Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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qbrado
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Mensagempor qbrado » 17 Set 2008 15:50

[quote:1261ae8852="vinicius ET"]Tiago, se você quiser construir ou modificar uma bike, temos algumas ferramentas que dá para você mandar bala. Após o casório, acredito que terei tempo livre aos finais de semana e posso te ajudar. Temos prensas hidráulicas e de martelo, soldas tig, eletrodo, mig, plasma, maquinas de corte de tudo quanto é jeito e outras gambiarras afins...
Estava nos nossos planos construir uma gaiola com motor VW, mas desistimos depois que um amigo nosso quase morreu em uma...
Talvez compensasse mais você comprar um quadro usado e modificá-lo de acordo com sua necessidade.[/quote:1261ae8852]


NOoooooooooooohhhhhhhh via ser meu paraíiissso!! hehehhe...
Claro que vou querer... eu que não queria te importunar por agora por causa do casório. Tanto é que nem comentei com vc para não te atrapalhar em nada...heeheh... sei q tu é sangue meu !!! eheheh
Aproveitando a deixa, GALERA O VINICIUS - ET - [b:1261ae8852]VAI SE CASAR ESSA SEMANA!![/b:1261ae8852]! EHHH e o melhor de tudo - [b:1261ae8852]EU SOU O PADRINHO [/b:1261ae8852]eehhhh

Abraços!
Quero Tudo e mais nada!!!

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Mensagempor Buts » 17 Set 2008 16:08

Putzz, minhas férias é dia 29.. tem um quintal ai para eu montar uma barraca não ??? hehehehehe tb quero me divertir...

GMT
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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 09:53

[quote:bbff6eff83="qbrado"]
Com relação à redução, seria interessante usar uma "caixa de redução" pronta mesmo ou apenas usar uma catraca grande como redução?
No caso da caixa de redução, alguém conhece alguma "pronta" - comercial ?
[/quote:bbff6eff83]
Dê uma olhadinha na redução que precisou ser feita pra usar um AXI de 4000w http://www.recumbents.com/WISIL/shumaker/default.htm

No site tem mais detalhes de como foi calculada a redução. A bike ficou muito forte! Precisou de reforços, freio a disco, etc.. :)

[quote:bbff6eff83="qbrado"]
Alex, lendo aquele tópico que você passou do RC-groups, vi que o pessoal está conseguindo "aumentar" até a potência especificada pelo fabricante aumentando no speed a frequência de 8khz para 400khz. Como poderia ser feito isso no speed? Trocando o microcontrolador? Ou existe algum outro artifício?
[/quote:bbff6eff83]
Sei que a pergunta foi pro alex, más pelo pouco que sei ou você troca o cristal fazendo um "overclock" no brinquedo, ou outro microcontrolador. Más o fato é, temos um colega na lista de discussão de veículos elétricos que esta desenvolvendo um controlador pra brusheless focado em VE's e ele constatou justamente isso, com freqüência maior ele diminuiu as perdas e aumentou a potência final, o que é um bom sinal. :)

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Mensagempor qbrado » 18 Set 2008 10:38

Como vai GMT?

Minha intenção é fazer uma modificação no meu ESC para que ele aproxime desse valor (400Khz). Só ainda não sei como chegar a esse valor.

Quanto à redução do cara, achei bem interessante, mas pelo que vi foi feita em casa ou mandou ser feita. Não é uma redução comercial. Mas quem sabe o vinicius ET não faça uma pra nós? ehheeh...

Qual forum de discursões você participa sobre esse assunto? Poderia me passar?

Abraços

Tiago

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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 12:28

[quote:ed60995b82="qbrado"]Como vai GMT?

Minha intenção é fazer uma modificação no meu ESC para que ele aproxime desse valor (400Khz). Só ainda não sei como chegar a esse valor.

Quanto à redução do cara, achei bem interessante, mas pelo que vi foi feita em casa ou mandou ser feita. Não é uma redução comercial. Mas quem sabe o vinicius ET não faça uma pra nós? ehheeh...

Qual forum de discursões você participa sobre esse assunto? Poderia me passar?

Abraços

Tiago[/quote:ed60995b82]
Estou bem, obrigado!

Realmente o ferramental do cara que mandei o link é de dar inveja. CNC, torno, fresas de vários tipos, com tudo isso chega a ser fácil um projeto desses.

A lista é Veiculos-Eletricos@googlegroups.com sobre veículos elétricos. Más cuidado! Se não se controlar, vai acabar convertendo seu carro! ;)

Um abraço.

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Mensagempor qbrado » 18 Set 2008 13:27

ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago

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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 13:47

[quote:df0ee2415c="qbrado"]ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago[/quote:df0ee2415c]
Só se inscrever! Desculpe, botei o link errado http://groups.google.com.br/group/Veiculos-Eletricos/

Já percebeu que 6kw é MUITO exagerado pra uma bike né? Aquela recumbent que mandei o link, o cara relatou que acaba usando no máximo 3kw nas puxadas fortes e ela anda a 50mph limitada pela redução. (por motivos óbvios)

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Mensagempor alexcmag » 18 Set 2008 16:58

Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.

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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 17:10

[quote:05e32fe2b9="alexcmag"]Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.[/quote:05e32fe2b9]
Hmn.. bom saber, sinal de que a necessidade de um Speed pra VE's é ainda maior.
Então, é impressão minha, ou vi você se interessando em montar um projeto de speed control brusheless sensored pra VE's? ;) :roll:

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Mensagempor alexcmag » 18 Set 2008 17:20

Não precisa ser sensored, pode ser sensorless mesmo.

Em todo caso, achei um projeto interessante enquanto estava procurando por 400Khz, já prevendo 42V: http://innovexpo.itee.uq.edu.au/2003/exhibits/s363281/thesis.pdf

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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 17:43

[quote:b216be3dd8="alexcmag"]Não precisa ser sensored, pode ser sensorless mesmo.

Em todo caso, achei um projeto interessante enquanto estava procurando por 400Khz, já prevendo 42V: http://innovexpo.itee.uq.edu.au/2003/exhibits/s363281/thesis.pdf[/quote:b216be3dd8]
Digo que sensored é mais adequado por não perder torque na partida pra sincronizar a posição do rotor. Com os sensores dá pra saber bem cedo a posição dos rotores, sem sensores sempre vai haver um problema pra detectar a posição dos rotores na partida, ou mesmo pra detectar algum problema (mal contato por exemplo), além do que o código do controlador com sensores vai ser bem mais simples do que sensorless assim como vai ficar mais fácil de fazer controle de frenagem regenerativa do que com o sensorless.

Se topar entrar na brincadeira de desenvolver um, tenho muita coisa no meu bookmark sobre o assunto. Acredito que deva ter material melhor do que eu meu, más quem sabe consigo ajudar.

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Mensagempor alexcmag » 18 Set 2008 18:12

A partida realmente é uma vantagem, mas se for para fazer o código, não é difícil de dar a partida.

Dá pra simplesmente dar passos na direção correta até conseguir ler a posição.

Na verdade não cheguei a pesquisar mais porque logo de início percebi que fazer ESC BL seria inviável pela complexidade da placa. Iria acabar saindo mais caro do que um Castle...

De qualquer jeito como estou com pouco tempo como início pretendo fazer só o controle inteligente para ESC, posteriormente dá para juntar tudo.

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Mensagempor GMT » 18 Set 2008 18:24

[quote:d08e6af908="alexcmag"]A partida realmente é uma vantagem, mas se for para fazer o código, não é difícil de dar a partida.

Dá pra simplesmente dar passos na direção correta até conseguir ler a posição.

Na verdade não cheguei a pesquisar mais porque logo de início percebi que fazer ESC BL seria inviável pela complexidade da placa. Iria acabar saindo mais caro do que um Castle...

De qualquer jeito como estou com pouco tempo como início pretendo fazer só o controle inteligente para ESC, posteriormente dá para juntar tudo.[/quote:d08e6af908]
Acabei de ler o documento que postou o link. Simplesmente excelente, o cara já se deu ao trabalho de responder a maioria absoluta das perguntas que tinha. O problema dos primeiros passos é bem complicada. A lógica é basicamente essa, energizar uma fase qualquer e sair lento pra onde foi o rotor e repetir até ter certeza, na prática é bem mais complicado. Quanta corrente usar? Vai dar tempo de energizar a próxima fase?

Basicamente é só lembrar do motor tremendo com hélices muito grandes, essa falta de torque é difícil superar sem ter os sensores e é justamente a que é mais necessária num VE. O controle da partida é crucial pra um bom VE (a não ser um motor de 6kw pra uma bike né!? :D), por isso insisto que quando for a hora, façamos uma abordagem por um ESC com sensores. Também porque facilitaria a frenagem regenerativa depois. :)

Este documento que passou já entrega a faca e o queijo pra VE's pequenos (48v) e abre um bom começo pra um controlador maior, mais robusto e cheio de recursos pra um VE maior (mais de 110v) que é a minha vontade. A idéia de tambores de freio substituídos por tambores de alumínio ou uma liga mais resistente como uma proposta plug 'n play de conversão de veículos elétricos populares para elétricos me agrada muito!

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Mensagempor eleusmar » 19 Set 2008 18:49

[quote:290eec21ee="Buts"][quote:290eec21ee="eleusmar"]Estou acompanhando entusiasmado o progresso de todos. Sei que tirarei liçoes preciosas pra toda minha vida.
Parabéns pelo motor, Tiago.

Abraços Eleusmar[/quote:290eec21ee]

Que mané lição nada... hehehehe pode tratar de construir nem que seja um skate eletrico ai... Afinal, foi você quem começou com o tópico. As minhas idéias que estavam a um tempo adormecidas voltaram com força.. rsrsrsrsrs por tanto trate de agilizar ai a construção hehehehehehee :lol:[/quote:290eec21ee]

Vou fazer... O meu projeto é mesmo uma Bike. Mas primeiro eu tenho que aprender com estes EXPERTS no assunto. kkkkkk
E lógico... ganhar um dinheirinho primeiro pois estou muito QBRADO hehehe
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias

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Mensagempor eleusmar » 19 Set 2008 18:55

[quote:903ae60d5f="qbrado"][quote:903ae60d5f="vinicius ET"]Tiago, se você quiser construir ou modificar uma bike, temos algumas ferramentas que dá para você mandar bala. Após o casório, acredito que terei tempo livre aos finais de semana e posso te ajudar. Temos prensas hidráulicas e de martelo, soldas tig, eletrodo, mig, plasma, maquinas de corte de tudo quanto é jeito e outras gambiarras afins...
Estava nos nossos planos construir uma gaiola com motor VW, mas desistimos depois que um amigo nosso quase morreu em uma...
Talvez compensasse mais você comprar um quadro usado e modificá-lo de acordo com sua necessidade.[/quote:903ae60d5f]


NOoooooooooooohhhhhhhh via ser meu paraíiissso!! hehehhe...
Claro que vou querer... eu que não queria te importunar por agora por causa do casório. Tanto é que nem comentei com vc para não te atrapalhar em nada...heeheh... sei q tu é sangue meu !!! eheheh
Aproveitando a deixa, GALERA O VINICIUS - ET - [b:903ae60d5f]VAI SE CASAR ESSA SEMANA!![/b:903ae60d5f]! EHHH e o melhor de tudo - [b:903ae60d5f]EU SOU O PADRINHO [/b:903ae60d5f]eehhhh

Abraços![/quote:903ae60d5f]

Parabéns Vinícius... Que Deus possa abençoar grandemente o seu casamento.
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.

Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias

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Mensagempor alexcmag » 20 Set 2008 21:00

Tava lendo um outro tópico e lembrei...

ESC não tem cristal. Todos os que vi até hoje usam o oscilador RC interno do microcontrolador, além de menos custo, uma coisa a menos para correr o risco de quebrar.

Portanto nem adianta pensar em trocar o cristal para turbinar o PWM.

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Mensagempor qbrado » 23 Set 2008 15:59

Bueno, eu estou com aquele ESC para 12S, mas não tive coragem de "abrí-lo". Deixei como está.
Ontem comprei uma carcaça de bicicleta (digo carcaça pq a bike esta detonada..rss) e vou começar a traçar um desenho em 2D ou se der tempo em 3D para vocês verem a disposição do motor e etc.
Estive pensando em fazer o "case" da bateria e motor em fibra de vidro, moldando na forma que melhor convier. Vou ver se nesse fim de semana o Vinicius pode mexer alguma coisa comigo, mas antes disso tenho que projetar.
Hoje pegarei as medidas do quadro para começar a traçar alguma coisa.

E vocês, como estão a evolução? Coloquem aqui também qq coisa ;-)!
Abraços

Tiago

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Mensagempor Buts » 15 Out 2008 21:22

Qbrado, e a bike ??? como está ?? Por enquanto meu projeto está parado, estou aguardando o Alexcmag.
Vc conseguiu o acelerador, Qbrado?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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Mensagempor qbrado » 07 Nov 2008 15:34

[quote:80e21871a9="Buts"]Qbrado, e a bike ??? como está ?? Por enquanto meu projeto está parado, estou aguardando o Alexcmag.
Vc conseguiu o acelerador, Qbrado?[/quote:80e21871a9]

Desculpe a demora, estive fora do forum por alguns dias... looongos dias!
Eu comprei a bike... e so faltava o acelerador, mas provavelmente irei fazer uma viagem no começo do ano que vem, e não terei como continuar o projeto.

Caso alguém queira o speed e motor, é so me contactar.
E o pessoal? Alguém esta continuando o projeto?
Abraços

Tiago
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Mensagempor Buts » 11 Jan 2009 23:01

Bom, qbrado está indo embora. Então peguei o Motor e o Esc dele. Essa semana devo começar a montar a bike, na verdade iria ser uma moto, mas como não estou achando uma moto velha sem motor com documentação em um preço razoavel, optei por uma Bike mesmo.

Claro vou ter que esperar o mestre Alexcmag, ter uma folguinha e preparar um servoteste com o acelerador que mandei para ele.. :)

Alex, sobre a partida lenta o ESC que Qbrado me enviou tem Soft-Start. É este aqui:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3728&Product_Name=TURNIGY_Plush_100amp_Speed_Controller

Contudo ele não tem BEC, vou ter que fazer um com um 7805 ou comprar mesmo.

- Já estou fazendo o suporte do motor na Bike. Agora a grande duvida. Não estou conseguindo achar um cubo duplo, ou seja que tem rosca dos dois lados, só lá fora. Então estou pensando em uma roda de mobilete, achei nova por R$ 115,00.. O bom que de um lado ela tem uma catraca de 20 dentes e do outro uma coroa de 54 dentes.

- Vou precisar adaptar o pinhão no motor :( O eixo do motor tem 12mm e só estou achando pinhão com furo interno de 20mm :( Achei lá fora com 8mm, alargar acredito ser mais facil.

- Outra coisa se alguem souber quem vende baterias de carro de 90A a um bom preço me de uma dica. Estou necessitando de 2 pois resolvi depois de uns calculos trabalhar com 24V, afinal é uma bike e não um foguetinho que estou querendo montar heheheehehe.

- Bom pq 2 baterias de 90 e não duas de 60 ?? Porque aqui de casa até o trampo, vou ter que dar uma volta grande, pois aqui temos 3 pontes para ir para a Ilha de Vitória saindo de Vila Velha, e duas delas não pode passar bicicleta. Portanto vou ter que passar pela única que pode passar bicicleta, ou seja, vai dar uns 22,3Km até meu trampo. E mais uns 11,9Km até minha faculdade.
Ou seja pelos calculos eu consigo ir até o trampo tranquilo, o resto já não sei...

Olha o trajeto:
A - minha casa
B - Trampo
C - Faculdade

http://maps.google.com/maps?f=d&saddr=R.+Ant%C3%B4nio+Ata%C3%ADde&daddr=R.+Felipe+Camar%C3%A3o+to:Av.+Marginal+to:Av.+Marginal+to:-20.316458,-40.323944+to:Av.+Paulino+Muller+to:Unknown+road+to:Unknown+road&hl=en&geocode=FdN3yf4dWCiZ_Q%3BFZqTyf4dMuKY_Q%3BFcZtyf4dQpeY_Q%3BFTCWyf4d30KY_Q%3B%3BFQwcyv4dJL6Y_Q%3BFcCqyv4dzvmY_Q%3BFarby_4d4MSZ_Q&mra=dme&mrcr=0&mrsp=4&sz=13&via=1,2,3,4,5&dirflg=w&sll=-20.301325,-40.30695&sspn=0.071,0.10643&ie=UTF8&ll=-20.312594,-40.306606&spn=0.070995,0.10643&z=13
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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Mensagempor eleusmar » 12 Jan 2009 11:02

O qbrado está indo embora? Pra onde????

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Mensagempor alexcmag » 10 Fev 2009 22:04

Fazendo um UP...

Hoje andei em um Civic híbrido, em uma cidade chamada Leiden, perto de Amsterdã.

Na verdade nada de muito diferente, exceto que me pareceu ainda mais silencioso.

Ao frear ele regenera parte da energia carregando as baterias, depois desliga o motor à combustão. Ao sair com o carro ele sai com o motor elétrico e depois liga o à combustão.

Ou seja, parado e ao sair não se ouve absolutamente nada.

Outra grande diferença é a economia, o dono falou que gasta a mesma coisa na cidade ou estrada.

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Mensagempor Peninha » 04 Abr 2009 13:36

Alex
Esse sistema de regeneração é semelhante ao KERS usado na F1.
O consumo elevado na cidade está muito relacionado ao tempo de motor funcionando/tempo de motor tracionando.
Uma dúvida que sempre me vem a cabeça é o fato de que motores a a combustão interna gostam de trabalhar a uma determinada temperatura e o liga e desliga deve alterar o desempenho do motor.

Uma outra dúvida que sempre me atinge é o fato de que sempre se cplpca alguma redução na tração elétrica, o que é desnecessário ja que os motores elétricos tem torque elevado, grande range de rotação. Sem redução o motor pode ser uns 20% menor, que corresponde a ineficiência do sistema de redução.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.

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Mensagempor Akamatsu » 20 Mai 2009 23:42

Não sei se mostraram aqui, mas aí vai umas fotos de bikes a combustão que acho que é simples transformar em elétricas:
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00016.jpg[/img:1edcdf730b]
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00019.jpg[/img:1edcdf730b]
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00020.jpg[/img:1edcdf730b]

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Mensagempor eleusmar » 09 Jul 2009 11:50

A ideia ainda não morreu...

Veja a noticia:
[color=red:4a77c140ce]Obama dará US$ 2,4 bi para carro elétrico
Fonte: Carsale

O presidente norteamericano, Barack Obama, anunciou na última semana que disponibilizará US$ 2,4 bilhões (cerca de R$ 5,3 bilhões) para apoiar o desenvolvimento de automóveis elétricos, estabelecendo um plano de colocar um milhão de carros deste tipo nas ruas dos Estados Unidos até 2015. Do montante total em subsídios destinados às companhias que atuam nos EUA, US$ 1,5 bilhão (R$ 3,3 bilhões) será utilizado na produção de baterias para estes veículos.

Outros US$ 500 milhões (R$ 1,1 bilhão) tem como destino as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de componentes de carros híbridos e/ou elétricos, como motores, por exemplo. O governo norteamericano ainda gastará mais US$ 400 milhões (R$ 897 milhões) para estudar a infra-estrutura necessária para suportar o aumento de veículos elétricos nas ruas.

Alguns fabricantes se mostraram céticos quanto ao plano e afirmam tratar-se de um objetivo muito ambicioso. A Toyota, por exemplo, afirma ser uma meta irreal. Por outro lado, o presidente Obama, falando de uma planta de carros elétricos na cidade de Pamona, no Estado da Califórnia, nos EUA, disse que o programa vai ajudar a manter a produção de baterias no país, além de reduzir a dependência americana pelo petróleo e, principalmente, criar empregos para a população norteamericana.[/color:4a77c140ce]

Parece que vem tecnologias novas de baterias leves e com alto desempenho para as nosas bikes.

Abraços
Eleusmar


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