diluição de dope

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
cmvahia
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:33 am
Localização: Santa María Madalena - RJ

diluição de dope

Mensagem por cmvahia »

Saudações,
Gostaria de saber como posso diluir dope.
O que eu tenho aqui está um pouco "grosso" e preciso de um diluente...

PS. É pra montar um modelinho Guillows!! :wink:
Agradeço
Carlos Vahia
Faça voar...____________>
Avatar do usuário
Matheus CAITA
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
Localização: Valinhos-SP

Mensagem por Matheus CAITA »

Amigo pelo que eu tenha lido aqui no e-voo, e com as informaçao que ja vi , para diluir o dobe se faz uma porcentagem de 50/50 de thinner e dobe .

Manda uma MP pro Marco Antonio , ele entende bem do assusto xD

Abçs

bons voos!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu tenho dope em uma garrafa de plastico desde 1982 quando fiz só 380 aeromodelos para a aerobras.
Entra ano, sai ano e thinner nele.

Já testei o bicho e está ainda em condições de uso.. mas coloco sempre uma gota ou duas de óleo de ricino para cara 100ml que vou usar.

A quantidade de Thinner vai depender da viscosidade que vc quer dele.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Se você não usou e ele secou dentro do frasco, só complete o frasco com thinner.

Use o thinner 2137, não use o 2800 que só serve para limpar pincel... quando for usar transfira todo o conteúdo do frasco para um pote de boca larga (e tampa metálica) e misture com dois frascos de thinner 2137; se quiser pode também acrescentar umas 3 gotas de óleo de rícinio ou óleo de cozinha como plastificante - sobre papel de seda basta duas demãos após encolher com água.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
cmvahia
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:33 am
Localização: Santa María Madalena - RJ

Mensagem por cmvahia »

Oi Marco Antonio,
Valiosíssima informação...

Muito obrigado e bons vôos.
Avatar do usuário
felipe westin
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Set 08, 2007 11:56 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por felipe westin »

[quote:71d2a92dc1="Ricardão"]Se você não usou e ele secou dentro do frasco, só complete o frasco com thinner.

Use o thinner 2137, não use o 2800 que só serve para limpar pincel... quando for usar transfira todo o conteúdo do frasco para um pote de boca larga (e tampa metálica) e misture com dois frascos de thinner 2137; se quiser pode também acrescentar umas 3 gotas de óleo de rícinio ou óleo de cozinha como plastificante - sobre papel de seda basta duas demãos após encolher com água.[/quote:71d2a92dc1]

Ricardão,

O óleo de cozinha fica com o mesmo acabamento que o óleo de ricíno? esse efeito plastificante seria para deixar o papel de seda mais resistente?

E existe algum problema em usar o Dope puro? eu já montei 4 modelos da Aerobrás e só usei o Dope puro...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Dope puro sobre o papel de seda fica muito desuniforme e pesado, além do que consome muito dope.

Diluindo como eu recomendei fica uma dopagem mais uniforme e fina; o aumento de peso fica em 4 g/m² para cada demão; com duas demãos leva a entelagem com papel Esaki para 20 g/m².

Nunca usei óleo de cozinha, o que vi foi uma recomendação do Walt Mooney informando que pode ser usado óleo de rícinio, de linhaça, de menta ou qualquer óleo de cozinha e até brincava que para peanuts o melhor era óleo de amendoim...

Na verdade atualmente não estou usando mais plastificante, em lugar disso misturo cerca de 20% de verniz de laca nitrocelulose antes de diluir, só quando quero que o acabamento seja brilhante.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
cezar
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 04, 2009 10:20 am
Localização: curitiba

Mensagem por cezar »

como vcs ajudam muito ai vai a minha contribuição
para entelar com dope passa o dope ao redor do local onde se vai entelar na fuselagem ou na asa dai vem com papel arros que foi passado por dentro de uma forma de bolo com água ele fica totalmente encharcado o papel arros solta o sobre o local que se quer deixando o mais esticado possível puxando alguma irregularidade com as pontas dos dedos mas não se preocupe depois de seco ele estica igual a um tambor não se preocupe se ficar irregularidades ele estica mesmo não use secador ele pode esticar demais e rasgar o papel arros
o lado mais áspero do papel fica para dentro vc sente passando o dedo um lado é mais áspero e o outro é mais suave
outra opção para o dope é acrescentar talco a gosto ele vira uma pasta dai vc passa na balsa e deixa secar com uma lixa muito fina vc faz um acabamento unico
cezar
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mar 04, 2009 10:20 am
Localização: curitiba

Mensagem por cezar »

ah sim
depois de seco papel arros passe o dope com um pincel macio sobre a área que foi entelada ele impermeabiliza e endurece o papel ok
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Atentem para o fato de que o óleo de rícino não pode ser aquele de farmácia, que toma-se como laxante, pois contém açucar.
Em SP têm uma loja que é quase certo que tenha e fica na Rua dos Chanés (não sei o nr), na região do Shop.Ibirapuera.. Lá também encontra alcool isopropilico e muita coisa relacionadas a química. Nunca fui lá, mas foi indicado por uma Eng.Química da minha empresa.
Responder