Qual o problema que pode advir de um Alongamento (proporção entre envergadura e corda) menor que 5?
Segundo o que foi postado aqui:
Alongamento (proporção entre envergadura e corda): Embora aviões grandes tenham muitas vezes envergadura de 10 vezes a corda (comerciais e leves) ou até 30 vezes a corda (planadores de alto desempenho), para aeromodelos é difícil estruturar uma asa tão longa e estreita. Como regra geral, para treinadores um alongamento em torno de 5 a 7 vai bem (isto é, envergadura de aproximadamente 5 vezes a 7 vezes a corda). Para planaadores, pode ser um pouco maior, diminuindo-se a corda próximo às pontas para diminuir o arrasto.
Mas e se for menor que 5, pode ter algum problema?
Alongamento (proporção entre envergadura e corda) menor q 5
- fabiolinares
- membro
- Mensagens: 143
- Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
- Localização: Taubaté - SP
-
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Dom Mai 23, 2004 2:54 pm
- Localização: curitiba
asa
Bom dia amigo! se eu tivewr errado alguem venha a me corrigir! imagine que eu tenho um aeromodelo com 100Cm de envergadura por 20 de corda e com 500gramas de peso, ex: se eu quizer que ele tenha uma velocidade de stoll mais baixa eu apenas aumentaria o comprimento da asa e não da corda porque se aumentar a corda aumenta também o arrasto, dai vc teria que reconfigurar todo seu aeromodelo. e imagine que vc quer que ele tenha uma velocidade de stal mais alta ,neste caso vc iria ter que diminuir o comprimento da asa. mas isso é so uma mera ideia! qualquer coisa me desculpem e aceito uma correção se estiver errado abraços!
- fabiolinares
- membro
- Mensagens: 143
- Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
- Localização: Taubaté - SP
Neste caso específico, fui testar uma nova técnica de construção de asa, para isso, peguei uma planta do Stick (asa simétrica) e fiz as nervuras, etc, etc.
Para encurtar a história, a tal da asa não de certo e tive que modificá-la, acabando por fazer uma assimétrica, plano convexa.
Até aí tudo bem, porém, estranhei a relação corda/envergadura e fui procurar alguns dados para comparar.
A dita cuja tem 100 cm de envergadura e 24 cm de corda, ao incluir pelo menos mais 3 cm de ailerons, vai ficar com 100/27, o que dá bem menos que 5 (recomendado).
Ela ficou bem legal e não quero desperdiçá-la, sendo que já que não vou fazer mais o Stick devido ao perfil da asa então vou fazer um treinador genérico.
Acho que voa sim.
Depois posto o resultado.
LNA
Para encurtar a história, a tal da asa não de certo e tive que modificá-la, acabando por fazer uma assimétrica, plano convexa.
Até aí tudo bem, porém, estranhei a relação corda/envergadura e fui procurar alguns dados para comparar.
A dita cuja tem 100 cm de envergadura e 24 cm de corda, ao incluir pelo menos mais 3 cm de ailerons, vai ficar com 100/27, o que dá bem menos que 5 (recomendado).
Ela ficou bem legal e não quero desperdiçá-la, sendo que já que não vou fazer mais o Stick devido ao perfil da asa então vou fazer um treinador genérico.
Acho que voa sim.
Depois posto o resultado.
LNA
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Fábio, o alongamento depende muito do objetivo do projeto.
Com o alongamento de sua asa, ela terá muito mais arrasto do que uma asa com mesma área e o dobro da envergadura, por exemplo, mas se o projeto comporta isto, divirta-se. Já fiz coisas com alongamento de 1:1 e mesmo assim voaram bem. Para treinador, fun-fly, e outros casos em que o arrasto não importa tanto, vai bem.
Com o alongamento de sua asa, ela terá muito mais arrasto do que uma asa com mesma área e o dobro da envergadura, por exemplo, mas se o projeto comporta isto, divirta-se. Já fiz coisas com alongamento de 1:1 e mesmo assim voaram bem. Para treinador, fun-fly, e outros casos em que o arrasto não importa tanto, vai bem.
- fabiolinares
- membro
- Mensagens: 143
- Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
- Localização: Taubaté - SP
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Eu não sou engenheiro, mas aprendi algumas coisas de aerodinâmica.
Vou tentar colocar de forma simples.
Tanto a sustentação como o arrasto obedecem as seguintes fórmulas:
L=CL.ρ/2.S.V²
e
D=Cd.ρ/2.S.V²
Onde L=sustentação, D=arrasto, CL e Cd coeficiente de sustentação e coeficiente de arrasto, ρ= (rô)densidade do ar, S=área da asa e V=velocidade do ar.
Nos dois casos um dos fatores determinantes da sustentação e do arrasto é a área da asa e não o alongamento, portanto não importa o formato da asa, tanto faz se é retangular, quadrada, trapezoidal ou redonda, o que importa é que tenha uma determinada área e portanto uma determinada carga alar.
O alongamento só é importante para reduzir o arrasto induzido na ponta da asa, que de forma bem simplificada tem a ver com a turbulência na ponta da asa que gera uma perda de sustentação, dessa forma, quanto maior o alongamento maior será a sustentação e menor o arrasto, mas que no caso de aeromodelos, onde não se exige grandes desempenhos, não é algo tão significativo.
O maior problema de um alongamento maior é que o momento do esforço nas pontas das asas cria um maior esforço na raiz, exigindo um reforço maior na longarina da seção central da asa.
Vou tentar colocar de forma simples.
Tanto a sustentação como o arrasto obedecem as seguintes fórmulas:
L=CL.ρ/2.S.V²
e
D=Cd.ρ/2.S.V²
Onde L=sustentação, D=arrasto, CL e Cd coeficiente de sustentação e coeficiente de arrasto, ρ= (rô)densidade do ar, S=área da asa e V=velocidade do ar.
Nos dois casos um dos fatores determinantes da sustentação e do arrasto é a área da asa e não o alongamento, portanto não importa o formato da asa, tanto faz se é retangular, quadrada, trapezoidal ou redonda, o que importa é que tenha uma determinada área e portanto uma determinada carga alar.
O alongamento só é importante para reduzir o arrasto induzido na ponta da asa, que de forma bem simplificada tem a ver com a turbulência na ponta da asa que gera uma perda de sustentação, dessa forma, quanto maior o alongamento maior será a sustentação e menor o arrasto, mas que no caso de aeromodelos, onde não se exige grandes desempenhos, não é algo tão significativo.
O maior problema de um alongamento maior é que o momento do esforço nas pontas das asas cria um maior esforço na raiz, exigindo um reforço maior na longarina da seção central da asa.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.