Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Washingonzaga
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 3:19 pm
Localização: Recife PE

Sentido de rotação da pás e das hélices da calda.

Mensagem por Washingonzaga »

Pessoal, tenho duvidas. Troquei o tubo de calda do meu Storm 450 que estava danificado e agora o heli gira maluco p/ os dois lados. as pás giram no sentido horário e as hélices de calda gira no sentido anti-horário. Já inverti as hélices de calda e não adiantou. Pergunta: isso está correto? . Como resolvo meu problema.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tenta pôr mais açúcar na caLLLLLLLLLLLLLLLLLLda....
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Mensagem por clovis campos »

[quote:4bb5d02a5c="hamiltoncallado"][quote:4bb5d02a5c="Lambreta"][quote:4bb5d02a5c="CHRISTIAN"]Agora fiquei na dúvida,
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:4bb5d02a5c]

Ambos corretos.[/quote:4bb5d02a5c]

ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica.[/quote:4bb5d02a5c]

Só pra joar areia na vaselina hehehehe,

Existem alguns modelos que usam um hélice de uma pá apenas, tendo um contra-peso para balancear do outro lado.

Com isso o conceito cai por terras na hora que afirma "um conjunto de pás com um mesmo centro", pois o contra peso não é uma pá

Tas, sei que to sendo chato, mas que tem hélice de uma pá só, isso tem hehehehehe

não era esse vídeo que eu estava procurando, mas serve



[yt]1n6ZmwzSL0Y[/yt]


Clovis
Aquarista, aeromodelista, pai e esposo
40 anos
Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por pintcher »

hamilton vc esta corretissimo,como vc chegou a essa informação? pois isso q acontece foi um caos para os engenheiros da epoca e chegaram a conclusao q helicóptero nao podereia voar e abandonaram o projeto por muitos e muitos anos,somente dps de um tempao vontaram a dar atenção e resolver esse problema,oq o Borba te explicou esta corretissimo,com certeza ele deu uma aula aki,oq acontece eh exatamente isso q vc disse,o projeto foi abandonado pois em um voo pairado sem vento td era mil maravilha mas bastava apenas de um ventinho de frente ou um pequeno deslocamento q o helicoptero cabrava e se destrui totalmente,ai vc me pergunta,mas pq cabrava? simples,no rotor do helicoptero existe a precessao giroscopica (o comando de ciclico é dado em uma determinada posição mas o batimento da pa é feito 90º dps)ou seja,vou usar seu pensamento para explicar melhor,a pa q avança exatamente do lado esquerdo do heli tera a soma de seu deslocamento + o vento relativo sendo assim tera mais sustentação,como o comando eh defasado em 90º ela fara seu batimento para cima apenas 90º dps exatamente na frente do heli,com isso ele ira cabrar,isso se chama dissimetria de sustentação,os engenheiros resolveram isso fazendo com q as pas tenham o batimento sozinho,sem precisar dar comando algum,portanto a pa q avança tera um batimento para baixo e a pa q recua um batimento para cima,com isso o heli poderam voar sem dificuldades mas nunca esquecendo da VNE pois existira os 2 tipos de estol q o comandando Borba mencionou,espero ter ajudado,abraços
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Re: Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes

Mensagem por muriloralf »

Além do batimento que permite o movimento vertical das pás e sua mudança de ângulo (passo), a correção da precessão giroscópica sempre coloca a pá avança com um ângulo menor e a pá que recua com um ângulo maior, já que o comando do cíclico precisa chegar defasado em 90 graus no R/P. Diferente do que alguém postou aqui, a pá que avança sobe e a pá que recua desce. Mas ela sobe perdendo ângulo e desce ganhando ângulo.

Essa conversa de rotor e hélice é antiga. Mas quem voa helicóptero sabe que helicóptero tem rotor e avião tem hélice. Ainda que ambos tenham perfis aerodinâmicos o rotor gera sustentação e a hélice tração. São nomes técnicos para funções diferentes. O Osprey V-22 quando na decolagem tem rotor, que posteriormente se converte em hélice para gerar tração.

Sei que o tópico é antigo, mas as informações ficam disponíveis no google para consulta. Abraços.
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Responder