Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 17 Mai 2010 20:34

O projeto está comigo provisoriamente, mas como a DAC tem uma técnica toda especial em completar os finais de semana com atividades em todos os horários (e eu fico torcendo para a segunda-feira chegar logo, assim consigo pelo menos descansar na hora do almoço). Como o próximo não tem nada planejado devo seguir as próximas fases.

Basicamente a bicicleta ganhou um acelerador no guidão e uma caixa de controle semelhante a um servo-tester, mas com um programa personalizado e sensor de corrente.

Basicamente, ao acelerar esta caixa detecta a posição do acelerador e aumenta a aceleração, mas mantém o consumo abaixo do limite do sistema de forma que não é preciso tomar cuidado com a corrente de partida, ou com subidas, etc., basta acelerar.

Outro "plus" é cruise control, que permite manter a posição do acelerador sem as mãos no guidão, e pode ser desativado ao apertar o botão de novo, ou ao acionar um dos freios.

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Rafael Mariano da Silva
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Mensagempor Rafael Mariano da Silva » 19 Mai 2010 10:24

Muito legal!
Vai postando as melhorias feitas passo a passo (de preferência com fotos... hehe). Este projeto é interessantíssimo, acredito que bastante gente está acompanhando e aprendendo mais um pouco.

E parabéns a todos pela criatividade.

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geanjox
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Mensagempor geanjox » 20 Mai 2010 12:33

pode dirigie um bicilceta elétrica ou a combustão sem carta? ( de menor)

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Mensagempor Sputnicker » 21 Mai 2010 07:51

Não.

Qualquer veículo motorizado (incluindo bicicletas) precisa ter carteira de motorista.

Inclusive já existe resoluções sobre veículos elétricos, incluindo bicicletas.

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Mensagempor alexcmag » 21 Mai 2010 08:09

Na verdade existe uma categoria de bicicletas motorizadas (mobiletes ou bicicletas com motor acoplado) que têm regras próprias.

Nestes é preciso apenas ser maior de 18 anos e obter uma permissão para condução junto ao detran, ou ter uma CNH de qualquer categoria.

Mas... o motor não pode ser maior que 50cc e precisa ser uma bicicleta, ou seja, funcionar pedalando.

De qualquer jeito, menor de idade está restrito a bicicletas normais, patinetes, monociclos e coisas do tipo.
Anexos
monociclo.jpg
monociclo.jpg (87.31 KiB) Exibido 8270 vezes

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Mensagempor Sputnicker » 21 Mai 2010 12:21

Alex, como mencionei acima existe uma resolução específica para bicicletas elétricas, a resolução 315/2009 do Contran...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:

1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).

Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...

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Mensagempor AndréLuiz » 21 Mai 2010 22:33

Estou com essa idéia na cabeça faz um tempão, os caras desse sitio tem algumas idéias interessantes:

http://www.brazilelectric.com.br/

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Evoo
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Mensagempor Evoo » 28 Mai 2010 00:04

Tenho acompanhado o tópico com interesse.
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
Anexos
descarga bateria gel.JPG
Gráfico da fabricante de baterias nacional Ajax
descarga bateria gel.JPG (42.09 KiB) Exibido 8092 vezes

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 28 Mai 2010 10:15

Eu acredito que seja mais viável baterias de Lipo, visto que temos baterias de 5000 com mais de 20c de descarga

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Mensagempor Sputnicker » 29 Mai 2010 08:32

Ou usar baterias deep cycle de jet sky... Mas ainda prefiro as Li-FE... ;)

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Mensagempor Roberto M Besser » 31 Mai 2010 21:33

Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s

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Mensagempor Rafael Mariano da Silva » 02 Jun 2010 12:53

Estão usando bicicleta elétrica na GCM de São Paulo.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/guarda-civil-de-guarulhos-usa-bicicletas-eletricas-em-parques.html

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Mensagempor AndréLuiz » 02 Jun 2010 17:56

No e-bay tem uns kits para vender:

http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166

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Mensagempor Ericfly » 19 Jun 2010 23:42

Acabamos!!! Valeu Alexmag!
Para um começo, limitamos a corrente a 50A, em vez de 70A, para evitar queimar o ESC, de 70A, mas sem o vento da hélice refrigerando.
Testamos rapidamente com bateria 2S1P (24v), e andou, mas ficou com pouca força em baixa velocidade: a bateria não estava dando a corrente necessária. Ok, o projeto é para 2S2P, talvez até 3S2P, se necessário. Correndo um pouco mais (pedalando), a partir de uns 20km/h é fácil notar que o sistema tem bem mais força (claro, a corrente cai, a eficiência do ESC sobe), e ela começa a correr até que bem no plano.
Agora estou carregando as baterias, uma a uma, já que o pack deve estar desbalanceado. Acredito que a carga deverá estar finalizada até segunda-feira.
Na semana que vem devo passar as impressões, já com a bateria correta, os primeiros problemas (que com certeza virão!) e um vídeo do teste.

Abs

Eric

willyanssf
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Mensagempor willyanssf » 20 Jun 2010 00:07

[quote:96e6fd6eb3="AndréLuiz"]No e-bay tem uns kits para vender:

http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166[/quote:96e6fd6eb3]
ola esse kits do ebay já vem com baterias?
e que velocidade alcança e quantos quilos leva esse kit?

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Mensagempor Ericfly » 20 Jun 2010 16:41

Primeiro teste realizado. O motor tem bastante força, o conjunto de baterias parece estar funcionando bem também.
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?

Abs

Eric

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AgPilot
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Mensagempor AgPilot » 20 Jun 2010 17:31

[quote:dd30d7d8ce="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s[/quote:dd30d7d8ce]


Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!

Quase 5.900 Euros pra começar
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH

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Mensagempor Marcelo Galli » 20 Jun 2010 18:36

[quote:36b800aea7="Ericfly"]Primeiro teste realizado. O motor tem bastante força, o conjunto de baterias parece estar funcionando bem também.
Primeiro problema: a tensão na correia dentada não foi o suficiente: o motor tem bastante potência, eu também sou pesado... resultado: começou dando uns pulos na correia, agora ela já gastou um pouco, e uma acelerada além do suave já faz a polia do motor fritar a correia.
Resultado: vou ter de comprar uma outra correia, provavelmente segunda-feira.
Para resolver o problema, tenho duas escolhas, e peço AJUDA de quem conhece bem de correia dentada: adianta eu colocar uma correia um ou dois dentes menor (ou do mesmo tamanho, mas aumentando a distância entre as polias) para ficar mais esticada, ou terei de fazer um esticador de correia, com um ou dois rolamentos?

Abs

Eric[/quote:36b800aea7]

quanto a o esticador use o da correia dentada do monza é baratinho......e super funcional (forte de tensão para esticar)

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 20 Jun 2010 20:30

Eric,

Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.

Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.

abraço!

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Mensagempor Sukyake » 20 Jun 2010 20:39

[quote:2251cbebda="AgPilot"][quote:2251cbebda="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s[/quote:2251cbebda]


Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!

Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:2251cbebda]

Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta
Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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Mensagempor Ericfly » 20 Jun 2010 22:01

[quote:5839e1f37b="-=|Novelli|=-"]Eric,

Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.

Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.

abraço![/quote:5839e1f37b]

Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens

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Mensagempor Buts » 20 Jun 2010 22:01

[quote:f41e4a7e81="Sukyake"][quote:f41e4a7e81="AgPilot"][quote:f41e4a7e81="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s[/quote:f41e4a7e81]


Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!

Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:f41e4a7e81]

Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:f41e4a7e81]

Com certeza dá para eletrificar [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]2 (dois)[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] :shock: fusquinha

[i:f41e4a7e81]The cost for this kit is [b:f41e4a7e81][color=red:f41e4a7e81]$2280[/color:f41e4a7e81][/b:f41e4a7e81] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:f41e4a7e81]

The complete components for Kit #1 are as follows:

* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics

*Substitues will be made for parts if unavailable.

[img:f41e4a7e81]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:f41e4a7e81]


http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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Mensagempor Emersonfly » 20 Jun 2010 22:12

Boa noite pessoal!!!!
não é grande coisa mas tai meu projeto de bike elétrica :lol:
segue vídeo para os senhores analisar.....motor de ventoinha de carro, tração dianteira, quando desligo o motor ele para devido a coroa que adapitei em uma catraca, acelerador nem pensar, ligou já ta valendo, meio gambiarra mas funcionou
abraço

http://www.youtube.com/watch?v=VypmOyJVj-8

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Mensagempor Sukyake » 20 Jun 2010 22:12

[quote:86e1bc9bf4="Buts"][quote:86e1bc9bf4="Sukyake"][quote:86e1bc9bf4="AgPilot"][quote:86e1bc9bf4="Roberto M Besser"]Viram a nova bike Grace?

O motor está no cubo da roda traseira e tem 1300kV que a faz chegar a 30km/h na versão MOUNTAIN, 45km/h na versão FLAT @ 48V e mais de 70km/h na versão SPORT @96V.

Baterias, cabos e eletrônica ficam dentro do quadro, no tubo superior.

[url]http://grace.de/[/url]

[]'s[/quote:86e1bc9bf4]


Essa Grace é demais, mais o preçinho não é nada bom! Hehehe!!!

Quase 5.900 Euros pra começar[/quote:86e1bc9bf4]

Com isso não dá pra eletrificar um Fusca? :lol:[/quote:86e1bc9bf4]

Com certeza dá para eletrificar [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]2 (dois)[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] :shock: fusquinha

[i:86e1bc9bf4]The cost for this kit is [b:86e1bc9bf4][color=red:86e1bc9bf4]$2280[/color:86e1bc9bf4][/b:86e1bc9bf4] + shipping. All of our kits include everything needed, except batteries and racks, to be up and running in a matter of hours upon recieving the components.[/i:86e1bc9bf4]

The complete components for Kit #1 are as follows:

* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics

*Substitues will be made for parts if unavailable.

[img:86e1bc9bf4]http://www.e-volks.com/images/kitcomponents%20small.jpg[/img:86e1bc9bf4]


http://www.e-volks.com/electric_car_conversions.html[/quote:86e1bc9bf4]

Incluído o fusca no custo! :lol:
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta

Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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Mensagempor -=|Novelli|=- » 20 Jun 2010 22:32

[quote:a1dc12f5d7="Ericfly"][quote:a1dc12f5d7="-=|Novelli|=-"]Eric,

Correias dentadas nao precisam ficar tao esticadas quanto correias comuns, porém existe uma tensão ideal, já que ela sofre esforços consideráveis. Uma forma de tensionar a correia pode ser uma opçao interessante, nao necessáriamente um rolo tensor, mas talvez uma forma de aumentar a distancia entre os eixos atraves de parafusos, assim voce nao agrega peso ao conjunto.

Mais importante que a tensao da correia, é o alinhamento das polias. Qualquer desvio no paralelismo causa problemas como o que voce citou, de aquecimento e desgaste alem do normal.

abraço![/quote:a1dc12f5d7]

Ae Novelli, valeu a dica! Acho que está paralelo sim, já que a correia não tende para algum lado.
Vou experimentar distanciar um pouco os eixos. Acho que a correia laceia um pouco depois de um pouco de uso, é isso? Terei de reajustar após amaciá-la?[/quote:a1dc12f5d7]

Eric,

A correia q voce tem é de borracha pura ou tem uma traba de nylon ou de aço ?

Existem correias sincronizadoreas de máquinas-ferramenta que nao laceiam porque tem essa traba de nylon/fibra/aço justamente para elas nao folgarem.

abs!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.


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