Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Discussão: Modelos disponíveis X Modelos construidos

Mensagem por Eduardo Yamin »

A minha pergunta é: porque tantos modelistas fazem tanta porcaria (estou me referindo aos projetos não aos contrutores) já que existe tanta coisa disponível na web para pesquisa e construção? será que a grande maioria dos modelistas não quer voar mais e melhor?

Depois de algum tempo voando passei a notar que não só modelistas novatos, que obviamente tem sua justificativa, mas também gente de certa experiência continua comprando e construindo modelos pesados, mal construidos ( kits) e principalmente mal voadores, se contentam em voar esses trecos de baixo rendimento, as vezes até muito mal trimados mas isso seria papo pra outro post.

Noto também que é uma minoria que vai ao pote dos Old TImers e busca modelos já consagrados da época de ouro do modelismo onde testaram e aprovaram uma boa centena de projetos bons e cadê os projetos "atualizados" de Dick Korda http://www.modelaircraft.org/museum/bio/Korda.pdf e tantos outros que mostraram o sabiam, arrazaram a anos atrás mas não se vê mais esses modelos nos campos de vôo?

Nunca ouvi falar de uma construção para elétrico de um "Class D Fuselage Model" http://www.theplanpage.com/esp/classd.htm que pra mim seria um dos principais e primeirops modelos à construir após sair do treinamento, é muito dificil? por isso? ou os modelistas de hoje que são mais preguiçosos? cade o Gypsy (http://www.theplanpage.com/esp/gypsy.htm) voando porai com motor e 9g? ou os projetos do Earl Stahl feitos em depron ou entelados com plastico ? cadê os Zipper?

Será que os aeromodelos devem ser semelhantes aos aviões de verdade? só esses vendem ou só esses são comprados? por isso se vê tantos Pipers e Cessnas ao invéz de se ver voando mais os excelentes modelos recordistas das décadas de 40/50/60? são feios?

Por um lado temos o acesso à informação e à ferramentas gráficas que nos auxiliam a converter, adaptar para novos materiais e temos setups eletrônicos que viabilizam projetos leves e eficientes, por outro lado vemos SEMPRE os mesmos modelos que voam muito mal, nas pistas porai.

Obviamente excluo aqui os "SPAD" gerais, os modelos sport rápidos e acrobáticos que tem outro propósito, esses sim evoluiram muito nos últimos tempos e não tem porque fazer comparações com os antigos.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Eu acho que é por isto que modelismo é fonte de diversão, acho que faz parte. Tem muita gente não modelista que compra bugiganga mas mal usa ou não serve e deixa encostado. Um pouco deste comportamento você vai encontrar no modelismo. Pessoal compra as coisas do ML e pensam que vai voar. Acho que tem um pouco do comportamento de uma sociedade de consumo. É também um pouco a falta disseminação de conhecimento, e da procura. Neste ponto, você vê como o pessoal faz as mesmas perguntas, coloca as mesmas coisasa no fórum, etc. É também um pouco do comportamento de comprar um quebra cabeças, embora você saiba o que vai dar, mas mesmo assim tem gente que tem prazer em fazer isto. Bem, neste terreno depende do gostos e manias, e, teimosias. E também vale engrenar aquele velho ditado "Quem não conhece a história, é condenado a repetí-la." :-).
P.S.: Tem também a questão de desafio, "ah, eu vou ser melhor que os outros e fazer isto funcionar...." Ou de ceticismo, "ah, não acredito que o pessoal não consiga voar este troço, então vou provar que é possível, e vou fazer melhor." :-D.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Não me leve à mal Edu, mais pra que perder tempo projetando... testando.... etc.... etc... se já tem tudo pronto, e com preços bem acessíveis ???

Hoje em dia o tempo esta cada vez mais curto, eu gostaria muito de ter como fazer todos modelos que quero, mais não dá !

Então acabo ficando com os modelos já prontos !! é mais rápido, barato e consigo voar no pouco tempo que tenho.
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Eu acho que em questão de opinião, discussão é inútil.

Esse é um assunto que nós sabemos que cada um tem o seu apelo pessoal. Dizer que um Piper ou Cessna voam mal, talvez para você esses modelos sejam maus voadores , mas para tantas outras pessoas, suas caracteristicas de voo agradam. Para muitas pessoas prescisa existir um certo ar de desafio nos momentos em que se voa, aquele frio na barriga antes de decolar, eu posso dizer que sou um deles, se eu fosse voar modelos calmos que voam praticamente sozinhos, como esses que você citou, todos os dias, eu perderia a vontade de voar rapidamente. Por isso que existem pessoas que voam jatos, 3D, F3a, etc. Cada um com a sua mania.

Abraço
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

A minha curiosidade é saber a relação de aeromodelos contruidas por plantas pedidas...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Tem esse lado do Fellipelli apontou. Sei lá ... é como na vida real, se praticar modelismo não fosse real o suficiente, há comportamento de tudo quanto é tipo.
Quem explica como os aviões do Raimundo voa ? :-D.
Bem acho que para quem gosta de projetar, acho que o melhor é disseminar e se informar melhor. E com a internet esta atividade é muito facilitada, pena que muitos não o usam de forma produtiva. E este fórum é uma boa prova disto, com monte de neguinhos usando como se fosse um chat. :-D.
E este tópico é bom para a gente refletir sobre estas coisas, algo está em falta hoje em dia, até mesmo neste fórum. Bem, utilidade ou não de qualquer coisa depende de quem a vê. :-). E nisto se parece com o ato do padre voar com os balões ... :-), para uns foi um ato útil para chamar a atenção, para outros uma inutilidade, uma idiotice.

P.S.: Talvez como disse o Gustavo, creio que o assunto deva ser a cultura de construir as coisas por planta.
Avatar do usuário
doc33
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Ago 23, 2005 9:45 pm

Mensagem por doc33 »

Modelos repetitivos, mal construidos e mal pilotados estão de acordo com com o espírito de nossa sociedade.

Refletem o estilo de vida dessas pessoas. Pesquisar, reunir conceitos, firmar conclusões, aprender ( de verdade ) coisas novas, não fazem parte dessa cultura.

Não conseguem sair do nível mais elementar do aeromodelismo.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Akamatsu,

Nao foi isso que eu quis dizer.

O que eu quis dizer é que vez por outra aparece alguem mostrando um aeromodelo e oferecendo a planta. Normalmente uns 35 caras pedem a planta por email. Gostaria de saber na media quantas dessas 35 planatas distribuidas viram aeromodelos. A minha impressao é que a media é menos de 1%...

Eu mesmo, que nao sou de ficar pedindo planta, tenho bem umas 10 plantas guardadas, algumas até paguei por elas, nunca construí e provavelmente nunca vou construir...
Avatar do usuário
camikazep
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Qui Ago 24, 2006 5:24 pm
Localização: Porto alegre/Xaxim-SC

Mensagem por camikazep »

eu acho essa discusao uma perda de tempo...
acho que cada um voa oque pode, com o dinheiro que pode, a vontade que tem, e o gosto que cada um prefere!
abraco
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:73899ff165="gustabmo"]A minha curiosidade é saber a relação de aeromodelos contruidas por plantas pedidas...[/quote:73899ff165]

Também é a minha!!!!!

Um dia resolvi fazer uma limpeza no fórum, tirando os pedidos de plantas.
Só de tucano tinha mais de 150 pedidos e o curioso é que não há nenhum tópico sobre a construção dos que haviam pedido.
Os que abriram tópicos de construção de tucano não pediram planta.

Foi neste dia que resolvi que os pedidos de plantas devem ser feitos no compra e venda, assim somem depois de uma semana. :wink:
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Responder