Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tá faltando as fotos, projeto em andamento sem fotos é ilusão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Esse projeto me interessou bastante, coloquem fotos do andamento.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:e9ec545be4="LaercioLMB"]Tá faltando as fotos, projeto em andamento sem fotos é ilusão.[/quote:e9ec545be4]

É verdade. Estou prestes a defender meu mestrado. Assim que eu tiver um tempinho pra retomar o projeto, na semana que vem, tiro umas fotos e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:9fe56ee751="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:9fe56ee751]

Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!

Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!

Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho!
RC
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:984130bab1="Rodrigo C"][quote:984130bab1="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:984130bab1]

Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!

Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!

Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho![/quote:984130bab1]

Tem razão, quanto mais reduzida a relação, menor o consumo, mas também menor a velocidade.
Eu estou usando uma relação (esqueci o valor exato agora) que resulta, a 24v e com base no cálculo do KV do motor (170), em 59km/h. Mas nós bem sabemos que essa velocidade seria sem carga nenhuma, ou seja, o motor girando no vazio.
Acredito que nesta relação a velocidade máxima efetiva no plano seja em torno de 50km/h, o que não é muito para esta potência, mas já é um limite de segurança para uma bicicleta. A idéia é usar uma velocidade de cruzeiro em torno de 25 a 30km/h (quero ir trabalhar de bicicleta sem chegar suado, não ter uma moto...).
Na semana que vem eu retomo o projeto: agora é a construção da caixa de redução (já tenho os componentes). Também tiro fotos do que já foi feito e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Sim, perde velocidade, mas a queda no consumo é alta para pouca diferença na velocidade (experiencia com automodelos)

Usando um pinhão 3 dentes menor o pico que era de 120A caia para 100A e a velocidade praticamente não mudava...

Não parece muito mas pra essas baterias Pb é bastante, qualquer amper a menos já ajuda!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

carro elétrico

Mensagem por Ericfly »

http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html

0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros!
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Re: carro elétrico

Mensagem por vitorette »

[quote:1952e31f5e="Ericfly"]http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:1952e31f5e]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Olá Ericfly...

Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!

Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!

Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!

Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!

Abraços

Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Responder