Pastinha Asa Baixa Eletrificado
- Poulps
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Pastinha Asa Baixa Eletrificado
Comprei um pastinha asa baixa da Artal, originalmente construído para uso com motor glow 40 ~46 .
Bom, na hora de montar achei melhor eletrifica-lo para que pudesse voar com ele no Poli onde só se pode voar modelos elétricos.
Abaixo segue video de seu vôo muito gostoso.
[yt]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/1432MpxnMn8&hl=pt&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/1432MpxnMn8&hl=pt&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/yt]
Eletrônica utilizada:
Motor Turnigy Aerodrive XP modelo SK 4240 de 750KV (equivalente ao Glow .40)
ESC de 70 A Turnigy Sentry
Bateria LIFEPO A123 7S de 2300mAh
Rx Futabão 7Ch original
Helice 12x6 APC
Peso do modelo montado : 2730g
Empuxo medido : 2750g
Consumo com Helice 11x6 : 36A
Consumo com helice 12x6 : 56A
Tempo de voo : 5 min
Agora vou postar as fotos do vôo e mais tarde posto as fotos da montagem com as devidas alterações que foram necessárias para a conversão.
[img:fd9abf6038]http://img51.imageshack.us/img51/1439/pict0006ps.jpg[/img:fd9abf6038]
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Bom, na hora de montar achei melhor eletrifica-lo para que pudesse voar com ele no Poli onde só se pode voar modelos elétricos.
Abaixo segue video de seu vôo muito gostoso.
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Eletrônica utilizada:
Motor Turnigy Aerodrive XP modelo SK 4240 de 750KV (equivalente ao Glow .40)
ESC de 70 A Turnigy Sentry
Bateria LIFEPO A123 7S de 2300mAh
Rx Futabão 7Ch original
Helice 12x6 APC
Peso do modelo montado : 2730g
Empuxo medido : 2750g
Consumo com Helice 11x6 : 36A
Consumo com helice 12x6 : 56A
Tempo de voo : 5 min
Agora vou postar as fotos do vôo e mais tarde posto as fotos da montagem com as devidas alterações que foram necessárias para a conversão.
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Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- RodrigoCunhaRS
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- Rafael Baldin
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- Poulps
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Galera, muito obrigado pelos elogios !
Confirmo a informação relativa a indestrutibilidade!
Hoje dei uma abusada no acelerador por muito tempo no ultimo voo antes de ir embora ,e queimei o ESC fazendo um pouso um tanto quanhto forçado!
O bicho é tão robusto que quase nem arranhou !!!
Amanhã não vou por que estou sem ESC ....
Um abraço a todos !
Confirmo a informação relativa a indestrutibilidade!
Hoje dei uma abusada no acelerador por muito tempo no ultimo voo antes de ir embora ,e queimei o ESC fazendo um pouso um tanto quanhto forçado!
O bicho é tão robusto que quase nem arranhou !!!
Amanhã não vou por que estou sem ESC ....
Um abraço a todos !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- alex colombo
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- Poulps
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Boa pergunta, e o C.G ?
Removi o tanque, o suporte para motor glow e fiz uma portinha no Nariz para permitir a instalacao do motor eletrico, ESC e Bateria.
Eu tenho um monte de packs de LIPO 3S 1800mAH 35C. Instalei o motor e coloquei 4 baterias ligadas em serie e paralelo formando um 6S2P e coloquei o mais pra frente possivel.
O C.G ficou fora. Ainda sim ficou com peso de cauda.
Como os motores eletricos sao muito leves, ou eu dava um jeito de instalar o motor mais avancado usando espacadores ou colocava um bateria mais pesada.
Foi quando tive a ideia de montar um Pack 7S da A123.
Por que 7S ?
Por que como a tensao da A123 e mais baixa ,com 7 baterias consigo ter a mesma tensao final de uma lipo 6S (23V).
E apenas como dado comparativo, cada pack 3S de A123 pesa 100g a mais que o mesmo pack de bateria LIPO 3S de 2300mAh.
No final das contas adicionei 230g a mais de peso no nariz com baterias e ai o C.G ficou PERFEITO, e apesar da autonomia de voo ter sido reduzida , as baterias A123 ficam prontihas para uso em 10 minutos de novo!
Mais tarde vou postar as fotos da contrucao do Pack de baterias e acerto do C.G.
Obrigado !
Removi o tanque, o suporte para motor glow e fiz uma portinha no Nariz para permitir a instalacao do motor eletrico, ESC e Bateria.
Eu tenho um monte de packs de LIPO 3S 1800mAH 35C. Instalei o motor e coloquei 4 baterias ligadas em serie e paralelo formando um 6S2P e coloquei o mais pra frente possivel.
O C.G ficou fora. Ainda sim ficou com peso de cauda.
Como os motores eletricos sao muito leves, ou eu dava um jeito de instalar o motor mais avancado usando espacadores ou colocava um bateria mais pesada.
Foi quando tive a ideia de montar um Pack 7S da A123.
Por que 7S ?
Por que como a tensao da A123 e mais baixa ,com 7 baterias consigo ter a mesma tensao final de uma lipo 6S (23V).
E apenas como dado comparativo, cada pack 3S de A123 pesa 100g a mais que o mesmo pack de bateria LIPO 3S de 2300mAh.
No final das contas adicionei 230g a mais de peso no nariz com baterias e ai o C.G ficou PERFEITO, e apesar da autonomia de voo ter sido reduzida , as baterias A123 ficam prontihas para uso em 10 minutos de novo!
Mais tarde vou postar as fotos da contrucao do Pack de baterias e acerto do C.G.
Obrigado !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
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Fiz um Upgrade no Pastinha no meio do ano e esqueci de postar.
Bom, segue abaixo o novo setup mais potente :
Motor : Turnigy C5055-600Kv
ESC: Turnigy 60A (esquenta bem em uso)
Helice: APC 12x6 ( Com 6S o motor suporta até 12x8 e com 5S 13x8)
Bateria: 2 baterias de 3S de 1800mAh 35C em serie ( peso do conjunto de baterias mais leve 300g)
Testes :
Peso do modelo completo: 2530g
Empuxo com helice 12x6 : 2,9Kg e consumo de 56A
Empuxo com helice 12x8 : 3,2Kg e consumo de 67A (ultrapassa um pouco do limite do motor e do ESC que é de 60A máx)
O Vôo e muito bom, com uma subida vertical muito boa , e muita velocidade !
Se você não segurar na velocidade ele começa a dar fluter rápidinho .
O tempo de vôo , fazendo um vôo com bastante acrobacias é de 5 min.
O próximo passo do Upgrade e colocar uma bateria de 2650mAh, só que ela é 150g mais pesada que a de 1800mAh e o CG fica muito adiantado... ainda estou pensando na solução para isto.
Abaixo coloquei algumas imagens de como ficaram posicionados o receptor, ESC, Baterias e etc.
[img:64979bc8a6]http://img683.imageshack.us/img683/9884/pict0114ll.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img42.imageshack.us/img42/3547/pict00001j.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img715.imageshack.us/img715/588/pict00002.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img641.imageshack.us/img641/2752/pict0003dg.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img17.imageshack.us/img17/7826/pict0005sh.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img695.imageshack.us/img695/2145/pict00006.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img407.imageshack.us/img407/3572/pict0118w.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img560.imageshack.us/img560/2969/pict0120a.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img571.imageshack.us/img571/8452/pict0125x.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img404.imageshack.us/img404/3482/pict0128h.jpg[/img:64979bc8a6]
[img:64979bc8a6]http://img253.imageshack.us/img253/9398/pict0133c.jpg[/img:64979bc8a6]
Coloquei uma foto do establizador horizontal, onde tive que colocar duas abraçadeiras plásticas para segurar o arame que atua no profundor. Ele costuma sair da posição e aí o profundor ficar torto (flexionado para baixo) atrapalhando o vôo.
Em breve posto um video dele com o novo setup .
Bom, segue abaixo o novo setup mais potente :
Motor : Turnigy C5055-600Kv
ESC: Turnigy 60A (esquenta bem em uso)
Helice: APC 12x6 ( Com 6S o motor suporta até 12x8 e com 5S 13x8)
Bateria: 2 baterias de 3S de 1800mAh 35C em serie ( peso do conjunto de baterias mais leve 300g)
Testes :
Peso do modelo completo: 2530g
Empuxo com helice 12x6 : 2,9Kg e consumo de 56A
Empuxo com helice 12x8 : 3,2Kg e consumo de 67A (ultrapassa um pouco do limite do motor e do ESC que é de 60A máx)
O Vôo e muito bom, com uma subida vertical muito boa , e muita velocidade !
Se você não segurar na velocidade ele começa a dar fluter rápidinho .
O tempo de vôo , fazendo um vôo com bastante acrobacias é de 5 min.
O próximo passo do Upgrade e colocar uma bateria de 2650mAh, só que ela é 150g mais pesada que a de 1800mAh e o CG fica muito adiantado... ainda estou pensando na solução para isto.
Abaixo coloquei algumas imagens de como ficaram posicionados o receptor, ESC, Baterias e etc.
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Coloquei uma foto do establizador horizontal, onde tive que colocar duas abraçadeiras plásticas para segurar o arame que atua no profundor. Ele costuma sair da posição e aí o profundor ficar torto (flexionado para baixo) atrapalhando o vôo.
Em breve posto um video dele com o novo setup .
Quem voa uma vez, quer voar sempre !