Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Metalkiyo
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Mensagempor Metalkiyo » 22 Ago 2008 21:06

Então,

O kit é caro mesmo, eu achei que dava pra fazer um cubo e adaptar um motor comercial... ehehe
Ah, eu pensei também que esse motor tinha caixa de redução interna no cubo, mas pelo jeito é direto.

Realmente este motor vai precisar de algum reforço no eixo ou nos rolamentos, até aí acho que está fácil.
Não sei se estou falando besteira, mas se usar caixa de redução planetária o eixo não sofrerá o esforço radial (?), mas nem tenho idéia de quanto custaria uma caixa dessas.

Eu tinha uma Burgman 125 e as vezes eu pensava em convertê-lo, mas o maior problema estava na bateria, seriam mais de 7mil reais no pack gigante de Ni-Mh para ir e voltar do trabalho (135Km).

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 22 Ago 2008 22:21

Um pack de Ni-MH é inviável.

Possível seria chumbo-ácido... Tipo...

Se desse uns 70Km de autonomia e recarregasse durante trabalho por umas 6 horas, já seira viável...

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eleusmar
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Mensagempor eleusmar » 23 Ago 2008 14:13

Com autonomia de 18 Km pra mim tá ótimo, pois de onde moro até o trabalho são 5 Km (ida e volta 10 km) ainda sobra bateria pra dar umas voltinhas e carregar a noite. Por isto acho que minha eletronica poderia ser mais básica. Mas na verdade até agora não sei nem por onde começar. Acabo partindo pro motor da ventoinha do marea, conforme já li na net...

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Buts
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Mensagempor Buts » 23 Ago 2008 16:41

[quote:c9faf5640f="eleusmar"]Com autonomia de 18 Km pra mim tá ótimo, pois de onde moro até o trabalho são 5 Km (ida e volta 10 km) ainda sobra bateria pra dar umas voltinhas e carregar a noite. Por isto acho que minha eletronica poderia ser mais básica. Mas na verdade até agora não sei nem por onde começar. Acabo partindo pro motor da ventoinha do marea, conforme já li na net...[/quote:c9faf5640f]

Eleusmar, vc tem que partir do começo.. rsrsrrsrs Brncadeira. Primeiro você tem que definir o que vai receber o motor. É uma bike ? beleza, agora tem que pensar na autonomia, isso é muito importante, pois dai começamos a definir as baterias e o peso que vai ter a "coisa" rsrsrsrs Quanto vc pesa ? será que o motor dará conta ? que velocidade você pretende ? 10Km/h está bom ? ou será que tem que ser uns 40 km/h ? tudo isso influencia. Sugiro vc escrever. Se quiser posta aqui para darmos opnião.. Eu to firme e forte na Rd350.. Dessa vez não desistirei.. rsrsrsrsrsrs
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 23 Ago 2008 17:24

Ok... Eu vou passar umas informações minhas e gostaria de umas opiniões e sugestões. :lol:

Peso a ser transportado: 83Kg (tô pesando 77Kg mas vale a pena deixar uma margem para bagagem)
Autonomia desejada: 40Km
Velocidade: 40-30Km/h
Veículo: bike aro 24"

E aí? O que seria uma boa motorização para esse caso?

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fabio_sp
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Mensagempor fabio_sp » 23 Ago 2008 20:09

po sukyake tambem sempre fui afim de fazer um veiculo nesses moldes hehehe, so que sou mais levinho, uns 55 kg :P

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 24 Ago 2008 10:27

[quote:7ec02ee677="fabio_sp"]po sukyake tambem sempre fui afim de fazer um veiculo nesses moldes hehehe, so que sou mais levinho, uns 55 kg :P[/quote:7ec02ee677]

Culpa da pizzas para aquisição de material... XD
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta
Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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Leonardo M.T.
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Mensagempor Leonardo M.T. » 24 Ago 2008 14:46

Aqui na minha cidade - interior do RS -estão vendendo uma Scooter elétrica, que tem pedais??, é um pouco menor que uma Honda Biz, leva até 100Kg chega a 40Km/h e segundo o amigo que adquiriu uma a autonomia é de umas 4h de funcionamento na cidade, agora esqueci o nome da fábrica, mas é chinesa, custa 2,500 R$ e o Pack de bateria (chumbo-ácido??) e custa R$400,00.

A vantagem é que não precisa habilitação e não paga IPVA. O motor com certeza é brushless e fica embutido no cento da roda traseira.

[url]http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37446[/url]

Não é esse o modelo que ele comprou, mas existem várias opções já no mercado.

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leonardospera
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Mensagempor leonardospera » 24 Ago 2008 20:54

Algum de vocês teria interesse transformar uma scooter já existente em elétrica?
Eu tenho uma suzuki burgman encostada que eu estou querendo vender. Ela está batida e com a documentação atrasada. por isso eu quero um valor bem mais baixo do que ela custa. A batida que ela tem não é grave, é bem simples de arrumar, e não foi nada q tenha comprometido o quadro dela. Tirando o fato do licenseamento estar atrasado, o documento está todo em ordem.
Seria uma vantagem pra quem pretende usar a motinho eletrica no dia-a-dia, pois agora nessa "primeira etapa" de projeto q seria de fato montar alguma coisa e começar a testar, a pessoa não precisaria fazer um investimento muito grande. e na hora q precisasse homologar para rodar seria bem mais facil, pois a adaptação seria realmente bem mais simples. Fora que na minha opinião pelo menos ela tem caracteristicas que ajudariam bastante nessa transformação.
como o espaço embaixo do assento, q serviria para abrigar não só as baterias como o controlador de velocidade e o que mais precisar, e outra, o sistema de transmissão dela favorece bastante o uso de um motor eletrico, por conta do sistema de correia variável (CVT).

Enfim. se alguem tiver interesse, eu to querendo me desfazer dela por um valor bem abaixo do que realmente vale. Já ví que alguem aqui tinha pensado em montar esse projeto em uma Viúva negra que havia encontrado por R$ 1500, já adianto que a minha burgminha saí por não muito mais que isso. E ainda estudo pegar alguma coisa de modelismo como parte de pagamento.
se alguem tiver interesse eu mando mais detalhes.

Abraços.

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Mensagempor Buts » 25 Ago 2008 07:14

Leonardospera, sou eu que estou negociando uma RD350 "Viuva negra" rsrsrsrs
Mas o preço está em R$ 800,00 mais o frete..
Me mande um email com fotos da sua moto e quanto você quer na mesma.. Quem sabe.. =] fico no aguardo. suportevix@gmail.com

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eleusmar
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Mensagempor eleusmar » 25 Ago 2008 09:47

[quote:0c5822fd10="Sukyake"]Ok... Eu vou passar umas informações minhas e gostaria de umas opiniões e sugestões. :lol:

Peso a ser transportado: 83Kg (tô pesando 77Kg mas vale a pena deixar uma margem para bagagem)
Autonomia desejada: 40Km
Velocidade: 40-30Km/h
Veículo: bike aro 24"

E aí? O que seria uma boa motorização para esse caso?[/quote:0c5822fd10]
Eu também quero algo semelhante.
Só que no meu caso, aumente o peso pra 94 kg. (será que dá????)
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias

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leonardospera
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Mensagempor leonardospera » 25 Ago 2008 14:46

Galera.
Vou contar a estória da burguinha.
Eu a comprei financiada em 2007, ela é 06/07 (no documento mesmo), usava praticamente para ir e voltar do trabalho. Já tive um acidente antes com ela, eu escorreguei em uma rua de paralelepípedo molhado e a motinho foi ralando de lado. A moto quebrou todas as carenagens do lado e eu quebrei o cotovelo. Depois disso, eu arrumei a moto e voltei a andar. (arrumei na oficina autorizada Suzuki, na mesma que eu fiz a revisão, que foi na mesma época, alias eu fiz junto com o conserto) gastei uma grana mas a moto ficou zerada. Isso ela tava com 1500 km. Depois disso eu andei até uns 3000 e poucos quilômetros, e caí denovo. Dessa vez eu bati atrás de um carro, no sinal fechado. Foi bem "sossegado" o acidente, o sinal abriu e eu saí andando, mas eu olhei para uma Kombi q estava encostada no canto, o próximo semáforo fechou e um carro entrou na faixa q eu tava e brecou. Resultado, eu cai feito uma jaca na rua, na frente do cemitério (exatamente na frente) e se tivesse alguém tentando passar no amarelo naquele sinal, eu teria ido pro vinagre.
No final das contas, a moto ta parada porque eu fiquei traumatizado, porque ela anda. Só quebraram algumas carenagens, sendo q a maioria eu mesmo estou recuperando, teria q trocar umas duas mais o farol. Chutando alto, ficaria em uns 1000 reais pra arrumar ela.
Desde essa época os documentos estão atrasados, eu olhei agora e está em 753 reais. A moto já está quitada, para transferir é bem fácil.

Ou seja.

O valor de uma motinho dessa seria de uns 3800 a 4200
Vamos chutar 4000
4000
-1000
- 753
---------
2247

Eu entrego ela por R$-1800,00

Aceito um t-rex na troca carregador e baterias talvez.
Pra quem for de são Paulo fica fácil, ela cabe em qualquer caçamba de caminhonetinha e precisa de uma corda só pra levar, é sossegado.
As fotos dela no estado que está agora eu não tenho. Vou providenciar.
vou mandar um link do youtube com algums dicas da burgman, lá da pra ver como funciona a transmissão dela, eu mesmo só vi q ela tinha uma redução no cubo da roda nesse video. é longo, mas mostra detalhes da motinho.
[url]http://br.youtube.com/watch?v=q5iso_K22OM[/url]

Qualquer dúvida me adicionem no msn também.

Abraços.

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Mensagempor qbrado » 26 Ago 2008 12:36

Leonardo, sei que realmente ela vale isso, com certeza.
Mas infelizmente pra mim foge do meu alcance, ainda mais que não vou necessitar do motor dela e outras coisas. Vai acabar ficando mais caro que comprar uma moto pronto elétrica made in china e turbinar ela com baterias melhores e tals, já que tem que da uma garibada nela depois de qualquer forma.

Mas fica aí uma boa opção pra quem esteja procurando uma.

Ontem fiz a compra dos materiais e assim que chegar envio fotos para vocês verem.

Alex/pessoal, por um acaso ja começaram a mexer em algo? O que necessita da minha ajuda q pode estar ao meu alcance?
Abraços

Tiago

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eleusmar
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Mensagempor eleusmar » 27 Ago 2008 13:43

qbrado,
estou aguardando com muita expectativa a postagem dos seus avanços.
Abraços
Eleusmar

rodrigo.aires
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Mensagempor rodrigo.aires » 28 Ago 2008 09:11

Ola a todos,

Silenciosamente tenho acompanhado esse tópico, pois adoro fazer tudo o que é meu...

Seguinte, não sou engenheiro elétrico e não tenho nenhuma noção de eletrônica, mas o conhecimento de muito tempo estudando o que acho por ai...

Considerando o motor:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=4570
Alem de ter um excelente preço…
Rpm/V: 215
Eficiência máxima: 60A
Carga máxima: 80A
Watts: 2220
Max/Watts: 2800

Estava rabiscando algumas coisas ontem, vejam se está correto:

Watts / Volts = Amps
2220 / 37 = 60
Watts / Amps = Volts
2200 / 60 = 37
Volts * Amps = watts
37 * 60 = 2220
Volts * rpm/V = rpm
37 * 215 = 7955

Tomando ele como base, podemos ter:
3 x 12v de 40 Amps
= 36v e 40 Amps

Agora minha duvida... temos que ter uma bateria que forneça exatamente os 60 Amps necessários? E o ESC? Deve ser 60 Amps ou 80 Amps ou até um maior?

Pela pratica, se ele consome 60 Amps e tenho uma bateria de 60 Amps a autonomia sem contar com atrito e outros fatores, duraria uma hora. Correto???

Cério que com bateria de carro, as de chumbo - acido, daria para fazer algo bem legal.
Obvio que ganharíamos peso, mas creio que se consegue fazer uma verdadeira moto usando esses esquemas e alguma espécie de caixa de câmbio.

Tenho algumas idéias na manga ainda...

Desculpe a ignorância mas não consigo achar essas informações em lugar nenhum...

[]’s a todos
T+

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Mensagempor alexcmag » 28 Ago 2008 10:06

Se o motor consome 60A, o ESC deve suportar de preferência mais que 60A, para consumir picos de partida sem superaquecer. Uns 80A a 120A iriam bem.

A bateria precisa conseguir fornecer 60A, mas aí tome cuidado com as medidas das baterias.

Baterias têm várias unidades de medida de características diferentes:

Capacidade, em Ah (ampére x hora), é uma unidade de "volume" de energia armazenada. Se você tiver uma bateria de 60Ah e consumir exatamente 60A, ele deve durar 1h;

Tensão, em V (Volts), é o potencial elétrico da bateria, esta parte é mais fácil de entender pelas nossas tomadas.

Descarga, em A (Ampéres), é a corrente que pode fornecer. Por exemplo, suponha um chuveiro de 4400W, ele exigirá uma corrente de 20A em 220V (a potência é igual à tensão multiplicada pela corrente).

A descarga também pode ser expressa em C, que uma unidade relativa que usamos nas nossas baterias. Uma bateria de 16C consegue uma descarga de 16 vezes a corrente nominal. Por exemplo, 2,2Ah 16C dá uma corrente de descarga de 2,2*16A = 35,2A.

Com várias baterias de moto em série dá para fazer sim, tanto que já fizeram.

Estas baterias (chumbo-ácido) têm a vantagem de ser relativamente baratas, mas são muito pesadas. Cada bateria de moto pesa uns 6Kg, juntando 4 para girar um motor brushless legal já dá 24Kg. Se for de carro, considere uns 75Kg...

Além disto, elas não gostam de descargas muito altas por muito tempo, normalmente 2C de descarga (isto é, uma bateria de 20Ah descarregando 40A contínuos) já está no limite.

Tudo isto tem que ser pensado...

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bike

Mensagempor qbrado » 28 Ago 2008 13:12

Com certeza é um ponto a se levar em consideração. As baterias, ao meu ver, será a principal dificuldade em relação a custos/peso.

Bom, enquanto o material não chega, estive matutando no suporte e como será a transmissão motor para a catraca. A minha intenção é deixar o motor com menos torção possível no eixo assim como o mais livre de vibrações oriundas de buracos e etc, para evitar o desprendimento de ímãs, que acho o pronto critico da utilização do mesmo. Imagine a bicicleta andando todos os dias, por paralelepípedos + buracos + depressões diversas, qual será o tempo de vida do motor? Essa é minha primeira preocupação. Como podemos minimizar essa vibração para o motor?


Com relação à bicicleta, estou querendo adquirir essa, por R$200 reais, usada.
Acho que é uma boa opção custo/benefício. O que acham?

Abraços

Tiago
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Mensagempor qbrado » 28 Ago 2008 13:18

Dando uma navegada na internet, encontrei esse site, onde a pessoa diz ter chegado a 52mph * 1,6 = 83 km/h mais ou menos.
É uma velocidade boa não né? Dêem uma conferida.

http://www.endless-sphere.com/forums/viewtopic.php?f=3&t=5156

Abraços,

Tiago

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Mensagempor fabio_sp » 28 Ago 2008 13:55

na boa, qbrado? esse velocidade numa bake e ate bem perigosa

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Mensagempor rodrigo.aires » 28 Ago 2008 14:51

alex, valeu pelas dicas...

qbrado,

deixa eu ver se entendi...

em questão a vibração do motor, faria um contra eixo com molas para assim reduzir a vibração no mesmo...

segue desenho que fiz, meramente ilustrativo...

em relação a velocidade, é totalmente insseguro numa bike chegar nessa velocidade, não pq ela não aguente mesmo pq temos bikes tipo caloi 10 que chegam a 90km/h numa boa, o problema é que estamos em um pais deficiente e qualquer pedrinha que se pegue nessa velo com uma bike é chão na certa!

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Mensagempor rodrigo.aires » 28 Ago 2008 14:55

caramba, num anexo...
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Mensagempor Sukyake » 28 Ago 2008 15:01

Acredito que 50km/h em uma rua boa de asfalto é o limite de segurança para bike aro 24" comum.

Mais que isso só se for uma bike com rodas bem balanceadas e alinhadas.

Além do mais... já corri muito com bike aro 20" a 30km/h... quantas vezes não perdi o controle ao atingir 40Km/h... começa a vibrar tudo, depois você zag-zaguei feito "elevon com fluter" e capota longe... muuuuuuuuuuiito longe se estiver numa descida... :lol:

Hoje eu não passo de 30km/h com aro 24", dei fim as loucuras que fazia em Barra Velha, pois a bike já está baleada demais...

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Mensagempor qbrado » 28 Ago 2008 15:35

Calma pessoal, eu não disse que quero atingir essa velocidade. Só coloquei mais um exemplo de conversão de bike para elétrica.

Com certeza uma velocidade em torno de 45km/h é o máximo necessário. Acima disso é muito risco para uma mera bicicleta, mesmo ela tendo freios a disco e etc.

Rodrigo, acho que não era bem esse esquema que eu quiz dizer. Mesmo porque quando, no seu esquemático, o motor oferecer algum tipo de torque as molas vibrarão tanto que a corrente provavelmente não terá esticamento suficientemente para prover a tração.
Vamos lá, vê se consegue entender meu racioncínio.

Caso seje uma bicicleta comum, sem amortecedores, o motor provavelmente vai esta montado no quadro da bicicleta, de alguma forma. Caso eu passe em um buraco, com certeza todo o quadro inclusive eu sentirei o baque. No nosso caso temos os joelhos, aquelas levantadinhas q damos para não sofrer tanto com o buraco. No caso do motor ele vai absorver parte desse baque sofrido, e com o tempo, pode gerar um certo tipo de esterese na "cola" do ímã com o motor, podendo esse vir a desprender.
O que eu estava querendo explicar, é que devemos fazer um sistema com um arranjo qualquer q minimize esses baques e aumente assim a vida útil do motor/imãs. Um desses sistemas poderia ser o da bicicleta q postei acima, que possui um amortecedor no quadro central, absorvendo assim parte do impacto e diminuindo o baque no motor. É uma das soluções. Agora sei que vocês são criativos e podem dar outras sugestões que serão sempre bem-vindas ok?

Entendeu um pouco o que eu quiz dizer com isso?
Infelizmente acabei de perder a oportunidade de comprar a bike acima que mensionei. Acho que realmente estava barata, tanto que o cara colocou pra vender ontem e hoje uma pessoa comprou na minha frente, que pena!! :-(
Agora estou a procura de outra. Quem souber de alguém de BH que esteja desfazendo de uma baratinha, mais ou menos nesse preço, fala pra conversar comigo ou pelo email: tiagofidelis@gmail.com

Abraços

Tiago

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Mensagempor rodrigo.aires » 28 Ago 2008 18:24

fala qbrado,

mas no deseim foi isso mesmo que quiz dizer...

o mototr não ficará solto. oque ficara móvel é o braço dele (onde ele esta preso)
a corrente que coloquei no esquema gira um sub-eixo que por si gira outro pinhao que porá em funcionamento uma segunda corrente, a de tração...

as molas não ofereceram vibração, a unica coisa que ficara diferente é na aceleração que o braço movel onde o motor fica, tenderá a descer ou subir (dependendo do lado do giro). oque se pode fazer ainda é colocar um pequeno amortecedor junto a esse sistema eliminando uma nas molas (a que segura o arranque do motor continua) e o amortecedor vai do mesmo lado evitando que o motor no arranque de uma sobrecarga de força e numa eventual pancada funcionará como a amortecedor de um carro...

entendeu tb oq eu tava querendo dizer no desenho? é complicado entender a cabeça dos outros mesmo!! rs ainda mais a minha!! hahahah

falow
[]´s

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Mensagempor Buts » 03 Set 2008 13:32

Atualizando o tópico com alguns cálculos enquanto não chega o material.

Achei aqui no Brasil uma montadora de bateria, e lá tem uma bateria náutica de 200A por 420,00. Como uma bateria de 90A pesa em média de 20Kg. Estimo essa pesar por volta dos 50Kg, logo duas vão dar 100Kg.
Como vou deixar a RD350 de lado e vou usar minha CBX200 Strada que pesa 120Kg com motor, portanto tirando o mesmo acho que enxugo uns 50Kg. Ou seja a moto sem motor com as baterias uns 170Kg + meu peso 75Kg = 245Kg. Será que o motorzinho da Hobbycity de 7000W a 48V. Será que com essas duas Baterias ligadas em série fazendo 24V com 200A. Será que leva os 250Kg ??? Estou preocupado na saída andando sei que vai, mas estou preocupado é com a moto parada.

Outros cálculos:

O motor tem KV: 180
Então 24V x 180KV = 4320 Rpm

Sabendo que minha roda é aro 18 + ou – 20Cm de raio
Então 2*PI*20cm = 125,6636Cm por cada volta da roda

Usando uma relação de Pinhão 15 e coroa 55 teremos 4320Rpm / 3,666 (redução) = 11783,396 Rpm

Então:
125,6636cm por volta x 11783,396rpm = mais ou menos 88 Km/h

Claro isso tudo em teoria. É isso mesmo ??

Bom eu gasto por mês com minha moto em combustível R$120,00 + 15,00 de óleo = R$135,00

Baterias 420,00 x 2 = R$ 840,00 se elas durarem 1 ano, afinal a taxa de descarga não vai ser nem 1C delas. Teria 840,00 / 12meses = R$ 70,00 por mês + energia para recarregar as baterias. Acho que saiu no lucro e ainda não vou poluir a natureza..

É mais ou menos na minha teoria doida está legal... Será que na pratica funciona ???
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