Alongamento (proporção entre envergadura e corda) menor q 5

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Alongamento (proporção entre envergadura e corda) menor q 5

Mensagem por fabiolinares »

Qual o problema que pode advir de um Alongamento (proporção entre envergadura e corda) menor que 5?
Segundo o que foi postado aqui:

Alongamento (proporção entre envergadura e corda): Embora aviões grandes tenham muitas vezes envergadura de 10 vezes a corda (comerciais e leves) ou até 30 vezes a corda (planadores de alto desempenho), para aeromodelos é difícil estruturar uma asa tão longa e estreita. Como regra geral, para treinadores um alongamento em torno de 5 a 7 vai bem (isto é, envergadura de aproximadamente 5 vezes a 7 vezes a corda). Para planaadores, pode ser um pouco maior, diminuindo-se a corda próximo às pontas para diminuir o arrasto.

Mas e se for menor que 5, pode ter algum problema?
José roberto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Mai 23, 2004 2:54 pm
Localização: curitiba

asa

Mensagem por José roberto »

Bom dia amigo! se eu tivewr errado alguem venha a me corrigir! imagine que eu tenho um aeromodelo com 100Cm de envergadura por 20 de corda e com 500gramas de peso, ex: se eu quizer que ele tenha uma velocidade de stoll mais baixa eu apenas aumentaria o comprimento da asa e não da corda porque se aumentar a corda aumenta também o arrasto, dai vc teria que reconfigurar todo seu aeromodelo. e imagine que vc quer que ele tenha uma velocidade de stal mais alta ,neste caso vc iria ter que diminuir o comprimento da asa. mas isso é so uma mera ideia! qualquer coisa me desculpem e aceito uma correção se estiver errado abraços!
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Neste caso específico, fui testar uma nova técnica de construção de asa, para isso, peguei uma planta do Stick (asa simétrica) e fiz as nervuras, etc, etc.
Para encurtar a história, a tal da asa não de certo e tive que modificá-la, acabando por fazer uma assimétrica, plano convexa.
Até aí tudo bem, porém, estranhei a relação corda/envergadura e fui procurar alguns dados para comparar.
A dita cuja tem 100 cm de envergadura e 24 cm de corda, ao incluir pelo menos mais 3 cm de ailerons, vai ficar com 100/27, o que dá bem menos que 5 (recomendado).
Ela ficou bem legal e não quero desperdiçá-la, sendo que já que não vou fazer mais o Stick devido ao perfil da asa então vou fazer um treinador genérico.

Acho que voa sim.
Depois posto o resultado.
LNA
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fábio, o alongamento depende muito do objetivo do projeto.

Com o alongamento de sua asa, ela terá muito mais arrasto do que uma asa com mesma área e o dobro da envergadura, por exemplo, mas se o projeto comporta isto, divirta-se. Já fiz coisas com alongamento de 1:1 e mesmo assim voaram bem. Para treinador, fun-fly, e outros casos em que o arrasto não importa tanto, vai bem.
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Com certeza, alexmaq.
Pelo perfil até dá pra ver que "avua" bem.
A palavra é diversão, mesmo.
Até mais.
Abração
LNA
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Eu não sou engenheiro, mas aprendi algumas coisas de aerodinâmica.
Vou tentar colocar de forma simples.

Tanto a sustentação como o arrasto obedecem as seguintes fórmulas:

L=CL.ρ/2.S.V²
e
D=Cd.ρ/2.S.V²

Onde L=sustentação, D=arrasto, CL e Cd coeficiente de sustentação e coeficiente de arrasto, ρ= (rô)densidade do ar, S=área da asa e V=velocidade do ar.

Nos dois casos um dos fatores determinantes da sustentação e do arrasto é a área da asa e não o alongamento, portanto não importa o formato da asa, tanto faz se é retangular, quadrada, trapezoidal ou redonda, o que importa é que tenha uma determinada área e portanto uma determinada carga alar.

O alongamento só é importante para reduzir o arrasto induzido na ponta da asa, que de forma bem simplificada tem a ver com a turbulência na ponta da asa que gera uma perda de sustentação, dessa forma, quanto maior o alongamento maior será a sustentação e menor o arrasto, mas que no caso de aeromodelos, onde não se exige grandes desempenhos, não é algo tão significativo.
O maior problema de um alongamento maior é que o momento do esforço nas pontas das asas cria um maior esforço na raiz, exigindo um reforço maior na longarina da seção central da asa.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Vejam este alongamento:


[img:31c0e986bd]http://aerofiles.com/vot-v173.jpg[/img:31c0e986bd]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Responder