Curso de Piloto Privado PP (dúvidas)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
construsenador
membro
Mensagens: 680
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 8:32 pm
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Mensagem por construsenador »

[quote:445eb907c3="Gilberto"]Construsenador, antes de qualquer decisão sobre a carreira de piloto é importante saber de alguns pontos;
- entre pela porta, assim você será mais respeitado, não é legal pular a cerca, você será mal visto.
- nenhuma empresa séria irá contratar um PP, mesmo para voar de graça.
- procure um aeroclube (no seu perfil não consta de onde você é, nem a sua idade) e pegue todas as informações sobre o curso teórico e o prático e calcule o custo. Quem desejar ser um piloto comercial, não deve ver o custo como despesa, mas sim como investimento. Tirar uma habilitação de piloto comercial, sai mais barato do que cursar uma boa faculdade particular. Entre uma carreira e outra, é uma questão de escolha.
- como foi citado acima, é fundamental fazer a inspeção de saúde, para tirar a CCF. Assim você já sabe se tem algum impedimento físico ou não para a sua carreira, evitanto uma decepção posterior.
- a medida em que você for se entrosando com o meio aeronáutico, irá se familiarizar com tudo o que diz respeito à atividade aeronáutica e poderá se programar melhor.

Se é isso mesmo o que você quer, vai fundo, não desista diante das dificuldades, enfrente-as e vença-as, pois somente quem tem perseverança consegue chegar lá.
Todos os pilotos, sejam civis ou militares, chegaram ao que são porque insistiram em alcançar seus alvos.
Se esta for a sua escolha, espero um dia poder cumprimentar o piloto de uma aeronave em que eu vá viajar e poder dizer ... "conheci o comandante deste avião no E-VOO".

Sonhe alto e vá em frente.[/quote:445eb907c3]

gilberto antes de tudo parabens pela explicação q me deixou mais animado!!!

eu ja me informei sobre algumas coisas...
curso PP no aeroclube do ceará = 1.600 R$
hora-aula no aero boero = 280 R$
CCF na base aerea de fortaleza = 301 R$
passagem para fortaleza - ce = 27 R$ (só pra constar)
curso completo com aulas e ccf = 11.700.00 R$


eu sou de senador pompeu - ce e tenho 17 anos... posso fazer o pp e ingressar no pc sem problema com essa idade???

gilberto eu tenho uma duvida aqui, no aeroclube do ceará se ja tiver o curso PP basta 35 horas de voo pra tirar o brevê...

na pag do curso de PC diz as mesmas exigencias (35 horas) então no caso de ja ter o brevÊ de pp eu iria apenas fazer o curso PC pra começar entrar em operação é isso???


PILOTO PP
http://www.aeroclube.com.br/index.asp?id=4&codigo=11
PILOTO PC
http://www.aeroclube.com.br/index.asp?id=4&codigo=12

c poderia ver essa duvida pra mim???? esses custos q citei estão corretos e quanto acrecentaria mais aí nesse numero pra fazer o curso de PC vc teria uma base???
...
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

Cara, essa hora do boero não ta meio cara? Quanto ta ai no ACSP gilberto?
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

construsenador,

Tambem me insteresso pelo assunto. Assim como voce tenho 17 anos, tambem queria saber qual a idade minima para ingressar em tais cursos.

No momento nao estou vivendo no Brasil, volto para o pais em 2 anos, vou averiguar aqui na Bolivia quais os custos e se há ou nao covalidaçao dos cursos aqui realizados.

Uma outra opçao tambem muito boa seria a parte militar, citada pelo Gilberto. Se nao me engano a AFA pode ser cursada depois que tenha o 2º grau completo. Nao é facil ingressar e nao é facil passar na parte médica, mas assim como disse o Gilberto, nao existe nada que nos impessa a fazer qualquer coisa, é só focar e ir fundo :D

Qualquer novidade deixe-nos saber, tenho muito interesse no assunto mas nunca pesquisei sobre tal.

Abraço.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Bom,

Estou começando a pesquisar sobre isso agora e queria tirar algumas duvidas as quais você já parece saber, sao elas:

O CFF seria a parte medica correto? Pode ser realizado em qualquer instalçao aerea militar ?
Já sabe quais sao as exigencias? Grau de astigmatismo etc...

Para o PC é obrigatório que tenha cursado o PP ? Ou se pode realizar o PC diretamente?

Existe mais alguma exigencia para trabalhar na area além do certificado de conclusao do PC ( Seria o Brevê? ) ?

Abraço.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Piloto Privado - Teoria

O curso teórico de piloto privado é o primeiro passo para a carreira aeronáutica. O curso é ministrado em nossa sede em Eldorado do Sul, às sextas-feiras das 19:00 às 22:00 e aos sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00 e em alguns domingos, caso precise aula de reforço. A duração média do curso é de três meses e meio.

Pré-requisitos
- Idade mínima de 17 anos;
- 1 º grau completo;

Isso é no aeroclube de Eldorado do Sul, curso para PP.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

E para PC:

Pré-requisitos
- Idade mínima de 18 anos;
- 2º grau completo;
- CHT de Piloto Privado de Avião (PPA), no momento da inscrição na banca.
Avatar do usuário
FELIPE BARROS
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 3:06 pm

Mensagem por FELIPE BARROS »

Bom, já tive todas essas dúvidas e já passei por todos esses desafios e hoje minha profissão é piloto de jato.

Vamos lá:

-Não tente ser mais espertos que os outros..não é fácil assim.
-Três coisas são imprenscidíveis na aviação: dinheiro, network (contatos!) e competência.
-Não está fácil arrumar um emprego como piloto, a concorrência está grande, mas se é seu sonho: vá em frente!

Ao contrário do que disseram acima, no exame de saúde não vai te reprovar "Por qualquer mínimo detalhe", mas é o primeiro passo!

Se tiver qq dúvida, estou a diposicão.

SUCESSO!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Acesse este site:
Curso de navegação aérea grátis.

http://www.treinointerativo.com.br/aviacao/
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

35 horas é o mínimo exigido pela ANAC para se poder "checar" o voo prático, não é uma exigência que se faça com este número de horas. De fato, não é muito comum que os "MANICACAS" chequem com estas horas, geralmente o fazem com 40 ou até mais de 50 horas.
Para tirar a licença de PC serão necessárias 150 horas, incluindo as feitas durante o PP.
É necessário primeiro tirar a licença de PP para depois fazer a prova de PC.

Com 17 anos pode começar a voar, mas não poderá solar (voar sozinho), isso só com 18 anos.

A hora de Boeiro em Fortaleza está dentro da faixa cobrada em alguns aeroclubes. No Aeroclube de São Paulo estamos em promoção com a hora a R$199,00.

Como disse o Felipe acima, não é fácil conseguir emprego de piloto, ainda mais com poucas horas de voo, mas também não é fácil um recém formado em uma faculdade conseguir um bom emprego sem experiência. O melhor item em um currículum de piloto é o número de horas registrada na CIV (carteira individual de voo). Ou seja, quanto mais horas de voo melhor.
.
Avatar do usuário
Ralph
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 1:55 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ralph »

[quote:0dc49c6955="Gilberto"]35 horas é o mínimo exigido pela ANAC para se poder "checar" o voo prático, não é uma exigência que se faça com este número de horas. De fato, não é muito comum que os "MANICACAS" chequem com estas horas, geralmente o fazem com 40 ou até mais de 50 horas.
Para tirar a licença de PC serão necessárias 150 horas, incluindo as feitas durante o PP.
É necessário primeiro tirar a licença de PP para depois fazer a prova de PC.

Com 17 anos pode começar a voar, mas não poderá solar (voar sozinho), isso só com 18 anos.

A hora de Boeiro em Fortaleza está dentro da faixa cobrada em alguns aeroclubes. No Aeroclube de São Paulo estamos em promoção com a hora a R$199,00.

Como disse o Felipe acima, não é fácil conseguir emprego de piloto, ainda mais com poucas horas de voo, mas também não é fácil um recém formado em uma faculdade conseguir um bom emprego sem experiência. O melhor item em um currículum de piloto é o número de horas registrada na CIV (carteira individual de voo). Ou seja, quanto mais horas de voo melhor.
.[/quote:0dc49c6955]

Eu já me inscrevi para fazer o curso de PP no Aeroclube de SP, mas antes de começar o curso teórico tive que cancelar a inscrição pois iria fazer aos sábados e infelizmente tive que começar a trabalhar nos sábados :( . Mas mais pra frente pretendo fazer o curso pra PP e depois PC quem sabe. Deve ser muito legal, seu eu pudesse teria começado o curso como vcs com 17/18 anos, acho que vale muito!!

Gilberto, vc é instrutor de vôo lá?

Abraço,

Ralph.
Responder