Construção de CNC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Primeiro, dispense este teu amigo torneiro se quiseres fazer uma cnc onde qualquer pessoa com o minimo de conhecimento em eletronica possa fazer, pelo que li a respeto do que queres fazer é uma cnc profissioal o que esta longe do que a maioria dos corajosos querem montar, é fácil montar uma cnc, eu gastei no inicio muito material e dinheiro jogado fora, já que não tinha ninguém na época que pudessemos trocar ou pedir ajuda, gastei mais de 8.000,00 reais na época a mais de 12 anos em materiais caros que até hoje estão nos torneiros que nunca conseguiram fazer o que eu pedia, sempre tinha um impasse isto não vai funcionar etc... abandonei tudo e coloquei a cabeça a funcionar... resultado, com uma furadeira algumas brocas e um bom rebitador estava feita a cnc.. sem torneiros e sem depender de ninguém, em menos de 8 horas a mecânica estava pronta. Um perfil de aluminio de 4 polegadas cotado em um pedaço de 150mm este cortado ao meio ficou 2 U que serviram de carro, estes pedaços colocados nas corrediças de gavetas rolamentadas presas a um perfil de metalon de 70mm ficavam com mais ou menos 1mm de folga o que não era problema para os rebites .. pronto já tinhamos o carro deslizando, isto em pouco mais de 1 hora... o eixo Y preso no meio perfil de 4 polegadas com cantoneiras, estava pronto o eixo Y coloquei uma só corrediça de gaveta, até a bem pouco tempo tinha tudo no geocities do yahoo, tentei retirar as fotos do processo e nunca consegui retirar estava sempre lotada a conexão.. ficou perdido, mas para quem quer fazer uma cnc tem que primeiro saber o que vai fazer e como fazer, tem muitos projetos que podemos usar sem necessitar de torneiros ou outro profissional, com ferramentas que temos em casa se pode montar uma , é só pesquisar na internet que tem tudo, inclusive passo a passo, não adianta fazer um passo a passo se as peças forem usinadas, neste caso não é facilitar é complicar. Montar uma cnc é algumas vezes mais fácil do que saber o que fazer com ela. uma cnc não é só apertar um botão e sair cortando, temos que alimentar a máquina com as informapões que ela necessita para fazer o que queremos, eu não leio nada a respeito deste assunto, só de montar a máquina o que no processo todo é o mais simples.


abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

O motta Tá coberto de razão!

Além dele ser o Papa do CNC no por aqui, ele ja passou por todo tipo de dificuldade. E foi com ele que aprendi que cnc de 10 mil pra isopor nao é eficiente, e sim eficaz. Como é isso?

Bem:
Ele é eficaz porque vai cortar o isopor conforme o desenho.
Ele nao é eficiente porque vai fazer isso com mais q o dobro do custo de uma maquina simples.

abs!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:2ce2c8b118="-=|Novelli|=-"]O motta Tá coberto de razão!

Além dele ser o Papa do CNC no por aqui, ele ja passou por todo tipo de dificuldade. E foi com ele que aprendi que cnc de 10 mil pra isopor nao é eficiente, e sim eficaz. Como é isso?

Bem:
Ele é eficaz porque vai cortar o isopor conforme o desenho.
Ele nao é eficiente porque vai fazer isso com mais q o dobro do custo de uma maquina simples.

abs![/quote:2ce2c8b118]

Concordo plenamente e respeito muito a experiencia do motta. Pelo que vi no fórum é a pessoa que mais entende do assunto.
Pretendo investir no máximo 1k em material ( guias, fusos, etc ). Vi muitas contruções de máquinas em MDF, nylotec ( acho que é isso ), aluminio, etc . Algumas peças vou fabricar aqui no meu trabalho pois me facilita e muito, e se for possivel, disponibilizar a quem desejar...
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

Sem querer poluir mais o tópico, abaixo segue um vídeo que fiz hoje da minha CNC feita com materiais de sucata.

Consegui muita coisa grátis e gastei em torno de R$ 100,00.

[yt]w8-fVKVcO6Q[/yt]
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:e7bd65640d="sgt.meirelles"]Sem querer poluir mais o tópico, abaixo segue um vídeo que fiz hoje da minha CNC feita com materiais de sucata.

Consegui muita coisa grátis e gastei em torno de R$ 100,00.

[yt]w8-fVKVcO6Q[/yt][/quote:e7bd65640d]
Show de bola!
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

Valeu Pardal, boa sorte com a sua!
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

[quote:ff9726e468="LaercioLMB"]A parte mecânica para mim nunca foi problema, já fiz torno mecânico com 50cm de barramento útil mas tenho dificuldades é com os programas para CNC no computador, em ligar isso tudo e funcionar corretamente, até agora já fiz motores de passo funcionarem mas não como eu desejava realmente.[/quote:ff9726e468]

é isso ai Laercio. mecanica pra mim tambem não é problema tenho uma gama de maquinas com as quais posso fabricar diversas peças em metal e madeira, meu problema é essa tal de eletronica, tem que comprar tudo.

abração
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
rdinallo
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

E ae Pardal, conseguiu fazer a sua, estou interessado em fazer uma tambem, vou utiliza a placa cnc3ax
estou partindo pra parte eletronica primeiro, hoje vou comprar os componentes
Avatar do usuário
BruxoGrs
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Jul 01, 2010 9:15 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por BruxoGrs »

Olá a todos...
Eu tenho uma cnc feita com a placa mm2001 com barras roscadas funcionando perfeitamente, porem a minha área de corte está pequena, gostaria de saber se alguém tem e pode me passar a receita (largura e passos dos dentes) para que eu possa colocar correias dentada nela.
Desde Já Agradeço a atenção de todos!!!
Abçs Bruxogrs
"Que os Deuses e as Deusas estejam sempre ilumindando vc e todos os Seus"
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:82535f9ead="sgt.meirelles"]Sem querer poluir mais o tópico, abaixo segue um vídeo que fiz hoje da minha CNC feita com materiais de sucata.

Consegui muita coisa grátis e gastei em torno de R$ 100,00.

[yt]w8-fVKVcO6Q[/yt][/quote:82535f9ead]

opa gostei......... parabens
Responder