Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 09 Set 2008 11:24

[quote:2e0568e9ee="osvaldoljunior"]Dem uma lida, pode ajudar, motocros eletrica com mais de 2 horas de autonomia ou 50Km!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=921156[/quote:2e0568e9ee]

Foi postado pelo Cesar-SP a 8 post acima... rsrsrsrsrs :lol:
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

GMT
membro

Mensagempor GMT » 09 Set 2008 19:15

Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 09 Set 2008 19:29

[quote:0ea8ca3530="GMT"]Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)[/quote:0ea8ca3530]

Vc leu o post todo ??? rsrsrsrsrs É isso que está sendo feito... Na verdade um controlador inteligente para um ESC normal...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Set 2008 19:41

Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307

GMT
membro

Mensagempor GMT » 10 Set 2008 09:26

[quote:1b7f4fe1a9="alexcmag"]Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307[/quote:1b7f4fe1a9]
ao que tudo indica será um design comercial. :(

qbrado
membro

la vaaiii

Mensagempor qbrado » 11 Set 2008 11:14

Pessoal, vou querer a ajuda de vocês para as considerações iniciais dos cálculos de relação e posicionamento do motor. AINDA estou sem a BIKE, mas deverá ser uma dessas comuns no mercado, ou se for em conta (por volta de R$200) projetar uma específica, mas acho que não consigo por esse preço.

Qual o melhor posicionamento do motor? Digo com relação a tudo, segurança, longe d´agua, menor vibração e etc?

Fiz um croqui no CAD, coisa rápida, para vocês opnarem.
No caso irei o usar o HTX 130kV mesmo (6kW).
Qual a melhor relação para uso, ja que estou querendo velocidade máxima de 50km/h e maior economia possível? Minha pretenção é poder carregar em torno de 130 quilos, já considerando bicicleta+homem+baterias+acessórios.

Com relação ao motor, o que é melhor fazer? afixá-lo assim como nos aeros?
Colocar ou não mancais/rolamentos em suas extremidades? Digo SUA"S" pois o motor possui o eixo "vazado" nos dois lados, acho que diminuiria a torção e desgaste dos rolamentos do motor.

Será que a vibração/batidas das rodas no asfalto/broquete poderia afetar de alguma forma os ímãs?

Com relação ao enrrolamento de cobre, dizem por aí que é bom colocar uma camada de silicone sobre o enrrolamento, para evitar o contado do mesmo com os ímas. Vi vários casos na net sobre esse problema com esse motor em particular.

Abraços

Tiago
Anexos
aeee.JPG
ficou ruim por causa da redução!! :-(
aeee.JPG (23.9 KiB) Exibido 9070 vezes
Quero Tudo e mais nada!!!

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 11 Set 2008 11:38

A primeira, opção, pq vai ter como você parar de pedalar, na segunda você vai ter que pedir uma pecinha para colocar no pé de vela, para ele girar livre, igual a uma catraca, quando você pedalar ele funciona, quando para ele gira livre, se não você vai fazer exercicio forçado.. rsrsrsrs Agora 6Kw na bike, cara faz isso não rsrsrsrsrs Aquela que comentei que o cara pesava acho que 96Kg e atingia uns 40Km/h foi com motor do ventilador do radiador do Brava. Esse motor tem 350Watts se não me engano.. O seu vai ser 17 vezes mais forte. Vai voar.. rsrsrsrsrs mas beleza, só não acelerar tudo rsrsrsrs

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 12 Set 2008 08:43

Para quem está interessado em Bicicleta, este vendedor aqui tem algumas coisas interessantes, como rodas com motor, inclusive rodas de scooters já com motor acoplado.

http://czaddj.en.alibaba.com/product/200115776/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.html

[img:54afabc93d]http://img.alibaba.com/photo/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.jpg[/img:54afabc93d]

Detailed Product Description

Specifications:
1) Rated voltage: DC24, 36V, 48V
2) Rated:Power: 250W, 350W,
3) Max Efficiency:≥82%
4) Wheel Size: 20'-26''
5) RPM: 300-900R

Entre no link, mande uma mensagem para ele para se informarem de preços.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 12 Set 2008 10:34

Eficiência >= 82% para brushed, se for verdade, até que não está ruim.

A potência não é das maiores, mas numa bicicleta, pedalando junto, até que vai bem. Ou se colocar nas duas rodas.

Não é muito comum achar ESC brushed que trabalhe bem em 24V, mas a corrente é baixa, e ESC brushes é extremamente fácil de fazer, só não compensa para aero mas já fiz para 150A e posso fazer neste caso.

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 15 Set 2008 13:46

Bueno, no meu caso vou continuar com o Brushless mesmo.
O motor + SPEED chegaram. Realmente é GIGANTEEE!!!
O problema foi meu bolso, que está doendo até agora.
Levei uma bordoada de 60% da receita + 25% do DAE sobre o imposto da receita INCLUSIVE. Ou seja, 450 reais somente de imposto :-(. ainda bem que não comprei a bike antes, senão não teria dinheiro!

Mais tarde mostro fotos do monstrinho e do ESC. São bem interessantes.
Agora eu vi em alguns sites que é bom dar um banho de "algo" no enrrolamento desse motor, que realmente tem alguns fios "soltando". Vocês sabem se é importante fazer esse banho?(não sei se é esmalte, verniz... algo do tipo) Ou não há necessidade desse banho? Fiquei com um pé atraz por conta disso!!!

Abraços

Tiago

qbrado
membro

fotos

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 00:42

Aí vão as fotos da criança.
Abraços

Tiago
[URL=http://imageshack.us][img:2f552729ef]http://img242.imageshack.us/img242/5372/1609080022ug4.jpg[/img:2f552729ef][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:2f552729ef]http://img171.imageshack.us/img171/4372/1609080024cc4.jpg[/img:2f552729ef][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:2f552729ef]http://img237.imageshack.us/img237/5756/1609080023hj8.jpg[/img:2f552729ef][/URL]

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 00:43

Para vocês terem idéia, o diâmetro do eixo do motor é do tamanho do motor inteiro de 5g vendido na hobbycity! heeheh

Abraços

Tiago

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Set 2008 07:25

Legal este motor...

Já comecei alguns testes com a manopla de acelerador, estou montando um protótipo.

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 16 Set 2008 08:23

[quote:eacdbdf820="qbrado"]Para vocês terem idéia, o diâmetro do eixo do motor é do tamanho do motor inteiro de 5g vendido na hobbycity! heeheh

Abraços

Tiago[/quote:eacdbdf820]

Bom saber, estava com medo desse eixo ser muito fino e não aguentar. Bom saber. =] está chegando a hora de eu pedir o meu.
Qbrado, esse motor que você comprou é qual ?

GMT
membro

Mensagempor GMT » 16 Set 2008 10:29

Nossa... se conseguir a redução certa, vai acabar fazendo uma bike dragster!

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 13:25

O eixo aguenta sim, se não me engano é de 12mm de diâmetro.
Esse final de semana espero bolar o montante para o motor. Vi que realmente colocando somente o montante que vem no motor não será suficiente para segurar um torque maior. Ainda temos que bolar por esse lado.

Comprei o de 130kv de 6000W, é aquele que mostrei a uns post atrás. A diferença é que esse veio amarelo, mas o montante e demais peças são rosas mesmo :-( . Ficou ate meio estranho, mas fazer o que né? Link:

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5142

Com relação à redução, seria interessante usar uma "caixa de redução" pronta mesmo ou apenas usar uma catraca grande como redução?
No caso da caixa de redução, alguém conhece alguma "pronta" - comercial ?

Alex, lendo aquele tópico que você passou do RC-groups, vi que o pessoal está conseguindo "aumentar" até a potência especificada pelo fabricante aumentando no speed a frequência de 8khz para 400khz. Como poderia ser feito isso no speed? Trocando o microcontrolador? Ou existe algum outro artifício?

Abraços

Tiago

guitng
membro

Mensagempor guitng » 16 Set 2008 13:36

Nossa eu to de cara com o tamanho desse motor!
Qbrado, vai fundo nessa ai, quero ver esse seu veículo brushless pessoalmente depois.

Abraço!!

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 13:58

[quote:6db834463d="guitng"]Nossa eu to de cara com o tamanho desse motor!
Qbrado, vai fundo nessa ai, quero ver esse seu veículo brushless pessoalmente depois.

Abraço!![/quote:6db834463d]

Opa.. como vai? Por enquanto são apenas as peças, mas em breve vou dar uma adiantada. Fique a vontade para ver quando quiser!
Abraços

Tiago

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 14:02

[quote:9a7ce29d24="alexcmag"]Legal este motor...

Já comecei alguns testes com a manopla de acelerador, estou montando um protótipo.[/quote:9a7ce29d24]

Quanto à manopla ainda não a tenho. Meu cartão já esta no máximo e não tenho como comprar, mesmo tendo o dimdim pra compra. Ja ate tentei pagar ele adiantado, mas ainda não esta disponível. Meu limite é bem baixo :-(! Quem manda ser pobre? rsss...

Reitero minha pergunta, ALGUÉM MAIS QUER COMPRAR UMA MANOPLA COMIGO? Fica em torno de 35 doletas pra cada, já com o frete. (Estou errado Buts?)

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 16 Set 2008 14:34

[quote:e246eb0a35="qbrado"][quote:e246eb0a35="alexcmag"]Legal este motor...

Já comecei alguns testes com a manopla de acelerador, estou montando um protótipo.[/quote:e246eb0a35]

Quanto à manopla ainda não a tenho. Meu cartão já esta no máximo e não tenho como comprar, mesmo tendo o dimdim pra compra. Ja ate tentei pagar ele adiantado, mas ainda não esta disponível. Meu limite é bem baixo :-(! Quem manda ser pobre? rsss...

Reitero minha pergunta, ALGUÉM MAIS QUER COMPRAR UMA MANOPLA COMIGO? Fica em torno de 35 doletas pra cada, já com o frete. (Estou errado Buts?)[/quote:e246eb0a35]

Qbrado, vamos fazer o seguinte: Deixa o Alexcmag acabar de fazer os testes e ve se vai funcionar direitinho. Ai eu passo a minha para você. Meu motor só mes que vem se tudo der certo. Ai quando eu pedir ele eu peço outra manopla. Pode ser assim ???

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 14:52

[quote:0b2a1f2df3="Buts"][quote:0b2a1f2df3="qbrado"][quote:0b2a1f2df3="alexcmag"]Legal este motor...

Já comecei alguns testes com a manopla de acelerador, estou montando um protótipo.[/quote:0b2a1f2df3]

Reitero minha pergunta, ALGUÉM MAIS QUER COMPRAR UMA MANOPLA COMIGO? Fica em torno de 35 doletas pra cada, já com o frete. (Estou errado Buts?)[/quote:0b2a1f2df3]

Qbrado, vamos fazer o seguinte: Deixa o Alexcmag acabar de fazer os testes e ve se vai funcionar direitinho. Ai eu passo a minha para você. Meu motor só mes que vem se tudo der certo. Ai quando eu pedir ele eu peço outra manopla. Pode ser assim ???[/quote:0b2a1f2df3]

Opaaa... heeh... não precisa amigo, mas já que insiste?! rsss...
Por mim ta ok, pago o valor que tiveres gasto, inclusive envio para o Alex e etc. Sem problema. É só me falar ok?

Mas se por um acaso for usar, fique tranquilo, tem erro não!! Nós vamos trabalhar juntos nisso!
Abraços e obrigado.

qbrado
membro

Mensagempor qbrado » 16 Set 2008 15:03

Buts, para você que está querendo um pouco mais de adrenalina, que tal um brushless de 15000W? O problema é o preço: U$1000

http://www.hackerbrushless.com/motorDetails.aspx?series=A100/200

A200-8

Developed for 35 - 45 lb (150cc) Patten, Scale and 3D-Aerobatic models with 15 cell LiPoly batteries. The 20 pole outrunner type design creates amazing torque, therefore larger direct drive props can be used without the need for a gearbox. These motors feture oversized bearings, curved neo magnets and high efficiency stator design. Additionally you will find a special large concentric bearing located in the rotor to support the rotating mass during extreme 3D. Standard 6-bolt prop flange just like the gas type engine is used.

Idle Current: 5.1 amps
Operating Current: 185 amps
Peak Current: 300 amps
Peak Watts: 15000
Resistance: 0.0105
RPM / V: 151
Battery: 15 LiPo 12Ah
Shaft Diameter: n/a
Shaft Diameter w/GB n/a
Weight 2590g (5.7 lbs)
Weight w/GB n/a

vinicius ET
membro
Contato:

Mensagempor vinicius ET » 16 Set 2008 17:28

Tiago, se você quiser construir ou modificar uma bike, temos algumas ferramentas que dá para você mandar bala. Após o casório, acredito que terei tempo livre aos finais de semana e posso te ajudar. Temos prensas hidráulicas e de martelo, soldas tig, eletrodo, mig, plasma, maquinas de corte de tudo quanto é jeito e outras gambiarras afins...
Estava nos nossos planos construir uma gaiola com motor VW, mas desistimos depois que um amigo nosso quase morreu em uma...
Talvez compensasse mais você comprar um quadro usado e modificá-lo de acordo com sua necessidade.
BELO HORIZONTE/MG -

eleusmar
membro

Mensagempor eleusmar » 16 Set 2008 17:51

Estou acompanhando entusiasmado o progresso de todos. Sei que tirarei liçoes preciosas pra toda minha vida.
Parabéns pelo motor, Tiago.

Abraços Eleusmar

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 16 Set 2008 21:03

[quote:5c3ec3e448="eleusmar"]Estou acompanhando entusiasmado o progresso de todos. Sei que tirarei liçoes preciosas pra toda minha vida.
Parabéns pelo motor, Tiago.

Abraços Eleusmar[/quote:5c3ec3e448]

Que mané lição nada... hehehehe pode tratar de construir nem que seja um skate eletrico ai... Afinal, foi você quem começou com o tópico. As minhas idéias que estavam a um tempo adormecidas voltaram com força.. rsrsrsrsrs por tanto trate de agilizar ai a construção hehehehehehee :lol:

Voltar para “Papo de modelista”