Construção de CNC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:8f6d980568="-=|Novelli|=-"]Comprar pronta é uma bica, mas se vc tem como ($$), é ótimo, desde que a maquina seja boa e entregue funcionando. isto só mesmo indo ver a maquina.[/quote:8f6d980568]
Sabe Novelli, já procurei me aventurar a fazer uma CNC. Pesquisei, lí, baixei projetos, fucei um monte e finalmente, depois de muita procura achei uma coisa interessante. Num forum especializado, um dos usuários resolveu fazer um consórcio para montar uma CNC. Não era a medida ideal, mas o projeto era muito bom e seria feito com materias de primeirissima qualidade. Custos? Bem, isso a gente ia resolvendo. Inicialmente a maquina ficou, somente a parte mecânica, algo em torno de R$ 6.000,00. Seria toda usinada em aluminio. O cara tinha um canal para importar direto da China, nem preciso dizer que os preços com frete e todos os impostos ficaram menos da metade do que estavamos conseguindo aqui no BR. Ai, como era um grupo de 6 pessoas, o aluminio e a usinagem caiu muito também. Finalmente, teriamos uma p**a máquina, a parte mecânica, por aproximadamente R$ 3.600,00. E isso seria parcelado, pois iriamos comprando as partes separadamente. Mas, sempre tem um mas, revisando um projeto um expert do forum achou um pequeno problema ou algo melhor para ser feito, como todo mundo queria uma maquina boa e que desce o mínimo de manutenção. Parou-se tudo para que fosse feito uma revisão no projeto para colocar a melhor idéia. Nessa parada refiz meus calculos e contas, acabei chegando a um número interessante, a maquina depois de pronta com o spindler e eletrônica, que seria um risco, iria ficar R$ 7.000,00. Pronta para uso? Não, pois faltariam os softwares. Cara, bateu um desespero pois a minha aposta seria, uma coisa boa e um preço bom. Mas, e se o projeto não desce certo? Já deve ter lido antes o que o Motta escreveu, já ví umas 30 CNC sendo montadas e umas 4 funcionando. Por sorte, ou não, o mentor da idéia teve um problema de ordem familiar e o projeto ficou em stand by.
A minha CNC seria voltada, única e exclusivamente, para construção de aeromodelos. Mas, hoje corto tudo na FlyngCircus ou na mão, afinal nem construo tanto assim. Daí nem sei se o custo/beneficio vai compensar. Mas, como pretendo construir por mais uns 30 anos, no mínimo, quero que ela seja, além de confiável, muito robusta. É claro que até lá as CNC laser devem ficar muito baratinhas, ai compro uma. Esse cara que mencionei, o Lolata, constroi por Hobby. Mas, faz coisa boa. E ele leva você à hora que quiser para ver as CNC que ele constroi funcionando. Ele mesmo tem por nescessidade, afinal o trabalho principal dele depende disso. E, pelo que já ví, foi justamente o fato de não achar nada, barato e confiável que o levou a entrar nesse negócio. R$ 10.000,00, não é dinheiro que dá em árvore e não tenho essa grana para arriscar em algo que pode funcionar, tenho que comprar algo que funcione e pronto. E no meio do caminho apareceram pessoas que podem nescessitar de algum tipo de serviço e que a máquina pode atender, principalmente se for uma máquina robusta e profissional. De repente, por hobby, vou fazendo um serviço que pode gerar uma grana, grana para comprar aviãozinho é claro.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Entao vitorrete, mas eu só tenho uma coisa a questionar, quando o assunto é fazer uma maquina metálica pra corte em isopor:

A variaçao de densidade do isopor e a variaçao de calor que o fio atinge no corte já joga na lata de lixo a precisão conseguida com a mecanica. Eu ja montei uma maquina cnc e fiz funcionar, fiz toda de MDF de 20mm (100 reais de madeira e 100 de trilhos de gaveta rolamentados) nao utilizei fusos, e sim correia dentada. Nao pelo custo, mas sim pela facilidade de alinhamento, pois as vezes montamos a maquina e nao sabemos porque ela ta perdendo passo ou travando, e quase sempre é o alinhamento entre guias (trilhos) e fuso. A maquina funcionava perfeitamente, e a precisao estava além do satisfatório!

maquina metalica é boa para usinar metal, ou entao fresar com spindle ou laser.

CNc de isopor pode ser feita de madeira mesmo sem nenhum prejuizo no produto final.
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Novelli.. voce tem a planta dessa CNC por acaso?
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:d297277d01="-=|Novelli|=-"]A variaçao de densidade do isopor e a variaçao de calor que o fio atinge no corte já joga na lata de lixo a precisão conseguida com a mecanica. Eu ja montei uma maquina cnc e fiz funcionar, fiz toda de MDF de 20mm (100 reais de madeira e 100 de trilhos de gaveta rolamentados) nao utilizei fusos, e sim correia dentada. Nao pelo custo, mas sim pela facilidade de alinhamento, pois as vezes montamos a maquina e nao sabemos porque ela ta perdendo passo ou travando, e quase sempre é o alinhamento entre guias (trilhos) e fuso. A maquina funcionava perfeitamente, e a precisao estava além do satisfatório!
maquina metalica é boa para usinar metal, ou entao fresar com spindle ou laser.
CNc de isopor pode ser feita de madeira mesmo sem nenhum prejuizo no produto final.[/quote:d297277d01] Certamente, para isopor basicamente o MDF atende à necessidade de tração e força. E, creio eu, motores baratos e correias, seriam um ótima pedida. Sem bem que, já ví alguns projetos robustos onde as correias são amplamente aplicadas, justamente por sua menor manutenção. Olha ai um brinquedinho para cortar isopor: http://www.iorobotics.com/cortadora_de_isopor.html
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:fd73edd4b9="vitorette"][quote:fd73edd4b9="-=|Novelli|=-"]A variaçao de densidade do isopor e a variaçao de calor que o fio atinge no corte já joga na lata de lixo a precisão conseguida com a mecanica. Eu ja montei uma maquina cnc e fiz funcionar, fiz toda de MDF de 20mm (100 reais de madeira e 100 de trilhos de gaveta rolamentados) nao utilizei fusos, e sim correia dentada. Nao pelo custo, mas sim pela facilidade de alinhamento, pois as vezes montamos a maquina e nao sabemos porque ela ta perdendo passo ou travando, e quase sempre é o alinhamento entre guias (trilhos) e fuso. A maquina funcionava perfeitamente, e a precisao estava além do satisfatório!
maquina metalica é boa para usinar metal, ou entao fresar com spindle ou laser.
CNc de isopor pode ser feita de madeira mesmo sem nenhum prejuizo no produto final.[/quote:fd73edd4b9] Certamente, para isopor basicamente o MDF atende à necessidade de tração e força. E, creio eu, motores baratos e correias, seriam um ótima pedida. Sem bem que, já ví alguns projetos robustos onde as correias são amplamente aplicadas, justamente por sua menor manutenção. Olha ai um brinquedinho para cortar isopor: http://www.iorobotics.com/cortadora_de_isopor.html[/quote:fd73edd4b9]

Vitorette,
O depadua é antigo conhecido, quando comecei a brincar com eletronica comprei algumas coisinhas dele.

Note que a maquina que ele vende usa trilhos de gaveta rolamentados e fuso comum, mas a construçao metálica facilita a apresentaçao final da maquina, pois de fato é muito mais bonita e bem acabada em metal.

O emprego de correias ajuda muito na leveza e na facilidade de manutençao, alem de ser possivel operar a velocidades maiores (desde que o motor e o driver permita)

F22, existem varios projetos de cnc de isopor feitas em mdf. procure por "cnc hotwire foam cutter"
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

ninguem usa o jedicut? serei o primeiro?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Eu ja testei, e funciona bem, mas como sou fa do linux, eu uso o emc2 atualmente.
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Novelli e os outros colegas!

Estou procurando uma placa C4 para minha CNC, fora o motta que não obtive sucesso no contato, conhecem alguem que venda?
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:437e5b0e17="-=|Novelli|=-"]Eu ja testei, e funciona bem, mas como sou fa do linux, eu uso o emc2 atualmente.[/quote:437e5b0e17]

OK! então é esse mesmo que vou usar....
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

http://www.igus.com.br/wpck/default.aspx?pagenr=1969

Olhem que maravilha esse site!!
Vendem guias lineares em tamanhos menores!Parece promissor o site.
Responder