Hélices

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
nwibrl
membro
Mensagens: 660
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 1:12 am

Hélices

Mensagem por nwibrl »

Olá galera!

Alguém saberia dizer no que influencia o tamanho e material de uma hélice? o que me impede de colocar uma hélice menor ou maior no helicóptero?? e quanto ao material, fibra de vidro, fibra de carbono, madeira e plastico, isto só influencia na aparência e no custo após a lenha, ou realmente dependendo do material é mais resistente? e resistem mesmo a 3000 RPM ? Valeu!! :)
CopterX 450 SE V2 / CopterX 250 SE | Dx6i
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Primeiro, helicoptero não tem hélices, tem pás. :D

O material das pás influencia sim no vôo, e bastante.

As pás de plástico são muito moles, com isso não consegue transferir o comando para o rotor adequadamente. É como se você tivesse um amortecedor, você dá o comando mais o plástico flexiona e amortece, além de envergar muito.
Em compensação, aguentam um pouquinho melhor as raladinhas que ocorrem.

As de madeira são as melhores para iniciantes, na minha opinião. São mais baratas mas possuem uma rigidez muito boa, então não há tanto problema com essas flexões.

As de fibra de vidro mesmo, as boas, possuem uma resistencia parecida com as de carbono, rígidas e aguentam uma boa rotação, entretanto não vi pás boas para 450, só encontrei/testei para o 600.

As pás de fibra de carbono são mais rígidas, flexionam muito pouco e por isso conseguem transferir o comando muito melhor. São recomendadas para 3D puro pois são as únicas que realmente aguentam as trocas de passos e as forças envolvidas. Além disso, elas são as que realmente resistem a rotações maiores que 3000RPM nos 450, as outras devem funcionar baixo dessa faixa, sempre.

O tamanho influencia na sustentação do heli, uma pá maior gera mais sustentação, uma menor, menos.
Não adiantar colocar uma pá maior sem dimensionar corretamente o motor, é como colocar um reboque num carro, o motor tem que aguentar.
Idem para uma menor, de repente não consegue nem subir com o heli.

Abrcs!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

ehhehe só pra colocar gasolina no fogo.

helis tem hélice sim!

hélice é composto de pás que giram num mesmo eixo.

Logo.. helis tem hélice!
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

[quote:e4ce1b68dd="Lambreta"]ehhehe só pra colocar gasolina no fogo.

helis tem hélice sim!

hélice é composto de pás que giram num mesmo eixo.

Logo.. helis tem hélice![/quote:e4ce1b68dd]

Faz sentido,eu nunca tinha parado para pensar desse forma.hehehe
Avatar do usuário
conex
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:36 am
Localização: Içara, SC

Mensagem por conex »

É diverge um pouco isso,

Se heli tivesse hélice seriam chamadas de hélices e não pás não concorda?

Concordo que hélice possuem pás mas as mesmas são compostas (grudadas) no mesmo molde, já isso que diferente quando falamos que é um rotor e tal.

Mas ambas as colocações estão corretas.
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:12242a4a79="Lambreta"]ehhehe só pra colocar gasolina no fogo.

helis tem hélice sim!

hélice é composto de pás que giram num mesmo eixo.

Logo.. helis tem hélice![/quote:12242a4a79]

Eu também penso assim:

[b:12242a4a79]2 PÁS = 1 HÉLICE[/b:12242a4a79]

A diferença é que em avião é uma peça única, e em Heli é dividida, e deve ser por isso que recebeu o nome de pá, mas no meu ponto de vista quando está no rotor não deixa de ser uma hélice, e ser uma pá quando está fora do mesmo.

Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Hélice é um conjunto de pás com um mesmo centro, olhando desse jeito os helis têm sim 2 hélices.
Mas não se compra uma hélice de 650mm de fibra de carbono para os helis, e sim as pás de 325mm de FC :roll: :lol:

Entenderam o meu ponto de vista? :D :lol:

Abrcs!
Avatar do usuário
conex
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:36 am
Localização: Içara, SC

Mensagem por conex »

Acho que tanto faz, mas fica esquisito falar hélice para helicoptero...

Se for olhar se chamaria helicopter propeller e não helicopter blades....
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

acho que para ser helice deveria necessariamente ter algum passo envolvido na sua concepçao, que a cada rotaçao gerasse deslocamento, cujo rastro da ponta da helice formaria uma figura helicoidal, igual uma mola.
As helices de aviao tem isso.
A pá do helicoptero nao tem passo na sua concepçao, o conjunto do rotor que altera o passo da pá, que varia a cada ponto da rotaçao, e nao acho que poderiamos chamar este conunto de helice.

Enfim, apenas filosofando sem fundamento nenhum, mas como nao sei o certo e nem esse era o proposito do topico paro por aqui.
Avatar do usuário
nwibrl
membro
Mensagens: 660
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 1:12 am

Mensagem por nwibrl »

Nossa, valeu mesmo pelas respostas ein....! brincadeira...!

Agora aqui fica minha opinião, se helicóptero não tivesse hélice, e sim pas, então quando criaram iam chamar de pácóptero e não helicóptero!!
8)
CopterX 450 SE V2 / CopterX 250 SE | Dx6i
Responder