Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:a03bc8eb8b="Ericfly"]ô loco, que empolgação! Já teve até comparações com scooters!
Respondendo às perguntas:
ESC, baterias etc.: veja o primeiro post, na página 1
Posição e sistema de montagem do motor: vide página 3, as fotos de uma bike que o Buts postou. Será no mesmo esquema: motor onde seria um bagageiro.
Tchello, a correia é curta, é isso mesmo. É da primeira redução. Como dá pra ver na útima foto que eu postei, a correia fica entre o motor e o eixo intermediário.
Do outro lado do eixo intermediário tem uma catraca, na qual vai uma corrente comum de bicicleta, que liga este eixo à coroa que está na roda, como no esquema da página 3, supracitado.

Abs

Eric[/quote:a03bc8eb8b]

Concordo com você, neste projeto com certeza a transmissão por corrente é a melhor idéia.
Temos que pensar que já serão uns 24kg a mais na bike... um CVT eficiente, feito da maneira correta custaria mais uns 7~10kg nessa conta... totalizando uns 34kg.
Como as partes de peso ficam muito acima do eixo das rodas, a dirigibilidade ficaria muito estranha...

Se quiser fazer uma transmissão, faça por corrente, que já existe para bicicleta e é só adaptar no eixo da primeira redução...
Ficaria:
Motor -> Polia Condutora -> Correia -> Polia Conduzida // No eixo um pinhão com catraca de 5 velocidades -> corrente -> Coroa simples fixa na roda.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Eric, você vai deixar uma parte do eixo do motor para trás para deixar uma hélice jogando ar para refrigerar o motor ou vai fazer sem refrigeração, igual o das fotos da pg. 3?

Acho que a refrigeração seria bem vinda, pois apesar de perder um pouco (muito pouco) de potência, vai dar uma vida útil maior ao motor...
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Ola pessoal!
Estou querendo também entrar nessa!
Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...
Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)
Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).
Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah
O que acham?
Só para me divertir mesmo...

Abraços
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Ola pessoal!
Estou querendo também entrar nessa![/quote:7198fdc76b]
Opa, bem vindo ao grupo dos que querem uma E-bike ;)

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...[/quote:7198fdc76b]
Tem que cuidar com a simplicidade em demasia... motorizada a bicicleta tem mais peso, mais velocidade, então é bom se atentar a segurança em primeiro lugar e não tanto ao preço.

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...[/quote:7198fdc76b]
Eu peso 50, mas mesmo assim to pegando um motor hub de 1000w... é muito mais difícil para o motor quando a cidade tem subidas e morros...rsrs
É seu caso? Como é o nível de sua cidade?

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)[/quote:7198fdc76b]
Esse esquema de transmissão é usado pelo pessoal que usa o motor GPB e GPA da Bosch. Tem bastante perda por calor e atrito e desgasta o pneu... Eu recomendaria para você um motor HUB Brushless, que vai na roda realmente.

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).[/quote:7198fdc76b]
Acho que esse esc não vai dar conta, os motores em atrito com a terra costumam dar uns picos de energia bem grotescos... Coisa para qual os escs não foram projetados, já que são para aeros. Pode ver que ESCs de automodelos suportam uma corrente maior.

Ah, e o sistema de freio já existe, segue lá embaixo do post o link para o conjunto que quero comprar, que usa esse sistema de freios que desligam o controlador.

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah[/quote:7198fdc76b]
Uma bateria 12v 15A não aguentaria o motor por muito tempo...
Para você ver, o motor Hub que eu mencionei tem 1000w (pouco a menos do que o que você pretende usar), usa 48V e baterias de 15A, sendo que a corrente é menor quando a tensão é maior.

Além do mais, você pode usar baterias de nobreak com amperagens grandes, montando um pack com elas.
Baterias de carro costumam ter líquido dentro e não podem ser viradas, enquanto baterias de nobreak normalmente são de gel e podem ficar até de cabeça para baixo...

[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
O que acham?
Só para me divertir mesmo...[/quote:7198fdc76b]
Acho que este conjunto deve ser melhor estudado...




[size=18:7198fdc76b]URLS:[/size:7198fdc76b]

Kit para Bike Elétrica 1000w 48v: [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131819828-bicicleta-eletrica-1000-w-de-potncia-kit-p-converso-bike-_JM]LINK[/url]
O vendedor é MercadoLider e já tem diversas vendas, então é garantido.
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Muito obrigado pelas dicas sputnicker!
A cidade que eu vou andar com a bike é sem muitos morros... Claro, tem algumas subidas, mas nada muito inclinado... O que for muita subida eu vou dar aquela ajudinha com o pedal...
Eu queria mais era meter a mão na massa... Como um "faça você mesmo", comprando kit fica fácil demais...
Para você ter noção, não quero nada mais sofisticado do que isso: http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/diy-electric-bicycle
É muito simples MESMO!
Quero só para ajudar um pouco nas subidinhas e chamar a atenção do pessoal...heheeh
Abraço
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

Para ilustrar, o post estava no anuncio da HK.

Here is a mini-bike scooter fit with this motor:

I run a pair of them on my bicycle, with 16 6S5Ah LiPo packs. This fellow is running a single one at 12S. It still goes pretty well.

http://www.youtube.com/watch?v=1elKhAddogA&feature=player_embedded
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

14cv de potencia em um patinete??? Isso é muito inesperado e sutilmente inútil...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Respondendo às perguntas:
1 - o conjunto não vai pesar 24kg, mas algo em torno de 12 a 14kg, no máximo.
2- existe esse esquema de colocar um motor girando um rebolo que encosta no pneu. Problemas:
a - gasta o pneu, se o motor for muito forte
b - se a roda desalinhar, vc terá problemas. Cedo ou tarde ela vai desalinhar...
3 - o conjunto é subpotenciado na esperança que o motor não aqueça. A priori, nada de ventoinha. Se um dia precisar... aí ei vejo como fazer.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

12 a 14kg? Vai usar suportes de alumínio e bateria lifepo?

Só um conjunto com 4 baterias gel de 12v 12A tem 10kg, baseando-se que cada bateria tenha 2,5kg...
O resto, como você falou, aprox 14kg...

Total: 24kg ;)

Essa construção vai ser molezinha pra você... qualquer dúvida posta aí que tentaremos ajudar!
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

acompanhando
Responder