Quer obter respostas aos seus problemas? leia isto

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Quer obter respostas aos seus problemas? leia isto

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Este documento é uma tradução e adaptação do texto "How to Ask Questions The Smart Way", de Eric S. Raymond, hospedado em

[url]http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html[/url]

A chave para conseguir que suas perguntas sejam respondidas em qualquer fórum, listas de email ou newsgroup é escrever sua pergunta de modo que aqueles a quem você está perguntando QUEIRAM responder à sua questão.
Em um fórum técnico gratuito, os usuários não recebem nenhum retorno além da satisfação de estar ajudando e do desafio mental de resolver algum problema complicado.
Entretanto, se você não gastar um pouco de tempo para tentar responder à sua pergunta por si próprio, ou pensar com um pouco mais de profundidade nela, é bem provável que sua pergunta seja ignorada em favor de outros que apresentem essas qualidades. Caso você não tenha como fazer isso, por questão de tempo ou outra razão qualquer, é melhor contratar auxílio profissional PAGO, pois assim você terá mais chances de obter auxílio.

A chave: faça sua "lição de casa" a fim de facilitar a nossa ajuda.


Pense bem em seu problema. Se você nem ao menos tentou resolver seu problema, nós podemos saber disso só pela pergunta. Este é o tipo de pergunta que é ignorada sempre, pois é sempre a ponta de um iceberg de follow-ups.
Procure primeiro. Se eu puder encontrar sua resposta em 5 minutos, usando nada além do Google, significa que você não fez sua lição, e será uma perda de tempo. Antes de perguntar, leia qualquer documentação disponível no site onde você procura suas respostas, faça uma busca no Google e leia pelo menos a primeira página e alguns itens nela. Então, depois de fazer isso, mencione o que fez na sua pergunta.
Tente remover todas as sua suposições antes de perguntar. "Como rodar Linux no Windows?" é uma má pergunta, pois a maior probabilidade é que você não quer fazer isso, mas apenas rodar o Linux. Conte-nos qual é seu objetivo inicial, e quais as suas limitações. Não assuma que está no caminho certo.
Especifique seu problema corretamente. Comece por uma pequena descrição, depois dê os passos exatos para recriar o problema, qual era o resultado esperado e qual é o erro. Certifique-se de informar as versões dos softwares usados, assim como do sistema operacional. Se o problema for intermitente, tente explicar como o problema aparece - ou mencione que você não conseguiu isolar a causa.
Descreva brevemente (!) que soluções você já tentou. Isso pode nos dar mais informações para resolver o problema.p/li]

Leia seu post com cuidado! Verifique que esteja escrito corretamente e em linguagem clara. Deixe sua conversa fiada para seus colegas adolescentes no messenger. Certifique-se de colocar todas as informações necessárias e remover qualquer coisa que não tenha a ver com o tópico em questão.
Escreva um assunto elucidativo, que reflita sua questão ou pelo menos o tópico. Assuntos como "AJUDEM!", "SOCORRO!" e outros são inúteis. Linhas de assunto como "Erro ao converter um arquivo de vídeo no formato .AVI para DVD". O assunto é o primeiro modo de pegar nosso interesse. Não desperdice.
Faça perguntas, não afirmações. Isso pode parecer óbvio, mas aparentemente não é. ERRADO: "O programa X não funciona porque ...". CERTO: "Estou usando o programa X para fazer ..., mas estou com um erro ... O que pode estar errado?"
Assuma que você é quem está fazendo algo errado, e tenha uma atitude humilde e cortês, mesmo que você ache secretamente que o erro é de outra pessoa. É melhor que se prove que você está certo, e receber desculpas de quem errou, do que ser arrogante e rude, e ter de desculpar-se depois por um erro seu.
Evite perguntas do tipo "Posso fazer ...?". Tente. Deu certo? Então pode. Se não, a resposta é não.
Evite perguntas do tipo: "Como posso...". Essa é uma pergunta com resposta longa, que não é bem recebida em um forum. Se não pudermos responder sua pergunta em um parágrafo ou dois, não vamos responder. ERRADO: "Como posso reformatar o meu PC?". CERTO: "Que programa posso usar para reformatar o meu PC?"

Depois que você obteve uma resposta:

Se você não entendeu uma respostas, usa as mesmas técnicas da primeira pergunta: faça uma busca, leia os manuais, etc. Não assuma que, uma vez que alguém lhe respondeu uma vez, esse alguém estará pessoalmente devotado a resolver seu problema. Também assegure-se de que um follow up é mesmo um follow up, e não uma pergunta nova, a qual deverá ser colocada em um novo tópico.
Agradeça. Há chance de você precisar de ajuda novamente. Se você "pagar" a quem lhe respondeu com a satisfação de ter ajudado, este irá lembrar mais facilmente de você no futuro e estará mais propenso a responder a outra pergunta sua.
Se você encontrar a resposta por conta própria, poste-a no seu tópico para que outros usuários possam se beneficiar disso. Afinal a internet funciona basicamente com ajuda MÚTUA.

Agradeço ao usuario Tonbo do site www.phpmania.org Que disponibilizou este mesmo texto em seus foruns.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

-=|Novelli|=-,

Brilhante idéia. Espero que muitos usuários leiam o tópico e ajudem a melhorar o fórum e-voo. Não daria para colcar este tópico em todos os fóruns daqui? :wink:

Abraço.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Gostei muito do texto, ótimo.
Ontem eu estava no Paca, e tive um exemplo ao vivo e a cores :
O cara me viu pousando, e já veio gritando a 10 metros de distância :
- Pô, legal isso, quanto custa um avião destes ?
E já em seguida :
- É fácil de pilotar ?
E depois emendado :
- É fácil de fazer ?
- Quantos canais usa ? 6 ? É que eu já tenho um carrinho.
Meu, eu fiquei p. O cara parecia um sangue-suga.
Não me oponho a responder perguntas, nem as absurdas. Aliás as absurdas e impensáveis são mais interessantes do que a infalífel clássica :
"Até onde pega o rádio ?"

Em suma : Estacionei meu avião, virei de costas e me distanciei.
Todo mundo já foi novato, inevitável.
Mas eu sempre tentei fazer em média uma pergunta a cada 10 minutos, e não 10 perguntas por minuto !

E venhamos, perguntar quanto é que custa eu acho uma coisa, no mínimo, desagradável.
Acho que preparei uma boa resposta : "Não vendo por preço algum."
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Adorei o tópico também!
E sempre gosto de responder a maioria das perguntas de leigos no assunto de aeromodelismo, principalmente de elétrico.
Mas ai tem gente que quando vôo o tucano park flyer, se aproxima e pergunta: "que combustivel que utiliza?" e "porque não faz barulho?"
Isso de fato, demonstra o desconhecimento da pessoa em aeromodelismo elétrico, e eu compreendo, e respondo calmamente todo o caso...
Mas o difícil foi mesmo quando estava atrasado para o trabalho (estágio), e me fazem esta pergunta quando já estou indo embora. Cheguei a responder: o combustivel é de Polymero de Lithium e não faz barulho pois troquei a engrenagem do motor por uma nova. E tive que sair correndo, mas acho que o moço deve ter ficado um pouco confuso no mínimo. :lol:
Foi uma pena.


[quote:9d1a3db869="MARCOS QUITO"]Não me oponho a responder perguntas, nem as absurdas. Aliás as absurdas e impensáveis são mais interessantes do que a infalífel clássica :
"Até onde pega o rádio ?"
[/quote:9d1a3db869]

O problema não é esta pergunta para mim, mas o que varias vezes vem depois dela. Como: "Mas esta distância é da altura ou da [b:9d1a3db869]lonjura[/b:9d1a3db869]?" eu até me arrepio só de escrever, imagine ouvir isso!! :shock:
Normalmente nesse caso, não há outra opção, senão sair correndo ou eu perguntar a escolaridade da pessoa. Então para não ser rude, prefiro sair correndo. :twisted:

Agora eu tive uma idéia, vou pegar o texto do Novelli, resumir um pouco para a pessoa ler rápido, e dar para a pessoa ler enquanto vôo. (isso, se a pessoa souber ler, pois minha plateia aqui de Valinhos vai de ruim à péssimo na escola) :shock:

Pena que vou parar de voar lá. Peguei trauma lá do campinho... :(
Está difícil até de ir no Japi ultimamente, com a facul. pegando em cima. :roll: E a previsão falando céu aberto e 24km/h de vento. :shock:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Quer obter respostas aos seus problemas? leia isto

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Caros Colegas

Este assunto é um prato cheio para se digerir e ter muito cuidado para não ter indigestão.
Em algumas gerações de aeromodelistas que concegui ensinar tudo o que eu sei , ou parte disto, depois de aguentar um cidadão me crivando de perguntas na mesma velocidade do Marcos quito, resolvi adotar um sistema, elaborei algo em torno de 30 perguntas com respostas em linguagem bem popular, mais sempre vinham perguntas novas e eu ia almentando a lista .
Até que resolvi adotar outro sistema , sempre que procurado eu falava ppara o interessado, venha aqui todo o final de semana , que com o tempo voce acabara tendo conhecimento das tuas perguntas; e nás proximas procure um outro colega , vai variando para até voce saber oque voce quer , ai a gente conversamais .
Porem com tudo isso sempre vem a perguntinha quanto custa ? e eu adotei uma resposta ao interessado. Dependendo do que voce quizer tem um preço, e quanto mais voce sofistica mais voce gasta.
Temos um colega aqui em Cuiaba que é extimado por todos seu nome Nestor ; uma vez deu uma resposta bem esculhambada , quando um cidadão tinha achado caro o custo de um aeromodelo , e recomendou o cidadão ir num super mercado e comprar uma bola , e bater uma pelada .
Nem sempre voce esta naquele dia dar qualquer informação , más indica um colega , afinal se não entra sangue novo o Hobby ou Esporte que nós praticamos não evolui .
Em fim como eu no inicio do aeromodelismo aprendi tudo praticamente sozinho "quebrando a cara", e hoje com 53 anos no aeromodelismo estou sempre disposto a ajudar a todos que me procuarm indistintamente.
E hoje eu estou aprendendo tudo sobre aeromodelismo eletrico , aqui no e-voo e não exito em fazer pegunta e trocar ideias.

Sem+

Mario de Paula Machado BRA-00076 Cuiaba MT
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Galera, o problema nao são as perguntas nao!, mas a forma com que elas são feitas faz a maior diferença, e me refiro principalmente às perguntas escritas, pois em conversa, é possivel que voce tente direcionar a pessoa á reformular sua pergunta, com um "como assim ? lonjura? distancia voce quer dizer ? " mas em um forum, onde algumas pessoas tem pouco tempo para ler as mensagens, se houver uma pergunta com um titulo sem nexo, vai passar batido, e o dono da pergunta nao vai poder cobrar respostas, como previso nas regras.

Vale a pena ler as regras 3, 4 e 8, e interpreta-las como boas dicas para se obter resultados no forum.
Avatar do usuário
ewerson
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 1:28 am

topicos

Mensagem por ewerson »

Realmente essas perguntas mal formuladas acabam com qualquer fórum.
Quando entrei pela primeira vez neste fórum foi a primeira coisa que notei e postei uma reclamação para que se tivesse regras para criar um tópico.
Fiquei muito tempo abrindo topicos inuteis mas tive que abrilos afinal não sabia de nada e tinha 1 milhão de duvidas.

Mas ultimamente tem melhoradado os titulos do tópicos mas isso porque os moderadores estão editando, ainda acho que deveria ter regras a este respeito e que todos devem aprender a trabalhar no fórum afinal isso é para nosso próprio beneficio e é de graça.
Elaborar o titulo do tópico e o conteudo do mesmo de forma correta é o minimo que podemos fazer.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Vou ressucitar e engrossar este tópico, pois muitos não leem o tópico fixo, antes de fazer qualquer pergunta. :-). Pessoal comecem por aqui. :-)
E como sugestão manerem na maneira como escrevem, muitas vezes tem um linguajar idêntico a de um chat ... isto não contribui em nada para o tópico, poluindo, e causando situações como a do Ewerson ... E também façam perguntas de acordo com o título do tópico, facilita as pessoas que procuram soluções semelhantes ...
Caio Vieira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 6:28 pm
Localização: SP

Mensagem por Caio Vieira »

olá pessoal eu mesmo como iniciante falo!
é fo..pois fui testar meu aero e chegou um cara quanto custa?você que montou?qual material foi usado?e a pior de todaaaaaaaaas ele voa? não ele sai nadando isso é o que mata! :twisted:
abraços pessoal :D
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Primeiro, Caio, as recomendações se aplicam a fazer perguntas aqui no fórum. Contudo cabe uma sugestão de um tópico de como se proceder em campo, tanto ao perguntar como responder as perguntas.
Responder