmente arriscam opinar...
E pelo visto o Sr. Sala já deve ser capaz de "falar da suspensão" :lol:
[i:311b5b7daf][size=9:311b5b7daf](Vide post passados sobre lanterna)[/size:311b5b7daf][/i:311b5b7daf]
[img:311b5b7daf]http://www.e-voo.com/forum/files/sushi_921.jpg[/img:311b5b7daf]
Repassando as experiencias dele para o projeto.
Isso é o que as vezes sinto falta na parte dos rádio-controlados, são poucos os que realmente arriscam opinar...
E pelo visto o Sr. Sala já deve ser capaz de "falar da suspensão" :lol:
[i:311b5b7daf][size=9:311b5b7daf](Vide post passados sobre lanterna)[/size:311b5b7daf][/i:311b5b7daf]
-
- membro
- Mensagens: 100
- Registrado em: Seg Jan 05, 2004 12:01 pm
Não vamos esquecer da importancia de "Diversidade", as diferenças fazem a evolução, é por isto que o grotesco as vezes supreende.Quantas vezes no Pacaembu eu levava os aviões reidiculos e que voavam muito, planadores feitos com a folha da palmeira de Miriti, lembram e como voavam, bons projetos maus projetos, aviões bonitos que voam muito, aviões bonitos que não voam, tudo faz parte da nossa cultura, é esta diversidade que faz a evolução, o importante é que todos aprendam uns com os outros.
- Toninho LourenÇo
- membro
- Mensagens: 2085
- Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
- Localização: Guarulhos -SP
[quote:e7d3e7fa37="Akamatsu"]Bem, vemos que a nossa comunidade carece de alguma ordem ... então vamos por partes, vamos primeiro pegar as plantas e indo fazendo as análises e publicando no fórum. Acho que a gente carece disto, pois assim no tocante a analisar projeto e planta a gente vai tocando. :-).[/quote:e7d3e7fa37]
Não entendi este comentario!!!!!!!!
Não entendi este comentario!!!!!!!!
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Re: Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos
Resgatando a pergunta original:
[quote:e7482ad683="Eduardo Yamin"]A minha pergunta é: porque tantos modelistas fazem tanta porcaria (estou me referindo aos projetos não aos contrutores) já que existe tanta coisa disponível na web para pesquisa e construção? será que a grande maioria dos modelistas não quer voar mais e melhor?
Depois de algum tempo voando passei a notar que não só modelistas novatos, que obviamente tem sua justificativa, mas também gente de certa experiência continua comprando e construindo modelos pesados, mal construidos ( kits) e principalmente mal voadores, se contentam em voar esses trecos de baixo rendimento, as vezes até muito mal trimados mas isso seria papo pra outro post.
Noto também que é uma minoria que vai ao pote dos Old TImers e busca modelos já consagrados da época de ouro do modelismo onde testaram e aprovaram uma boa centena de projetos bons e cadê os projetos "atualizados" de Dick Korda http://www.modelaircraft.org/museum/bio/Korda.pdf e tantos outros que mostraram o sabiam, arrazaram a anos atrás mas não se vê mais esses modelos nos campos de vôo?
Nunca ouvi falar de uma construção para elétrico de um "Class D Fuselage Model" http://www.theplanpage.com/esp/classd.htm que pra mim seria um dos principais e primeirops modelos à construir após sair do treinamento, é muito dificil? por isso? ou os modelistas de hoje que são mais preguiçosos? cade o Gypsy (http://www.theplanpage.com/esp/gypsy.htm) voando porai com motor e 9g? ou os projetos do Earl Stahl feitos em depron ou entelados com plastico ? cadê os Zipper?
[b:e7482ad683]Será que os aeromodelos devem ser semelhantes aos aviões de verdade? só esses vendem ou só esses são comprados? por isso se vê tantos Pipers e Cessnas ao invéz de se ver voando mais os excelentes modelos recordistas das décadas de 40/50/60? são feios?[/b:e7482ad683]
Por um lado temos o acesso à informação e à ferramentas gráficas que nos auxiliam a converter, adaptar para novos materiais e temos setups eletrônicos que viabilizam projetos leves e eficientes, por outro lado vemos SEMPRE os mesmos modelos que voam muito mal, nas pistas porai.
Obviamente excluo aqui os "SPAD" gerais, os modelos sport rápidos e acrobáticos que tem outro propósito, esses sim evoluiram muito nos últimos tempos e não tem porque fazer comparações com os antigos.[/quote:e7482ad683]
E vi que uma questão ( em negrito ) que o EY propôs ficou sem resposta. Acho que vale a consideração que há uma categoria que consideramos como escala. Aí a aparência tem que ser mantida e o projeto da estrutura que está o segredo do avião voar bem. Claro que há imitações que nem está em escala e propõe a deixar o vôo mais fácil ou controlável. Acho que as duas propostas são válidas. Há um outro aspecto aqui que possuem um destes de escala por questões sentimentais e também pela questão de desafio. As pessoas abraçam o hobby por várias razões, que acabam determinando pela escolha de determinadas plantas. Acho que as plantas e projetos devem também refletir este desejo, e temos que separar por categoria. Acho que aqui no fórum fica muito misturado, o que criam confusões e acabamos por fazer nada direito ou um ou outro. Talvez uma categoria de old-timers, performance, escala ... ou outra categorias devam ser criadas, ao invés dos genéricos aviões, helicópteros, planadores ...
[quote:e7482ad683="Eduardo Yamin"]A minha pergunta é: porque tantos modelistas fazem tanta porcaria (estou me referindo aos projetos não aos contrutores) já que existe tanta coisa disponível na web para pesquisa e construção? será que a grande maioria dos modelistas não quer voar mais e melhor?
Depois de algum tempo voando passei a notar que não só modelistas novatos, que obviamente tem sua justificativa, mas também gente de certa experiência continua comprando e construindo modelos pesados, mal construidos ( kits) e principalmente mal voadores, se contentam em voar esses trecos de baixo rendimento, as vezes até muito mal trimados mas isso seria papo pra outro post.
Noto também que é uma minoria que vai ao pote dos Old TImers e busca modelos já consagrados da época de ouro do modelismo onde testaram e aprovaram uma boa centena de projetos bons e cadê os projetos "atualizados" de Dick Korda http://www.modelaircraft.org/museum/bio/Korda.pdf e tantos outros que mostraram o sabiam, arrazaram a anos atrás mas não se vê mais esses modelos nos campos de vôo?
Nunca ouvi falar de uma construção para elétrico de um "Class D Fuselage Model" http://www.theplanpage.com/esp/classd.htm que pra mim seria um dos principais e primeirops modelos à construir após sair do treinamento, é muito dificil? por isso? ou os modelistas de hoje que são mais preguiçosos? cade o Gypsy (http://www.theplanpage.com/esp/gypsy.htm) voando porai com motor e 9g? ou os projetos do Earl Stahl feitos em depron ou entelados com plastico ? cadê os Zipper?
[b:e7482ad683]Será que os aeromodelos devem ser semelhantes aos aviões de verdade? só esses vendem ou só esses são comprados? por isso se vê tantos Pipers e Cessnas ao invéz de se ver voando mais os excelentes modelos recordistas das décadas de 40/50/60? são feios?[/b:e7482ad683]
Por um lado temos o acesso à informação e à ferramentas gráficas que nos auxiliam a converter, adaptar para novos materiais e temos setups eletrônicos que viabilizam projetos leves e eficientes, por outro lado vemos SEMPRE os mesmos modelos que voam muito mal, nas pistas porai.
Obviamente excluo aqui os "SPAD" gerais, os modelos sport rápidos e acrobáticos que tem outro propósito, esses sim evoluiram muito nos últimos tempos e não tem porque fazer comparações com os antigos.[/quote:e7482ad683]
E vi que uma questão ( em negrito ) que o EY propôs ficou sem resposta. Acho que vale a consideração que há uma categoria que consideramos como escala. Aí a aparência tem que ser mantida e o projeto da estrutura que está o segredo do avião voar bem. Claro que há imitações que nem está em escala e propõe a deixar o vôo mais fácil ou controlável. Acho que as duas propostas são válidas. Há um outro aspecto aqui que possuem um destes de escala por questões sentimentais e também pela questão de desafio. As pessoas abraçam o hobby por várias razões, que acabam determinando pela escolha de determinadas plantas. Acho que as plantas e projetos devem também refletir este desejo, e temos que separar por categoria. Acho que aqui no fórum fica muito misturado, o que criam confusões e acabamos por fazer nada direito ou um ou outro. Talvez uma categoria de old-timers, performance, escala ... ou outra categorias devam ser criadas, ao invés dos genéricos aviões, helicópteros, planadores ...
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "