Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Ericfly
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Mensagempor Ericfly » 03 Mar 2010 20:56

Brucutu, sou professor de Administração - Finanças.
Anderleal, infelizmente isso é possível mas não vantajoso. Tem duas razões bem fortes para manter o sistema de tração humana:
1- enquanto ele existir e funcionar, o veículo é de tração humana (ainda que assistida), e se enquadra em bicicleta para o código de trânsito. Se vc tirar a tração humana, vira moto e vc precisa de certificado do inmetro, pagar IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, não pode estacionar na calçada, além de precisar de carteira de motorista para motos.
2 - se a bateria acabar, você não fica na mão. Fica no pé. Melhor assim. Ainda tem a chance de fazer um pouco de exercício em vez de ligar o motor.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 03 Mar 2010 20:59

Um detalhe é que apesar de ser bastante prático substituir a coroa do pedivela, se fizer isto a bicicleta deixa de poder ser pedalada, e portanto passa a ser um veículo automotor.

Como veículo automotor ela passa a precisar de homologação, registro, habilitação A, placa, IPVA, farol alto e baixo, freios, setas, buzina, velocímetro, etc...

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Mensagempor Buts » 03 Mar 2010 23:27

Tem um videozinho que gosto de mostrar quando se fala em eletricos.
Campeonato de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=do4LBVrDSrA

[yt]do4LBVrDSrA[/yt]

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Mensagempor anderleal » 04 Mar 2010 09:25

Pessoal, não é isso, a idéia é manter os pedais, o que quero é ligar o motor na correia junto com os pedais, o que estou pensando é como fazer isso sem que os pedais girem juntos quando acionar o motor.

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Mensagempor Buts » 04 Mar 2010 09:58

[quote:1ce756a13b="anderleal"]Pessoal, não é isso, a idéia é manter os pedais, o que quero é ligar o motor na correia junto com os pedais, o que estou pensando é como fazer isso sem que os pedais girem juntos quando acionar o motor.[/quote:1ce756a13b]

Simples, tem uma especie de catraca que se adapta na coroa ali no pé de vela, então você consegue ficar com os pedais parado enquanto a coroa gira, e quando vc pedala ela trava e aciona a coroa, igual o sistema da catraca traseira..

Agora esqueci o nome da peça em ingles.
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Mensagempor Ericfly » 04 Mar 2010 11:23

isso já existe comercialmente. O problema é que ao fazer isto, só dá pra ter uma coroa no pedivela (com três, como é o padrão nas bicicletas com marcha, a corrente sairia do pinhão do motor). Tendo apenas uma coroa, você perde muitas marchas e, na hora de uma subida, sofre à beça, ou coloca uma relação que só serve para subida, e não pega velocidade Só as marchas do cassete na roda não são suficientes.

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Mensagempor anderleal » 04 Mar 2010 12:07

Pensei neste motor para usar:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4188&Product_Name=HXT_63-64-B_230Kv_Outrunner_%28Eq._5330/18_or_5330/24%29

Vou montar a bike, vou começar a reunir as peças.

Que acham?

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Mensagempor Buts » 04 Mar 2010 13:01

Pessoal, não fui eu quem montei, estou tentando lembrar de onde eu copiei as fotos, portanto se foi aqui no forum ou se alguem conhece quem está fazendo este projeto, por favor coloque os devidos créditos, normalmente eu coloco um arquivo txt junto com as fotos, mas estas estão sem. Então para quem quer ideias ai vão elas.

[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4356.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4358.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4366.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4368.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4376.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4435.jpg[/img:4e9f7fb461]
[img:4e9f7fb461]http://www.rc-capixaba.com/imagens/100_4510.jpg[/img:4e9f7fb461]
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Mensagempor anderleal » 04 Mar 2010 14:09

Muito legal, qual será o motor usado?

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Mensagempor Buts » 04 Mar 2010 15:06

[quote:cd2b8e0e83="anderleal"]Muito legal, qual será o motor usado?[/quote:cd2b8e0e83]

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5142

[img:cd2b8e0e83]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/catalog/HXT80-100-A.jpg[/img:cd2b8e0e83]
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Mensagempor Ericfly » 04 Mar 2010 15:21

Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.

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Mensagempor Luiz Phelipe » 04 Mar 2010 15:26

Po ericfly, posta algumas fotos hehehe.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.

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Mensagempor Buts » 04 Mar 2010 16:14

[quote:02c7804771="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:02c7804771]

Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?
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Mensagempor anderleal » 04 Mar 2010 16:17

cruzes! esse motor é um monstro! 1,5Kg! é muito para mim, só preciso de torque para me ajudar a subir lombas inclinadas, mas acho que esse é demais! alguma outra sugestão?

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Mensagempor Rodrigo C » 04 Mar 2010 16:22

[quote:b3dcdcc396="Buts"][quote:b3dcdcc396="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:b3dcdcc396]

Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?[/quote:b3dcdcc396]

Putz 12mm, fiquei curioso também!
RC

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Mensagempor Ericfly » 04 Mar 2010 16:30

O eixo do meu é 10mm. Comprei as polias e a correia na rua florêncio de abreu no centro de são paulo. Elas vêm sem furo, apenas com um furo-guia. Os furos das polias eu mandei fazer num torneiro amigo meu.
Anderleal, vale a pena ter um motor parrudo, para trabalhar bem abaixo da capacidade dele: vc ganha em eficiência e durabilidade.

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Mensagempor anderleal » 04 Mar 2010 17:27

o problema é que estou com pouca verba. esse custa: USD 105,00 + 55,00 de frete, um outro mais fraquinho(3000W) custa 50,00 e 20,00 de frete, ou seja: 300,00 + imposto(EMS) ou 140,00 com sorte sem imposto.

Anderson

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Mensagempor Ericfly » 04 Mar 2010 23:23

anderleal, quando você faz uma adaptação dessas, não jogue dinheiro fora indo pelo mais barato.
Mais serve um motor útil e ligeiramente mais caro que um motor barato pra ficar encostado.
Além do motor, vc vai gastar com baterias de chumbo, ESC, acelerador, cabos, polias, correia, corrente, eixo e todo o material de adaptação. Pode ir contando com, no mínimo, uns 800 reais. Se você for ver bem, é bem barato: além da economia que vai trazer, ainda é um quarto do preço de uma moto barata, e não tem IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, troca de óleo etc.
Se você estiver realmente sonhando com o projeto, e não puder mais dormir se não colocar em prática, uma adaptação simples que ouvi falar que funciona é usar o motor da ventoinha do marea (compra em algum ferro velho ou desmanche), com um pequeno rebolo no eixo, encostando no pneu (slick, de preferência). Parece que esse sistema anda bem. O detalhe é que, por ser motor escovado, deve ter um alto consumo. Mas se é para usar só quando a subida aperta, acho que é uma boa pedida!

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Mensagempor anderleal » 07 Mar 2010 10:07

Prefiro o brushless ainda, vou dar uma cotada aqui e vejo o que vou fazer...

Grato

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Mensagempor Sputnicker » 07 Mar 2010 19:26

Para bicicleta, use um motor hub específico para isso, ou um GPA ou GPB da Bosch.

O GPB é mais fraco, enquanto o GPA tem pouco mais do dobro de potencia comparado ao GPB.

Porém, para terrenos pouco acidentados, o GPB basta... Para terrenos mais acidentados, um GPA resolve com folga.

Se quiser uma moto, use um ETEK, de 15HP... fica bacana... ;)

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Mensagempor Sputnicker » 08 Mar 2010 21:58

Estou vendendo minha moto e vou fazer uma bicicleta elétrica com motor HUB 1000w ;)

Quando tiver novidades posto aqui...

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Mensagempor rodrigo.aires » 09 Mar 2010 11:55

Galera,

olha a bike que andei na facul...
http://www.youtube.com/watch?v=IsjyR0fPZRU

é uma bike com motor no cubo com 400W... até que vai bem isso que eu tenho 120Kg... ta certo que ela não tem muita força pra subir algo mas ta valendo ja...

abs

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Mensagempor Sputnicker » 11 Mar 2010 16:44

Estou em fase de negociação, a princípio é R$900 o custo do motor HUB 1kw (c/ roda aro 26" traseira com catraca de 5 velocidades) + Controlador (sem regenerativo, porque tira a força do motor) + acelerador twist grip + carregador de baterias chumbo ácido, bagageiro, cabo e indicador de carga de baterias...

Mais um pack de baterias GEL, que sai uns 300~400 reais...

Total da brincadeira: R$1300.
Autonomia: 40km
Capacidade de subir morros ;)

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Mensagempor vitorette » 13 Mar 2010 21:38

[quote:c6b834d0a0="Sputnicker"]Estou em fase de negociação, a princípio é R$900 o custo do motor HUB 1kw (c/ roda aro 26" traseira com catraca de 5 velocidades) + Controlador (sem regenerativo, porque tira a força do motor) + acelerador twist grip + carregador de baterias chumbo ácido, bagageiro, cabo e indicador de carga de baterias...
Mais um pack de baterias GEL, que sai uns 300~400 reais...
Total da brincadeira: R$1300.
Autonomia: 40km
Capacidade de subir morros ;)[/quote:c6b834d0a0] Ficou interessante, coloca aqui as informações sobre o projeto, fornecedor e etc.
______________________
"mais não é sempre melhor."

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Mensagempor rodrigo.aires » 14 Mar 2010 01:41

[quote:4669e6b860="Sputnicker"]Estou em fase de negociação, a princípio é R$900 o custo do motor HUB 1kw (c/ roda aro 26" traseira com catraca de 5 velocidades) + Controlador (sem regenerativo, porque tira a força do motor) + acelerador twist grip + carregador de baterias chumbo ácido, bagageiro, cabo e indicador de carga de baterias...

Mais um pack de baterias GEL, que sai uns 300~400 reais...

Total da brincadeira: R$1300.
Autonomia: 40km
Capacidade de subir morros ;)[/quote:4669e6b860]

quantas baterias de chumbo acido e de quantos amperes? ligadas de que forma?


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