Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 03 Set 2008 14:20

Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...

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Mensagempor Buts » 03 Set 2008 14:30

[quote:2d064c617e="alexcmag"]Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...[/quote:2d064c617e]

Alexcmag, não é do que você vai montar não, mas sim das encomendas da china.. rsrsrsrs. As manetes, etc... Afinal vc precisa delas para testar..

Mas aproveitando, o que achou das minhas contas malucas ??? É mais ou menos aqui ali mesmo ???
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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 03 Set 2008 15:11

Acho que a resposta ficou meio fora de contexto... Tava distraído, li um post do qbrado em outra página acabei respondendo...

Enquanto não chegarem as manetes pretendo testar os sensores de corrente que já tenho, até porque preciso saber tudo deles para outro projeto.

Com relação a suas contas, considere que o Kv é em vazio, sem carga.

Com carga, a rotação deve cair uns 20% a 30%, portanto para 24V considere 3400rpm.

Com a redução de 3,666:1 cai pra 927rpm na roda, uns 70Km/h.

De qualquer jeito, acho 24V pouco. O ideal é trabalhar com 48V mesmo, a corrente fica menor, perde-se menos nos fios, a eficiência aumenta.

Quanto a levar 250Kg com 7000W, minha resposta é: com certeza.

Como comparação, considere que 7000W são 9,38HP. Tudo bem que é menos do que motos 125, mas a relação peso/potência fica em 26,6Kg/hp.

Não é muito comparado a motos ou carros esporte, mas é bem próximo dos 20Kg/hp do Corsa 1.0 que dirigia há uns 12 anos, e garanto que eu não ficava para trás do fluxo no trânsito urbano e saía na frente no farol verde.

Isto era em um motor com pouco torque em baixa rotação, mas motores elétricos têm muito torque disponível em qualquer rotação, portanto a mesma relação peso/potência com motor elétrico leva vantagem.

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Mensagempor rodrigo.aires » 05 Set 2008 13:55

fala pessoal,

tenho uma duvida, se utilizar esse motor, (7000w) e 4 baterias automotivas normais (12v ~50) daria certo? num to entendendo a do Amper... tenho que ter cerca de ~150A em cada bateria
12v*4baterias=48v
7000w / 48v = 145A ?????? ta certo????

Buts,

qual o esc que vai usar pra esse motor?

e onde vc vai pega (comprar) ele?

[]'s

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Mensagempor alexcmag » 05 Set 2008 14:24

7000W / 48V dá 145A.

Como as baterias estarão em série, você pode usar 4 baterias que aguentem fornecer esta corrente.

Baterias de chumbo-ácido aguentam normalmente picos de 5C, sendo recomendável descarga média abaixo de 1C.

Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h...

Como a densidade energética de baterias de chumbo-ácido é de 30 a 50Wh/Kg, provavelmente o conjunto (4 x 12V 30Ah) deve dar um peso de uns 29Kg a 48Kg.

Como fica tudo meio no limite e acelerar tudo ladeira acima ou com a roda presa gera correntes enormes, volto a destacar que é bom ter limites de corrente e potência para garantir a integridade do equipamento.

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Mensagempor qbrado » 05 Set 2008 14:34

Rodrigo, é isso mesmo.

No caso, pelo que li, baterias automotivas têm uma período curto de capacidade... ou seja, podem ser usadas no máx 20% de sua capacidade, e depois recarregadas.

Leia atentamente o que esta escrito abaixo:

[quote:340c6dc099]Vou falar sobre baterias chumbo-ácido, pois observo que a maioria das pessoas não faz a mínima idéia de como utilizá-las corretamente(..)
Este é um assunto que a maioria das pessoas não dá muita atenção e acaba estragando a bateria do seu carro sem saber o motivo.
Existem vários tipos de baterias chumbo-ácido, mas elas podem ser agrupadas em dois grandes grupos:
· Baterias de ciclo normal
· Baterias de ciclo profundo

A bateria de ciclo normal é a bateria automotiva que temos em nossos carros, ela é fabricada para sofrer descargas de no máximo 20 % de sua carga total e logo após ser carregada novamente.
Este tipo de bateria se for descarregada abaixo de 80% começa a sofrer processo de sulfatação e conseqüente perda de vida útil.
(..)
Se sua bateria for de 40Ah, (..), assim você
poderá gastar 8Ah e logo depois deverá recarregar a bateria.
Ok, mas o que eu posso fazer com 8Ah?
Se você tiver um Pack 3S1P de LIFE de 2300mAh (2300mAh = 2,3Ah), você poderá carregar no máximo 3 vezes:
3 x 2,3Ah = 6,9Ah, pois se carregar 4 vezes já descarregará demais a bateria do carro: 4 x 2,3Ah = 9,2Ah
Mas é muito pouco! Eu sei que é pouco, mas essa bateria é pra trabalhar assim e estimase que se você descarregar uma bateria automotiva metade de sua carga ela não durará nem 50 recargas.
(...)
Mas o que eu posso fazer? Você pode comprar uma bateria de ciclo profundo! Por
exemplo as baterias náuticas (desenvolvidas para alimentar os sistemas eletrônicos e elétricos de barcos). Nestas baterias você pode descarregar até 80% da carga sem estragar a bateria, (...)

(..)

[/quote:340c6dc099]

As palavras acima foram retiradas do nosso colega aqui do fórum: cassiorage
Para ler o texto completo, sem cortes entre aqui:

http://www.superhelis.com.br/editor/images/file/LiFe.pdf

Em relação ao ESC pode ser comprado na própria HobbyCity.com. Lá se tem os ESC com maiores custo/benefício que ja vi.

Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!

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Mensagempor rodrigo.aires » 05 Set 2008 16:37

então,

e se eu usar 4 baterias nauticas de 150A...

eu teria a watagem necessaria (até de sobra) e andaria as ~1:30???

agora fiquei com mais duvida ainda!

pq chegaria a esse tempo, qual o calculo?

[]'s

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Mensagempor rodrigo.aires » 05 Set 2008 16:46

Alex,

seguindo o topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46665&highlight=bike+eletrica

então qual seria a config geral?

bateria: 4x 12v 100A
motor: 7000W
ESC: 100A ou o de 200A da himodel????

[]'s

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Mensagempor alexcmag » 05 Set 2008 17:11

Tem que ver se não fica muito pesado em uma moto as 4 baterias de 100Ah...

O ESC Himodel de 200A é para baixa tensão (máximo de 30V, limite dos FETs), neste caso seriam apenas 2 baterias de 100Ah em série. Não achei na especificação do motor a corrente máxima, se chegar a 200A, é só tomar cuidado com os conectores e fios que rola. A potência ficaria limitada a uns 4800W neste caso.

O de 100A 12S da Turnigy já aguenta tensão maior, apesar de corrente menor, com certeza seria a melhor opção em termos de fios, conectores, menor perda de corrente, etc. já que 100A é uma corrente mais "razoável", dá para usar um fio de "apenas" 15mm² !!!

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Mensagempor osvaldoljunior » 05 Set 2008 21:10

[quote:33d1bb696f="alexcmag"]
Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h....[/quote:33d1bb696f]

Alex, como que se estima o consumo do motor em Wh pra fazer a conta de duração da bateria?
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com

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Moto ideal para converter para elétrica

Mensagempor Junior » 05 Set 2008 23:02

Deixo a dica para alguém que estiver a fim de converter uma moto para tração elétrica.
Tem um cara anunciando uma moto Aprilia RS50 ano 2000 no site do Mercado Livre. A moto está com motor fundido e foi arrematada num leilão e ele está pedindo R$3000,00 por ela. A mesma é vendida por R$9000,00 só que bem conservada.
A moto foi inspirada no modelo GP de 1100cc da mesma marca, tem quadro de aluminio tipo box, freio a disco dianteiro e traseiro, carenagem integral (para esconder as baterias), suspensão monochoque na traseira, muito bonita mesmo.
A moto pesa 89Kg (seca). Sem o motor e cambio pesa uns 65Kg.
Clique [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79690406-aprilia-rs-50-_JM]AQUI [/url] para ver a oferta no ML.
Acho que seria uma moto perfeita para conversão.
Mas tem que ver se a documentação e impostos estão em dia. Ele está vendendo como sucata!
Obs: Não conheço o proprietário da moto e não tenho nenhum envolvimento com esta oferta do ML.
Junior

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Mensagempor rodrigo.aires » 06 Set 2008 00:07

é Alex,

ficou a duvida ainda, qual o calculo que se faz para chegar na duração das baterias??? lembrando que usando baterias de ciclo normal!!!

outra coisa...

nesse caso então, nem compensa tanto pegar esse motor, no caso poderia pegar um de menor watagem???? ( <W = <$ = > :) ) certo?

ou melhor ainda... e se trabalharmos com mais de um motor???? tipo,
2 motores de 2200w por 60A por 36,6v (espec. do engine abaixo)
2 ESC de 60A (ou 80A ou 100A) me deem uma luz que num entendi essa parte de pico
3 baterias de 150A
1 servo tester ligado em Y
da certo???????????????

epecificações motor:
Size: 63mm Diameter x 105mm Length
Weight: 679g
Idle Current: 1.3A
Recomended Lipo Config: 10Cells
Constant: 235Kv
Shaft Diameter: 8mm
Max Efficency: 57A
Max Load: 80A
Max Power (W/60s): 2900
Suggested Prop: 22x12
Model Weight: 10kg (22lbs)

exemplo


Aprilia RS50 --- ixiiiii...

como sucata é muito dificil de levantar ela novamente!!!

num vou negar, é uma patcha motinha mas, "esquentar" a documentação novamnete e ainda ter de passar pelo IPT e detram para vistoria e testes da mais dor de cabeça e principalmente $$$$

olha o pepino ai...





+++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++
IPVA

Licenciamento Eletrônico Dados do Veículo
Proprietário REAL PREVIDENCIA E SEGUROS SA
Placa JUB-5926
Município 100-4 - São Paulo
Renavam 758930437
Marca/Modelo APRILIA/RS 50 RACING
Código do Ipva 0268020
Ano de Fabricação 2000
Combustível GASOLINA
Espécie PASSAGEIRO
Tipo CICLOMOTO
Procedência NACIONAL
Categoria PARTICULAR
Liberado para Licenciamento NÃO
Veículo já licenciado em 2008 NÃO

IPVA
Ano Valor
2008 199,99
2007 229,26
2006 209,79
2005 198,76
2004 209,07
2003 262,72
2002 297,17
Total 1.606,76

DPVAT
Ano Valor
2008 255,13
2007 184,54
Total 439,67

Taxas
Tipo Valor
Licenciamento 50,59
Total 50,59

Multas

Nada Consta

Total Geral 2.097,02
+++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++




agora, pra quem num ta nem ai pra isso, é uma boa mesmo!!!!

falo isso pq sei a dor de cabeça que da pra arrumar isso...

t+
[]´s

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Mensagempor Junior » 06 Set 2008 00:20

É, Rodrigo. Meu despachante falou a mesma coisa quando perguntei sobre a moto:
Vai dar trabalho!
Mas ... caramba!!! Como é que você conseguiu levantar a ficha desta moto tão rápido assim?!? E a essa hora?
Gostaria de saber esse truque!! rsrsrs

Quanto ao projeto desta moto, só para quem tem dinheiro e paciencia sobrando!
Não é o meu caso!
Junior

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Mensagempor Buts » 06 Set 2008 02:42

Muito melhor pegar uma RD350.. por menos de 1000,00 vc pega uma com motor ferrado, e documentação quando muito 1 ano só atrasada... Só que decidi em vez de gastar 800,00 em uma rd350 que estava negociando. melhor eu transformar minha Strada mesmo heheheheehehe esse money eu compro bateria..

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Mensagempor slackbr » 06 Set 2008 14:18

e o projeto da "Eletric e-voo bike" sai ou não sai ?

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Mensagempor alexcmag » 06 Set 2008 14:40

O ideal para moto com este motor acho que seria uns 4 x 12V 30Ah , mas como lembrado a respeito de descargas profundas, teria que ser uma bateria feita para isto, o que é difícil, mas acho que vale uma consulta em fabricantes de baterias como a http://www.barasch.com.br/ e http://www.unicoba.com.br

No caso de 48V, acho mais interessante o ESC Turnigy 100A 12S

Bateria de 100Ah é um bocado pesada, usar 4 em uma moto não me parece uma boa idéia.

Neste caso acho que seria melhor usar 2x12V 100Ah, com ESC Himodel 200A 7S.


Já tinha citado que 7000W é coisa pra caramba em motor elétrico pra uma moto. Dá para usar motores menores.

Usar dois motores com dois ESCs na mesma redução também é viável, é uma das possibilidades que previ para meu futuro giant de mais de 5m, colocar dois brushless parrudos em uma redução com correia dentada ou corrente, para usar motores e ESCs mais baratos.

Pena que é caro, mas o ideal em termos de durabilidade, peso, capacidade de descarga, etc. seria LiIon, LiPo ou LiPoFe.

Tá certo que a curto prazo estou nisto apenas como estudo de tecnologia, afinal não tenho carteira pra moto, nem tempo livre, e moro em apartamento, o que dificulta a montagem, carga de baterias, etc.

Ah, para cálculo de autonomia, imaginei que para andar a uns 50Km/h são precisos 1000W, o que em 1h dá 60KWh e 50Km.

logo, fiz uma estimativa tosca de cerca de pouco mais de 1,2Wh por Km de autonomia. Acho que é isto...

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Mensagempor Cesar-SP » 08 Set 2008 17:49

Moto eletrica em kits
http://www.youtube.com/watch?v=fo0kCwvyuH4&eurl=http://www.quantya.com/PAGES/eng/eng_home.htm

fabricante http://www.quantya.com/PAGES/eng/eng_home.htm
tem os parametros de bateria e motores que podem ser aproveitados em seu projeto
abs
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Mensagempor Buts » 08 Set 2008 18:41

Valeu, Cesar. Eu tenho bastante informações, mas claro que informação nunca é demais.. Mas como todos os outros projetos de motos são como motores Brushed.
"Axial Gap D.C brush" O custo fica muito alto, a opção de motor brushless se deve ao fato de ter o motor na hobbycity que promete 7000W a um custo de Us$ 149.00

Mas valeu.. consegui motor brush lá fora a um preço legal, mas no máximo com 750W. 1Hp em uma scooter fica legal, mas em uma moto. mais ou menos..

Motor como o deste video, eu vou pagar por volta de Us$ 500.00 os mais baratos.

[yt]Rzi4tL3QMWk[/yt]

Link do video: http://br.youtube.com/watch?v=Rzi4tL3QMWk

Por isso pensei, 149 para 500.. hehehehe prefiro o de 149 + esc sai mais barato.. rsrsrsrsrsrsrs

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Mensagempor Buts » 08 Set 2008 19:01

Achei, o preço de um projeto deste.. Retirado do site:
http://www.electricmotion.org

Motor:
2. Motor (Mars Electric: ME0709, 300 amps peak and 125 amps continuous, 24-72 VDC, brushed PM): $481

Pagina de venda do motor:
http://www.marselectricllc.com/me07091.html



Outro video de uma moto com 6 baterias :shock:

[yt]HWyumTVAQBY[/yt]
http://br.youtube.com/watch?v=HWyumTVAQBY
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Mensagempor Buts » 08 Set 2008 19:03

So para deixar o pessoal com mais vontade.. rsrsrsrsrsrs

Aprilia com baterias [b:dc5e17c5bd][color=red:dc5e17c5bd]A123[/color:dc5e17c5bd][/b:dc5e17c5bd]

[yt]_InVkkSySyA[/yt]


[yt]7k94cUd0HoQ[/yt]


[/b]
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Mensagempor qbrado » 08 Set 2008 19:10

Buts, só pra constar, acho que estas não as A123 mas são feitas de LIFE, mas não com a mesma tecnologia das A123. Elas não podem ser descarregadas/carregadas à 10C, mas foram feita em "larga escala" com grandes capacidades, por isso estão sendo muito usadas de forma mais barata.

As A123 são beem menores. Estou certo? E a manete? Chegou?
Abraços
Tiago

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Mensagempor Buts » 08 Set 2008 19:33

Bom, no video esta referenciando as A123. Agora cada celula de A123 de 2300mAh tem 3cm x 6,5cm.

Chegou sim.. Ja esta indo para Alexcmag da uma olhada.. Vc vai querer uma tb ??? posso pedir mais duas para pagar um frete so, ai vc divide com alguem..


Bom fui conferir no site do fabricante das A123 e olhe so:

http://www.a123systems.com/#/products/p3

[img:7edab785e1]http://a123systems.textdriven.com/product/image/3/medium/PHEV_Cell_2nd_view_smallcropped.jpg[/img:7edab785e1]

32 Series Automotive Class Lithium Ion™ Cells: A123Systems recognizes that the impending transportation revolution requires industry-specific solutions. To that end, we have developed two Automotive Class Lithium Ion cells, the high power AHR32113M1Ultra and the more energy dense AHR32157M1HD.

These two cells, designed for HEV and PHEV applications offer very low cost per Watt and Watt-hour, respectively.

The AHR32113 uses the new Ultra electrode design, offering yet higher power over that seen in the traditional ANR26650M1.

Alternatively, the 32157 uses a more energy dense electrode, geared for the higher energy requirements of the PHEV marketplace, while not sacrificing the power capability needed for charge-sustaining operation.

Full specifications may be available under NDA.

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Mensagempor qbrado » 09 Set 2008 08:28

Quero com certeza vou querer. Já deixo a pergunta se alguém mais quer... aparecendo vou pedir a tua ajuda!!!

Minha encomenda está até hoje na fiscalização aqui em Belo Horizonte, vai vir bomba por aí, já que aqui cobra-se além dos 60%, 25% do DAE sobre o outro imposto por cima. Ou seja, quaaase que passa dos 100%.

Estou achando que não vou usar o motor que comprei, depois dos cálculos e explanações do Alex e de outros artigos que li, 6000kW vai ser demais para minha BIKE. Deixa ele chegar que agente da uma olhada.

Quanto às A123, pelo que vi, essa bateria que vc mostrou ainda não está disponível para venda, não que eu tenha achado. Eu falei que não era a123 pq vi em um tópico dos EUA sobre bike eletrica, uma bateria grande, muito maior q as de 2300mAh A123, que eram de LIFEPO4 mas não tinha a grande capacidade de descarga das A123, mas nem por isso eram ruins, e são fabricadas com maiores capacidade, em torno de 5Ah. Agora não tinha informação do fabricante nem mesmo onde comprá-las.

Abraços

Tiago

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Mensagempor alexcmag » 09 Set 2008 09:54

qbrado, nada diz que você tem que usar a potência total do motor.

Se você deixar o motor rodar com metade da potência máxima ele trabalhará frio e provavelmente será mais eficiente.

A solução de acelerador inteligente permite usar na verdade qualquer motor, ESC e bateria e limitar a corrente e potência

Há algum tempo vi em algum programa do Discovery Channel a fabricação de baterias LiPo, e eram mas células enormes, do tamanho de um livro. Imagino que sejam para aplicações automotivas, em veículos elétricos ou híbridos, pois não é comum usar baterias de tecnologia tão atual em produtos mais "comuns".

Se alguém achar células LiPoFe de baixo custo a partir de 10C já seria bem útimo para este tipo de aplicação. Neste tipo de uso, exceto para moto dragster não é necessário mais do que isto de descarga, já que ninguém vai querer uma autonomia de poucos minutos.

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Mensagempor osvaldoljunior » 09 Set 2008 10:17

Dem uma lida, pode ajudar, motocros eletrica com mais de 2 horas de autonomia ou 50Km!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=921156


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