voos proximos a aeroporto. pode?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
comandante mendes
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
Localização: juiz de fora-mg

voos proximos a aeroporto. pode?

Mensagem por comandante mendes »

salve amigos.
estamos voando a um tempo proximo ao aeroporto da serrinha em juiz de fora, numa area publica do estacionamento do estadio municipal, para ser mais especifico a 2 anos e nunca fomos notificados ou advertidos. temos nossas normas e usamos o bon senso, e respeitamos a regras de altitude e da proibiçao de se voar em zonas de aroximaçao e decolagens de aeronaves e por isso nunca tivemos incidentes.

Estamos a +/- 450m na lateral de uma das cabeceiras de pista e +/- a 60m metros abaixo. ja estou a par da legislaçao que trata do aeromodelismo no Brasil onde diz que a operaçao de aeromodelos so podem ser operados proximos a aerodromos se autorizado pela administraçao do mesmo.

como nosso grupo cresceu (14 aeromodelistas) e muitos espectadores, por isso chamamos a atençao de pilotos do aeroclube que reportou a administraçao do aeroporto que nos convidou para uma reuniao ainda nao marcada, entao comecei a estudar a legislaçao mas nao achei nada ainda sobre area de segurança de aroportos, pois a legislaçao aeronautica é muito extença. por isso gostaria que algem mais entendido do assunto podesse nos ajudar para eu nao chegar vendido na reiniao.

obrigado
Avatar do usuário
NelsonSM
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Ter Out 07, 2008 1:37 am
Localização: Palhoça, SC

Mensagem por NelsonSM »

Bom

Não tenho certeza, mas parece que deve-se respeitar uma distância num raio de 5 km de aeroportos.

Nelson
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Mensagem por Kamikaze-MT »

Olá colega!!

No site da COBRA, tem documentação a respeito.
Eles falam sim sobre uma distância mínima!!
Vou ver se acho e posto aqui.
"Aeromodelista e Professor Pardal tem muita coisa igual!"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O RBH 100 de 1999 determina que não se voe próximo a aeródromos sem a devida autorização e que nunca se voe próximo às áreas de aproximação.

Vocês estão irregulares, e já que foram chamados para uma reunião recomendo que parem de voar imediatamente, mas isto não significa que não possam voar ali para sempre, apenas que a administração do aeroporto tem que estar ciente e autorizar.

Recomendo usar o Google Earth para imprimir um mapa do aeroporto e arredores até sua atual área de vôo, e desenhe nela a "caixa" de vôo que vocês utilizam, que obviamente não deve sobrevoar áreas particulares, deve estar 100% fora da área de aproximação e com uma boa sobra de espaço das cartas aéreas da região.

Leve um modelo médio, com bateria, rádio, etc., para demonstrar que tipo de aeromodelo vocês têm voado por lá. A proposta da nova versão da RBHA 100, que regulamenta aeromodelos, praticamente exclui das regulamentações sobre proximidade de áreas habitadas, etc., os aeromodelos abaixo de 1,5Kg, que são a maioria do que voamos.

Não achei mais indicações se o novo RBHA 100 está valendo, o texto dele está em http://inema.com.br/mat/idmat034385.htm

Se eles entenderem que não há riscos creio que autorizarão.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Mendes,

Fiz todo o meu curso de Piloto no Aeroclube de Juiz de Fora, o estacionamento do estadio fica exatamente na perna do vento da cabeçeira 21. Os Paulistinhas fazem o circuito a 600 pes (200 metros). Se alguem resolver voar um pouco mais alto(aeromodelo) ou baixo (lembro que os Paulistinhas voam principalmente com pilotos inexperientes que brigam para manter altitude) pode causar um acidente sério.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Responder