Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:2e0568e9ee="osvaldoljunior"]Dem uma lida, pode ajudar, motocros eletrica com mais de 2 horas de autonomia ou 50Km!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=921156[/quote:2e0568e9ee]

Foi postado pelo Cesar-SP a 8 post acima... rsrsrsrsrs :lol:
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:0ea8ca3530="GMT"]Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)[/quote:0ea8ca3530]

Vc leu o post todo ??? rsrsrsrsrs É isso que está sendo feito... Na verdade um controlador inteligente para um ESC normal...
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:1b7f4fe1a9="alexcmag"]Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307[/quote:1b7f4fe1a9]
ao que tudo indica será um design comercial. :(
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

la vaaiii

Mensagem por qbrado »

Pessoal, vou querer a ajuda de vocês para as considerações iniciais dos cálculos de relação e posicionamento do motor. AINDA estou sem a BIKE, mas deverá ser uma dessas comuns no mercado, ou se for em conta (por volta de R$200) projetar uma específica, mas acho que não consigo por esse preço.

Qual o melhor posicionamento do motor? Digo com relação a tudo, segurança, longe d´agua, menor vibração e etc?

Fiz um croqui no CAD, coisa rápida, para vocês opnarem.
No caso irei o usar o HTX 130kV mesmo (6kW).
Qual a melhor relação para uso, ja que estou querendo velocidade máxima de 50km/h e maior economia possível? Minha pretenção é poder carregar em torno de 130 quilos, já considerando bicicleta+homem+baterias+acessórios.

Com relação ao motor, o que é melhor fazer? afixá-lo assim como nos aeros?
Colocar ou não mancais/rolamentos em suas extremidades? Digo SUA"S" pois o motor possui o eixo "vazado" nos dois lados, acho que diminuiria a torção e desgaste dos rolamentos do motor.

Será que a vibração/batidas das rodas no asfalto/broquete poderia afetar de alguma forma os ímãs?

Com relação ao enrrolamento de cobre, dizem por aí que é bom colocar uma camada de silicone sobre o enrrolamento, para evitar o contado do mesmo com os ímas. Vi vários casos na net sobre esse problema com esse motor em particular.

Abraços

Tiago
Anexos
ficou ruim por causa da redução!! :-(
ficou ruim por causa da redução!! :-(
aeee.JPG (23.9 KiB) Exibido 21604 vezes
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

A primeira, opção, pq vai ter como você parar de pedalar, na segunda você vai ter que pedir uma pecinha para colocar no pé de vela, para ele girar livre, igual a uma catraca, quando você pedalar ele funciona, quando para ele gira livre, se não você vai fazer exercicio forçado.. rsrsrsrs Agora 6Kw na bike, cara faz isso não rsrsrsrsrs Aquela que comentei que o cara pesava acho que 96Kg e atingia uns 40Km/h foi com motor do ventilador do radiador do Brava. Esse motor tem 350Watts se não me engano.. O seu vai ser 17 vezes mais forte. Vai voar.. rsrsrsrsrs mas beleza, só não acelerar tudo rsrsrsrs
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Para quem está interessado em Bicicleta, este vendedor aqui tem algumas coisas interessantes, como rodas com motor, inclusive rodas de scooters já com motor acoplado.

http://czaddj.en.alibaba.com/product/200115776/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.html

[img:54afabc93d]http://img.alibaba.com/photo/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.jpg[/img:54afabc93d]

Detailed Product Description

Specifications:
1) Rated voltage: DC24, 36V, 48V
2) Rated:Power: 250W, 350W,
3) Max Efficiency:≥82%
4) Wheel Size: 20'-26''
5) RPM: 300-900R


Entre no link, mande uma mensagem para ele para se informarem de preços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eficiência >= 82% para brushed, se for verdade, até que não está ruim.

A potência não é das maiores, mas numa bicicleta, pedalando junto, até que vai bem. Ou se colocar nas duas rodas.

Não é muito comum achar ESC brushed que trabalhe bem em 24V, mas a corrente é baixa, e ESC brushes é extremamente fácil de fazer, só não compensa para aero mas já fiz para 150A e posso fazer neste caso.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Bueno, no meu caso vou continuar com o Brushless mesmo.
O motor + SPEED chegaram. Realmente é GIGANTEEE!!!
O problema foi meu bolso, que está doendo até agora.
Levei uma bordoada de 60% da receita + 25% do DAE sobre o imposto da receita INCLUSIVE. Ou seja, 450 reais somente de imposto :-(. ainda bem que não comprei a bike antes, senão não teria dinheiro!

Mais tarde mostro fotos do monstrinho e do ESC. São bem interessantes.
Agora eu vi em alguns sites que é bom dar um banho de "algo" no enrrolamento desse motor, que realmente tem alguns fios "soltando". Vocês sabem se é importante fazer esse banho?(não sei se é esmalte, verniz... algo do tipo) Ou não há necessidade desse banho? Fiquei com um pé atraz por conta disso!!!

Abraços

Tiago
Responder