Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:1261ae8852="vinicius ET"]Tiago, se você quiser construir ou modificar uma bike, temos algumas ferramentas que dá para você mandar bala. Após o casório, acredito que terei tempo livre aos finais de semana e posso te ajudar. Temos prensas hidráulicas e de martelo, soldas tig, eletrodo, mig, plasma, maquinas de corte de tudo quanto é jeito e outras gambiarras afins...
Estava nos nossos planos construir uma gaiola com motor VW, mas desistimos depois que um amigo nosso quase morreu em uma...
Talvez compensasse mais você comprar um quadro usado e modificá-lo de acordo com sua necessidade.[/quote:1261ae8852]


NOoooooooooooohhhhhhhh via ser meu paraíiissso!! hehehhe...
Claro que vou querer... eu que não queria te importunar por agora por causa do casório. Tanto é que nem comentei com vc para não te atrapalhar em nada...heeheh... sei q tu é sangue meu !!! eheheh
Aproveitando a deixa, GALERA O VINICIUS - ET - [b:1261ae8852]VAI SE CASAR ESSA SEMANA!![/b:1261ae8852]! EHHH e o melhor de tudo - [b:1261ae8852]EU SOU O PADRINHO [/b:1261ae8852]eehhhh

Abraços!
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Putzz, minhas férias é dia 29.. tem um quintal ai para eu montar uma barraca não ??? hehehehehe tb quero me divertir...
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:bbff6eff83="qbrado"]
Com relação à redução, seria interessante usar uma "caixa de redução" pronta mesmo ou apenas usar uma catraca grande como redução?
No caso da caixa de redução, alguém conhece alguma "pronta" - comercial ?
[/quote:bbff6eff83]
Dê uma olhadinha na redução que precisou ser feita pra usar um AXI de 4000w http://www.recumbents.com/WISIL/shumaker/default.htm

No site tem mais detalhes de como foi calculada a redução. A bike ficou muito forte! Precisou de reforços, freio a disco, etc.. :)

[quote:bbff6eff83="qbrado"]
Alex, lendo aquele tópico que você passou do RC-groups, vi que o pessoal está conseguindo "aumentar" até a potência especificada pelo fabricante aumentando no speed a frequência de 8khz para 400khz. Como poderia ser feito isso no speed? Trocando o microcontrolador? Ou existe algum outro artifício?
[/quote:bbff6eff83]
Sei que a pergunta foi pro alex, más pelo pouco que sei ou você troca o cristal fazendo um "overclock" no brinquedo, ou outro microcontrolador. Más o fato é, temos um colega na lista de discussão de veículos elétricos que esta desenvolvendo um controlador pra brusheless focado em VE's e ele constatou justamente isso, com freqüência maior ele diminuiu as perdas e aumentou a potência final, o que é um bom sinal. :)
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Como vai GMT?

Minha intenção é fazer uma modificação no meu ESC para que ele aproxime desse valor (400Khz). Só ainda não sei como chegar a esse valor.

Quanto à redução do cara, achei bem interessante, mas pelo que vi foi feita em casa ou mandou ser feita. Não é uma redução comercial. Mas quem sabe o vinicius ET não faça uma pra nós? ehheeh...

Qual forum de discursões você participa sobre esse assunto? Poderia me passar?

Abraços

Tiago
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:ed60995b82="qbrado"]Como vai GMT?

Minha intenção é fazer uma modificação no meu ESC para que ele aproxime desse valor (400Khz). Só ainda não sei como chegar a esse valor.

Quanto à redução do cara, achei bem interessante, mas pelo que vi foi feita em casa ou mandou ser feita. Não é uma redução comercial. Mas quem sabe o vinicius ET não faça uma pra nós? ehheeh...

Qual forum de discursões você participa sobre esse assunto? Poderia me passar?

Abraços

Tiago[/quote:ed60995b82]
Estou bem, obrigado!

Realmente o ferramental do cara que mandei o link é de dar inveja. CNC, torno, fresas de vários tipos, com tudo isso chega a ser fácil um projeto desses.

A lista é Veiculos-Eletricos@googlegroups.com sobre veículos elétricos. Más cuidado! Se não se controlar, vai acabar convertendo seu carro! ;)

Um abraço.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:df0ee2415c="qbrado"]ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago[/quote:df0ee2415c]
Só se inscrever! Desculpe, botei o link errado http://groups.google.com.br/group/Veiculos-Eletricos/

Já percebeu que 6kw é MUITO exagerado pra uma bike né? Aquela recumbent que mandei o link, o cara relatou que acaba usando no máximo 3kw nas puxadas fortes e ela anda a 50mph limitada pela redução. (por motivos óbvios)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:05e32fe2b9="alexcmag"]Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.[/quote:05e32fe2b9]
Hmn.. bom saber, sinal de que a necessidade de um Speed pra VE's é ainda maior.
Então, é impressão minha, ou vi você se interessando em montar um projeto de speed control brusheless sensored pra VE's? ;) :roll:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não precisa ser sensored, pode ser sensorless mesmo.

Em todo caso, achei um projeto interessante enquanto estava procurando por 400Khz, já prevendo 42V: http://innovexpo.itee.uq.edu.au/2003/exhibits/s363281/thesis.pdf
Responder