Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Metalkiyo
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Seg Ago 04, 2008 7:52 pm
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Metalkiyo »

Então,

O kit é caro mesmo, eu achei que dava pra fazer um cubo e adaptar um motor comercial... ehehe
Ah, eu pensei também que esse motor tinha caixa de redução interna no cubo, mas pelo jeito é direto.

Realmente este motor vai precisar de algum reforço no eixo ou nos rolamentos, até aí acho que está fácil.
Não sei se estou falando besteira, mas se usar caixa de redução planetária o eixo não sofrerá o esforço radial (?), mas nem tenho idéia de quanto custaria uma caixa dessas.

Eu tinha uma Burgman 125 e as vezes eu pensava em convertê-lo, mas o maior problema estava na bateria, seriam mais de 7mil reais no pack gigante de Ni-Mh para ir e voltar do trabalho (135Km).
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Um pack de Ni-MH é inviável.

Possível seria chumbo-ácido... Tipo...

Se desse uns 70Km de autonomia e recarregasse durante trabalho por umas 6 horas, já seira viável...
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Com autonomia de 18 Km pra mim tá ótimo, pois de onde moro até o trabalho são 5 Km (ida e volta 10 km) ainda sobra bateria pra dar umas voltinhas e carregar a noite. Por isto acho que minha eletronica poderia ser mais básica. Mas na verdade até agora não sei nem por onde começar. Acabo partindo pro motor da ventoinha do marea, conforme já li na net...
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:c9faf5640f="eleusmar"]Com autonomia de 18 Km pra mim tá ótimo, pois de onde moro até o trabalho são 5 Km (ida e volta 10 km) ainda sobra bateria pra dar umas voltinhas e carregar a noite. Por isto acho que minha eletronica poderia ser mais básica. Mas na verdade até agora não sei nem por onde começar. Acabo partindo pro motor da ventoinha do marea, conforme já li na net...[/quote:c9faf5640f]

Eleusmar, vc tem que partir do começo.. rsrsrrsrs Brncadeira. Primeiro você tem que definir o que vai receber o motor. É uma bike ? beleza, agora tem que pensar na autonomia, isso é muito importante, pois dai começamos a definir as baterias e o peso que vai ter a "coisa" rsrsrsrs Quanto vc pesa ? será que o motor dará conta ? que velocidade você pretende ? 10Km/h está bom ? ou será que tem que ser uns 40 km/h ? tudo isso influencia. Sugiro vc escrever. Se quiser posta aqui para darmos opnião.. Eu to firme e forte na Rd350.. Dessa vez não desistirei.. rsrsrsrsrsrs
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Ok... Eu vou passar umas informações minhas e gostaria de umas opiniões e sugestões. :lol:

Peso a ser transportado: 83Kg (tô pesando 77Kg mas vale a pena deixar uma margem para bagagem)
Autonomia desejada: 40Km
Velocidade: 40-30Km/h
Veículo: bike aro 24"

E aí? O que seria uma boa motorização para esse caso?
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

po sukyake tambem sempre fui afim de fazer um veiculo nesses moldes hehehe, so que sou mais levinho, uns 55 kg :P
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:7ec02ee677="fabio_sp"]po sukyake tambem sempre fui afim de fazer um veiculo nesses moldes hehehe, so que sou mais levinho, uns 55 kg :P[/quote:7ec02ee677]

Culpa da pizzas para aquisição de material... XD
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Aqui na minha cidade - interior do RS -estão vendendo uma Scooter elétrica, que tem pedais??, é um pouco menor que uma Honda Biz, leva até 100Kg chega a 40Km/h e segundo o amigo que adquiriu uma a autonomia é de umas 4h de funcionamento na cidade, agora esqueci o nome da fábrica, mas é chinesa, custa 2,500 R$ e o Pack de bateria (chumbo-ácido??) e custa R$400,00.

A vantagem é que não precisa habilitação e não paga IPVA. O motor com certeza é brushless e fica embutido no cento da roda traseira.

[url]http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37446[/url]

Não é esse o modelo que ele comprou, mas existem várias opções já no mercado.
Avatar do usuário
leonardospera
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 12:15 am
Contato:

Mensagem por leonardospera »

Algum de vocês teria interesse transformar uma scooter já existente em elétrica?
Eu tenho uma suzuki burgman encostada que eu estou querendo vender. Ela está batida e com a documentação atrasada. por isso eu quero um valor bem mais baixo do que ela custa. A batida que ela tem não é grave, é bem simples de arrumar, e não foi nada q tenha comprometido o quadro dela. Tirando o fato do licenseamento estar atrasado, o documento está todo em ordem.
Seria uma vantagem pra quem pretende usar a motinho eletrica no dia-a-dia, pois agora nessa "primeira etapa" de projeto q seria de fato montar alguma coisa e começar a testar, a pessoa não precisaria fazer um investimento muito grande. e na hora q precisasse homologar para rodar seria bem mais facil, pois a adaptação seria realmente bem mais simples. Fora que na minha opinião pelo menos ela tem caracteristicas que ajudariam bastante nessa transformação.
como o espaço embaixo do assento, q serviria para abrigar não só as baterias como o controlador de velocidade e o que mais precisar, e outra, o sistema de transmissão dela favorece bastante o uso de um motor eletrico, por conta do sistema de correia variável (CVT).

Enfim. se alguem tiver interesse, eu to querendo me desfazer dela por um valor bem abaixo do que realmente vale. Já ví que alguem aqui tinha pensado em montar esse projeto em uma Viúva negra que havia encontrado por R$ 1500, já adianto que a minha burgminha saí por não muito mais que isso. E ainda estudo pegar alguma coisa de modelismo como parte de pagamento.
se alguem tiver interesse eu mando mais detalhes.

Abraços.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Leonardospera, sou eu que estou negociando uma RD350 "Viuva negra" rsrsrsrs
Mas o preço está em R$ 800,00 mais o frete..
Me mande um email com fotos da sua moto e quanto você quer na mesma.. Quem sabe.. =] fico no aguardo. suportevix@gmail.com
Responder