Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Lelo
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Mensagempor Lelo » 14 Mar 2010 12:14

Por aqui encontrei Baterias Estacionarias 12v 18Ah por R$123 cada, a principio precisaria de 4 delas para me dar 48v 18Ah.

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Brucutu
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Mensagempor Brucutu » 14 Mar 2010 13:29

[quote:8085b0a614="Ericfly"]
Se você for ver bem, é bem barato: além da economia que vai trazer, ainda é um quarto do preço de uma moto barata, e não tem IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, troca de óleo etc.
[/quote:8085b0a614]

Sem se esquecer das sabias palavras do companheiro Alexcmag:

[quote:8085b0a614="Alexcmag"]
De fato depois de ver o progresso estou com uma vontade imensa de fazer uma bike para ir trabalhar também, e também para passar a 70Km/h pelo radar móvel que tem em uma avenida próxima e dar banana pro fiscal ...
[/quote:8085b0a614]
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rodrigo.aires
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Mensagempor rodrigo.aires » 14 Mar 2010 21:04

[quote:10f7c557a4="Lelo"]Por aqui encontrei Baterias Estacionarias 12v 18Ah por R$123 cada, a principio precisaria de 4 delas para me dar 48v 18Ah.[/quote:10f7c557a4]

eita... estacionarias mesmo? opa... tem link ou marca delas ai??????

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Ericfly
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Mensagempor Ericfly » 14 Mar 2010 22:28

Finalmente consegui passar na oficina e trabalhar um pouco na bike. Tirei fotos tb!

Abs

Eric

[img:1cc5dd6ea9]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52LhVNsaGI/AAAAAAAAInI/a3oxFG-Ktpg/s800/DSC05849.JPG[/img:1cc5dd6ea9][img:1cc5dd6ea9]http://lh6.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52LmBlMGUI/AAAAAAAAInM/IeOZF1-CBsM/s800/DSC05850.JPG[/img:1cc5dd6ea9][img:1cc5dd6ea9]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52LpKX9IjI/AAAAAAAAInQ/r_zoPMex56A/s800/DSC05851.JPG[/img:1cc5dd6ea9][img:1cc5dd6ea9]http://lh6.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52Ls1spF_I/AAAAAAAAInU/nUFa5o7qDrU/s800/DSC05852.JPG[/img:1cc5dd6ea9][img:1cc5dd6ea9]http://lh4.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52Lv_GrNHI/AAAAAAAAInY/C4Xd4updwCY/s800/DSC05853.JPG[/img:1cc5dd6ea9][img:1cc5dd6ea9]http://lh6.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/S52Ly52pUgI/AAAAAAAAInc/2OoX5odm4Qo/s800/DSC05854.JPG[/img:1cc5dd6ea9][/img]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens

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Mensagempor Brucutu » 15 Mar 2010 00:26

Oba...finalmente fotos!

Show de bola... tu já tem o "Speed"? Pensa em posicionar o motor aonde?

Abracos e continua fotografando!

Andre
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Mensagempor rodrigo.aires » 15 Mar 2010 00:35

simplismente incrivel...

Parabens Eric!!!

qual config. vc vai usar Eric? (motor, ESC, baterias...)

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Mensagempor tchello silveira » 15 Mar 2010 03:36

Pensa em posicionar o motor aonde?
Creio que esta correia curta seja só uma ideia inicial, não fica muito facil fixar o motor nesta distancia tão proxima do cubo, o ideal seria o bagajeiro de bike.

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Mensagempor Buts » 15 Mar 2010 09:53

[quote:1ec399b708="tchello silveira"]Pensa em posicionar o motor aonde?
Creio que esta correia curta seja só uma ideia inicial, não fica muito facil fixar o motor nesta distancia tão proxima do cubo, o ideal seria o bagajeiro de bike.[/quote:1ec399b708]

É desse jeito mesmo, esse cubo serve como engrenagens a mais para se ganhar velocidade ou como no caso dele aparenta, tirar velocidade e aumentar a força, do outro lado do cubo tem uma catraca que esta sim, vai ser lincada na roda traseira através de corrente.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

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sancler
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Mensagempor sancler » 15 Mar 2010 10:28

Vou dar uma opinião , se for bobagem simplesmente ignorem
mas já pensaram em fazer um sistema de polia cónica com mola
para ela aumentar o diametro conforme a velocidade vai aumentando gradativamente ?
A arrancada seria bem suave e não teria enormes picos para tirar a inércia
depois com a bike ganhando velocidade a correia iria se afastando do centro
ganhando assim velocidade .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

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Mensagempor tchello silveira » 15 Mar 2010 11:36

[quote:98d5cca338="Buts"][quote:98d5cca338="tchello silveira"]Pensa em posicionar o motor aonde?
Creio que esta correia curta seja só uma ideia inicial, não fica muito facil fixar o motor nesta distancia tão proxima do cubo, o ideal seria o bagajeiro de bike.[/quote:98d5cca338]

É desse jeito mesmo, esse cubo serve como engrenagens a mais para se ganhar velocidade ou como no caso dele aparenta, tirar velocidade e aumentar a força, do outro lado do cubo tem uma catraca que esta sim, vai ser lincada na roda traseira através de corrente.[/quote:98d5cca338]
Bom, continuarei acompanhando, gostei das ideias e não perco o final desta historia ! :D :D :D
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo

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Mensagempor Lelo » 15 Mar 2010 12:11

[quote:2f44cd1a93="rodrigo.aires"][quote:2f44cd1a93="Lelo"]Por aqui encontrei Baterias Estacionarias 12v 18Ah por R$123 cada, a principio precisaria de 4 delas para me dar 48v 18Ah.[/quote:2f44cd1a93]

eita... estacionarias mesmo? opa... tem link ou marca delas ai??????[/quote:2f44cd1a93]

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137888126-bateria-selada-12v-18ah-nautica-aviaco-brinquedos-eletricos-_JM


Quantos ciclos será q aguenta?

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Mensagempor Brucutu » 15 Mar 2010 13:08

[quote:253f9542ab="sancler"]Vou dar uma opinião , se for bobagem simplesmente ignorem
mas já pensaram em fazer um sistema de polia cónica com mola
para ela aumentar o diametro conforme a velocidade vai aumentando gradativamente ?
A arrancada seria bem suave e não teria enormes picos para tirar a inércia
depois com a bike ganhando velocidade a correia iria se afastando do centro
ganhando assim velocidade .[/quote:253f9542ab]

Fiquei curioso.. aonde é usado esse sistema? É complexo a mecanica para isso?

Abraços
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Mensagempor sancler » 15 Mar 2010 13:27

Não sei se você lembra da polia de trasmissão da mobillete
funciona mais ou menos assim , o motor tem uma mola que quando vai ganhando velocidade a correia vai se afastando do eixo ganhando assim mais velocidade
tipo uma transmissão de passo
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Mensagempor Sputnicker » 15 Mar 2010 13:32

Brucutu, esse sistema é usado em Scooters a gasolina. Tem o nome comercial de CVT. Foi criado por Leonardo Da Vince.
Incluse existe um modelo do Fiat Punto 1.2 que usa CVT.

Na pratica é um conjunto complicado de se fabricar, composto por um jogo de roletes para expandir a polia.

Você consegue achar vídeos do sistema no Youtube.

[yt]x4sz1dq9chA[/yt]
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?

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Mensagempor sancler » 15 Mar 2010 13:38

[quote:a7961f0df0="Sputnicker"]Brucutu, esse sistema é usado em Scooters a gasolina. Tem o nome comercial de CVT. Foi criado por Leonardo Da Vince.
Incluse existe um modelo do Fiat Punto 1.2 que usa CVT.

Na pratica é um conjunto complicado de se fabricar, composto por um jogo de roletes para expandir a polia.

Você consegue achar vídeos do sistema no Youtube.

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=x4sz1dq9chA[/yt][/quote:a7961f0df0]

Não é complicado não, é muito mais simples do que se imagina
Consiste de uma polia fixa e outra que se abre e fecha com uma mola
A correia vai se afastando do centro pela força centrífuga
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Mensagempor Sputnicker » 15 Mar 2010 13:48

Sancler, nos sistemas mais avançados de CVT, ambas as polias são móveis e compensatórias, para evitar deixar a correia solta, o que causaria puladas da polia e desgaste prematuro do conjunto.
[img:9602419d7c]http://static.hsw.com.br/gif/cvt-14.gif[/img:9602419d7c]

Além do mais, teria de investir em uma boa correia com Kevlar, que não estica com o calor... do contrário o calor gerado pelo atrito vai esticar a correia...

Ah, aliás... a correia não se afasta do centro por causa da força centrífuga... são os roletes que por causa da força centrífuga exercem força sobre o variador de mola... ;)

Quem vai saber explicar melhor é o ATARI, ele ainda participa do E-Voo?

Ps: eu tenho uma Suzuki Burgman An125 que usa CVT ;)
O sistema é show de bola mesmo...

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Mensagempor ezs » 15 Mar 2010 14:14

Sputnicker,

no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.

Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.

Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.

Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.

[]´s

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Mensagempor sancler » 15 Mar 2010 15:02

[quote:dc6e33783c="ezs"]Sputnicker,

no caso da Mobilete o motor se desloca para trás folgando a correia de borracha mesmo quando a polia aumenta o diâmetro devido à força centrífuga.

Isso funcionava até como embreagem, pois em marcha lenta a correia ficava frouxa.

Tinha um esquema parecido nas máquinas de lavar da enxuta, uma polia que aumenta de tamanho com a força cetrífuga.

Parece uma boa idéia e deve ser fácil e barato de coprar uma transmissão dessas usadas e mobilete com o motor ferrado.

[]´s

Evandro[/quote:dc6e33783c]


Exatamente evandro tem um sistema desses na lavadora enxuta também
para torcer as roupas

e não é complicado e até confiavél pois as mobiletes levavam um pau danado e ainda sobreviviam
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Mensagempor Sputnicker » 15 Mar 2010 16:06

@Sancler
Melhor falhar por tentativa do que por omissão... de qualquer forma eu avisei...
A transmissão é a parte mais importante do conjunto... não tentem fazer ela simples... não vai funcionar satisfatoriamente... mais vale gastar um pouco a mais e fazer direito.

@EZS
Mobilete não, motoneta!
125cc, 4 tempos, 12.4cv... é outra história, rsrs
Aliás, o motor não sai do lugar não... e ela usa o CVT aumentando e diminuindo ambas as polias, como mostrei no vídeo acima...

[img:2583a0463f]http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/9/227089_1.jpg[/img:2583a0463f]

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Mensagempor sancler » 15 Mar 2010 17:14

A Suzuki Burgmam usa realmente um sistema o Cvt da burgmam é eficiente sim , porêm estamos com 2 dessas paradas na oficina do DIDA aguardando peças :lol:
alem de caras não tem a pronta entrega
sem falar que pra desmontar e uma zebra .
mas é um baita sistema , porém pesado

o ideal mesmo seria colocar uma caixa automatica kkk
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Mensagempor Sputnicker » 15 Mar 2010 17:44

Não é tão zebra assim, só tem que confeccionar um saca polia ;)
O resto é facinho... Só as carenagens que são chatas, como toda moto carenada...

Mas enfim, no sistema de correia você tem aprox 25% de perdas, contra 15% da corrente... eu ainda iria de corrente na bicicleta, já que é mais fácil de fazer o câmbio e terá um rendimento bom e manutenções bem mais baratas e menos frequentes.

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Mensagempor Brucutu » 15 Mar 2010 19:17

Ericfly

Segue um video de um kart elétrico. É bom ver essas coisas por mais que seja um meio de locomoção bem diferente, mas... quem sabe aproveita alguma ideia!

http://www.youtube.com/watch?v=vwODx028_Jw

Abraços

Andre
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Mensagempor -=|Novelli|=- » 15 Mar 2010 20:10

Galera, nao complica a coisa!

Uma caixa de marchas serve, entre outras coisas para manter o torque sempre igual no eixo de trabalho. Coisa que nao é necessária em motores elétricos!

No motor à explosao, o torque nao é igual em todas as faixas de rotaçao, por isso a necessidade de um cambio.

O uso de PWM nos motores elétricos tem a vantagem de proporcionar um torque constante independente da rpm do motor....

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Mensagempor Ericfly » 15 Mar 2010 23:32

ô loco, que empolgação! Já teve até comparações com scooters!
Respondendo às perguntas:
ESC, baterias etc.: veja o primeiro post, na página 1
Posição e sistema de montagem do motor: vide página 3, as fotos de uma bike que o Buts postou. Será no mesmo esquema: motor onde seria um bagageiro.
Tchello, a correia é curta, é isso mesmo. É da primeira redução. Como dá pra ver na útima foto que eu postei, a correia fica entre o motor e o eixo intermediário.
Do outro lado do eixo intermediário tem uma catraca, na qual vai uma corrente comum de bicicleta, que liga este eixo à coroa que está na roda, como no esquema da página 3, supracitado.

Abs

Eric

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Mensagempor Brucutu » 16 Mar 2010 07:40

[quote:bc7021e91a="Ericfly"]ô loco, que empolgação!

[/quote:bc7021e91a]

Quando é que sai o video da primeira voltinha de bicicleta elétrica?
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