Moto-planador - Sistema engenhoso!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Moto-planador - Sistema engenhoso!

Mensagem por betodebem »

Muito legal o sistema do cara, acho que é feito com elástico, bem bolado! :D

http://br.youtube.com/watch?v=JyiJfacXX_I&feature=related

Abraços,

Beto
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Tem o princípio dos planadores full scale. Parece que no modelo se levanta pelo empuxo da hélice e volta pela gravidade.

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Eu acho que volta com elástico... :)
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Interessante mesmo.

Tambem acho que tem um elastico ali, mas nem precisava pois o vento aparente ja ia jogar o motor pra tras e a gravidade ajudaria a deixar ele travado fechado.

Se o motor nao tiver freio eu acho que essa helice aí vai ficar rodando durante o voo.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

parece que o cara usa o "speed brake"

http://br.youtube.com/watch?v=O_lvsaLL1iI&feature=related
Avatar do usuário
Rubens Sayegh
membro
Mensagens: 945
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 2:49 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Rubens Sayegh »

E o CG? Como fica quando em vôo com motor e sem motor?
Também pergunto se a hélice, ao parar em qualquer posição, não teria perfil suficiente para afetar o vôo?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:5ccdb77ef3="Rubens Sayegh"]E o CG? Como fica quando em vôo com motor e sem motor?
Também pergunto se a hélice, ao parar em qualquer posição, não teria perfil suficiente para afetar o vôo?[/quote:5ccdb77ef3]

Pensei nesses problemas e devem existir sim.
Acho que o CG é o pior deles, essas engenhocas sempre tem problemas, e o fio do motor? tanto abre e fecha que vai chegar uma hora ele irá romper certamente, fora o fato de que o a caixa que aloja a haste e o motor está localizada justamente na parte mais estrutural do modelo.
Abs,
EY
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Sinceramente, eu acho que a "economia" de arrasto não compensa todos esses contratempos.
Já vi muito motoplanador voando maravilhosamente com uma "helicezona" parada e aberta em cima da asa, depois que ser tira o motor.
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

O problema é o CG,
mas o motor se levanta com o proprio empuxo dele.
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Um pequeno contra peso dentro da fuzelagem que é puxado para traz pelo motor pode equilibrar o CG
Responder