Torno - Alguem sabe quem pode fazer isso aqui em SP ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Torno - Alguem sabe quem pode fazer isso aqui em SP ?

Mensagem por Sergio Handa »

Salve,

Este é um spinner de hélice folding, o sistema de fixar no eixo do motor tinha furação 2,3mm

Ocorre que o eixo do motor que quero usar é de 3mm. Tentei alargar com uma furadeira de bancada, mas ficou meio descentralizado.

Alguém já fez algum serviço para modelismo em alguma oficina de torno ?

Digo isso porque normalmente quando você chega para pedir um serviço desses os caras nem gostam de atender.

Bom estou em Osasco se tiver alguem para indicar para fazer este ajuste agradeço. A depender da boa vontade, vou pedir até para refazer esta peça.

Lembro que tempos atrás alguém comentou sobre pequenas oficinas que fazem peças de carburação e têm habilidade e ferramental adequado pra isso.

[URL=http://img20.imageshack.us/my.php?image=spiner1p.jpg][img:d26aa19b54]http://img20.imageshack.us/img20/7730/spiner1p.th.jpg[/img:d26aa19b54][/URL]

[URL=http://img34.imageshack.us/my.php?image=spiner2.jpg][img:d26aa19b54]http://img34.imageshack.us/img34/4215/spiner2.th.jpg[/img:d26aa19b54][/URL]
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Handa

Hoje vou em um torneiro e posso perguntar, mas pelo que entendi, você matou a peça, pois se já passou uma broca de 3mm e ficou torto, não tem com acertar o furo mantendo os 3mm.

De qualquer forma, levo uma peça minha para mostrar para o torneiro.

Ah! Não é mais fácil e barato comprar outro na HC?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vai precisar alargar e embuchar.
Tiu handa, tenho dois tornos na empresa.... só preciso esperar o torneiro voltar de ferias, posso eu mesmo fazer mas o cara é um trilhão de vezes melhor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Como vai embuchar se a peça tem este corte em cruz?

Dá pra fazer, mas vai sair bem mais caro que uma peça nova.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Edgard eu tenho mais um conjunto "intacto".

Eu comprei um outro spinner avulso com a furação de 3mm, mas ele vai ficar meio pesadinho para o Ascent.

Marco agradeço, mas vamos ver seu eu acho um solução mais rápida.

Ah sim eu fiz colégio técnico em mecânica industrial, se alguém quiser deixar eu pilotar, ainda acho que sei como se aperta as castanhas :shock:


Valeu!
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

ahhhhhhhh ta, achei que fosse o disco.

Pode vir, a casa é sua.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Infelizmente peças desse tipo (Pinça) não podem ser alteradas depois que as ranhuras são feitas ela pois existirá nessa parte uma vibração da peça causando um corte desparelho, mesmo que fosse feito em um torno mesmo a peça não ficaria boa pois ficaria com diversos frisos internos do corte devido as vibrações que as partes suspensas teriam pois não teria como apertá-las para evitar isso pois quando as soltasse a medida ficaria um pouco maior que a desejada e ainda ficaria em cone o diâmetro interno.
Já fui ferramenteiro, trabalhei com tornos e fresadoras e sei bem disso pois serviços de precisão tem diversos critérios a serem seguidos.
No seu caso teria que mandar fazer uma nova peça com as mesmas medidas externas alterando somente o diâmetro interno do furo e depois cortando ela para ter a função de pinça na qual ela foi projetada.
quando fores usar o torno do Marcos, não perca tempo tentando recuperar essa peça pois será tempo perdido, compre o material em lojas de metais e faça diretamente uma nova peça mas cuidando o grau exato do cone que existe nesta peça para que funcione corretamente.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

eu vivi esse drama que o laercio tã falando, e de fato, depois que as ranhuras sao feitas, fica praticamente inviavel tornear a peça, tentamos prender as partes de todos os jeitos mas nao fica muito bom, ainda mais que será uma peça submetida à rotacoes elevadas!

fazer uma peça nova nao é má idéia nao, e nao é muito dificil.
O legal é fazer a parte conica, essa sim da um trabalho danado quando o torno nao é cnc.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Acabo de voltar do torneiro e as notícias não são boas.

Ele falou exatamente a mesma coisa que o Laércio e que não daria garantia pelo serviço.

Aí nem perguntei quanto ele cobraria.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sergio, eu sei que agora não adianta mais nada, mas em uma situação dessas, a unica maneira "viável" seria "endurecer" o conjunto com epóxi ou algo assim, fazer uma espécie de "armadura" por fora, por exemplo enrolando fio em torno da peça e fixando de alguma forma, e finalmente, girando a PEÇA na furadeira, ao invés da broca... A broca ficaria fixa e a peça desce sobra a broca...
Responder