TREX 550 10S

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

TREX 550 10S

Mensagempor Fabricio Vidigal » 21 Dez 2010 10:09

olá pessoal,
é possivel colocar 10S num trex 550 e ajustar o CG ?

Avatar do usuário
Anthony3DHeli
membro
Mensagens: 184
Registrado em: 11 Nov 2009 18:28
Contato:

Mensagempor Anthony3DHeli » 21 Dez 2010 10:56

Não é possivel meu amigo!


Abraço! :D

Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: 19 Jun 2008 11:29
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagempor Steka » 21 Dez 2010 11:18

vc quer dizer 10S no setup original ?

ou montar um setup HV com 10S ?

Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: 10 Out 2010 15:13
Localização: Curitiba - PR

Mensagempor Flyerx » 21 Dez 2010 11:37

6S já fique um heli fortíssimo, lembrando que ele é um 550 com motor do 600!

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 21 Dez 2010 12:16

[quote:5fd0912756="Steka"]vc quer dizer 10S no setup original ?

ou montar um setup HV com 10S ?[/quote:5fd0912756]

sim ,
setup HV
o problema que vejo é ajustar o CG..acho que não tem como ajustar.

pensando bem acho que é inviável mesmo.

valew!!

Avatar do usuário
flaviovelox
membro
Mensagens: 154
Registrado em: 08 Nov 2009 19:41
Localização: Volta Redonda,Rio de janeiro

Mensagempor flaviovelox » 21 Dez 2010 17:20

Amigo acho que 6s ja está de bom tamanho , acho 10s inviável tmb

Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: 10 Jun 2004 20:51
Localização: Sobradinho-DF

Mensagempor eashiuchi » 21 Dez 2010 17:30

Gente, claro que é possível, mas dá muito trabalho.
Se compensa ou não, ai é outra história.
Motor de menor KV, esc HV e 2 baterias 5S em série de menor capacidade mantendo o peso, algo como 3000mAh.
Não esqueçam das bem sucedidas conversões do 450 para 6S onde os motores e escs descem frios, ou seja, ficam mais eficientes. A corrente puxada vai ser menor e por isso a autonomia é preservada ou até aumenta, outro motivo de se poder usar baterias de menor capacidade.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz

Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: 04 Mar 2007 00:03
Localização: Montes Claros - MG

Mensagempor Alex Câmara » 21 Dez 2010 17:31

não tem misterio em faze-los 10S. é só usar o mesmo setup que usam para 600 10s

Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: 11 Dez 2006 22:43
Localização: Plano - TX

Mensagempor Rodrigo Morales » 21 Dez 2010 18:19

Tem sim, mas eu iria de 12S, veja esse site:

http://sites.google.com/site/tjinguytech/helis/rex550-build

Ele explica porque fazer a conversão.

Abraço!

rcarv
membro
Mensagens: 76
Registrado em: 25 Dez 2006 23:23
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagempor rcarv » 21 Dez 2010 19:13

Ontem, por acaso, alguém me passou o link desse site com a modificação do 550 pra 12s. Vale a pena dar uma olhada, tem muita coisa interessante sobre elétricos e é bem atualizado. Já está nos meus favoritos.

Abs e Feliz Natal!

Régis

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 21 Dez 2010 21:54

certo,mas o dificil vai ser regular o CG..o heli não permite mudar as baterias de posição.

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 21 Dez 2010 23:05

Galera, quando alguém diz que vai utilizar 10S, não significa que a bateria vai dobrar de peso não, pois utilizam-se baterias de menor capacidade (o peso da bateria é diretamente proporcional à capacidade da mesma).

Eletricamente se falando, um setup HV sempre será melhor do que um de menos células, pois se devidamente ajustado, a corrente consumida será menor gerando menos perdas.

Abraços.

Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: 11 Dez 2006 22:43
Localização: Plano - TX

Mensagempor Rodrigo Morales » 21 Dez 2010 23:29

Hidden,

Não sei se necessariamente se há menor perda... o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio.

Como as baterias tem que fornecer menos A, elas sofrem menos, e quando o motor precisa de mais corrente, elas conseguem fornecer sem forçar muito. Ai o heli não dá aquela "brochada", não perde Headspeed.

Depois de converter o meu 600 pra 12S, acho que nunca mais montaria um LV, já iria pro HV de cara. Isso pra fazer um pouco de 3D.

Abraço!

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 22 Dez 2010 09:46

[quote:2f9ff734d6="Rodrigo Morales"]Hidden,

Não sei se necessariamente se há menor perda... o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio.

Como as baterias tem que fornecer menos A, elas sofrem menos, e quando o motor precisa de mais corrente, elas conseguem fornecer sem forçar muito. Ai o heli não dá aquela "brochada", não perde Headspeed.

Depois de converter o meu 600 pra 12S, acho que nunca mais montaria um LV, já iria pro HV de cara. Isso pra fazer um pouco de 3D.

Abraço![/quote:2f9ff734d6]


a main gear do seu 600 está aguentando bem ?

a minha intenção é 10S.

o nTn tem setup 10S no outrage 550 dele,mas ele teve que abrir o frame para caber as baterias,por isto penso no trex 550...ele usa 2 baterias de 5S 3000mah 30C e roda a 2200RPM.

1 pack 10S(5+5) 30C na hobby king custa $60,00...já um pack 6S 45C custa $75,00


..
.

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 22 Dez 2010 10:20

[quote:61b242d1df="Rodrigo Morales"]Hidden,

Não sei se necessariamente se há menor perda... o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio.

Como as baterias tem que fornecer menos A, elas sofrem menos, e quando o motor precisa de mais corrente, elas conseguem fornecer sem forçar muito. Ai o heli não dá aquela "brochada", não perde Headspeed.

Depois de converter o meu 600 pra 12S, acho que nunca mais montaria um LV, já iria pro HV de cara. Isso pra fazer um pouco de 3D.

Abraço![/quote:61b242d1df]


Rodrigo, as perdas são menores sim, como vc disse as baterias tem que fornecer menos Ampéres, mas a capacidade delas também é menor, então na teoria elas deveriam sofrer a mesma coisa, mas a eficiência do conjunto todo em HV é melhor, resultando em um heli mais forte, vamos exemplificar:

-Uma bateria de 6S 5000mAh 30C pode fornecer teoricamente 150A contínuos, o que resultaria em uma potência contínua de 3780Watts (hipoteticamente, imaginando que a tensão por célula se mantenha a 4,2volts, o que na prática não ocorre);

-Uma bateria de 10S 3000mAh 30C pode fornecer teoricamente 90A contínuos, o que resultaria na mesma potência final de 3780Watts da bateria acima.

No exemplo acima, tivemos um aumento de 60% na tensão da bateria e uma queda de 40% na capacidade da mesma fornecer corrente, e imaginando que o heli vai ter uma queda igual no consumo de corrente (40%) então teoricamente ele voaria da mesma forma que o heli com 6S, mas na prática o heli fica mais forte e as baterias sofrem menos, isto porque todo o conjunto se torna mais eficiente.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

sss
membro
Mensagens: 994
Registrado em: 18 Nov 2008 19:52
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagempor sss » 22 Dez 2010 10:50

[quote:340b212e9b="Rodrigo Morales"]Tem sim, mas eu iria de 12S, veja esse site:

http://sites.google.com/site/tjinguytech/helis/rex550-build

Ele explica porque fazer a conversão.

Abraço![/quote:340b212e9b]

Hahahaha 12S em um 550 vc vai explodir ele, eu tenho um 600 12S e da medo de voar parece que vai explodir, imagina um 550 12S, eu acho que 10S seria o ideal, sobre a transformação nao vejo dificuldades pois tem gente que usa o Outrage com 10S, acho que o nTn mesmo tem um outrage 10S

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 22 Dez 2010 10:57

[quote:886ac7390c="Fabricio Vidigal"][quote:886ac7390c="Rodrigo Morales"]Hidden,

Não sei se necessariamente se há menor perda... o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio.

Como as baterias tem que fornecer menos A, elas sofrem menos, e quando o motor precisa de mais corrente, elas conseguem fornecer sem forçar muito. Ai o heli não dá aquela "brochada", não perde Headspeed.

Depois de converter o meu 600 pra 12S, acho que nunca mais montaria um LV, já iria pro HV de cara. Isso pra fazer um pouco de 3D.

Abraço![/quote:886ac7390c]


a main gear do seu 600 está aguentando bem ?

a minha intenção é 10S.

o nTn tem setup 10S no outrage 550 dele,mas ele teve que abrir o frame para caber as baterias,por isto penso no trex 550...ele usa 2 baterias de 5S 3000mah 30C e roda a 2200RPM.

1 pack 10S(5+5) 30C na hobby king custa $60,00...já um pack 6S 45C custa $75,00


..
.[/quote:886ac7390c]

Fabrício, tenho também um Outrage 550 e estou voando ele com 10S, estou utilizando 2 baterias de 5S 3000mAh 20C em série e não tive que mexer no frame, p/ baterias de maior capacidade ou taxa C pode ter que desgastar um pouco uma parte do frame, mas é uma coisa simples e que não afeta a estrutura do heli, é tipo aquele corte que fazem no frame do 600 p/ utilizar o motor Scorpion...

Mas lembrando que no meu caso, estou utilizando baterias "ridiculamente" baratas p/ a classe do heli em questão, elas custam USD18,00 cada na HK (então 36 doletas cada par) e mesmo sendo de 20C faço vôos de 5 minutos de 3D leve e gasto 80% da capacidade das baterias, obviamente elas aquecem um pouco mais do que eu gostaria e não terão uma vida útil das mais longas, mas o heli não brocha e atende meu nível de vôo com uma bateria de 36 doletas.

É como o Rodrigo Morales escreveu, quem monta HV nunca mais quer saber de LV.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 22 Dez 2010 12:00

hidden,qual motor voce usa no 550 ?

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 22 Dez 2010 14:10

[quote:8dfb6b1208="Fabricio Vidigal"]hidden,qual motor voce usa no 550 ?[/quote:8dfb6b1208]

Estou usando um Z-30 de 800Kv.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 22 Dez 2010 16:03

[quote:856dcc5596="Hidden"][quote:856dcc5596="Fabricio Vidigal"]hidden,qual motor voce usa no 550 ?[/quote:856dcc5596]

Estou usando um Z-30 de 800Kv.[/quote:856dcc5596]

é de boa qualidade ?

Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: 11 Dez 2006 22:43
Localização: Plano - TX

Mensagempor Rodrigo Morales » 22 Dez 2010 16:59

[quote:e0b8952d10="Hidden"][quote:e0b8952d10="Rodrigo Morales"]Hidden,

Não sei se necessariamente se há menor perda... o bom do setup HV é que as baterias sofrem menos, no caso da conversão do 550 pra 12S, o consumo médio é de 17 amperes. Com 6S ele dá uns 40 de consumo médio.

Como as baterias tem que fornecer menos A, elas sofrem menos, e quando o motor precisa de mais corrente, elas conseguem fornecer sem forçar muito. Ai o heli não dá aquela "brochada", não perde Headspeed.

Depois de converter o meu 600 pra 12S, acho que nunca mais montaria um LV, já iria pro HV de cara. Isso pra fazer um pouco de 3D.

Abraço![/quote:e0b8952d10]

Rodrigo, as perdas são menores sim, como vc disse as baterias tem que fornecer menos Ampéres, mas a capacidade delas também é menor, então na teoria elas deveriam sofrer a mesma coisa, mas a eficiência do conjunto todo em HV é melhor, resultando em um heli mais forte, vamos exemplificar:

-Uma bateria de 6S 5000mAh 30C pode fornecer teoricamente 150A contínuos, o que resultaria em uma potência contínua de 3780Watts (hipoteticamente, imaginando que a tensão por célula se mantenha a 4,2volts, o que na prática não ocorre);

-Uma bateria de 10S 3000mAh 30C pode fornecer teoricamente 90A contínuos, o que resultaria na mesma potência final de 3780Watts da bateria acima.

No exemplo acima, tivemos um aumento de 60% na tensão da bateria e uma queda de 40% na capacidade da mesma fornecer corrente, e imaginando que o heli vai ter uma queda igual no consumo de corrente (40%) então teoricamente ele voaria da mesma forma que o heli com 6S, mas na prática o heli fica mais forte e as baterias sofrem menos, isto porque todo o conjunto se torna mais eficiente.[/quote:e0b8952d10]

Hidden, excelente explicação, muito bem exemplificado. Mandou bem :)

A Main gear do 600 12S está super bem, fiz uns 30 voos com ela, e agora passei o conjunto HV pra outro Heli flybarless, ficou ótimo. O FL tem uns 20 vôos, nada de moer a main gear.

12S no 550, não acho muito, o pessoal acha que 12S deixa o heli absurdamente mais forte, não é assim. Veja a explicação do Hidden. Se vai ser 12S ou 10S, vai de ver o custo das baterias e ESC. Se o conjunto de baterias 12S tiver o mesmo custo, vai de 12S e compra um ICE de 80A HV. Se for 10S, acho melhor pegar um ICE maior, um pouco mais caro.

Segue o meu tópico do 12S:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=892825#892825

Abraço!

Abraço.
NO PAULINHADA! YES FLY!

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 22 Dez 2010 18:44

[quote:83874427dc="Fabricio Vidigal"][quote:83874427dc="Hidden"][quote:83874427dc="Fabricio Vidigal"]hidden,qual motor voce usa no 550 ?[/quote:83874427dc]

Estou usando um Z-30 de 800Kv.[/quote:83874427dc]

é de boa qualidade ?[/quote:83874427dc]

Fabrício, não tenho do que reclamar do motor, eu já tinha utilizado um motor Z-30 1110Kv em um T-Rex 600 que eu tinha, no caso do 600, voando a 6S o motor descia morno, já este de 800Kv que estou usando com 10S desce quente, se abusar bastante nos 5 minutos de vôo ele desce bem quente, mas nada absurdo (não tenho como passar valores de temp. pois não realizei medição).

No caso do meu Outrage, como o kit vem sem eletrônica nenhuma, eu decidi montar um setup HV, mas queria provar p/ mim mesmo (e para o meu bolso) que era possível montar um bom setup sem gastar muito, por isto optei pelo ESC Turnigy K-Force de 70A, motor Z-30 e baterias Flightmax 3000mAh 20C, o heli ficou muito bom, obviamente dá p/ melhorar, já encomendei umas baterias de 40C e pretendo futuramente trocar o motor por um Z-50 ou um Scorpion, mas o setup que tenho atualmente tem ótimo desempenho e custou muito pouco.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

sss
membro
Mensagens: 994
Registrado em: 18 Nov 2008 19:52
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagempor sss » 22 Dez 2010 21:31

Meu 600 12S ficou absurdamente mais forte, a RPM continua a mesma lógico, mais quando vc exige muito do heli vc sente que o motor continua na alta e é ai que as partes mecânicas do heli sofrem mais, dei um punch no meu 600 uma vez que achei que ele ia explodir, nos tic toc mesmo se vc não dosar o dedo ele fica descontrolado de tanta força que tem, o meu ta voando com 2050rpm e +/- 11 de passo, e um pequeno detalhe ne meu motor é um scopion 4035-500KV que é um cavalo.

[]'s

Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: 24 Set 2008 13:09
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagempor Fabricio Vidigal » 07 Fev 2011 17:48

resolvi colocar 12S no meu 550.

motor 4025 630kv

esc hobbywing platinum 70A HV

bec align 6A + nanotech 1300mah 7.4V



2 packs 6S 2650 nanotech 25-50(800gr) ou 2x zippy 2650 30C (920gr)

testei o CG com a zippy e ficou perfeito...A canopy tambem encaixou sem problema.

um colega meu voa 3min e 30s com 6S 4000mah(700gr) a 2600rpm.

eu acho que dá para voar até 5min e 30s com 12S 2650 com 2300RPM

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Mensagempor Hidden » 07 Fev 2011 21:09

[quote:76892d4a3c="Fabricio Vidigal"]resolvi colocar 12S no meu 550.

motor 4025 630kv
esc hobbywing platinum 70A HV
bec castle pro 20A

2 packs 6S 2650 nanotech 25-50(800gr) ou 2x zippy 2650 30C (920gr)

testei o CG com a zippy e ficou perfeito...A canopy tambem encaixou sem problema.

um colega meu voa 3min e 30s com 6S 4000mah(700gr) a 2600rpm.

eu acho que dá para voar 4minu e 30s com 12S 2650 com 2300RPM[/quote:76892d4a3c]

Fabrício, com certeza vc não vai se arrepender, 12S no 550 vai ficar excelente!!

Depois posta os resultados pra gente.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...


Voltar para “Helicópteros - Classes 550 a 800”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes