Qual o seu procedimento de pouso ? Conte aqui.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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fabiofleal
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Qual o seu procedimento de pouso ? Conte aqui.

Mensagem por fabiofleal »

Pessoal,
O objetivo deste topico é trocar informações que possam ajudar a aprimorar nosso mais critico procedimento: O pouso.

Eu costumo iniciar pela trimagem: Deixo meus aeros trimados p/ voar nivelados com pouco mais de meio motor e ligeiramente picados a meio motor, p/ pemitir uma razoável penetração nas rajadas em finais longas.

Pouco antes da curva da perna do vento, diminuo pouco a pouco o motor, deixando o profundor "solto". Daí, vou tirando motor click por click e observando a atitude do aviao. O objetivo é deixar ele vindo em um leve mergulho.

Meus aeros de trem triciclo, venho trazendo assim, com motor suficiente p/ uma leve picada, sem picar o profundor.

Proximo ao solo, começo a nivelar o aero, tentando manter a horizontal, mas sem entrar em pre-stall. Busco faezr o arredondamento só quando estiver perto de tocar o solo, com uma cabrada mais forte.

Nos aeros de trem convencional, deixo picando até o ultimo instante nivelando bem suavemente quando prestes a tocar o solo.

Mas isso tudo depende de eu acertar a parte da curva da perna do vento. Toda vez q eu erro lá, estraga todo o resto do pouso. É importante vc sentir a inércia do aviao p/ que ele venha deslizando na rampa correta, como se o ar fosse um escorregador de parquinho. Esta é a minha impressão.

E vocês ?


Abarços.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Rafael Cotrim
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Mensagem por Rafael Cotrim »

o meu é aquele que quando você menos espera o aero esta no chão e a helice um pedaço para cada lado hehe como aconteceu hoje!!!
eu alinho o aero contra o vento, tiro o motor...e deixo ele descer naturalmente apenas evitando q estole, quando esta 1 m do solo corrijo com o prof. e sempre trabalhando aileron e leme.
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Costumo fazer as penas com leme, usando o aileron só pra algumas correções!
Glissar? Muito raro precisar mesmo na hora do pouso... faço só de brincadeira durante o vôo!

Motor? Depende muito do modelo...
Acrobático é sempre calçado, mas se for um treinadorzinho da até pra cortar o motor e dar algumas aceleradinhas quando julgar necessário...

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
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marinho
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Mensagem por marinho »

Nem sei....dou sempre um jeito na hora!
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Eu faço tudo isso aí em cima... E depois levo o que sobrou para o carro e pego o CA...
Sou especialista na manobra "CHOQUE e arremetida"...
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Zoil Junior
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Mensagem por Zoil Junior »

Pois e com os meu biplano e ainda pior .
O meu Nielport já foi reparado a frente umas tres vezes.
Estou descobrindo que a cada pouso albatroz ele fica melhor :lol:
Quando toco o solo e necessário cabrar o profundor ao máximo para freia-lo e segurar a calda no chão sem que ele leve um baita capote.
Ate hoje só o Miro e o Elbert e eu uma única vez conseguimos pousa-lo sem que tombasse.
Mais ainda bem que inventarão a C.A :lol: .
Quando comecei a pilotar pensei que era difícil subir, mas o dificil e descer intacto :oops:
Uma das mais belas compensações da vida é que “nenhum ser humano pode ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo”.
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-=|Novelli|=-
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Mensagem por -=|Novelli|=- »

Alinho com a pista, contra o vento, e deixo ele vir a meio motor. Quando está para tocar no solo, dou uma pequena aceleradinha de 2 ou 3 clicks (flare) só para corrigir o angulo de ataque, evitar o stall e pousar curto.

Quando dá errado, vou ate a pista, recolho os cacos, daí é epoxi ou CA :mrgreen:
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Costumo também pousar por etapas.... Boing (1ª etapa), Boing (2ª etapa), Boing (3ª etapa), etc.....
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

[quote:6e2c7234db="claudiorfernandes"]Eu faço tudo isso aí em cima... E depois levo o que sobrou para o carro e pego o CA...
Sou especialista na manobra "CHOQUE e arremetida"...[/quote:6e2c7234db]


AHahahahaahaahahahahahhahahahha
Vou repassar o termo"CHOQUE e arremetida..." hehehe
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

Já diz o ditado : O vôo perfeito é aquele que começa e termina no nível do solo.
Mas é mais ou menos como sexo, na hora a gente vê o que dá pra fazer.
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