Construção de CNC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Construção de CNC

Mensagem por Pardal »

Após algum tempo parado com o hobby, pretendo reativa-lo com todo vapor. Meu grande projeto é realizar a construção de uma máquina CNC para corte de isopor, e talvez uma fresa para fabricação de peças em plastico e madeira. No intuito de construir uma máquina boa, fiz uma pesquisa dos materiais no mercado, e percebi que elas têm um custo meio elevado. Porém, conversando com um amigo que é torneiro, ele consegue fabricar a um custo bem baixo peças como fusos, castanhas em bronze, guias lineares, encaixe para o motor de passo, etc. Então vamos iniciar a construção de uma CNC que vou utilizar para construção de meus aeromodelos. Imagino que muitos aqui desejariam uma CNC para esse objetivo. Então, me surgiu a idéia da fabricação das peças por encomenda para facilitar quem deseja construir. Aos mais experientes no assunto, seria ótimo que ajudem com opiniões das características das peças! Aos interessados, aguardo opiniões!
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
nwibrl
membro
Mensagens: 660
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 1:12 am

Mensagem por nwibrl »

Realmente acredito que muitos aqui desejam fazer uma CNC, e eu também andei pesquisando, e posso dizer, que se alguém deseja construir de forma fácil e rápida, faça uma de "lego", para quem duvida, olhem os videos no youtube de CNC com lego, é claro, para cortar isopor. Fica ai a dica. Abraços! :)
CopterX 450 SE V2 / CopterX 250 SE | Dx6i
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Com lego sai mais caro que de aluminio.

Eu cheguei a montar uma cnc para isopor em MDF e trilhos de gaveta. nao precisa de nada mais sofisticado que isso.

Hoje estou montando uma Fresa/Torno CNC de 4 eixos (já pensando em 5) toda em metal, mas é um trabalho caro e demorado.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Construção com trilhos de gaveta e MDF funciona bem para isopor, mas todas que eu vi ocupam um bom espaço e também existe o problema da deformação da madeira. Como eu disponho de pouco espaço, vou construir com todas as peças metálicas, usinadas e torneadas.
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

O espaço ocupado será pouca coisa menor com uma maquina metálica.

Isso se dá pelo fato de que para atingir certos angulos de corte, voce precisará de eixos x e y longos.

Nao existe problema de deformaçao da madeira, o mdf só nao pode molhar. se passar uma tinta apos cortar as peças, a maquina vai durar muito.

A precisao necessária para trabalhar com isopor é muito menor, pois o material nao é tao estável ao corte quando se imagina.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Pardal, vou acompanhar isso pois essa parte de mecânica me interessa muito pois tenho intenção de fazer uma fresadora embora já tenha visto algumas com preços em torno de 2000,00 porém de mesa mas já é algo muito útil mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nwibrl
membro
Mensagens: 660
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 1:12 am

Mensagem por nwibrl »

Pardal, você teria fotos? pois o meu problema aqui é trabalhar com alumínio, se você conseguisse montar "kits de CNC" para vender, tipo um kit ARF :lol: , acho que seria bem interressante, pois no meu caso, eu tenho varios motores de passo e correias, só preciso da "carcaça" com os rolamentos e tal. :o
CopterX 450 SE V2 / CopterX 250 SE | Dx6i
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

é muito facil trabalhar com aluminio. Eu mesmo estou fundindo todas as peças.

Fiz um forno a carvao e comprei um cadinho de grafite. só isso.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:f7a0f79f3d="LaercioLMB"]Pardal, vou acompanhar isso pois essa parte de mecânica me interessa muito pois tenho intenção de fazer uma fresadora embora já tenha visto algumas com preços em torno de 2000,00 porém de mesa mas já é algo muito útil mesmo.[/quote:f7a0f79f3d]

As fresadoras de mesa sao muito versateis mesmo! Eu ví uma funcionando feita em nylon para fresagem de placas de circuito impresso. Mas ela tb faz gravaçao e outros trabalhos.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:9397e15d1d="-=|Novelli|=-"]O espaço ocupado será pouca coisa menor com uma maquina metálica.

Isso se dá pelo fato de que para atingir certos angulos de corte, voce precisará de eixos x e y longos.

Nao existe problema de deformaçao da madeira, o mdf só nao pode molhar. se passar uma tinta apos cortar as peças, a maquina vai durar muito.

A precisao necessária para trabalhar com isopor é muito menor, pois o material nao é tao estável ao corte quando se imagina.[/quote:9397e15d1d]

Isso é uma verdade! dependendo do angulo de corte desejado, os eixos devem ser maiores. Mas como para mim o custo será apenas do material bruto, vou ter uma máquina mais "limpa". Já vi uns videos de CNCs feitas com MDF e os cortes ficam realmente muito bons.
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder