Links e referências sobre CNC!!!

CNC de diversos tipos, incluindo fresa, fio quente, impressão 3D, laser, etc.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:b9eb16ef00="§§*SNAKE*§§"]eu sei q é muito mais legal construir uma máquina cnc, mas para quem não conhece muito eletrônica como eu, será q não tem nenhum lugar q venda pronta e barata???[/quote:b9eb16ef00]

não é uma questão de conhecimento profundo, sabendo soldar e distinguir os componentes, já podes partir para a montagem, hoje se paga 400 reais por uma eletronica completa, 2 placas completas e 4 motores, para a fresadora tenho uma placa xyz, da iorobotica que nunca usei entrou numa troca por uma C4 vendo troco, esta só ocupando espaço, acompanha 3 motores tipo nema 17 de 12 volts 200 passos, troco por material de elétrico, servo, receptor tecetera... qualquer coisa funcionando, dá uma olhada de como montei as primeiras, as fotos não são uma brastemp mas dá para pelo menos ter uma idéia, naquele tempo a eletronica se gastava 1.000 hoje esta por 1/3 .. do preço inicial, quelquer dúvida quanto a cnc é só perguntar, se souber informo se não souber vamos aprender juntos...

http://geocities.yahoo.com.br/albertocmotta/fotos/Fotos/cenece/

abraços motta
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

[quote:812ca19ce2="motta"][quote:812ca19ce2="§§*SNAKE*§§"]eu sei q é muito mais legal construir uma máquina cnc, mas para quem não conhece muito eletrônica como eu, será q não tem nenhum lugar q venda pronta e barata???[/quote:812ca19ce2]

não é uma questão de conhecimento profundo, sabendo soldar e distinguir os componentes, já podes partir para a montagem, hoje se paga 400 reais por uma eletronica completa, 2 placas completas e 4 motores, para a fresadora tenho uma placa xyz, da iorobotica que nunca usei entrou numa troca por uma C4 vendo troco, esta só ocupando espaço, acompanha 3 motores tipo nema 17 de 12 volts 200 passos, troco por material de elétrico, servo, receptor tecetera... qualquer coisa funcionando, dá uma olhada de como montei as primeiras, as fotos não são uma brastemp mas dá para pelo menos ter uma idéia, naquele tempo a eletronica se gastava 1.000 hoje esta por 1/3 .. do preço inicial, quelquer dúvida quanto a cnc é só perguntar, se souber informo se não souber vamos aprender juntos...

http://geocities.yahoo.com.br/albertocmotta/fotos/Fotos/cenece/

abraços motta[/quote:812ca19ce2]

pergunta idiota: qual é a diferença entre cortador de isopor cnc e fresadora??

com esses equipamento q vc está vendendo dá pra fazer um cortador de isopor cnc???
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

A placa xyz é somente para uso em fresadoras, a cortadora de isopor utiliza só dois eixos o X e o Y , são dois X e dois Y, a fresadora usa para corte e desbaste uma ponta que é a fresa, tipo uma dremel etc.. já a cortadora de isopor trabalha com fio quente. Para a cortadora de isopor eu uso a C4 que se adapta a maioria dos programas que estão por ai..


abraços motta
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

motta,

se eu comprasse o seu equipamento oq faltaria pra completar a montagem de um cortador cnc??

qual é o preço do material q vc ta vendendo???
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

A placa xyz não é para as cortadoras, é usada para fresadoras, uma cortadora tem dois eixos, só que estes estão em pares., 150,00 reais placa acompanhada por 3 motores.
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

com uma fresadora dá pra fazer aeromodelos de isopor???

q material faltaria pra terminar de construir a fresadora??
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Nunca tentei,
sempre uso a cortadora, a fresadora é mais modelos em madeira, corta as peças como cavernas nervuras etc.. pode até esculpír peças em isopor, ou cortes em deprom... uma fressa seria mais usada para esculpir peças já a cortadora é para cortar peças com fio quente...ou seja isopor e similares, a fressa dependendo da mecânica desbasta materiais como aço etc..

abraços motta.
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

Terminei de montar minha fresadora!!!
Fiz um primeiro teste cortando uma peça de isopor P0 de 5mm, usei uma fresa de 1,3mm de diâmetro e o resultado ficou bem legal, logo estarei testando outros materiais como balsa e placas de fibra.

Na construção da fresa eu utilizei 3 motores de passo de 4,5kgf.cm, o fuso é uma barra de rosca de 3/8", as guias são de barras de 1/2" com rolamentos inclinados, a placa controladora é a mais simples possivel, só utilizei alguns tips e resistores(phase drive) e para o desbaste eu utilizei uma dremmel.
Anexos
Fresadora-1.JPG
Fresadora-1.JPG (28.21 KiB) Exibido 25368 vezes
Fresadora-1 (1).JPG
Fresadora-1 (1).JPG (34.46 KiB) Exibido 25367 vezes
Fresadora-1 (2).JPG
Fresadora-1 (2).JPG (25.73 KiB) Exibido 25367 vezes
Fresadora-1 (3).JPG
Fresadora-1 (3).JPG (33.15 KiB) Exibido 25368 vezes
Marco Aurélio Ribeiro Jr
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Jul 02, 2004 10:50 am

Mensagem por Marco Aurélio Ribeiro Jr »

karak
qnd fiz o topico, n sabia q iria encontrar tantas informações
sobre cnc aqui, faz um bom tempo q não entro nesse topico
ja tinha esquecido, pois bem n fiz "ainda" uma fresadora
por falta d tempo mais agora estou um pouco mais livre para tal experiencia!!
Caro Rodrico!!!!!!
Bonita construção!
Ond concigo uma planta da estrutura q vc fz?
ql o tamanho dela?
ql a o tamanho da area de corte da sua fresadora?
tem como botar as dimenções para mim basear?
eu espero fazer uma q tenha uma grande area de corte, soh q surjiu a duvida
"o q define a area d corte da fresadora" a placa ou software ou tamanho da estrutura?????

me manda um email ou me add no msn
marjr_13@hotmail.com
Obrigado Amigos
Avatar do usuário
Rodrigo2004
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Abr 16, 2004 12:50 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Rodrigo2004 »

[quote:832431a365="Marco Aurélio Ribeiro Jr"]
Ond concigo uma planta da estrutura q vc fz?
ql o tamanho dela?
ql a o tamanho da area de corte da sua fresadora?
tem como botar as dimenções para mim basear?
eu espero fazer uma q tenha uma grande area de corte, soh q surjiu a duvida
"o q define a area d corte da fresadora" a placa ou software ou tamanho da estrutura?????

[/quote:832431a365]

A minha área de corte não ficou muito grande, depois que ela ficou pronta eu percebi que poderia ser maior, o que vai definir é o tamanho da sua estrutura, a placa e o software vão ser iguais para qualquer tamanho que você fizer. Eu acho que tenho alguns desenhos da fresadora em .dwg, depois eu posso te mandar por e-mail.
A área de corte da minha ficou em 460 x 260mm
Responder