Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

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Lívio Cardoso
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Mensagempor Lívio Cardoso » 06 Set 2012 15:00

Bem, bem, bem, eu sou um iniciante ainda, mas bem preocupado com segurança. Ainda não sou filiado a nenhum clube, mesmo porque o clube daqui parece não dar muita importância a pilotos de helicópteros. Parecem priorizar aeromodelos somente. Foi o que deu a entender aqui!!! Onde vôo é um local bem espaçoso, sem casas próximas. Quando tem muito curioso por perto, peço pra ficar longe e piloto pro outro lado. Quando não resolve, desço, espero o pessoal dispersar. Se não funciona, guardo tudo na maleta e queimo chão!!! Não faço gracinhas pra aparecer, mesmo porque o meu nível de vôo não permite isso. Vôo o básico, mas firme e tranquilo, sem me preocupar com um ou outro que voa mais e melhor. Faço o que eu sei fazer com segurança e pronto. Acho que não tem nada mais temerário do que um indivíduo que quando manda pra cima seu modelo, todo os colegas já começam a se esconder. Segurança sempre, em primeiro lugar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

kmargos
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Mensagempor kmargos » 28 Abr 2013 19:37

Recentemente dei uma canelada nas pás principais do meu hk500, ainda bem que eram pás chinesas fraquinhas hehehe, levei uns 6 pontos, tudo isso pq nao sabia que nunca jamais se poderia mexer nas funções do radio com o motor plugado mesmo com TH ativado e mesmo por alguns segundos.

Aora me deparei com esse video, da até nervoso vendo o cara pilotar na frente das crianças !!!!
http://www.youtube.com/watch?v=AOEGR9AyB5M&feature=share

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Lívio Cardoso
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Mensagempor Lívio Cardoso » 28 Abr 2013 20:33

Esse sujeito tem que melhorar muito ainda pra ser chamado de irresponsável... Ao que parece el dever o pai das crianças e a mulher que filma deve ser a mãe. Falta de um porrete, isso sim!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!

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aerobraga
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Mensagempor aerobraga » 18 Out 2013 17:56

vou relatar dois acidentes que acorreram aqui na nossa pista de Borborema - SP
o preimeiro estava na pista tentando fazer pegar o motor de um pastinha pela primeira vez, o aéro ainda não tinha nem trimado ainda, quando o cara acionou o motor o stick do acelerador estava invertido resultando que o aero saiu em disparada e foi direto na perna de uma moça que estava no lugar errado na hora errada,resultado 10 pontos na perna e muita confusão,o segundo nem foi tão grave assim mas poderia ser pior, um pai levou seu filho para trenar com sua revinho na cabeceira da pista, o pessoal advertiu o cidadão que com umas cervejas na cabeça nem deu bola, um extra 300 28 % veio em pane de motor para pouso e ficou de cara com o meleque, o piloto teve q jogar seu aero fora da pista para não atroipelar o garotop resultando na maior lenha de sua carreira , quebrou ate o RX dentro do extra, então é dificil de se falar em segurança, pq se não tiver o bom senso das pessoas fica complicado.

Oliver
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Mensagempor Oliver » 03 Dez 2013 10:00

Turma,

Fazia tempo que não olhava este tôpico e fico feliz que ele esteja sendo utilizado até hoje.

Mas hoje quero falar de alguns videos que tenho visto no Youtube e aqui no E-voo. Nestes vídeos tem gente voando em ruas estradas e até rodovias como se fossem uma pista de clube, eu fico gelado com isso, em um deles o sujeito chega para trás para dar passagem a uma carreta!! imagina se o aeromodelo bate no parabrisa da carreta e assusta o motorista fazendo que ele perca o controle?

Local de voo não é só o lugar de pouso e decolagem, é toda a caixa de voo. Nossos aeromodelos por melhor que sejam são muito sujeitos a falhas, e é necessário garantir que eles não caiam na cabeça de ninguem.

Como já falei antes mesmo um modelo pequeno de depron pode matar, se pegar de maneira errada uma pessoa errada o resultado pode ser muito ruim.


Abraço
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CONDOR 2
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Mensagempor CONDOR 2 » 03 Dez 2013 10:17

Não sei se por ter trabalhado em uma empresa de eletricidade e ter adquirido bons hábitos de segurança tenho como fator determinante certos procedimentos em tudo o que faço.

Até em uma troca simples de uma lampada.

O difícil é o individuo saber ou conhecer da extensão de um descuido em qualquer tarefa.

Já ví aqui muita coisa de arrepiar e pessoas se gabando de somente "voar".

Na minha opinião o conhecimento sobre segurança no aeromodelismo ou conhecimentos sobre prevenção de acidentes deveria ser o passo inicial para ingressar no hobby.

Mas a coisa está fugindo do controle.

O único remédio é aquela sapatada em postagens de alguns espertalhões que se acham.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

r.boschiero
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Mensagempor r.boschiero » 03 Dez 2013 10:34

Antigamente até o carregador era construído por nós, uma bateria era bem trabalhoso para conseguir uma LI-ON , um motor escovado 400br, um esc brushed e outros !!
Então era feito um modelo, tudo alinhado, tudo bem preso caprichado, pintado e só se voava quando tudo estava certinho !! Agora hoje é tudo muito fácil, levam aeros para pista para quebrar e são raros os aeros com mais de 1 mês de vida, aquelas frentes parecem umas coxinhas, se bater um no outro voando, risadas!!! Essa é a verdade!!!
Isso no meu ponto de vista, causa um grande impacto na segurança!!!

Abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867

r.boschiero
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Mensagempor r.boschiero » 03 Dez 2013 10:40

E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867

Lumberjack
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Mensagempor Lumberjack » 03 Dez 2013 11:45

[quote:6a6f83c315="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:6a6f83c315]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.

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CONDOR 2
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Mensagempor CONDOR 2 » 03 Dez 2013 12:07

[quote:040e6fd7af="Lumberjack"][quote:040e6fd7af="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:040e6fd7af]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:040e6fd7af]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

O hobby tem que se orientado, ter adeptos com conhecimento que estão á um click de um computador.

Tenho visto ofertas em mercado livre, e principalmente no "compra e venda" do forun..mirabolantes , á preços módicos ou atraentes.

Mas a orientação principal em uma seção ao menos devería ter além das regras um alerta sobre segurança.

Não chegaremos nunca á perfeição, mas daria para melhorar e muito atitudes de iniciantes que ganham de presente de final de ano um aero.

Poucos anúncios do ML tem um alerta sobre segurança.

Á não ser alguns ultrapassados como eu que tem o hobby como hobby e não como causas de desgostos.

Vai aí uma dica aos patrocinadores do forun sobre responsabilidade.

Não digo isso por "metidêz" ( não existe essa expressão) ou por querer ser o perfeccionista de plantão, mas para uma forma de melhorar o que vem por aí.

Natal chegando ....novos adeptos, novos problemas, novas soluções.

E os conscientes ou se calam ou se revoltam com absurdos que virão.....

Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

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Mensagempor CONDOR 2 » 03 Dez 2013 12:12

Não disse isso por desmerecer uma geração que vem por aí.

Mas nessa remessa nova haverão grandes valores.

E esses que venham com uma bagagem de orientação e conhecimento pertinente.

Mas se vier com aquelas coisinhas ditas por eles "toscas" ...aí eu vou cair de pau , seja quem for.

Mesmo que o potencial de mercado seja fértil...e forçado por alguns lindões.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

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Camacho
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Mensagempor Camacho » 03 Dez 2013 12:17

[quote:7de3cf3328="CONDOR 2"]Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....[/quote:7de3cf3328]
um pouco acima do joelho...como diz o marco...

pode ser até idiota o que vou falar, mas...
comecei na extinta pista de franco da rocha em são paulo, dentro do parque estadual do juqueri.
tenho saudade de quando acontecia uma queda, se andava as vezes 10 ou 15 minutos pra chegar no local- as vezes mais....
sinal que quem estava voando estava beeeem longe das pessoas, casas ,carros, etc...
isso tem nome: RESPEITO pela vida, pela propriedade, pela segurança e por aí vai...
é o que tá faltando hoje....respeito-coisa mais básica.
ninguém respeita pipoca nenhuma, nem na vida cotidiana, onde tem quem te cobra por isso...
quanto mais no meio do aeromodelismo...
e quando alguém vem te cobrar respeito, simplesmente por bom senso, é taxado de ignorante, chato pra baixo...
sabe quando vai melhorar? quando criminalizar. quem for pego voando aeromodelo em via pública for em cana..., daí diminui 90% problemas, acidentes...
mas é pedir demais pra um povo que só não anda no acostamento quando tem polícia rodoviária tacando o lápis...
não sou santo nem caxias, também faço minhas artes.... mas procuro ter bom senso e RESPEITO...

ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

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Mensagempor CONDOR 2 » 03 Dez 2013 12:21

[quote:fa53f3fca5="Camacho"][quote:fa53f3fca5="CONDOR 2"]Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....[/quote:fa53f3fca5]
um pouco acima do joelho...como diz o marco...

pode ser até idiota o que vou falar, mas...
comecei na extinta pista de franco da rocha em são paulo, dentro do parque estadual do juqueri.
tenho saudade de quando acontecia uma queda, se andava as vezes 10 ou 15 minutos pra chegar no local- as vezes mais....
sinal que quem estava voando estava beeeem longe das pessoas, casas ,carros, etc...
isso tem nome: RESPEITO pela vida, pela propriedade, pela segurança e por aí vai...
é o que tá faltando hoje....respeito-coisa mais básica.
ninguém respeita pipoca nenhuma, nem na vida cotidiana, onde tem quem te cobra por isso...
quanto mais no meio do aeromodelismo...
e quando alguém vem te cobrar respeito, simplesmente por bom senso, é taxado de ignorante, chato pra baixo...
sabe quando vai melhorar? quando criminalizar. quem for pego voando aeromodelo em via pública for em cana..., daí diminui 90% problemas, acidentes...
mas é pedir demais pra um povo que só não anda no acostamento quando tem polícia rodoviária tacando o lápis...
não sou santo nem caxias, também faço minhas artes.... mas procuro ter bom senso e RESPEITO...

ABRAÇOS[/quote:fa53f3fca5]

Podem colocar um ponto final depois dessa.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

r.boschiero
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Mensagempor r.boschiero » 03 Dez 2013 12:21

kkk Na realidade a sapatada eram os preços e as dificuldades de antigamente !!!kkkk
É complicado de entender, estamos dividindo em duas categorias, o hobby e o esporte.


abraços Rodrigo Boschiero
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Hidden
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Mensagempor Hidden » 03 Dez 2013 12:37

Falando em segurança, vejam o link que nosso colega "Capoeira" postou na segunda página deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=159687&start=25

ATENÇÂO: A imagem é forte...

Lumberjack
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Mensagempor Lumberjack » 03 Dez 2013 13:07

[quote:29f271ae98="CONDOR 2"][quote:29f271ae98="Lumberjack"][quote:29f271ae98="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:29f271ae98]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:29f271ae98]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

[/quote:29f271ae98]

Eu também não, eu disse que "vai parecer elitizado", pois hoje tudo que a gente diz o pessoal já manda "zelite"

Disse isso, pois é o que se vê na prática [b:29f271ae98]geralmente[/b:29f271ae98], isto é, onde o hobby é elitizado, leia-se equipamentos caros, a segurança é diferenciada em todos os sentidos, pois geralmente não são pessoas ignorantes. É igual ir num restaurante chique e num popular, o chique as pessoas falam baixos, tem modos etc. No popular, vixeeeee...

Veja, não estou sendo elitista, e sim constatando um fato. É isso que eu quis dizer.

Veja, tem "aeromodelista" que não se adapta em clube, pois é "cheio de regras", eles dizem.

Vai acontecer muita m***a com aeromodelo ainda, e isso que eu digo é com absoluta convicção.

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CONDOR 2
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Mensagempor CONDOR 2 » 03 Dez 2013 14:33

[quote:dfea0d709a="Lumberjack"][quote:dfea0d709a="CONDOR 2"][quote:dfea0d709a="Lumberjack"][quote:dfea0d709a="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:dfea0d709a]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:dfea0d709a]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

[/quote:dfea0d709a]

Eu também não, eu disse que "vai parecer elitizado", pois hoje tudo que a gente diz o pessoal já manda "zelite"

Disse isso, pois é o que se vê na prática [b:dfea0d709a]geralmente[/b:dfea0d709a], isto é, onde o hobby é elitizado, leia-se equipamentos caros, a segurança é diferenciada em todos os sentidos, pois geralmente não são pessoas ignorantes. É igual ir num restaurante chique e num popular, o chique as pessoas falam baixos, tem modos etc. No popular, vixeeeee...

Veja, não estou sendo elitista, e sim constatando um fato. É isso que eu quis dizer.

Veja, tem "aeromodelista" que não se adapta em clube, pois é "cheio de regras", eles dizem.

Vai acontecer muita m***a com aeromodelo ainda, e isso que eu digo é com absoluta convicção.[/quote:dfea0d709a]

Faltava essa antes do ponto final.

é essa a realidade.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Escorpião do Deserto
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Mensagempor Escorpião do Deserto » 10 Mai 2014 02:02

Amigos reavivo este tópico extremamente instrutivo para fazer uma observação importante. A revisão do aeromodelo antes e depois de cada vôo é de extrema importância na questão da segurança, principalmente por que essencialmente usamos parafusos em toda a construção e a vibração do motor ocasiona o afrouxamento dos parafusos! Por isso sempre é bom verificar se está tudo ok antes do vôo, sem falar da verificação dos comandos... Quantas vezes já vi gente apressada que não checa os comandos já sair do chão lenhando perto de todos por não verificar se está tudo operante e correspondente!!

E semana passada me deparei com um simples, porém excelente exemplo de prevenção de acidentes. Um amigo antes de sair fez a tal checagem e no meio dela, o servo do profundor travou cabrado... O aero é um Stick de 1,30 de asa com um motor de .61... Imaginem o estrago que poderia ter acontecido se o servo só tivesse sido acionado e consequentemente travado no ar... Resultado da simples checagem: aeromodelo poupado e acidente precavido!!

Escorpião do Deserto
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Mensagempor Escorpião do Deserto » 10 Mai 2014 02:05

Agora aproveito para pedir orientação: existe a necessidade de substituição de servos por tempo de uso? Utilizo em um Stick bola preta de mais de 20 anos, servos futaba que nunca apresentaram quaisquer falhas ou problemas.... Seria mesmo assim necessária a substituição deles?

Urubu
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Mensagempor Urubu » 31 Mai 2014 20:11

Quem já ouviu falar em DDS?

DDS (DISCURSO DIÁRIO DE SEGURANÇA).

Empresas sérias utilizam esse meio simples para evitar muitos ocorridos como acidentes de trabalho.
Como funciona?
Simples!!
Cada dia ou cada final de semana um membro do clube ou grupo escolhe um tema e troque experiências com seus companheiros. Cada fim de semana um membro designado através de escala faz o DSS. Os temas [b:57ca8c955d]devem[/b:57ca8c955d] se repetir sempre.

Diante dessa cultura altamente funcional, eu adaptei no local de voo onde eu frequento com o nome de DSS (DISCURSO SEMANAL DE SEGURANÇA). Todos acharam a ideia maravilhosa e nunca tivemos um ocorrido mais sério e também o índice de alguém voar descontrolado e quebra-quebra são baixíssimos, quase nulo.

Hoje por exemplo, o assunto debatido por 5 minutinhos foi sobre ENVELOPE DE VOO E CIRCUITO DE TRÁFEGO.
OBS: hoje falamos sobre esse tema, daqui a duas semanas falaremos novamente.
Compreenderam??
Os assuntos se repetem com frequência. Vai que alguém estava ausente. No próximo a gente atinge esse ausente e assim vai.
A cultura e a conscientização melhorou? Então continue com o DSS. Depois que continuar com o DSS, continue com o DSS. É dessa forma mesmo. LAVAGEM CEREBRAL NO POVO.

[b:57ca8c955d]Com o DDS ou DSS o nível de ALERTA SITUACIONAL AUMENTA CONSIDERAVELMENTE.[/b:57ca8c955d]

Faça uma reunião com a turma e divulgue a ideia. Tente. Tente mais vezes até conquistá-los.

Duvido que o nível não vá melhorar!!!!!!!!

[b:57ca8c955d]CAUTION[/b:57ca8c955d]

SÓ NÃO PODE CRITICAR O COLEGA E/OU DIMINUÍ-LOS.
ISSO VAI GERAR MAL ESTAR E INTOLERÂNCIA.

Fica ai a dica!![u:57ca8c955d][/u:57ca8c955d]

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Mensagempor Urubu » 01 Jun 2014 18:43

E ai turma do evoo, muito boa noite a todos.

Domingão?? Foi bom dia de voos pra todos??? Muita diversão e risadas???

O meu domingo de voos foi ótimo e estou bem feliz. Vou passear com a família daqui a pouquinho para encerrar o dia com chave de ouro.

E o dia dos Senhores? Foi legal? Muitos voos?
E a ideia do DSS? Foi divulgada?
Caso sim, o que a turma achou?

Hoje meu grupo de voo trocou alguns minutinhos de ideia falando sobre SEQUÊNCIAMENTO DE VOOS, a importância de voarmos em sequência e evitarmos transtornos nos céus. Falamos sobre bom senso e harmonia no grupo. Comentei que estou divulgando a ideia do DSS aqui neste fórum para vê se o nível técnico e segurança melhoram e também se diminui o número de reclamações para os novatos e a turma dos que não esquentam a cabeça na hora de quebrar.

É isso pessoal!! O diálogo e os nossos exemplos positivos são os melhores caminhos para mudarmos a cultura desse país.

Uma excelente noite e semana para todos.

Urubu
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Mensagempor Urubu » 03 Jun 2014 18:27

Poxa, ainda ninguém comentou a respeito da minha ideia.

Será que não é válida?

Se fosse criticar e diminuir alguém ou alguma coisa, com certeza já teria um monte de comentários... :( .

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Mensagempor Michael Thies » 04 Jun 2014 08:56

Urubu, apesar de ser iniciante e minha opinião não ser de muita importância, acho sua idéia muito interessante. Por mais que hajam pilotos experientes, uma mente nunca pensa igual a outra, e isso pode nunca dar problema, ou pode....



Mas eu quero fazer uma pergunta, desculpa se é ignorância, mas vou perguntar mesmo assim:

Eu vôo sozinho num potreiro nas terras do meu avô ou em um campo de futebol, mas nunca aparece ninguém, sempre estou sozinho com meus aeros (sim, consegui comprar meu segundo aero... uhuul) e estou aperfeiçoando a técnica de pegar o aero no pouso. Um aero depron de 400g com hélice de plástico oferece risco para mim? Nunca tive problemas pois o aero chega perto de mim com a hélice já em repouso.

Será perigoso ou posso continuar praticando?

Abraços e um ótimo dia a todos!!!

Urubu
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Registrado em: 28 Mai 2014 21:24
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Mensagempor Urubu » 06 Jun 2014 10:40

[quote:777c0d0bc4="Michael Thies"]Urubu, apesar de ser iniciante e minha opinião não ser de muita importância, acho sua idéia muito interessante. Por mais que hajam pilotos experientes, uma mente nunca pensa igual a outra, e isso pode nunca dar problema, ou pode....



Mas eu quero fazer uma pergunta, desculpa se é ignorância, mas vou perguntar mesmo assim:

Eu vôo sozinho num potreiro nas terras do meu avô ou em um campo de futebol, mas nunca aparece ninguém, sempre estou sozinho com meus aeros (sim, consegui comprar meu segundo aero... uhuul) e estou aperfeiçoando a técnica de pegar o aero no pouso. Um aero depron de 400g com hélice de plástico oferece risco para mim? Nunca tive problemas pois o aero chega perto de mim com a hélice já em repouso.

Será perigoso ou posso continuar praticando?

Abraços e um ótimo dia a todos!!![/quote:777c0d0bc4]

Michael, quanto ao primeiro parágrafo, toda ideia e crítica construtiva é sempre bem vinda. Aposto que tem um monte de companheiro de hobby achando isso uma tremenda idiotice ou babaquice, embora nunca tentaram. Só podemos dizer se isso ou aquilo é bom ou ruim, se experimentarmos. Por isso eu recomendo...tente!!
No meu grupo está dando certo.

Infelizmente, pra alguns é mais fácil criticar e diminuir os novatos. O negócio aqui é se sentir superior. Fazer oque?

Quanto a sua pergunta, se realmente é como descreve, não vejo problema nenhum. Eu estaria curtindo o hobby da mesma forma. Atentando somente para a distância das árvores, rios, etc. para não detonar o modelo e assim te-lo por mais tempo.

Obrigado pela participação.

Marceloducoro
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Registrado em: 08 Out 2013 17:19
Localização: Coromandel, MG

Re: Vamos falar de SEGURANÇA

Mensagempor Marceloducoro » 12 Jun 2014 16:46

Um dia desses encontrei com cara que faz compras no paraguai, ele me perguntou se eu previsava de alguma coisa pois tava indo la buscar 1helicoptero 600 glow. Perguntei para quem era e ele disse que uma pessoa estava comprando para seu filho de 12 anos. fiquei muito preocupado expliquei que este helicoptero nao era um simples brinquedo. E isso entre outros que estao comprando os quadricoptero e enchendo de tranqueira e camera e voando sobre as pessoas em eventos, casamentos............. E eu que ainda estou dando os primeiros passos e fazendo a minha parte.


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