Construção de CNC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:b003cea3f7="Henrique Luz (F-22)"]Novelli e os outros colegas!

Estou procurando uma placa C4 para minha CNC, fora o motta que não obtive sucesso no contato, conhecem alguem que venda?[/quote:b003cea3f7]

Putz, não posso tirar um dia de férias heheheheheheheh, já foi respondita a tua pergunta, olha na tua caixa de entrada.
Pessoal, uma cnc para cortar modelinhos sem muita produção, uma em mdf é a pedida, o Julio um amigo aqui de porto alegre, passei o projeto da spartia ou algo parecido e ele já montou a mecânica, hoje ou até o final da semana, vou levar a placa e fonte, motores ele já levou e instalou, para fazer funcionar, e funciona, não é necessário e até prejudicial usar motores grandes de 200 passos, minha máquina atual usa motores de 48 passos e corta muito bem, vejam que a resolução é perfeita para usasrmos nos nossos projetos, como corto alguns modelos com encaixes, a precisão é importânte, e ficam perdeitos os encaixes, uso para deslocamento dos carros barras rosqueadas de 6mm, funciona muito bem o deslocamento, tanto que em 48 horas corto 100 kits do stick, completo, esta cortando a 6,8mm/seg o que dá mais ou menos 1 metro de corte por cada 3 minutos ou menos. É ilusão fazer uma máquina com fusos , guias lineares, isto é para uma fresadora de precisão ai sim, onde vamos fresar aço e materiais duros, para cortar isopor, depron ou similares uma de mdf é mais do que suficiente. Para produção é outra máquina, ai vale investir um pouco mais. mas não tanto, uns 1000,00 reais na mecânica já podemos ter uma máquina com boa velocidade3 nos cortes.

abraços motta
[], motta
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Mas o que eu uso entao para fazer as partes moveis????
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Achei um bom site que vende trilhos de gaveta bem barato..

http://www.madeleinet.com.br/ProductDetailServlet?idp=1825&idc=157&nome=TRILHO-MINI--MC-/-MZ-342-ZN-
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

Trilhos de aluminio : http://www.madeleinet.com.br/ProductCatalogueServlet?cod=79&pai=0&nome=Trilhos-de-aluminio


PREÇO BAUMM ÇÔ
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:fa74294e95="Pardal"]ninguem usa o jedicut? serei o primeiro?[/quote:fa74294e95]

Uso o jedicut, o cenece, o foam works, o gmfc, dos 4 o mais fácil e funcional para mim é o cenece, suas telas são intuitivas, alguém com poucas leituras do manual, já poderá fazer alguma coisa sem muito esforço. De todos para mim o que melhor funciona para os meus projetos é o foam Works, tem o cenece-pro, é o mais caro deles mas muito bom para quem não tem muito conhecimento é o que maior facilidade tem para quem inicia. Tenho contato com o jedicu desde a sua primeira versão, foi demorado para conseguirmos usar o jedicut com a C4, foi um trabalho que o edison o (arpia) aqui do forum iniciou com o jerome até que ele criou uma dll para que o programa fosse compátivel com a C4. Hoje uso a C4 com todos estes programas, foi trabalhoso mas não difícil.


abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:d18424e1c3="Henrique Luz (F-22)"]Mas o que eu uso entao para fazer as partes moveis????[/quote:d18424e1c3]

Tu tá colocando os bois na trazeira da carroça, vai pesquisar um pouco para verificares o funcionamento de uma cnc de corte por fio quente, vá ver o que o pessoal usa para fazer os carros os deslocamentos etc. Deixa de querer o bolo e vá procurar a receita. Se continuares assim vai terminar mal informado, etc.. tens que ir em busca das tuas soluções, Tens dúvidas vais pesquisar, achou! o que podes fazer é discutir o funcionamento e não como fazer o sistema. Primeira coisa que alguém se dispõe a fazer, é buscar as informações, depois o conhecimento para aplicar estas informações, no momento nem as informações estas conseguindo processar. A pior coisa que se pode fazer é confundir informação com conhecimento. Quem tem informação e não sai em busca do conhecimento, para poder aplicar o conteudo da informação, fica sabendo nada de nada. Quem usa a informação para dominar o conhecimento tem tudo a sua disposição, este é o real conhecimento. Aprender a aprender é um exercício simples, a cada dúvida a cada pergunta que formos solicitar respostas, porque primeiro não procurarmos a resposta, ou as respostas nós mesmo.

[], motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:2e7ba2a381="motta"][quote:2e7ba2a381="Pardal"]ninguem usa o jedicut? serei o primeiro?[/quote:2e7ba2a381]

Uso o jedicut, o cenece, o foam works, o gmfc, dos 4 o mais fácil e funcional para mim é o cenece, suas telas são intuitivas, alguém com poucas leituras do manual, já poderá fazer alguma coisa sem muito esforço. De todos para mim o que melhor funciona para os meus projetos é o foam Works, tem o cenece-pro, é o mais caro deles mas muito bom para quem não tem muito conhecimento é o que maior facilidade tem para quem inicia. Tenho contato com o jedicu desde a sua primeira versão, foi demorado para conseguirmos usar o jedicut com a C4, foi um trabalho que o edison o (arpia) aqui do forum iniciou com o jerome até que ele criou uma dll para que o programa fosse compátivel com a C4. Hoje uso a C4 com todos estes programas, foi trabalhoso mas não difícil.


abraços motta[/quote:2e7ba2a381]]

Obrigado! escolhi o jedicut porque é gratuito. Ainda não estou disposto a pagar pelos softwares. talvez futuramente...
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

[b:8d660ad48f]vitorette[/b:8d660ad48f]

esses valores comentados por ti ... eu conheço algumas pessoas que fazem CNC (e por este preço até imagino de onde são), mas é algo que imagino totalmente fora da realidade ... para cortes de placas de isopor, ou pequenas usinagens, acho que isso é um tremendo disperdício, e como vc mesmo falou, dinheiro não dá em árvore.
Fiz um pequeno projeto, utilizarei toda a estrutura em MDF, as guias em trilhos de gaveta, as porcas dos fusos em um tipo de resina onde tudo (com eletrônica) não vai ficar 1000 reais ... mas para o que eu preciso atende perfeitamente.
Isso reflete uma realidade meio que distorcida ... alguns pensam que fazendo essas máqiunas que custam 10mil e cabresteando o pessoal para comprá-la está vendendo qualidade ... mas no meu ponto de vista está apenas levando alguma vantagem, quando o pessoal pensa em máquina barata, para aplicações simples (corte de isopor, corte de MDF ou acrílico) não precisa de uma estrutura com guias lineares, fusos de esferas, estrutura em metal ... precisa de algo funcional e barato.
Se não me engano (e se vc tiver interessado claro) ... procure com o pessoal, a idéia de se fazer uma CNC barata em MDF voltou a tona, porém novamente alguns entraram com idéia de CNC barata em alumínio (pessima escolha) ... e sem contar o "precinho camarada" ...

abrax!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Desculpa falar Pardal, mas o teu tópico quando surgiu estava ótimo mas depois de um tempo só se vê aqui gente perguntando como faço isso, como faço aquilo sem ao menos ter esperado o tópico ter terminado com um projeto concluído e o que é pior, estão transformando todo o projeto na qual você se disponibilizou a fazer e mostrar.
Depois do tópico concluído, cada um coloca o que achou e possíveis idéias mas deixem o Pardal terminar o tópico dele, isso aqui tá mais poluido do que tópico de reclamação, é mesmo como o Motta falou e eu inclusive em outros tópicos porém com palavras diferentes, tem que pesquisar para aprender, perguntas não ensinam nada, somente respondem dúvidas e dúvidas somente surgem quando estamos estudando algo e não quando queremos fazer algo sem qualquer noção.
Se eu fosse você Pardal, pediria para os administradores remover esse seu tópico e recriava outro na tentativa de tentar ensinar esses apressadinhos a fazer alguma coisa mas se a coisa degringolar de novo fecha o tópico e manda todo mundo as favas.
Desculpem ter que usar de frases assim mas as coisas nesse tópico estão uma bagunça geral, até o senado está mais organizado que isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:eec8b3de6c="LaercioLMB"]...isso aqui tá mais poluido do que tópico de reclamação, é mesmo como o Motta falou e eu inclusive em outros tópicos porém com palavras diferentes, tem que pesquisar para aprender, perguntas não ensinam nada, somente respondem dúvidas e dúvidas somente surgem quando estamos estudando algo e não quando queremos fazer algo sem qualquer noção....
[/quote:eec8b3de6c]
Concordo contigo quando disse que as dúvidas devem ser tiradas quando já se existe noção do problema. Assim as duvidas são mais direcionadas e construtivas e ajudam a todos.

bem éeeee...como eu ia dizendo a 119 posts atrás, "to estando iniciando" a contruçao de uma CNC, vou usar o soft jedicut por ser gratuito e contruir a mecanica junto com um amigo de trabalho que é torneiro.
Os motores de passo estão a caminho. Para a eletronica, vou construir a placa mm2001, cujo esquemático está pronto e iniciei o layout da placa. Essa frescura na parte eletronica é para a fabricação da placa e deixá-la com um acabamento "profissional". não sei quanto tempo vou levar para esse projeto, mas vou deixar todo documentado aqui para encorajar os corajosos a "estar estando construindo" uma CNC.
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder