Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- LaercioLMB
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- Ericfly
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É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.
- Ericfly
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[quote:e9ec545be4="LaercioLMB"]Tá faltando as fotos, projeto em andamento sem fotos é ilusão.[/quote:e9ec545be4]
É verdade. Estou prestes a defender meu mestrado. Assim que eu tiver um tempinho pra retomar o projeto, na semana que vem, tiro umas fotos e posto aqui.
É verdade. Estou prestes a defender meu mestrado. Assim que eu tiver um tempinho pra retomar o projeto, na semana que vem, tiro umas fotos e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Rodrigo C
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- Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
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[quote:9fe56ee751="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:9fe56ee751]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho!
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:9fe56ee751]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho!
RC
- Ericfly
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[quote:984130bab1="Rodrigo C"][quote:984130bab1="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:984130bab1]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho![/quote:984130bab1]
Tem razão, quanto mais reduzida a relação, menor o consumo, mas também menor a velocidade.
Eu estou usando uma relação (esqueci o valor exato agora) que resulta, a 24v e com base no cálculo do KV do motor (170), em 59km/h. Mas nós bem sabemos que essa velocidade seria sem carga nenhuma, ou seja, o motor girando no vazio.
Acredito que nesta relação a velocidade máxima efetiva no plano seja em torno de 50km/h, o que não é muito para esta potência, mas já é um limite de segurança para uma bicicleta. A idéia é usar uma velocidade de cruzeiro em torno de 25 a 30km/h (quero ir trabalhar de bicicleta sem chegar suado, não ter uma moto...).
Na semana que vem eu retomo o projeto: agora é a construção da caixa de redução (já tenho os componentes). Também tiro fotos do que já foi feito e posto aqui.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:984130bab1]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho![/quote:984130bab1]
Tem razão, quanto mais reduzida a relação, menor o consumo, mas também menor a velocidade.
Eu estou usando uma relação (esqueci o valor exato agora) que resulta, a 24v e com base no cálculo do KV do motor (170), em 59km/h. Mas nós bem sabemos que essa velocidade seria sem carga nenhuma, ou seja, o motor girando no vazio.
Acredito que nesta relação a velocidade máxima efetiva no plano seja em torno de 50km/h, o que não é muito para esta potência, mas já é um limite de segurança para uma bicicleta. A idéia é usar uma velocidade de cruzeiro em torno de 25 a 30km/h (quero ir trabalhar de bicicleta sem chegar suado, não ter uma moto...).
Na semana que vem eu retomo o projeto: agora é a construção da caixa de redução (já tenho os componentes). Também tiro fotos do que já foi feito e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Rodrigo C
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Sim, perde velocidade, mas a queda no consumo é alta para pouca diferença na velocidade (experiencia com automodelos)
Usando um pinhão 3 dentes menor o pico que era de 120A caia para 100A e a velocidade praticamente não mudava...
Não parece muito mas pra essas baterias Pb é bastante, qualquer amper a menos já ajuda!
Usando um pinhão 3 dentes menor o pico que era de 120A caia para 100A e a velocidade praticamente não mudava...
Não parece muito mas pra essas baterias Pb é bastante, qualquer amper a menos já ajuda!
- Ericfly
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- Localização: Ottawa, ON Canada
carro elétrico
http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros!
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros!
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- vitorette
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Re: carro elétrico
[quote:1952e31f5e="Ericfly"]http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:1952e31f5e]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:1952e31f5e]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.
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"mais não é sempre melhor."
"mais não é sempre melhor."
- Brucutu
- membro
- Mensagens: 827
- Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
- Localização: Dois Vizinhos - PR
Olá Ericfly...
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)