Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

RD350 vai ficar bem style.

Quem pode responder melhor é algum despachante, mas acredito que seja mais fácil aprovar uma alteração de motorização em um veículo já existente e emplacado (a RD350) do que homologar algo totalmente novo.

A idéia de definir um patamar para a posição de freio é interessante, aí você usa como precisar depois.

Imaginando o ajuste mais simples possível (um trim-pot) para ajustar a posição que o stick deve assumir quando freiado, ainda cabe no mesmo microcontrolador.

Para quem estiver interessado em detalhes técnicos (e até como guia para ir registrando as idéias), o PIC12F675 tem 8 pinos, sendo que 4 podem ser usados como conversor analógico-digital.

Assim, fica:

1 pino para sensor de acelerador (analógico)
1 pino para sensor de freio (entrada digital)
1 pino para medir corrente (analógico)
1 pino para medir tensão (analógico)
1 pino para ajuste de freio-motor (analógico)
1 pino para controle do ESC (digital)

Usando um microcontrolador um pouco maior dá para fazer até mais:
Ajuste de corrente máxima
Ajuste de potência máxima
Display LCD para mostrar corrente, tensão, potência, Wh consumidos, Wh restantes, Nível da bateria, autonomia (em minutos)

Se incorporar um sensor de giro da roda, dá para mostrar:
Velocidade;
Distância percorrida;
Autonomia (em Km).

Que tal uma moto elétrica com computador de bordo ???
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Buts
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Mensagem por Buts »

Como já vi que esse tópico vai continuar.. Vou alimentar tudo que eu fizer aqui.. Ok ?? pode ser moderação ???

Bom, Alexcmag. Estou pensando em pedir este aqui também.. O que vc acha ??


[img:ad9d07a93e]http://i11.ebayimg.com/07/i/000/d7/e1/5a3e_1.JPG[/img:ad9d07a93e]
http://cgi.ebay.com/NEW-Half-Twist-Throttle-Cable-with-24-Volt-LED-Meter_W0QQitemZ230283139449QQihZ013QQcategoryZ11332QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem#ebayphotohosting

Wiring Diagram

Throttle

Controller
Description
Red connects to
Red
Voltage 4.3 to 5.0 Volts
Black
connects to
Black or Yellow
Ground
Green connects to
Green, Blue or White
Speed Adjusting Signal (0 to 5 Volts)
Yellow* connects to
Orange or Yellow
LED Power and Battery Status

O que vc acha ???
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Gostei do acelerador, se for comprar por este preço ($9,90), já que vais me mandar para os testes no circuito, pegue um para mim também. Gosto de ter à mão os hardwares específicos necessários a testar tudo que faço, tanto para upgrades futuros quanto, neste caso, para meu próprio scooter (em um prazo mais longo, claro...)

Vou dividir o tópico e colocar um título melhor, aí a gente pode continuar anotando o andamento do projeto por aqui.

Ontem enquanto voltava para casa, o que é rápido e perto, um dos motivos pelos quais andei pensando em veículos elétricos, fiquei pensando neste projeto.

Lembrei que em 2005 se não me engano, estava conversando com o Cesar Gimenes na volta do TC (como ele morava na Mooca e eu no Ipiranga, bairro vizinho, às vezes íamos juntos), e conversamos sobre a intenção, ainda distante devido à tecnologia da época, que ele tinha de eletrificar um scooter, e talvez algum dia um Gurgel BR800 ou outro veículo leve.

E também fiquei pensando no freio-motor com 10% de aceleração, lembrei que dependendo da velocidade, e da ladeira, isto poderia aquecer um bocado o ESC.

Pensando em soluções para isto, foram surgindo vários níveis de proteção, freio e regeneração.

1) Solução fácil e rápida de implementar:

Pensando em soluções para o superaquecimento lembrei dos sensores de temperatura que já uso há um tempo em outro projeto. Pequenos, precisos e muito práticos.

Dá para colocar no ESC, estator do motor e bateria, os componentes críticos do projeto, e cortar o motor se qualquer um deles exceder os limites seguros de operação. Até aí, fácil, tudo praticamente pronto.

2) Um pouco mais de trabalho em circuito, mais pela placa adicional:

Também pensei que neste tamanho não é complicado usar um circuito auxiliar, com alguns FETs parrudos, para a função de freio. Bastaria desligar o ESC e acionar os FETs curto-circuitando os 3 polos do motor entre si, assim melhorando a eficiência do freio-motor e poupando o ESC. A lógica seria bem simples, ao puxar o manete do freio, cortar o motor e aciona os FETs.

3) Freio regenerativo, mais difícil, mas a cereja do bolo do projeto e algo que sempre quis testar:

Ainda nesta viagem nos pensamentos veio outra coisa à mente...

Em vez de simplesmente torrar toda a energia gerada na frenagem em calor, acionando os FETs em curto-circuito, poderia retificar a tensão gerada e devolver à bateria. O tal do freio regenerativo.

Pensei em duas formas de fazer isto.

A primeira seria usar 3 pontes H, com as entradas AC entre cada par de fios do motor e a saída ligada em comum.

Em uso normal, isto gera uma tensão na saída, mas não tendo carga não atrapalha o motor.

Ao freiar, antes do freio normal entrar em operação, um FET poderia ligar a saída desta ponte a um conversor DC-DC com a tensão correta na saída, ligada às baterias. Assim, a energia seria devolvida às baterias em vez de dissipada.

A segunda opção para isto seria usar um par de FETs em cada par de fios, com a saída em um transformador para elevar a tensão (já que sai corrente alternada ali), e a saída do transformador retificada para enviar à bateria.

Como a corrente gerada no motor é limitada, daria para enviar tensão maior para o pack, bastando interromper o regenerativo se o pack já estivesse 100% carregado, e neste caso curto-circuitar e controlar a temperatura apenas para ajudar o freio normal.

Usando algum tipo de controle linear no freio, antes das pastilhas ou lona começarem a atuar efetivamente, daria para dosar por PWM a atuação do regenerativo, tornando-o mais linear e assim permitindo seu uso mesmo em ladeiras suaves.

Por coincidência, acabei de ver no UOL:

http://carros.uol.com.br/album/motor_Z_s1000_album.jhtm?abrefoto=1
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Separei este tópico do original para usar como log das idéias e soluções.

O original está em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=45719
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eleusmar
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Mensagem por eleusmar »

Grato Alexcmag!
Boa iniciativa
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Buts
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Mensagem por Buts »

Mandei um email para o vendedor, porque pelo site calculando o frete fica em Us$32.00 dolares para enviar os dois + Us$ 19.98 das duas manetes ficaria em Us$51.98. :shock: Estou aguardando a resposta.. Poxa se um o frete é 16.00, em 2 não pode ser o dobro, já que vão vir na mesma caixa. Mas vamos ver a resposta dele.
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qbrado
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Mensagem por qbrado »

Buts.. não esqueça do qbradão aqui ohhhh...eheheheh...
Também vou querer um.
Quanto ao freio realmente tem que ser um a disco. Andei procurando alguma cargaça de scooter ou algo do tipo aqui em BH, mas ainda não encontrei.
Uma homologação, além da assinatura de um engenheiro, há muita burocracia?
Existe algum tipo de "carro experimental" assim como na aviação?

Enquanto isso vou ficando com a bike mesmo...heheeheh!!!
Bom, o que acharam do equipo que mensionei a uns posts atrás? Acham que servem bem? Estão super-dimensionados? Não compensa? O que acham?
Abraços

Tiago
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Qbrado, eu achei que tivesse respondido...

Achei os 6KW meio exagerados para uma bicicleta, principalmente depois da scooter, talvez com motor escovado (não consta nada na especificação) de 500W+500W, mas é interessante para uma scooter ou moto.

O ESC de 120A fica no limite se for para o motor de 6KW, mas é difícil achar para mais do que isto, e o preço está bom. Dá para gerenciar a corrente e a temperatura, e assim o risco de torrá-lo. Além do mais, o motor está superdimensionado, então acho que está de bom tamanho.

A scooter que postei de exemplo tem autonomia de 45Km com 48V 20Ah de Chumbo-ácido, portanto 45V 4,4Ah de A123 deve dar autonomia de mais de bem mais de 10Km facilmente.
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Buts
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Mensagem por Buts »

Anota ae,

Para bike, pesquisei rapidinho, dá para conseguir coisa melhor..

Motor de 36V 750W - Max de 27.4A 2800RPM - US$ 34.95
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ih=019&sspagename=STRK%3AMEWA%3AIT&viewitem=&item=290167130062&rd=1#ShippingPayment

Controlador (ESC) - Us$ 20.00
http://cgi.ebay.com/NEW-36V-Controller-JC-116-for-Electric-Scooter-Parts_W0QQitemZ330263802148QQihZ014QQcategoryZ11332QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
[img:4811b1c537]http://i17.ebayimg.com/08/i/000/d3/48/9953_1.JPG[/img:4811b1c537]

Acelerador com LED para indicar o estado da bateria - Us$ 9.99
http://cgi.ebay.com/NEW-Half-Twist-Throttle-Cable-with-36-Volt-LED-Meter_W0QQitemZ330264417653QQihZ014QQcategoryZ11332QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
[img:4811b1c537]http://i18.ebayimg.com/07/i/000/d7/89/04dc_1.JPG[/img:4811b1c537]

Carregador - 36V 1.6A - Us$ 16.50
http://cgi.ebay.com/NEW-36-Volt-3-Prong-XLR-Charger_W0QQitemZ330264056797QQihZ014QQcategoryZ11332QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
[img:4811b1c537]http://i11.ebayimg.com/01/i/05/96/7c/9c_1.JPG[/img:4811b1c537]


Claro que comprando tudo no mesmo lugar vc consegue desconto.

Alem do ebay tente direto na tncscooters

http://www.tncscooters.com

Lá uma scooter dessas que são vendidas aqui por um absurdo custa apenas Us$ 150.00
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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eleusmar
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Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Hummm... estou meio desconfiado destes preços:
[url]http://tncscooters.com/view.php?page=ES[/url]

Será que vem pelo correio?

(claro que taxado na boa hehehe)
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