Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Oliver
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Vamos falar de SEGURANÇA

Mensagempor Oliver » 24 Mar 2010 08:47

Um forum é um lugar de aprendizado, onde diversas pessoas trocam experiencias.
Aqui no E-voo tenho visto exatamente isto, porem nem tudo que é descrito deve ser copiado.
Minha maior preocupação é com a segurança das pessoas, pois um modelo perdido por mais caro que seja é só material, mas ferimentos, queimaduras ou casos mais graves pode mudar a vida das pessoas.

Alguem vai pensar:
"Ha! mas eu só vôo um eletricusinho.... não machuca ninguem."

Eu tambem, mas tenho dois eletricusinhos que uso como exemplo:
Um, tem um motor de 2600W que gira uma helice de 24 pol, não machuca ninguem.
O outro usa uma helice de 4 pol mas gira a 50.000rpm, este então......

Tenho visto aqui no forum diversos topicos com pessoas achando que voar sobre pessoas ou ruas não tem problema, alterar baterias de Lipo, reconhecidamente perigosas, sem preocupação, utilizar equipamentos não compativeis entre outros.

Já vi diversas vezes baterias incendiarem, dedos cortados e outros acidentes por imprudencia que poderiam ser evitados se o individuo tivesse pensado um pouco.

Minha inteção é prevenir que metodos potencialmente perigosos sejam disseminados como coisas normais, e isto tem acontecido!

-Bateria de Lipo deve ser descartada descarregada, para isto deve ser colocada dentro de um copo com água salgada simplesmente.
-Transmissores devem ser ligados antes do avião.
-Nunca se vôa sonbre pessoas ou lugares onde elas poden ficar passando..

Vamos listar estas dicas de segurança aqui e pensar nelas.

O que acham?
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Mensagempor carlos renato » 24 Mar 2010 09:04

Tudo que é relacionado a segurança, é sempre muito bem vindo e se deve dar muita atençao.

Existem varios pontos que aqui neste post serao ditos para serem pensados, uma coisa que eu digo para os colegas que estao iniciando aqui é que: " Na duvida, nao voe!!!" e voe sempre acompanhado!!!!

Sei de alguns colegas que voam com agente aqui que nao podem em hipotese alguma voar sozinho, sabem os primeiros comandos em voo, mas nao sabem se previnir de algum imprevisto, e estes mesmo colegas, se empolgam, sei lá, em ver o aero em suas casas, os amigos ficam apreciando....etc... e juntam as traia e vao voar sozinho, o que é de fato e ocorrido, lenha.... :roll:

E esse e varios outros tipos de atitude podem sim queimar o nosso filme no geral.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!

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Boa iniciativa ...

Mensagempor Akamatsu » 24 Mar 2010 09:14

Boa iniciativa, Oliver.

Bem, para começar, é bom começar pelas recomendações da ANAC, que foi discutido no outro tópico, recentemente ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84231 ) . Pois uma grande parte dos problemas podem ser resolvido pela escolha adequado do local de voo: área suficiente para pista, área de escape, ...:

[quote:e98d4c1d14="Hobby-Tec"]Para quem não sabe a ANAC informa:

Aeromodelismo

Se você está interessado na prática de Aeromodelismo, consulte a Portaria 207/STE de 07 de abril de 1999.

LINK Portaria 207:
http://www.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf

Fonte: http://www.anac.gov.br/habilitacao/esportes7.asp

Bons voos![/quote:e98d4c1d14]
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Mensagempor adilsonfol » 24 Mar 2010 09:51

Não atravesse a pista sem antes gritar avisando a todos que vc vai entrar na pista. Saiba que a pista é, em princípio, um local liberado para vôos rasantes.

Nunca voe por cima de pessoas. Um link pode partir ou o rádio sofrer uma interferência

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Mensagempor Marco Antonio » 24 Mar 2010 09:56

É seu Oliver... eu já tive que entrar em tapas na pista por causa disso.
Sempre fui muito exigente com relação a segurança na pista e [size=18:70cc4fdfef]SEMPRE[/size:70cc4fdfef] fui criticado por isso!!!! Até por quem hoje dizs que precisa ter mais cuidado.
Cansei.... eu realmente agora quero que aconteça acidentes porque só desse jeito o povo mais "inteligente" se toca.
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Mensagempor tchello silveira » 24 Mar 2010 10:32

Eu ja passei por chato, mas, enquanto so "modelistas" se machucarem eu nao me preocuparei mais, mesmo que um mane venha a se cortar com o proprio heli ! rsrsrs
- Decepou a mao ? que pena, chama a "BULANCA" ! rsrsrs

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Mar 2010 11:49

Esse problema de segurança tem aumentado com aquelas frases absurdas e totalmente ignorantes que tenho visto em alguns fórums de modelismo.

Caiu? Faz outro!!

Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.

Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Marco Antonio » 24 Mar 2010 12:02

[quote:5f5582eddb="LaercioLMB"]Esse problema de segurança tem aumentado com aquelas frases absurdas e totalmente ignorantes que tenho visto em alguns fórums de modelismo.

Caiu? Faz outro!!

Existem dois tipos de aeromodelos, os que já caíram e os que vão cair.

Essas e outras frases mesmo que indiretamente estimulam iniciantes incautos e até mesmo rebeldes a pensar dessa forma e a fazer justamente o que tentamos evitar que aconteça, os acidentes.
A baixa dos preços de peças de aeromodelismo e principalmente de helimodelismo, tem trazido cada vez mais crianças que querem apenas brincar no pátio de suas casas achando isso o máximo e quando falamos em um instrutor, vem um monte de babaca incentivando justamente o contrário, instrutor pra quê, uso a simulador e depois vai voar.
O simulador não ensina regras, o simulador não ensina como construir, o simulador não ensina como consertar, como regular, como contornar um vento de cauda, como fazer um pouso glissado, o simulador não ensina nada, ele somente nos ajuda a aprender a coordenar melhor os comandos, facilitando a nos acostumar com as trocas de direções evitando comandos invertidos.
Infelizmente do jeito que as coisas andam a falta de segurança tende somente a aumentar cada dia mais.[/quote:5f5582eddb]

Geralmente quem diz isso quer ganhar em cima.... ô se quer!
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Mensagempor LaercioLMB » 24 Mar 2010 12:09

Eu não sou instrutor e tão pouco indico alguém para isso, porém todos sabemos que do jeito como a coisas andam acabará por proibição dos governos municipais voos em parques ou similares.
Não ganho nem um centavo com nada no aeromodelismo e quando tem manuteções de rádios e coisas assim indico o Mano pois tenho confiança no trabalho dele e se perguntarem para o Mano quem sou eu, se não derem detalhes do rádio e dos serviços que ele prestou a mim, ele nem saberá quem sou pois ele tem vários clientes.

São comentários desse tipo que estimulam iniciantes a fazerem cada vez mais bobagens no aeromodelismo.
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Mensagempor Sputnicker » 24 Mar 2010 12:51

Laercio, acho que houve um pequeno erro de interpretação... pelo meu entendimento o Marco concordou com você, afirmando que os logistas falam essas pérolas para vender mais...

Eu concordo com você, se for pro avião cair, que seja em um local seguro e sem espectadores ao redor que possam ser atingidos...
Por isso, sou a favor de uma grade de segurança nas pistas entre a platéia e a pista, coisa que nem sempre existe.

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Mar 2010 13:25

[quote:ed0d4aa8cd="Sputnicker"]Laercio, acho que houve um pequeno erro de interpretação... pelo meu entendimento o Marco concordou com você, afirmando que os logistas falam essas pérolas para vender mais...

Eu concordo com você, se for pro avião cair, que seja em um local seguro e sem espectadores ao redor que possam ser atingidos...
Por isso, sou a favor de uma grade de segurança nas pistas entre a platéia e a pista, coisa que nem sempre existe.[/quote:ed0d4aa8cd]

Então peço desculpas ao Marco pois interpretei errado a colocação dele e sendo voltada aqueles lojistas que querem é vender mais ele está correto em dizer o que disse.
Porém o que tenho visto aqui são frases de alguns novatos e não de lojistas que talvez sigam o péssimo exemplo dado de um lojista ou comerciante, falo novatos pois estão aprendendo ainda e mesmo já se acharem aptos a voar acrobáticos, estão longe de aprender metade sobre aeromodelismo.

Mais uma vez peço desculpas ao Marco pela minha má interpretação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Oliver » 24 Mar 2010 15:37

Galera,

Sou lojista e o primeiro a gritar pela segurança, como disse antes, modelo quebrado, que pena, mas dedo quebrado, F.......!!!!! Mesmo a ética deve vir depois da segurança.

Acho que iniciar com instrutor é importante, pois são dicas que não se aprende sozinho. Já dei muita aula e não cobrei nada. No meu clube existe um entendimento que os mais experientes devem ajudar os novos.

O que eu gosataria, aqui no forum é que este mesmo tipo de atitude fosse tomada quando alguem manda um absurdo como se fosse coisa normal. Sei que vai ser muito dificil, pois as pessoas quando descobrem uma "novidade", acham que quando contrariadas é por inveja ou outras coisas. Mas com o tempo este tipo de cultura pega.
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Mensagempor Marco Antonio » 24 Mar 2010 15:39

[quote:b9202947f9="Oliver"]Galera,

Sou lojista e o primeiro a gritar pela segurança, como disse antes, modelo quebrado, que pena, mas dedo quebrado, F.......!!!!! Mesmo a ética deve vir depois da segurança.

Acho que iniciar com instrutor é importante, pois são dicas que não se aprende sozinho. Já dei muita aula e não cobrei nada. No meu clube existe um entendimento que os mais experientes devem ajudar os novos.

O que eu gosataria, aqui no forum é que este mesmo tipo de atitude fosse tomada quando alguem manda um absurdo como se fosse coisa normal. Sei que vai ser muito dificil, pois as pessoas quando descobrem uma "novidade", acham que quando contrariadas é por inveja ou outras coisas. Mas com o tempo este tipo de cultura pega.[/quote:b9202947f9]

De você meu amigo.. não se espera coisa diferente.

Pena que não são todos né!
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Mensagempor adilsonfol » 24 Mar 2010 16:20

Se você estiver compartilhando o canal do seu rádio com outro colega, quando for a vez dele voar, procure ficar próximo dele quando ou num lugar onde ele possa lhe ver, pois se o avião dele "lenhar", sempre vai pairar no ar aquela dúvida se não foi você que ligou o seu rádio provocando a queda.

A menos que você goste de "fortes emoções" não decole se tiver mais de quatro colegas voando. Espere um pouquinho que certamente a maioria vai pousar junto e céu será todo seu, nem que seja por alguns breves minutos...

Todo mundo gosta de dar rasantes na pista, se esse for o caso, tente sugerir aos colegas que estão voando, um sentido único de tráfego, isso vai facilitar as coisa para todos

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Mensagempor Buts » 24 Mar 2010 16:46

O Xgregg agora Rafael xiter, ops Ritter. Andou elaborando alguma coisa para o grupo onde ele voa.

[img:05138d1476]http://www.aers.com.br/aers_p3.jpg[/img:05138d1476]

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...

Mensagempor fabiofleal » 24 Mar 2010 18:47

[quote:db3f378d81="Marco Antonio"]É seu Oliver... eu já tive que entrar em tapas na pista por causa disso.
Sempre fui muito exigente com relação a segurança na pista e [size=18:db3f378d81]SEMPRE[/size:db3f378d81] fui criticado por isso!!!! Até por quem hoje dizs que precisa ter mais cuidado.
Cansei.... eu realmente agora quero que aconteça acidentes porque só desse jeito o povo mais "inteligente" se toca.[/quote:db3f378d81]

Bem-vindo ao clube! O Phulda é que quando a irresponsabilidade deles acab com um trabalho demorado, que consumiu um tempo que poderia ter sido gasto com sua familia ou até mesmo trabalhando. Aì é de lascar. Ja tive danos serios e uma PT em modelos assim por causa de:

Uma brincadeira de cachorrinho de um cara que nao teve coragem de decolar com o aero que construiu (nao tinha dedo)
Um que encontrou um colega de faculdade e ficou conversando com ele de costas p/ sua zagi de 90cm

2 que pousaram, largaram os avioes na pista e foram conversar, após eu ter berrado no ouvido deles que estava sem bateria e precisava pousar.



E eu ainda estava errado...

Ah! E levei um spinner de um aero de balsa "tamanho 40" porque o sujeio achava que pousar contra o vento nao era necessario. E o "instrutor" dele (o mesmo da zagi que matou meu Cessninha) junto, sem fazer nada.

E eu contiuava errado...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

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Mensagempor Rick » 26 Mar 2010 21:49

Devemos Lembrar que não devemos apenas classificar o aeromodelo pelo conjunto moto-propulsor...

Para um modelo ser classificado "park-flyer" e poder voar sem oferecer perigo considerável, deve ter limitações quanto ou peso e potência!...

Na minha idéia, modelos com mais de 500g e com potência acima de 180W já oferecem um risco alto, salvando os modelos com características de Slow flyer!

abraço

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Mensagempor leandrop » 29 Mar 2010 22:38

Quando eu comecei a voar todos tinham zelo pelos aeros. Cair ou quebrar era a pior coisa numa manha de domngo. Construir era coisa pra quem sabia o que tava fazendo, ou pelo menos queria aprender, fazendo as coisas da forma certa. Hoje, muito pelos elétricos terem difundido e barateado o hobby, isso acabou. "Pilotos" sem o menor preparo e conhecimento, jogam pra cima um aero feito com materiais errados e construídos sem a menor noção e cuidado, com equipamentos de péssima qualidade e sem confiabilidade. Isso é perigoso independente do tamanho do aero. Aeromodelo NÃO é brinquedo. Onde foi parar o cuidado com o aero? Onde foi parar o procedimento correto de voo? Aeromodelismo não é jogar um "aviãozinho" pra cima e ver o que acontece. Espero que um dia isso mude.

abraços a todos
Teresina - Piauí

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Mensagempor LaercioLMB » 29 Mar 2010 23:52

[quote:fc06cb6752="leandrop"]Quando eu comecei a voar todos tinham zelo pelos aeros. Cair ou quebrar era a pior coisa numa manha de domngo. Construir era coisa pra quem sabia o que tava fazendo, ou pelo menos queria aprender, fazendo as coisas da forma certa. Hoje, muito pelos elétricos terem difundido e barateado o hobby, isso acabou. "Pilotos" sem o menor preparo e conhecimento, jogam pra cima um aero feito com materiais errados e construídos sem a menor noção e cuidado, com equipamentos de péssima qualidade e sem confiabilidade. Isso é perigoso independente do tamanho do aero. Aeromodelo NÃO é brinquedo. Onde foi parar o cuidado com o aero? Onde foi parar o procedimento correto de voo? Aeromodelismo não é jogar um "aviãozinho" pra cima e ver o que acontece. Espero que um dia isso mude.

abraços a todos[/quote:fc06cb6752]

Como é bom ler isso, nos faz sentir que ainda existe gente com discernimento e sabe o que é aeromodelismo.

A maioria defende o errado e jura de pé junto que está certo.
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Mensagempor Ernalto Junior » 30 Mar 2010 23:10

Eu já me acidentei e foi com aeros eletricos, levei 8 pontos 4 em cada dedo, por deixar o meu rádio ao alcançe dos meus filhos, mãos na hélice ageitando o propr saver e de repente uma hélice APC 10x5,5(ele acelerou) lascou meus polegares, quase perco os dois de vez, e por quê? Falta de atenção minha. Ainda tem uns cachorros, sfados, sem vergonha que disconhecem os riscos de um motor brushless com uma bateriazinha que gera 50AMP... é fato, segurança NUNCA< NUNCA< NUNCA é demais, principalmente com crianças e aprendizes. Abraços!!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.

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Mensagempor fabiofleal » 01 Abr 2010 13:07

Só assim p/ eu te achar aqui heim sujeito... Bora voar lá na sua pista neste feriado ?

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Mensagempor Ernalto Junior » 01 Abr 2010 19:32

Bora sim, só vou folgar sábado mesmo :twisted: , podemos voar pela manhã e pela tarde, dê um toque a alan aí agente vai!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.

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Mensagempor Akamatsu » 02 Abr 2010 09:37

Pelas estas últimas postagens, se mostra como as coisas de segurança não funcionam ... uma das razões de porque a segurança falha nos locais de voo.
Primeiro: Falta de inforamação. Segundo: Comprometimento. Terceiro: Zelo. Quarto: disciplina.

Por falar em zelo, uma pista limpa e o entorno limpo promovem também segurança, pois na hora da decolagem ou pouso, evita de ter que ficar desviando de pedras, garrafas vazias, papés, plásticos ... levando a alguns acidentes ...

Não é à toa que o pessoal de porta-aviões, entre as atividades de pouco e decolagem fazem uma inspeção por objetos que possam danificar as aeronaves. Algo semelhante aos dos aeroportos ... porque também não fazer nos locais de voo de aeromodelos ?

voces veem que tem um problema de cunho comportamental nesta questão de segurança ... não vai adiantar nada ficar proibindo se ninguém adere às regras ...

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Mensagempor Akamatsu » 10 Abr 2010 07:19

Uma outra coisa que o pessoal esquece é orientar os que estão apenas observando, de como se posicionar na área de voo. No Parque da Lagoa em Carapicuiba, já houve um momento em que solictei um casal que ficava justamente no local de pouso, a se deslocarem para um local mais seguro. Contudo, por falha de um colega nosso, ele começou a fazer os testes do seu motor glow ao lado deste casal ! :oops: :(
Falha nossa de orientar os nossos próprios colegas.

Eu acho que este tópico deveria ser fixo, pois é algo muito importante para a nossa comunidade.
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Mensagempor brunollo » 13 Abr 2010 14:25

Eu há algum tempo venho trabalhando, nas horas vagas, num conjunto de normas para o aeromodelismo elétrico. Terminei o primeiro texto, vou discutir com amigos mais próximos. Em seguida vou postar no e-voo. É um conjunto amplo e rígido de normas, para que as pessoas se lembrem novamente que aeromodelismo não é brincadeira. Quem asbe outros grupos de aeromodelistas possam adaptar esse conjunto de normas aos seus clubes e parques. Acho que em umas duas semanas já tenho um texto definitivo.
Abraços!
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