Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bem, bem, bem, eu sou um iniciante ainda, mas bem preocupado com segurança. Ainda não sou filiado a nenhum clube, mesmo porque o clube daqui parece não dar muita importância a pilotos de helicópteros. Parecem priorizar aeromodelos somente. Foi o que deu a entender aqui!!! Onde vôo é um local bem espaçoso, sem casas próximas. Quando tem muito curioso por perto, peço pra ficar longe e piloto pro outro lado. Quando não resolve, desço, espero o pessoal dispersar. Se não funciona, guardo tudo na maleta e queimo chão!!! Não faço gracinhas pra aparecer, mesmo porque o meu nível de vôo não permite isso. Vôo o básico, mas firme e tranquilo, sem me preocupar com um ou outro que voa mais e melhor. Faço o que eu sei fazer com segurança e pronto. Acho que não tem nada mais temerário do que um indivíduo que quando manda pra cima seu modelo, todo os colegas já começam a se esconder. Segurança sempre, em primeiro lugar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por kmargos »

Recentemente dei uma canelada nas pás principais do meu hk500, ainda bem que eram pás chinesas fraquinhas hehehe, levei uns 6 pontos, tudo isso pq nao sabia que nunca jamais se poderia mexer nas funções do radio com o motor plugado mesmo com TH ativado e mesmo por alguns segundos.

Aora me deparei com esse video, da até nervoso vendo o cara pilotar na frente das crianças !!!!
http://www.youtube.com/watch?v=AOEGR9AyB5M&feature=share
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Esse sujeito tem que melhorar muito ainda pra ser chamado de irresponsável... Ao que parece el dever o pai das crianças e a mulher que filma deve ser a mãe. Falta de um porrete, isso sim!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
aerobraga
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 9:06 pm
Localização: Araraquara

Mensagem por aerobraga »

vou relatar dois acidentes que acorreram aqui na nossa pista de Borborema - SP
o preimeiro estava na pista tentando fazer pegar o motor de um pastinha pela primeira vez, o aéro ainda não tinha nem trimado ainda, quando o cara acionou o motor o stick do acelerador estava invertido resultando que o aero saiu em disparada e foi direto na perna de uma moça que estava no lugar errado na hora errada,resultado 10 pontos na perna e muita confusão,o segundo nem foi tão grave assim mas poderia ser pior, um pai levou seu filho para trenar com sua revinho na cabeceira da pista, o pessoal advertiu o cidadão que com umas cervejas na cabeça nem deu bola, um extra 300 28 % veio em pane de motor para pouso e ficou de cara com o meleque, o piloto teve q jogar seu aero fora da pista para não atroipelar o garotop resultando na maior lenha de sua carreira , quebrou ate o RX dentro do extra, então é dificil de se falar em segurança, pq se não tiver o bom senso das pessoas fica complicado.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Turma,

Fazia tempo que não olhava este tôpico e fico feliz que ele esteja sendo utilizado até hoje.

Mas hoje quero falar de alguns videos que tenho visto no Youtube e aqui no E-voo. Nestes vídeos tem gente voando em ruas estradas e até rodovias como se fossem uma pista de clube, eu fico gelado com isso, em um deles o sujeito chega para trás para dar passagem a uma carreta!! imagina se o aeromodelo bate no parabrisa da carreta e assusta o motorista fazendo que ele perca o controle?

Local de voo não é só o lugar de pouso e decolagem, é toda a caixa de voo. Nossos aeromodelos por melhor que sejam são muito sujeitos a falhas, e é necessário garantir que eles não caiam na cabeça de ninguem.

Como já falei antes mesmo um modelo pequeno de depron pode matar, se pegar de maneira errada uma pessoa errada o resultado pode ser muito ruim.


Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Não sei se por ter trabalhado em uma empresa de eletricidade e ter adquirido bons hábitos de segurança tenho como fator determinante certos procedimentos em tudo o que faço.

Até em uma troca simples de uma lampada.

O difícil é o individuo saber ou conhecer da extensão de um descuido em qualquer tarefa.

Já ví aqui muita coisa de arrepiar e pessoas se gabando de somente "voar".

Na minha opinião o conhecimento sobre segurança no aeromodelismo ou conhecimentos sobre prevenção de acidentes deveria ser o passo inicial para ingressar no hobby.

Mas a coisa está fugindo do controle.

O único remédio é aquela sapatada em postagens de alguns espertalhões que se acham.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

Antigamente até o carregador era construído por nós, uma bateria era bem trabalhoso para conseguir uma LI-ON , um motor escovado 400br, um esc brushed e outros !!
Então era feito um modelo, tudo alinhado, tudo bem preso caprichado, pintado e só se voava quando tudo estava certinho !! Agora hoje é tudo muito fácil, levam aeros para pista para quebrar e são raros os aeros com mais de 1 mês de vida, aquelas frentes parecem umas coxinhas, se bater um no outro voando, risadas!!! Essa é a verdade!!!
Isso no meu ponto de vista, causa um grande impacto na segurança!!!

Abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:6a6f83c315="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:6a6f83c315]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:040e6fd7af="Lumberjack"][quote:040e6fd7af="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:040e6fd7af]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:040e6fd7af]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

O hobby tem que se orientado, ter adeptos com conhecimento que estão á um click de um computador.

Tenho visto ofertas em mercado livre, e principalmente no "compra e venda" do forun..mirabolantes , á preços módicos ou atraentes.

Mas a orientação principal em uma seção ao menos devería ter além das regras um alerta sobre segurança.

Não chegaremos nunca á perfeição, mas daria para melhorar e muito atitudes de iniciantes que ganham de presente de final de ano um aero.

Poucos anúncios do ML tem um alerta sobre segurança.

Á não ser alguns ultrapassados como eu que tem o hobby como hobby e não como causas de desgostos.

Vai aí uma dica aos patrocinadores do forun sobre responsabilidade.

Não digo isso por "metidêz" ( não existe essa expressão) ou por querer ser o perfeccionista de plantão, mas para uma forma de melhorar o que vem por aí.

Natal chegando ....novos adeptos, novos problemas, novas soluções.

E os conscientes ou se calam ou se revoltam com absurdos que virão.....

Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder