Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Akamatsu
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Mensagempor Akamatsu » 17 Abr 2010 06:56

Umas das principais críticas do pessoal é que há regras demais, e que somente bom senso resolveria o problema. Portanto, a idéia é que sejam simples e poucas. O que tem que se promover é um conjunto de práticas e atitudes, que claramente é algo vivo, e tem que ter pessoas que levam estas práticas e atitudes. Como havia dito, é algo comportamental. Portanto, ao desenhar normas, que sejam simples e intuitivas.
Senão caímos no mesmo problema das leis brasileiras, muitas delas inúteis e impraticáveis. Apesar disto é preciso ter algumas normas.

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Akamatsu
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Outros aspectos de segurança.

Mensagempor Akamatsu » 17 Abr 2010 19:18

Embora basicamente a gente fale de segurança mais sobre segurança de voo de aeromodelos, tem outros aspectos de segurança que devemos discutir.

Uma delas é justamente a localização da pista, que deve atender, à segurança de voo como a segurança pessoal. Segurança de voo, é o que nós normalmente discutimos, mas discutimos pouco sobre segurança além disto. Algo frequente, infelizmente, é o assalto e roubo. Nem mesmo clubes estão imunes. Locais públicos são mais visados por causa da falta de policiamento.

Em clube, em tese, voce paga pela segurança, nos locais públicos, a segurança tem que ser feita por voce. Ou seja, não há lugar realmente de graça. Voce paga de um jeito ou de outro. Um jeito de tornar isto mais agradável para todos é que todos fazendo a sua parte para a segurança geral, pois há várias estratégias e táticas para tornar o local seguro em todos os sentidos, depende do seu envolvimento com a comunidade local e seus colegas.

Um grande problema da segurança é a atitude, se voce não toma atitude correta, com certeza irá trazer problemas para si e para os outros.

Um exemplo foi dado no tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=85981&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=

[quote:fcadf8242f="Antonio Garcia"]
(...)
Tenho um amigo cujo carro dormia na rua, então ele removia o cabo da bobina do Santana dele. Não adiantou nada, o carro foi roubado. [b:fcadf8242f]Vagabundo tem tempo para estudar o "modus operandi" da vítima.[/b:fcadf8242f][/quote:fcadf8242f]

Bem, se voce frequenta local muito um lugar público , é exatamente isto que acontece. Os olheiros de plantão aprendem o comportamento dos frequentadores.
Já tinha dito neste fórum que deveríamos observar o local onde voamos, aquele cara suspeito que fica parado na esquina, ... Aliás as pessoas são assim mesmo, quando vai a lugar conhecido relaxam nos cuidados ... Sempre gaste um tempinho observando o local, no entorno. Com isto vai entender a precariedade e as melhorias necessárias.

Agora vai uma consideração, se o vagabundo tem tempo para estudar o MO das vítimas, conclui-se que o mesmo também é um frequentador assíduo do local, pois não observaria o MO se estivesse de passagem:
[quote:fcadf8242f="guga"]
A Paratosa tava no meio do Favelão do Parque Santo Antonio... perto da Estr do Mboi Mirim...92º DP
[/quote:fcadf8242f]

Portanto, se você é frequentador do local, observe as pessoas que rondam o local. Se ele for pego você observando, já é uma forma de intimidar. Se perceber que o cara é da pesada, então já tome medidas, ou fuja, compareça com menos frequência ou evite aparecer no local, ou ajude a melhorar o local. No caso do Campão, vale uma conversa, com a delegacia. Também procure conhecer o delegado do local, vai obter informações das ocorrências do local.

Se mesmo assim achar que o delegado é da pesada, então, desista do local e passe a fazer denúncia anônima de atividades ilegais no local. Tem um SAC da prefeitura para isto: USE-A. Não vai ser imediato e nem certeza que tomarão atitude, mas se mais gente fizer isto, com certeza, o local aos poucos vai melhorando. É neste ponto que muita gente não faz o seu papel na sociedade, deixa para lá.

Uma outra: já que esta ocorrência foi dita a meio mundo, pois o e-Voo tem gente de todo segmento da sociedade, o pessoal já fica esperto, e para o ladrão fica numa situação de risco porque o carro já e visado. Se tentar passar para frente, alguém vai dedurar e ele se ferra.

Portanto, o carro foi abandonado. E foi fácil para a polícia localizar, pois já com o boletim de ocorrência, a ronda teve que apenas verificar por Parati Branco Velha. Já que é um MO usual dos ladrões de carro do local. Provavelmente, não teve ninguém preso na estória.

Bom, uma estória igual que a gente ouviu em várias ocasiões. Será que é uma lição que todos deveriam aprender ????

Essa lição vale para outros lugares públicos, e, a julgar, da ocorrência do Guga, principalmente de locais próximos a favelas. Por mais que o pessoal diz que só tem gente humilde, sempre há os que aproveitam a oportunidade de pessoas distraídas e desinformadas.

E, o que isto tem a ver com a segurança de voo, tudo, pois, a gente voa em lugar público, e, lugar público tem levar em conta estas coisas.

Afinal, não tem um pessoal falando que aeromodelismo não é brinquedo ? Então é hora de levar a sério o hobby.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
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johndss
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Mensagempor johndss » 04 Fev 2011 06:46

Entao galera sou novato no esporte.. tenho um glow.. (os perigosos rsrs) sinceramente.. tenho gostado bastante, mas sou um cara chato no que diz respeito a acidentes.. Daqueles.. "Calma.. lenhou mesmo? O motor ta ligado ainda? Nao chegue perto.." tenho me descuidado em dois aspectos.. Nao tenho levado extintor do carro para proximo ao combustivel e nao tenho levado kit SOS para a pista.. Estou falando muito serio.. Metanol nao se ve a chama.. Por mim deveria ser obrigatorio levar extintor.. ainda nao vi relatos de incendio de modelos.. por isso mesmo estou levantando a bola para continuar nao vendo.. Aqui em BH nao temos locais de voo acessiveis. Tem de se comprar "uma joia muito cara e pagar mensalidade cara". É isso que temos ouvido de alguns clubes ou então "Nao ha vagas para novos socios". Na boa mesmo.. o modelismo tem se popularizado.. eu sou um dos populares que comprou seu pastinha glow.. PRECONCEITO de alguns clubes. Temos una pista proxima a BH 60 km que nao é um clube.. é uma pista que nos oferece a estrutura para qualquer um voar. O Dono zela por nossa segurança mas isso vem de cada um. Ja ate tentei voar numa praca "deserta" no momento nao tinha ninguem.. mas meu instrutor nao se sente seguro por voar la.. por mais espaço que tenha, o local nao é desabitado.

Meu instrutor o Mkbuss.. tem uma ficha rigida com relação a segurança. E é rigido nas avaliaçoes dos procedimentos pre voo. Nos manda checar tudo umas 3 vezes.. Avalia inclusive o modo de abastecimento, nos avalia se checamos apertos, comandos, links.. tudo.. radio.. tudo.. resultado.. nenhuma lenha, nenhuma falha de motor, nenhuma vez comandos invertidos.. nenhum problema até hoje.. apenas esse domingo que ao colocar o after run ao rodar a helice nao a segurei de forma apropriada e ela veio a fazer um pequeno corte em meu dedo daqueles corte igual papel corta.. nao sangra mas arde pra caramba!.. Galera.. vamos observar bem o local de voo.. identificar areas de escape.. parar de voar proximo ao publico.. Senti muito na pele a vontade e ansiedade de voar logo.. mas consegui ser cauteloso em relaçao a isso. Na revista de modelismo li essa semana uma materia que trata justamente de segurança.. observar o local.. definir o trafego.. identificar as areas de emergencia e quadro de frequencias...

um forte abraço a todos...

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Marcelo
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Mensagempor Marcelo » 25 Mai 2011 22:37

Pessoal..
To com um problema SÉRIO, sério..

No local onde costumo voar anda aparecendo um pessoal voando heli, até aí tudo bem (se forem os eletricos, menores, mesmo assim perigosos). Acontece que tem gente voando heli glow de tamanho consideravel entre crianças andando de bicicleta e pessoas transitando...

O que devo fazer ?? Nao quero perder o unico local de voo que tenho, pois frequento bem cedo na semana e de domingo cedo.

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fabiofleal
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Mensagempor fabiofleal » 25 Mai 2011 23:23

Chama eles p/ conversar e se necessario, engrossa mesmo. Na hoar que acontecer algo, os não-praticantes vão te colocar no mesmo saco desses caras. É melhor perder certas companhias que perder o local.

rockefile
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Mensagempor rockefile » 28 Ago 2011 13:31

Tenho q parabelizar o GABA no Aruja nesse quesito.... Os caras sao super serios e la a regra eh seguida SIM!

Aqui em Ribeirao Preto, o negocio aqui eh: QUEM FICAR MAIS FORA DA REGRA, GANHA UM DOCE!

Acredito que tem muitos clubes e pistas com sabichoes de voar e nao respeitar limites do estacionamento, limites das pessoas, limites do heli voando perto da area de voo de avioes e avioes dando razantes na arra de voo dos helis....

venho insistentemente pregando a boa seguranca pra nao ter q incorrer em medidas mais drasticas.

Agora, montamos na cidade de Orlandia, 50km de Ribeirao Preto, uma pista particular, que so entra quem eh convidado. Ja nesse comeco estou tentando botar na cabeca da galera a boa pratica do modelismo com seguranca.

Abracos a todos!

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paulorunai
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Mensagempor paulorunai » 17 Out 2011 17:28

É segurança no aeromodelismo e uma coisa que as vezes as pessoas não dão valor, por pura ignorância, ou falta de conhecimento (coisa que duvido).
Um problema que vejo, e crianças.
Chega o fim de semana e os pilotos de plantão vão voar em algum lugar de sua preferencia.
ai levam toda a familia (mulher, filho, chacorro, papagaio, etc.) Como crianças sempre são curiosos, e um grande perigo, na hora de dar a partida no modelo, pois as crianças e seus lindos dedinhos, sempre estao atentos.
E como toda criança gosta de chamar a atenção, e um grande perigo a coisa fofa do papai, querer pegar o aero em funcionamento, ou ate mesmo, levar seu dedinho a helice do modelo.
E na hora do puso tambem e perigoso, pois a criança (ou ate mesmo o cachorro) ve aquela coisa vindo pra pista, e se atravessa na frente para poder parar a "coisa".

Curiosos tambem são problemas, pois as vezes quando voçê esta voando, sempre aparecem pessoas, querendo conhecer o hooby, ai estas pessoas não tem conhecimento que não podem atravessar na pista, pois pensam que voçê é obrigado a desviar o aero deles, pois acham que voçê consegue olhar para o modelo e para eles ao mesmo tempo. A voçê vem no razante a todo gas, e quando percebe ja e tarde de mais.

Ai um companheiro da pessoa atingida grita: O CARA TU É LOUCO? NUM VIU QUE NOS ESTAVAMOS ATRAVESSANDO NÂO?

Curiosos são um problema mesmo, se bobiar, voçê olha pro lado, depois olha para o modelo, e ta la o curioso, com uma asa artificial, querendo ver como é um aero em pleno voo, rsrs :shock:

Lugar de curiosos, nao e do lado do modelista, e sempre um pouco atras, pos assim, nao se coloca em risco, e também não tira a visão do piloto, com sua enorme cabeça.

Por isto sempre digo; Segurança nunca e demais, sempre que achar que estas 100% seguro, reveja tudo de novo, pois a maioria dos acidentes acontecem quando as pessoas estão se achando seguras.

É isso ae.

Abraços.....

Paulo Ricardo

Tecnico em segurança do trabalho....
-----------
Paulo Ricardo

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Mensagempor farleymcad » 13 Jan 2012 17:13

Este foi um acidente feio com avião. Se você não tem estômago ou é cardíaco EU ACONSELHO SINCERAMENTE a não assistir este vídeo. Só quero mostrar que segurança NUNCA, mas NUNCA mesmo é demais.

[yt]tzXyYX7hZvw[/yt]

Peço a Deus que nos livre desses acidentes, e que o hobby nos traga só alegrias.

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Mensagempor paulorunai » 18 Jan 2012 00:17

Este vídeo nem e tão forte assim ja vi coisas piores (não no aeromodelismo)
Mas segurança sempre e pouco.
Uma dúvida: O modelo dele era partida a corda? Pensei que isto ocorreu, ao ligar o motor com a mão na hélice.

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Mensagempor farleymcad » 18 Jan 2012 11:35

Bem como o forum é sobre aeromodelismo, não vejo situação pior para um aeromodelista que perder os dedos, então pra mim isso aí é terrível sobre todos os aspectos.

O aeromodelo em questão, eu acreito que a pessoa usou um motor de motoserra, o que não é tão raro assim, na nossa pista mesmo tem um aeromodelo assim.

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Mensagempor Raí » 18 Jan 2012 12:30

O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.
Blue skies!
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Mensagempor paulorunai » 18 Jan 2012 14:11

[quote:6f8cfa6865="farleymcad"]Bem como o forum é sobre aeromodelismo, não vejo situação pior para um aeromodelista que perder os dedos, então pra mim isso aí é terrível sobre todos os aspectos.[/quote:6f8cfa6865]
Sim amigo, não e porque eu disse que já vi coisas piores, que o fato nao seja se extrema gravidade.
Mas o pior pra mim e tirar de alguém ou ate mesmo perder a própria vida com um aeromodelo. As vezes a vida perdida em um acidente com aeromodelo, ainda mais se for uma pessoa queria, pode doer muito mais que o dedo arrancado pela hélice. Pois será levado o sentimento de culpa pelo resto da vida.
Hélice fere o corpo, sentimento de culpa fere a alma.
Mas um fato não justifica o outro, cada um tem sua gravidade, bem como suas consequências.

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Mensagempor paulorunai » 18 Jan 2012 14:35

[quote:102e2fd298="Raí"]O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.[/quote:102e2fd298]
Sim Rai, responsabilidade falta e muito, as vezes e pura ignorância mesmo.
Não e qualquer trabalhador com 30 anos de experiência que aceita um técnico. Seg.trabalho falar que os procedimentos adotados por ele, coloca sua vida e seus colegas em risco.
Quase 85% dão a mesma desculpa: Eu faço isto a x anos e nunca me aconteceu nada.
Mas mesmo assim gostando eu não, podo na cabeça ou não, eu tenho que falar, pois se acontecer um acidente, se eu tiver sido omisso, nao ensinado todos os procedimentos corretos, não cobrado. Mesmo se for causado, por falta de responsabilidade, ato inseguro, brincadeiras fora de hora, etc.. De alguma forma ele vai querer jogar a culpa em alguém, e quem e a pessoa que tem o objetivo, de orientar, e treinar os trabalhadores para que acidentes não ocorram?
Na pista, se eu ver uma situação de extremo risco, acho que eu tenho a obrigação de falar alguma coisa, pois se acontecer algo grave, e eu tiver na "roda" junto com tais "falta de juízo" pode sobrar para mim tambem, ainda mais com os conhecimentos de segurança que tenho ou deveria ter..
Enfim e melhor ficar com fama de chato, do que ver uma situação perigosa e esperar para ver o que acontece.
No mais sem mais

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Mensagempor Raí » 18 Jan 2012 21:25

[quote:329f00d3c0="paulorunai"][quote:329f00d3c0="Raí"]O maior problema é a falta de responsabilidade. Não há Técnico ou Engenheiro de Segurança que coloque isso na cabeça de um aeromodelista ou trabalhador.
A responsabilidade está intimamente ligada a qualquer acidente. O que falta no nosso hobby, principalmente depois dessa popularização e redução de custos, é isso.

Desatenção ocorre, mas são raros frente à falta de responsa.[/quote:329f00d3c0]
Sim Rai, responsabilidade falta e muito, as vezes e pura ignorância mesmo.
Não e qualquer trabalhador com 30 anos de experiência que aceita um técnico. Seg.trabalho falar que os procedimentos adotados por ele, coloca sua vida e seus colegas em risco.
Quase 85% dão a mesma desculpa: Eu faço isto a x anos e nunca me aconteceu nada.
Mas mesmo assim gostando eu não, podo na cabeça ou não, eu tenho que falar, pois se acontecer um acidente, se eu tiver sido omisso, nao ensinado todos os procedimentos corretos, não cobrado. Mesmo se for causado, por falta de responsabilidade, ato inseguro, brincadeiras fora de hora, etc.. De alguma forma ele vai querer jogar a culpa em alguém, e quem e a pessoa que tem o objetivo, de orientar, e treinar os trabalhadores para que acidentes não ocorram?
Na pista, se eu ver uma situação de extremo risco, acho que eu tenho a obrigação de falar alguma coisa, pois se acontecer algo grave, e eu tiver na "roda" junto com tais "falta de juízo" pode sobrar para mim tambem, ainda mais com os conhecimentos de segurança que tenho ou deveria ter..
Enfim e melhor ficar com fama de chato, do que ver uma situação perigosa e esperar para ver o que acontece.
No mais sem mais[/quote:329f00d3c0]
Pois é, Paulo.
Sei como é. Sou médico do trabalho.

Para exemplificar a questão da responsabilidade, estive em uma clube em Londres onde havia cadastro de todos os aeros voados. Isso porque os acidentes aumentaram muito nos últimos anos, e a imensa maioria por falha do equipamento, notadamente eletrônico. Ou seja, é usar servo de 9g em aero glow, Lipos com BECs desproporcionais, xing-ling de rodo. Irresponsabilidade, despreparo.

Será que aqui vai ser assim também?

Mas sentir essa responsabilidade na pista é desnecessário.
Quando vou em um restaurante não paro todos que pedem frituras alegando do risco de uma doença cardiovascular. Tampouco sou responsável se alguém pisar no estacionamento e infartar.

Os acidentes mais graves e pior, que envolvem terceiros, é justamente com o aero no ar ou tentando ir pro ar.

Abração!
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Mensagempor joethebest2005 » 09 Jun 2012 11:31

Eu tenho procurado bastante e não estou encontrando quase nada com relação a regulamentação, encontrei uma portaria do antigo DAC, com regulamentações muito vagas, encontrei um RBHA 100, porém disseram que ela não esta valendo, e realmente não encontrei ele no site da ANAC, entrei em contato com a COBRA mas me disseram que eu devia procurar a ANAC, tentei entrar em contato com a ANAC via site, sem sucesso, se alguém puder me ajudar agradeço.

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Mensagempor paulorunai » 10 Jun 2012 01:16

Regulamentação de que? seja mais específico.

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Mensagempor joethebest2005 » 12 Jun 2012 08:08

[quote:97329f111d="paulorunai"]Regulamentação de que? seja mais específico.[/quote:97329f111d]algo que regulamente onde posso ou não voar? sei que o pessoal tem discutido muito isso aqui, mas as discussões giram muito entorno de experiencias e opiniões, mas independente do que alguns acham ou não, eu quero saber onde pode ou não voar apenas com base em legislação.

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Mensagempor paulorunai » 13 Jun 2012 23:14

DAS NORMAS DE SEGURANÇA
Art. 47 - A operação de aeromodelos deverá ser realizada em obediência às regras estabelecidas neste regulamento e às normas emanadas da COBRA não colidentes com este regulamento.

Art. 48 - Ninguém poderá operar um aeromodelo de maneira a oferecer riscos à outras pessoas, a si próprio ou à propriedades de terceiros.

(b) Ninguém poderá operar um aeromodelo em desacordo com as normas de segurança do aeródromo ou aeromodelódromo que esteja utilizando.
(c) Em demonstrações aéreas, uma linha demarcatória deverá ser estabelecida, entre os espectadores e a área de vôo, sendo somente permitido o acesso a essa área às pessoas essenciais às operações de vôo.

(d) São proibidos os vôos, em qualquer ocasião, sobre os espectadores.
(e) São proibidos os vôos nas proximidades de aeronaves.


Art. 49 - Exceto quando autorizado pela autoridade aeronáutica, a operação de aeromodelos não deverá ser conduzida sobre:

(1) Aeronaves;
(2) Embarcações;
(3) Veículos;
(4) Depósitos de Inflamáveis.

Art. 50 - Deve ser evitada a operação de aeromodelos motorizados nas proximidades de áreas ou instalações urbanas sensíveis ao ruído, como hospitais, templos religiosos, escolas e asilos.
Art. 51 - O sobrevôo de áreas onde existam animais de qualquer espécie, como jardins zoológicos, hipódromos, granjas e reservas de animais, deve ser evitado.
Art. 52 - As operações de aeromodelos que necessitem de coordenação prévia, tais como demonstrações aéreas, serão objeto de autorização especial. As solicitações deverão ser encaminhadas ao SERAC de jurisdição da área onde se realizarão os vôos. Os pedidos para realização dos vôos deverão ser encaminhados pelos interessados ao SERAC, contendo os dados relativos à operação (local, “croquis”, horário, alturas, equipamentos envolvidos, etc...).

Art. 53 - Ninguém pode operar um aeromodelo dentro da área de tráfego dos aeródromos controlados, exceto naqueles aeródromos onde existir um acordo operacional para tais operações.

Art. 54 - Os acordos operacionais referidos no parágrafo artigo anterior devem ser propostos pelos interessados ao SERAC da área, cabendo ao SERAC avaliar os termos das propostas e conduzir o processo de aprovação, divulgando o
resultado final aos interessados.

Art. 55 - A operação de aeromodelos em aeródromos não controlados deverá ser conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.


Art. 56 - A critério do SERAC da área, se o número de movimentos de aeromodelos puser em risco os movimentos normais do aeródromo, poderão ser estabelecidos horários especiais para as operações de aeromodelismo, e expedido NOTAM informando esse procedimento.


Art. 57 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, denominadas aeromodelódromos, não necessariamente homologadas ou registradas como aeródromos, ou em áreas pertencentes a aeródromos registrados, desde que:

(1) O proprietário ou responsável pela área autorize para essa utilização;
(2) A localização da área permita operação segura dentro das provisões deste regulamento;
Art. 58 - Para obtenção da autorização prevista no artigo anterior, os interessados devem encaminhar requerimento ao SERAC da área, acompanhado da seguinte documentação:
(1) Autorização para uso da área assinada pelo proprietário ou responsável pela mesma;
(2) Mapa, com a área de pouso e decolagem demarcada, com as zonas habitadas bem definidas, circuitos de tráfego e os limites da área restrita a ser criada caso as condições de tráfego assim o recomendem;
(3) Um perfil dos setores de aproximação e decolagem e as rampas mais críticas para operação dos equipamentos, tangenciando os obstáculos, se houver;

(4) Descrição das normas de segurança adotadas para proteção à vida e a bens de terceiros na área de tráfego e de vôo;


(5) Nome do responsável pelo controle das atividades a serem desenvolvidas no aeromodelódromo;

Art. 59 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, não denominadas aeromodelódromos, desde que seja conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.

Art. 60 - Nenhuma pessoa pode operar aeromodelos em áreas restritas ou proibidas, a menos que essa pessoa esteja devidamente autorizada pelo órgão que utiliza e/ou controla a área;

Art. 61 – Não é permitida a prática do aeromodelismo perto de aeródromos a menos que devidamente autorizada pelo Controle de Tráfego Aéreo.

Art. 62 - A operação de aeromodelos é feita por conta e risco próprios do operador, sendo de sua responsabilidade essa operação.

Art. 63 – Considerando as responsabilidades atribuídas a COBRA, está deverá manter sob validade, seguro de responsabilidade civil, em favor de terceiros, com garantia mínima e máxima definida em apólice de seguro coletivo.

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Mensagempor paulorunai » 13 Jun 2012 23:19

Texto acima retirado do site www.cobra.orb.br


Se quiser ver os padrões de pista, junto com o que eu postei acima, vai no site do COBRA o menu >A confederação< sub-menu Regulamento Geral e baixe o arquivo e leia-o.

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Mensagempor paulorunai » 13 Jun 2012 23:23

Mas use sua consciência, não voe perto de aerportos, lugares públicos.
Ou lugares onde sua consciência diz: VAI DA MERD*

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Mensagempor joethebest2005 » 15 Jun 2012 07:53

[quote:4f56633e4f="paulorunai"]Mas use sua consciência, não voe perto de aerportos, lugares públicos.
Ou lugares onde sua consciência diz: VAI DA MERD*[/quote:4f56633e4f] Muito obrigado, mas esses regras são da cobra ou de alguma outra entidade reguladora, mandei um email pra cobra e eles me mandaram procurar a Anac, se essas regras forem da cobra, eles so regulam afiliados, eu preciso de regras que regulam em geral, inclusive quanto a sançoes, esse negócio de responsabilidade, bom senso, é muito complicado e acaba que qualquer um faz o que quer, eu preciso de regras e normas, para estar amparado pra chamar a polícia ou me defender em caso de chamarem pra mim.

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Mensagempor FB » 29 Ago 2012 23:44

<rant mode = on>

putz... que encheção de saco essa história de "regras de segurança"...

sou aeromodelista há 50 anos e passei por todas as categorias possíveis (muitas que os mais novos nunca nem ouviram falar) sem precisar me preocupar que viesse algum desocupado querer me dizer o que eu posso ou não posso fazer...

hoje em dia existe uma paranóia com "segurança" que está seguindo pelo caminho errado, na contra-mão do bom senso... querem impor, forçar procedimentos sem se preocupar, antes de tudo, em ensinar, achando que é com restrições e punições que se educa... pessoas devem ser educadas e não adestradas...

o mais triste é que esses poucos paranóicos que enchem o nosso saco não tem experiência suficiente, muito menos capacitação, para estabelecer regras... mas como são sempre os mais barulhentos acabam dando a impressão de que sabem do que estão falando...

em uma outra comunidade que eu participava houve o absurdo de um cidadão QUE NUNCA PILOTOU vir querer falar de regras!!! esse é um dos problemas da Internet, onde alguém que não tem experiência prática nenhuma simplesmente copia e cola alguma coisa que leu (e não entendeu...) e faz de conta que sabe tudo...

o que a comunidade deve fazer é EDUCAR e ENSINAR ao invés de proibir e regulamentar... nosso país já tem leis suficientes (até demais!) para punir quem fizer bobagem, não é preciso que a comunidade crie novas...

aliás, eu acho muito engraçado (ou seria triste? tragicômico?) que aqueles que gritam aos brados por regras de segurança no aeromodelismo são os mesmo que dirigem pelas ruas cheias de motoristas incapazes, drogados e bêbados (muitas vezes eles próprios!) e não dizem nada sobre isto... por que?...

aqui mesmo li um tópico com as ditas "recomendações" que algum sem-noção escreveu e muita gente aceitou sem parar para pensar sobre o que estava escrito... um exemplo: "não voar sobre pessoas ou bens"... e o que são bens?... um carro é um bem, uma casa é um bem, um terreno é um bem imóvel, um parque é um bem público... ou seja, a recomendação é não voar sobre pessoas nem sobre qualquer coisa!!! infelizmente eu não moro em um deserto onde não tem nada...

eu voo FPV e voo, sim, sobre casas e pessoas, que nem sabem que eu estou voando lá em cima... existe risco?... sim, existe mas eu ainda estou esperando que alguém QUANTIFIQUE este risco... voar FPV é mais perigoso do que atravessar uma rua?... até que alguém, especializado em gerenciamento de risco e devidamente qualificado, me prove que voar um aeromodelo de isopor é mais arriscado do que atravessar uma rua ou dirigir até o clube, eu vou simplesmente ignorar qualquer asneira que seja dita pelos não qualificados...

no FPV a situação é pior ainda pois nós voamos mais longe e mais alto do que costumavasse ir e isso é um prato cheio para os paranóicos... são estes poucos paranóicos que querem me proibir de voar junto com o meu aeromodelo, de dentro, como eu sempre quiz.... vai nevar no inferno o dia que eu desistir de fazer o que eu gosto porque alguém, não qualificado, decidiu que era "perigoso"...

lembrem-se, a meia-verdade é pior do que a mentira.... se eu disser que "se voce sair de casa sem capacete é possível que voce seja atingido na cabeça por um meteoro e morra" é uma verdade.... mas é uma meia-verdade pois não considera a PROBABILIDADE desse acontecimento, não QUANTIFICA o risco....

meu apelo é de que nós, da comunidade, tenhamos discernimento para avaliar o que é válido e o que não é, o que é simplesmente paranóia ou modismo e, principalmente, combater aqueles que querem criar confusão e problemas (a minoria, graças a Deus!), que não vão adicionar nada de bom ao nosso maravilhoso hobby...

vamos ter bom senso e ver que os praticantes do aeromodelismo que fazem coisas erradas são uma minoria, um percentual irrelevante, e que mesmo que existam regras este tipo de pessoas vão ignorá-las como sempre o fizeram, matando o objetivo das ditas regras...

meu lema continua sendo o mesmo: Regras? Tô fora!

voei mais de 50 anos apenas com as recomendações da FAI e da ABA sem qualquer problema... precisamos complicar mais???

aermodelismo é um hobby e tem que continuar sendo um hobby e não uma fonte de problemas, problemas que só existem na cabeça desses poucos paranóicos...

<rant mode = off>

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platinado93
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Mensagempor platinado93 » 30 Ago 2012 00:47

Acho que a questão não é você derrubar seu avião, aí o problema é só seu, e sim acertar alguém ou danificar alguma coisa de quem não tem nada a ver com seu hobby.

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Barbosaracing
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Mensagempor Barbosaracing » 30 Ago 2012 01:31

Como estamos no Brasil tudo tem um preço, você pode fazer o que quiser pagando o preço dos resultados da ação .Pois seguindo na a regra cada ação gera uma reação .Se você voa com segurança não importa onde sempre vai ser um bom voo ,mais se voa com imprudência pode ser dentro do melhor aeroclube que acaba em mrd.

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Hidden
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Mensagempor Hidden » 04 Set 2012 01:31

Este final de semana que passou, um colega de pista se acidentou com um park-flyer ( um BobCat com motor pusher), arrancou a tampa do "nó" do indicador da mão direita, deixo uma imagem para "lembrar" aos mais esquecidos que esse hobby pode sim ser muito perigoso...

[img:94caf888c0]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/549707_503548836339169_1446728190_n.jpg[/img:94caf888c0]


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