Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
Moderadores: Alvaro Sala, benites
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[quote:a03bc8eb8b="Ericfly"]ô loco, que empolgação! Já teve até comparações com scooters!
Respondendo às perguntas:
ESC, baterias etc.: veja o primeiro post, na página 1
Posição e sistema de montagem do motor: vide página 3, as fotos de uma bike que o Buts postou. Será no mesmo esquema: motor onde seria um bagageiro.
Tchello, a correia é curta, é isso mesmo. É da primeira redução. Como dá pra ver na útima foto que eu postei, a correia fica entre o motor e o eixo intermediário.
Do outro lado do eixo intermediário tem uma catraca, na qual vai uma corrente comum de bicicleta, que liga este eixo à coroa que está na roda, como no esquema da página 3, supracitado.
Abs
Eric[/quote:a03bc8eb8b]
Concordo com você, neste projeto com certeza a transmissão por corrente é a melhor idéia.
Temos que pensar que já serão uns 24kg a mais na bike... um CVT eficiente, feito da maneira correta custaria mais uns 7~10kg nessa conta... totalizando uns 34kg.
Como as partes de peso ficam muito acima do eixo das rodas, a dirigibilidade ficaria muito estranha...
Se quiser fazer uma transmissão, faça por corrente, que já existe para bicicleta e é só adaptar no eixo da primeira redução...
Ficaria:
Motor -> Polia Condutora -> Correia -> Polia Conduzida // No eixo um pinhão com catraca de 5 velocidades -> corrente -> Coroa simples fixa na roda.
Respondendo às perguntas:
ESC, baterias etc.: veja o primeiro post, na página 1
Posição e sistema de montagem do motor: vide página 3, as fotos de uma bike que o Buts postou. Será no mesmo esquema: motor onde seria um bagageiro.
Tchello, a correia é curta, é isso mesmo. É da primeira redução. Como dá pra ver na útima foto que eu postei, a correia fica entre o motor e o eixo intermediário.
Do outro lado do eixo intermediário tem uma catraca, na qual vai uma corrente comum de bicicleta, que liga este eixo à coroa que está na roda, como no esquema da página 3, supracitado.
Abs
Eric[/quote:a03bc8eb8b]
Concordo com você, neste projeto com certeza a transmissão por corrente é a melhor idéia.
Temos que pensar que já serão uns 24kg a mais na bike... um CVT eficiente, feito da maneira correta custaria mais uns 7~10kg nessa conta... totalizando uns 34kg.
Como as partes de peso ficam muito acima do eixo das rodas, a dirigibilidade ficaria muito estranha...
Se quiser fazer uma transmissão, faça por corrente, que já existe para bicicleta e é só adaptar no eixo da primeira redução...
Ficaria:
Motor -> Polia Condutora -> Correia -> Polia Conduzida // No eixo um pinhão com catraca de 5 velocidades -> corrente -> Coroa simples fixa na roda.
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Eric, você vai deixar uma parte do eixo do motor para trás para deixar uma hélice jogando ar para refrigerar o motor ou vai fazer sem refrigeração, igual o das fotos da pg. 3?
Acho que a refrigeração seria bem vinda, pois apesar de perder um pouco (muito pouco) de potência, vai dar uma vida útil maior ao motor...
Acho que a refrigeração seria bem vinda, pois apesar de perder um pouco (muito pouco) de potência, vai dar uma vida útil maior ao motor...
- Matheusarcala
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Ola pessoal!
Estou querendo também entrar nessa!
Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...
Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)
Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).
Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah
O que acham?
Só para me divertir mesmo...
Abraços
Estou querendo também entrar nessa!
Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...
Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)
Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).
Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah
O que acham?
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[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Ola pessoal!
Estou querendo também entrar nessa![/quote:7198fdc76b]
Opa, bem vindo ao grupo dos que querem uma E-bike ;)
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...[/quote:7198fdc76b]
Tem que cuidar com a simplicidade em demasia... motorizada a bicicleta tem mais peso, mais velocidade, então é bom se atentar a segurança em primeiro lugar e não tanto ao preço.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...[/quote:7198fdc76b]
Eu peso 50, mas mesmo assim to pegando um motor hub de 1000w... é muito mais difícil para o motor quando a cidade tem subidas e morros...rsrs
É seu caso? Como é o nível de sua cidade?
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)[/quote:7198fdc76b]
Esse esquema de transmissão é usado pelo pessoal que usa o motor GPB e GPA da Bosch. Tem bastante perda por calor e atrito e desgasta o pneu... Eu recomendaria para você um motor HUB Brushless, que vai na roda realmente.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).[/quote:7198fdc76b]
Acho que esse esc não vai dar conta, os motores em atrito com a terra costumam dar uns picos de energia bem grotescos... Coisa para qual os escs não foram projetados, já que são para aeros. Pode ver que ESCs de automodelos suportam uma corrente maior.
Ah, e o sistema de freio já existe, segue lá embaixo do post o link para o conjunto que quero comprar, que usa esse sistema de freios que desligam o controlador.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah[/quote:7198fdc76b]
Uma bateria 12v 15A não aguentaria o motor por muito tempo...
Para você ver, o motor Hub que eu mencionei tem 1000w (pouco a menos do que o que você pretende usar), usa 48V e baterias de 15A, sendo que a corrente é menor quando a tensão é maior.
Além do mais, você pode usar baterias de nobreak com amperagens grandes, montando um pack com elas.
Baterias de carro costumam ter líquido dentro e não podem ser viradas, enquanto baterias de nobreak normalmente são de gel e podem ficar até de cabeça para baixo...
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
O que acham?
Só para me divertir mesmo...[/quote:7198fdc76b]
Acho que este conjunto deve ser melhor estudado...
[size=18:7198fdc76b]URLS:[/size:7198fdc76b]
Kit para Bike Elétrica 1000w 48v: [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131819828-bicicleta-eletrica-1000-w-de-potncia-kit-p-converso-bike-_JM]LINK[/url]
O vendedor é MercadoLider e já tem diversas vendas, então é garantido.
Estou querendo também entrar nessa![/quote:7198fdc76b]
Opa, bem vindo ao grupo dos que querem uma E-bike ;)
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Mas quero uma coisa mais simples, bem mais simples...[/quote:7198fdc76b]
Tem que cuidar com a simplicidade em demasia... motorizada a bicicleta tem mais peso, mais velocidade, então é bom se atentar a segurança em primeiro lugar e não tanto ao preço.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Como tenho apenas 60kg, o motor não precisa ser tão forte assim...[/quote:7198fdc76b]
Eu peso 50, mas mesmo assim to pegando um motor hub de 1000w... é muito mais difícil para o motor quando a cidade tem subidas e morros...rsrs
É seu caso? Como é o nível de sua cidade?
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
Pensei em algo do tipo:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4913&Product_Name=TURNIGY_50-65C_320kv_Outrunner_%28Eq:_4130/16%29
Ligado DIRETAMENTE à roda (não ao eixo da roda, e sim ao pneu) Assim sua rotação diminuiria e seu torque aumentaria (a roda em si estaria funcionando como uma engrenagem de redução)[/quote:7198fdc76b]
Esse esquema de transmissão é usado pelo pessoal que usa o motor GPB e GPA da Bosch. Tem bastante perda por calor e atrito e desgasta o pneu... Eu recomendaria para você um motor HUB Brushless, que vai na roda realmente.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Um ESC de 90-100A Supersimple.
Um servo tester com um potenciometro modificado (com mola, como se fosse de moto mesmo)
E um sistema simples que andei bolando (não sei se daria certo):
Assim que o freio for acionado, o motor pára (para não elevar o consumo nas freadas) Isso pode ser feito mecanicamente mesmo (com algum tipo de contato, assim que é acionado, o contado abre o circuito).[/quote:7198fdc76b]
Acho que esse esc não vai dar conta, os motores em atrito com a terra costumam dar uns picos de energia bem grotescos... Coisa para qual os escs não foram projetados, já que são para aeros. Pode ver que ESCs de automodelos suportam uma corrente maior.
Ah, e o sistema de freio já existe, segue lá embaixo do post o link para o conjunto que quero comprar, que usa esse sistema de freios que desligam o controlador.
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]Bateria de carro totalizando 12V e uns 14~15Ah[/quote:7198fdc76b]
Uma bateria 12v 15A não aguentaria o motor por muito tempo...
Para você ver, o motor Hub que eu mencionei tem 1000w (pouco a menos do que o que você pretende usar), usa 48V e baterias de 15A, sendo que a corrente é menor quando a tensão é maior.
Além do mais, você pode usar baterias de nobreak com amperagens grandes, montando um pack com elas.
Baterias de carro costumam ter líquido dentro e não podem ser viradas, enquanto baterias de nobreak normalmente são de gel e podem ficar até de cabeça para baixo...
[quote:7198fdc76b="Matheusarcala"]
O que acham?
Só para me divertir mesmo...[/quote:7198fdc76b]
Acho que este conjunto deve ser melhor estudado...
[size=18:7198fdc76b]URLS:[/size:7198fdc76b]
Kit para Bike Elétrica 1000w 48v: [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131819828-bicicleta-eletrica-1000-w-de-potncia-kit-p-converso-bike-_JM]LINK[/url]
O vendedor é MercadoLider e já tem diversas vendas, então é garantido.
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
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- Matheusarcala
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Muito obrigado pelas dicas sputnicker!
A cidade que eu vou andar com a bike é sem muitos morros... Claro, tem algumas subidas, mas nada muito inclinado... O que for muita subida eu vou dar aquela ajudinha com o pedal...
Eu queria mais era meter a mão na massa... Como um "faça você mesmo", comprando kit fica fácil demais...
Para você ter noção, não quero nada mais sofisticado do que isso: http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/diy-electric-bicycle
É muito simples MESMO!
Quero só para ajudar um pouco nas subidinhas e chamar a atenção do pessoal...heheeh
Abraço
A cidade que eu vou andar com a bike é sem muitos morros... Claro, tem algumas subidas, mas nada muito inclinado... O que for muita subida eu vou dar aquela ajudinha com o pedal...
Eu queria mais era meter a mão na massa... Como um "faça você mesmo", comprando kit fica fácil demais...
Para você ter noção, não quero nada mais sofisticado do que isso: http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/diy-electric-bicycle
É muito simples MESMO!
Quero só para ajudar um pouco nas subidinhas e chamar a atenção do pessoal...heheeh
Abraço
- Guilherme Ch
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Respondendo às perguntas:
1 - o conjunto não vai pesar 24kg, mas algo em torno de 12 a 14kg, no máximo.
2- existe esse esquema de colocar um motor girando um rebolo que encosta no pneu. Problemas:
a - gasta o pneu, se o motor for muito forte
b - se a roda desalinhar, vc terá problemas. Cedo ou tarde ela vai desalinhar...
3 - o conjunto é subpotenciado na esperança que o motor não aqueça. A priori, nada de ventoinha. Se um dia precisar... aí ei vejo como fazer.
1 - o conjunto não vai pesar 24kg, mas algo em torno de 12 a 14kg, no máximo.
2- existe esse esquema de colocar um motor girando um rebolo que encosta no pneu. Problemas:
a - gasta o pneu, se o motor for muito forte
b - se a roda desalinhar, vc terá problemas. Cedo ou tarde ela vai desalinhar...
3 - o conjunto é subpotenciado na esperança que o motor não aqueça. A priori, nada de ventoinha. Se um dia precisar... aí ei vejo como fazer.
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12 a 14kg? Vai usar suportes de alumínio e bateria lifepo?
Só um conjunto com 4 baterias gel de 12v 12A tem 10kg, baseando-se que cada bateria tenha 2,5kg...
O resto, como você falou, aprox 14kg...
Total: 24kg ;)
Essa construção vai ser molezinha pra você... qualquer dúvida posta aí que tentaremos ajudar!
Só um conjunto com 4 baterias gel de 12v 12A tem 10kg, baseando-se que cada bateria tenha 2,5kg...
O resto, como você falou, aprox 14kg...
Total: 24kg ;)
Essa construção vai ser molezinha pra você... qualquer dúvida posta aí que tentaremos ajudar!
- oswaldo pires
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[quote:b7b4356389="Sputnicker"]Uhm, então a sua vai ficar bem mais leve que a minha... quando ambas estiverem prontas vou querer comparar os vídeos para ver se o excesso de peso dificulta muito a dirigibilidade...[/quote:b7b4356389]
dirigibilidade eu não sei... mas excesso de peso dá problemas de saúde, que eu saiba... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
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Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
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Eric,
deixa eu te fazer uma pergunta que acho que possa parecer até ignorante demais...
vc vai usar 4 baterias sem ligadas 2s2p certo? totalizando assim 24V e 14Ah...
não seria mais facil ou melhor pegar duas baterias de 18Ah???
não leve a mal a pergunta ta... por favor...
outra coisa, quando de autonimia vc espera nesse conjunto?
deixa eu te fazer uma pergunta que acho que possa parecer até ignorante demais...
vc vai usar 4 baterias sem ligadas 2s2p certo? totalizando assim 24V e 14Ah...
não seria mais facil ou melhor pegar duas baterias de 18Ah???
não leve a mal a pergunta ta... por favor...
outra coisa, quando de autonimia vc espera nesse conjunto?
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Como trabalhar em conjunto é melhor, então vamos a minha idéia. Assim posso ouvir a opnião dos colegas e me ajudam também nas medidas, pois ainda não fiz, porque não paro para medir a altura do quadro da bike, o tamanho das baterias, etc..
Deixa eu explicar, pensei em um sistema em que não altera-se a bicicleta assim poderia utilizar em qualquer uma. Então pensei em um reboque, ele vai ser preso no canoti (acho que é isso) aquele ferro que segura o banco, para isso ele vai ter o mesmo sistema do garfo da bicicleta para poder dar mobilidade ao reboque, esse desenho fiz agora no paint, está ruim mas dá para se ter uma idéia. É uma base onde vai as baterias o motor e uma roda 16 polegadas, na verdade pensei em utilizar um garfo preso abaixo da plataforma para ficar mais facil de prender a roda.
Deixa eu explicar, pensei em um sistema em que não altera-se a bicicleta assim poderia utilizar em qualquer uma. Então pensei em um reboque, ele vai ser preso no canoti (acho que é isso) aquele ferro que segura o banco, para isso ele vai ter o mesmo sistema do garfo da bicicleta para poder dar mobilidade ao reboque, esse desenho fiz agora no paint, está ruim mas dá para se ter uma idéia. É uma base onde vai as baterias o motor e uma roda 16 polegadas, na verdade pensei em utilizar um garfo preso abaixo da plataforma para ficar mais facil de prender a roda.
- Anexos
-
- reboque_bike_paint.JPG (11.12 KiB) Exibido 10902 vezes
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Sputnicker
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Buts, tem um vídeo de um desses no Youtube... pelo vídeo funciona, mas parece que em curvas ele tende a jogar a traseira da bike para fora...
Logicamente não consegue derrapar a bicicleta, mas há uma grande perda de energia nesse processo...
Enfim, acho que pra sua idéia é melhor fazer um triciclo ;)
Logicamente não consegue derrapar a bicicleta, mas há uma grande perda de energia nesse processo...
Enfim, acho que pra sua idéia é melhor fazer um triciclo ;)
- Buts
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[quote:46d4624860="Sputnicker"]Buts, tem um vídeo de um desses no Youtube... pelo vídeo funciona, mas parece que em curvas ele tende a jogar a traseira da bike para fora...
Logicamente não consegue derrapar a bicicleta, mas há uma grande perda de energia nesse processo...
Enfim, acho que pra sua idéia é melhor fazer um triciclo ;)[/quote:46d4624860]
Mas a ideia é não mexer na Bike, assim posso colocar e tirar, e acima das baterias colocar um suporte com uma cesta.. ou seja as baterias e o motor ficar abaixo da cesta, assim daria para carregar umas compras...
Logicamente não consegue derrapar a bicicleta, mas há uma grande perda de energia nesse processo...
Enfim, acho que pra sua idéia é melhor fazer um triciclo ;)[/quote:46d4624860]
Mas a ideia é não mexer na Bike, assim posso colocar e tirar, e acima das baterias colocar um suporte com uma cesta.. ou seja as baterias e o motor ficar abaixo da cesta, assim daria para carregar umas compras...
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Buts, tome cuidado com esta questão de poder colocar e tirar. Tem de ser um conjunto bem robusto, lembre-se que ele vai tomar muitos trancos...
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...
- Buts
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[quote:eb4c8ed4a6="Ericfly"]Buts, tome cuidado com esta questão de poder colocar e tirar. Tem de ser um conjunto bem robusto, lembre-se que ele vai tomar muitos trancos...
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...[/quote:eb4c8ed4a6]
Concordo, mas o que seria o ponto frágil do sistema, seria o encaixe no banco, estou pensando em cortar de um quadro velho a parte onde se encaixa o garfo, colocando ali dentro os rolamentos, para que quando encaixar o cano do selim o mesmo entre justo, entende ? Não sou muito bom de explicar não.. rsrsrsrsrs
Tenho que ver as medidas para pedir para um serralheiro fazer o reboque.
Alguem sabe a medida da altura de uma bicicleta aro 26 do chão até onde encaixa o cano do selim ?
no caso da minha, não é difícil retirar o sistema: a estrutura que segura o motor se fixa ao quadro por três parafusos. É necessário também desmontar a corrente que fica entre o motor a roda. O conjunto de baterias tem mais alguns parafusos para soltar. Algo que talvez dê mais trabalho é o acelerador, que vai no guidão.
Mas, de maneira geral, dá pra tirar todo o sistema em uns 20 minutos ou menos...[/quote:eb4c8ed4a6]
Concordo, mas o que seria o ponto frágil do sistema, seria o encaixe no banco, estou pensando em cortar de um quadro velho a parte onde se encaixa o garfo, colocando ali dentro os rolamentos, para que quando encaixar o cano do selim o mesmo entre justo, entende ? Não sou muito bom de explicar não.. rsrsrsrsrs
Tenho que ver as medidas para pedir para um serralheiro fazer o reboque.
Alguem sabe a medida da altura de uma bicicleta aro 26 do chão até onde encaixa o cano do selim ?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Giuliano MO
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[quote:6b06e25166="ezs"]Sputnicker,
no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.
Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.
Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.
Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.
[]´s
Evandro[/quote:6b06e25166]
Na Mobylette (Caloi e Monark), a polia do motor variava o diâmetro para maior a medida que aumentava o giro do motor, com a polia maior o motor se deslocava para trás pois a correia de borracha não se esticava obviamente. O que mantinha a correia esticada no momento que a polia voltava a diminuir o diâmetro eram duas molas que prendiam o motor na parte de trás dele.
Tive uma Mobylette Caloi e eu era o mecânico oficial de nossa equipe do bairro, hehehe.
Já a embreagem não tem nada a ver amigo, com o motor na lente a correia de borracha ficava esticadinha. A embreagem, com dois estágios, ficava dentro do volante, primeiro atuava dois "patins" como são conhecidos para por a mobylette em movimento e após uma maior rotação 4 patins que ficavam no volante de fora grudavam no conjunto e aí a potência total do motor estava atuando na polia variável!!
Fascinante para a época, fritei umas 3 vezes o conjunto, hehehe, com esse sistema tinha uma mutreta pra fazer se precisasse um aumento de rotação do motor, era só forçar o motor retornar para a frente forçando diminuir o diâmetro da polia do motor. A minha quando fazia (era só pisar no cano de escape) qdo tirava o pé liberando pro motor aumentar a polia chegava a tirar a roda da frente do chão, hehehe.
Bem, minha Mobyl era toda preparada e eu pesava uns 45kg na época........
E uma última observação, a correia de borracha não aguentava muito mesmo se andasse mais forte pois com o calor ela ia embora rapidinho!!!
Eu sempre tinha umas 2 ou 3 em casa, hehehe!
Não creio que o sistema da Mobylette serviria exatamente como original dela pois o motor 2T tem uma caracterísitca de maior giro, acho que esse brushless não atingiria o giro suficiente. Fabricar um conjunto todo acho que nem vale a pena.
Tô acompanhando o tópico pois minha bike será eletrificada tb qq hora dessas!!!
no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.
Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.
Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.
Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.
[]´s
Evandro[/quote:6b06e25166]
Na Mobylette (Caloi e Monark), a polia do motor variava o diâmetro para maior a medida que aumentava o giro do motor, com a polia maior o motor se deslocava para trás pois a correia de borracha não se esticava obviamente. O que mantinha a correia esticada no momento que a polia voltava a diminuir o diâmetro eram duas molas que prendiam o motor na parte de trás dele.
Tive uma Mobylette Caloi e eu era o mecânico oficial de nossa equipe do bairro, hehehe.
Já a embreagem não tem nada a ver amigo, com o motor na lente a correia de borracha ficava esticadinha. A embreagem, com dois estágios, ficava dentro do volante, primeiro atuava dois "patins" como são conhecidos para por a mobylette em movimento e após uma maior rotação 4 patins que ficavam no volante de fora grudavam no conjunto e aí a potência total do motor estava atuando na polia variável!!
Fascinante para a época, fritei umas 3 vezes o conjunto, hehehe, com esse sistema tinha uma mutreta pra fazer se precisasse um aumento de rotação do motor, era só forçar o motor retornar para a frente forçando diminuir o diâmetro da polia do motor. A minha quando fazia (era só pisar no cano de escape) qdo tirava o pé liberando pro motor aumentar a polia chegava a tirar a roda da frente do chão, hehehe.
Bem, minha Mobyl era toda preparada e eu pesava uns 45kg na época........
E uma última observação, a correia de borracha não aguentava muito mesmo se andasse mais forte pois com o calor ela ia embora rapidinho!!!
Eu sempre tinha umas 2 ou 3 em casa, hehehe!
Não creio que o sistema da Mobylette serviria exatamente como original dela pois o motor 2T tem uma caracterísitca de maior giro, acho que esse brushless não atingiria o giro suficiente. Fabricar um conjunto todo acho que nem vale a pena.
Tô acompanhando o tópico pois minha bike será eletrificada tb qq hora dessas!!!
Giuliano MO
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- Rafael Mariano da Silva
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