Hélices
Hélices
Olá galera!
Alguém saberia dizer no que influencia o tamanho e material de uma hélice? o que me impede de colocar uma hélice menor ou maior no helicóptero?? e quanto ao material, fibra de vidro, fibra de carbono, madeira e plastico, isto só influencia na aparência e no custo após a lenha, ou realmente dependendo do material é mais resistente? e resistem mesmo a 3000 RPM ? Valeu!! :)
Alguém saberia dizer no que influencia o tamanho e material de uma hélice? o que me impede de colocar uma hélice menor ou maior no helicóptero?? e quanto ao material, fibra de vidro, fibra de carbono, madeira e plastico, isto só influencia na aparência e no custo após a lenha, ou realmente dependendo do material é mais resistente? e resistem mesmo a 3000 RPM ? Valeu!! :)
CopterX 450 SE V2 / CopterX 250 SE | Dx6i
- Igor Souza
- membro
- Mensagens: 5427
- Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Primeiro, helicoptero não tem hélices, tem pás. :D
O material das pás influencia sim no vôo, e bastante.
As pás de plástico são muito moles, com isso não consegue transferir o comando para o rotor adequadamente. É como se você tivesse um amortecedor, você dá o comando mais o plástico flexiona e amortece, além de envergar muito.
Em compensação, aguentam um pouquinho melhor as raladinhas que ocorrem.
As de madeira são as melhores para iniciantes, na minha opinião. São mais baratas mas possuem uma rigidez muito boa, então não há tanto problema com essas flexões.
As de fibra de vidro mesmo, as boas, possuem uma resistencia parecida com as de carbono, rígidas e aguentam uma boa rotação, entretanto não vi pás boas para 450, só encontrei/testei para o 600.
As pás de fibra de carbono são mais rígidas, flexionam muito pouco e por isso conseguem transferir o comando muito melhor. São recomendadas para 3D puro pois são as únicas que realmente aguentam as trocas de passos e as forças envolvidas. Além disso, elas são as que realmente resistem a rotações maiores que 3000RPM nos 450, as outras devem funcionar baixo dessa faixa, sempre.
O tamanho influencia na sustentação do heli, uma pá maior gera mais sustentação, uma menor, menos.
Não adiantar colocar uma pá maior sem dimensionar corretamente o motor, é como colocar um reboque num carro, o motor tem que aguentar.
Idem para uma menor, de repente não consegue nem subir com o heli.
Abrcs!
O material das pás influencia sim no vôo, e bastante.
As pás de plástico são muito moles, com isso não consegue transferir o comando para o rotor adequadamente. É como se você tivesse um amortecedor, você dá o comando mais o plástico flexiona e amortece, além de envergar muito.
Em compensação, aguentam um pouquinho melhor as raladinhas que ocorrem.
As de madeira são as melhores para iniciantes, na minha opinião. São mais baratas mas possuem uma rigidez muito boa, então não há tanto problema com essas flexões.
As de fibra de vidro mesmo, as boas, possuem uma resistencia parecida com as de carbono, rígidas e aguentam uma boa rotação, entretanto não vi pás boas para 450, só encontrei/testei para o 600.
As pás de fibra de carbono são mais rígidas, flexionam muito pouco e por isso conseguem transferir o comando muito melhor. São recomendadas para 3D puro pois são as únicas que realmente aguentam as trocas de passos e as forças envolvidas. Além disso, elas são as que realmente resistem a rotações maiores que 3000RPM nos 450, as outras devem funcionar baixo dessa faixa, sempre.
O tamanho influencia na sustentação do heli, uma pá maior gera mais sustentação, uma menor, menos.
Não adiantar colocar uma pá maior sem dimensionar corretamente o motor, é como colocar um reboque num carro, o motor tem que aguentar.
Idem para uma menor, de repente não consegue nem subir com o heli.
Abrcs!
- Marcio Souza
- membro
- Mensagens: 2390
- Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
- Localização: Oregon - USA
- Jose Gomes
- membro
- Mensagens: 2341
- Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
- Localização: São Paulo/SP
[quote:12242a4a79="Lambreta"]ehhehe só pra colocar gasolina no fogo.
helis tem hélice sim!
hélice é composto de pás que giram num mesmo eixo.
Logo.. helis tem hélice![/quote:12242a4a79]
Eu também penso assim:
[b:12242a4a79]2 PÁS = 1 HÉLICE[/b:12242a4a79]
A diferença é que em avião é uma peça única, e em Heli é dividida, e deve ser por isso que recebeu o nome de pá, mas no meu ponto de vista quando está no rotor não deixa de ser uma hélice, e ser uma pá quando está fora do mesmo.
Abraços,
helis tem hélice sim!
hélice é composto de pás que giram num mesmo eixo.
Logo.. helis tem hélice![/quote:12242a4a79]
Eu também penso assim:
[b:12242a4a79]2 PÁS = 1 HÉLICE[/b:12242a4a79]
A diferença é que em avião é uma peça única, e em Heli é dividida, e deve ser por isso que recebeu o nome de pá, mas no meu ponto de vista quando está no rotor não deixa de ser uma hélice, e ser uma pá quando está fora do mesmo.
Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
- Igor Souza
- membro
- Mensagens: 5427
- Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- stefanletzow
- membro
- Mensagens: 989
- Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
- Localização: Campinas, SP
acho que para ser helice deveria necessariamente ter algum passo envolvido na sua concepçao, que a cada rotaçao gerasse deslocamento, cujo rastro da ponta da helice formaria uma figura helicoidal, igual uma mola.
As helices de aviao tem isso.
A pá do helicoptero nao tem passo na sua concepçao, o conjunto do rotor que altera o passo da pá, que varia a cada ponto da rotaçao, e nao acho que poderiamos chamar este conunto de helice.
Enfim, apenas filosofando sem fundamento nenhum, mas como nao sei o certo e nem esse era o proposito do topico paro por aqui.
As helices de aviao tem isso.
A pá do helicoptero nao tem passo na sua concepçao, o conjunto do rotor que altera o passo da pá, que varia a cada ponto da rotaçao, e nao acho que poderiamos chamar este conunto de helice.
Enfim, apenas filosofando sem fundamento nenhum, mas como nao sei o certo e nem esse era o proposito do topico paro por aqui.