Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes
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- hamiltoncallado
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Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes
Pessoal,
Tenho uma dúvida há muito tempo referente ao mecanismo de voo de um helicóptero.
Primeiro, entendo que o heli não possui hélice, mas sim pás, e que as mesmas funcianam como asas. Assim, podemos considerar que um heli é um equipamento de voo com asas rotativas.
Partindo dessa premissa e utilizando como referência um heli com rotação das pás no sentido horário, a sua rotação faz com que haja uma diferênça de potencial entre as áreas abaixo e acima das pás, que ocorre devido ao empuxo causado pelo deslocamento do ar que passa entre as pás, fazendo com que o heli voe. Ou seja, sem passagem de ar pela pá, não há empuxo, assim, o heli não voa.
[img:2cca528181]http://img710.imageshack.us/img710/1500/semttulo1gn.png[/img:2cca528181]
Estou sendo didático para chegar na minha dúvida.
Agora vamos considerar um heli se deslocando para frente. Como as pás se deslocam no sentido horário, a pá do lado esquerdo terá uma velocidade relativa maio que a pá do lado direito, já que a pá do lado esquerdo está girando no mesmo sentido do movimento.
[img:2cca528181]http://img860.imageshack.us/img860/9409/helice.png[/img:2cca528181]
Agora, vamos considerar que o heli atinja uma alta velocidade no seu descolcamento, e que essa velocidade se iguale à velocidade relativa da rotação das pás (de forma linear, claro). Assim, relativamente, a pá do lado esquerdo estará com o dobro da velocidade relativa, enquanto a direita estará relativamente parada (voltando). Assim, a tendencia do heli seria, a medida em quem que acelera, tender para a direita, ja que o deslocamento de ar entre as pás do lado direito e esquerdo são alterados durante a aceleração do heli.
Minha dúvida é a seguinte. Essa consideração é verdadeira. Se positva, por que não sentimos essa tendencia no vôo?
Tenho uma dúvida há muito tempo referente ao mecanismo de voo de um helicóptero.
Primeiro, entendo que o heli não possui hélice, mas sim pás, e que as mesmas funcianam como asas. Assim, podemos considerar que um heli é um equipamento de voo com asas rotativas.
Partindo dessa premissa e utilizando como referência um heli com rotação das pás no sentido horário, a sua rotação faz com que haja uma diferênça de potencial entre as áreas abaixo e acima das pás, que ocorre devido ao empuxo causado pelo deslocamento do ar que passa entre as pás, fazendo com que o heli voe. Ou seja, sem passagem de ar pela pá, não há empuxo, assim, o heli não voa.
[img:2cca528181]http://img710.imageshack.us/img710/1500/semttulo1gn.png[/img:2cca528181]
Estou sendo didático para chegar na minha dúvida.
Agora vamos considerar um heli se deslocando para frente. Como as pás se deslocam no sentido horário, a pá do lado esquerdo terá uma velocidade relativa maio que a pá do lado direito, já que a pá do lado esquerdo está girando no mesmo sentido do movimento.
[img:2cca528181]http://img860.imageshack.us/img860/9409/helice.png[/img:2cca528181]
Agora, vamos considerar que o heli atinja uma alta velocidade no seu descolcamento, e que essa velocidade se iguale à velocidade relativa da rotação das pás (de forma linear, claro). Assim, relativamente, a pá do lado esquerdo estará com o dobro da velocidade relativa, enquanto a direita estará relativamente parada (voltando). Assim, a tendencia do heli seria, a medida em quem que acelera, tender para a direita, ja que o deslocamento de ar entre as pás do lado direito e esquerdo são alterados durante a aceleração do heli.
Minha dúvida é a seguinte. Essa consideração é verdadeira. Se positva, por que não sentimos essa tendencia no vôo?
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Funciona da seguinte maneira:
- Pá que avança, tende a diminuir o passo devido a velocidade relativa ser maior, portanto exige menos passo na pá para mesma sustentação.
- Pá que recua, tende a aumentar o passo devido a velocidade relativa ser menor, portanto exige mais passo na pá para mesma sustentação.
Logo, conclui-se que em [b:c34999e153]TODOS[/b:c34999e153] os helicópteros sejam reais ou RC, o helicóptero tem uma velocidade chamada [b:c34999e153]VNE (Velocidade Nunca Excedida)[/b:c34999e153] onde esta velocidade define o limite em que a pá que avança tem o [b:c34999e153]estol de compressibilidade (ou de mach)[/b:c34999e153] onde ela avança tão rápido que atinge a velocidade do som e ocasiona vibração e o helicóptero tende a picar. E o [b:c34999e153]estol de pá[/b:c34999e153], na pá que recua, quando o angulo de ataque ja não mais gera sustentação e os filetes de ar que passam pelo perfil da pá se desprendem antes de chegar no fim na mesma, ocasionando estol e consequentemente uma cabrada da aeronave.
Portanto nunca é bom atingir-se esta velocidade X para não ter um destes estols nas pás.
Também existe o [b:c34999e153]estol de potência[/b:c34999e153], quando você realiza um pairado fora do efeito solo e a aeronave esta muito pesada ou numa altitude muito alta para gerar sustentação, e ocasiona o estol de potencia, fazendo o vento que desce pelas pás, retornar turbilhonado invertendo o fluxo de ar que passa pelas pás.
O piloto deve abaixar o coletivo (tirar potência e angulo de ataque nas pás) e inclinar o cíclico para a frente para ganhar velocidade e inverter novamente o fluxo de ar.
Mais duvidas, só perguntar ;)
- Pá que avança, tende a diminuir o passo devido a velocidade relativa ser maior, portanto exige menos passo na pá para mesma sustentação.
- Pá que recua, tende a aumentar o passo devido a velocidade relativa ser menor, portanto exige mais passo na pá para mesma sustentação.
Logo, conclui-se que em [b:c34999e153]TODOS[/b:c34999e153] os helicópteros sejam reais ou RC, o helicóptero tem uma velocidade chamada [b:c34999e153]VNE (Velocidade Nunca Excedida)[/b:c34999e153] onde esta velocidade define o limite em que a pá que avança tem o [b:c34999e153]estol de compressibilidade (ou de mach)[/b:c34999e153] onde ela avança tão rápido que atinge a velocidade do som e ocasiona vibração e o helicóptero tende a picar. E o [b:c34999e153]estol de pá[/b:c34999e153], na pá que recua, quando o angulo de ataque ja não mais gera sustentação e os filetes de ar que passam pelo perfil da pá se desprendem antes de chegar no fim na mesma, ocasionando estol e consequentemente uma cabrada da aeronave.
Portanto nunca é bom atingir-se esta velocidade X para não ter um destes estols nas pás.
Também existe o [b:c34999e153]estol de potência[/b:c34999e153], quando você realiza um pairado fora do efeito solo e a aeronave esta muito pesada ou numa altitude muito alta para gerar sustentação, e ocasiona o estol de potencia, fazendo o vento que desce pelas pás, retornar turbilhonado invertendo o fluxo de ar que passa pelas pás.
O piloto deve abaixar o coletivo (tirar potência e angulo de ataque nas pás) e inclinar o cíclico para a frente para ganhar velocidade e inverter novamente o fluxo de ar.
Mais duvidas, só perguntar ;)
Turnigy 9x - T-rex 500
Muito bem comando!
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:b612103db9]STALL[/b:b612103db9] acima mencionado com o [b:b612103db9]STOL[/b:b612103db9] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:b612103db9][i:b612103db9]Short Take-off and Landing [/i:b612103db9][/b:b612103db9](decolagem e aterragem curta).
Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá!
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:b612103db9]STALL[/b:b612103db9] acima mencionado com o [b:b612103db9]STOL[/b:b612103db9] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:b612103db9][i:b612103db9]Short Take-off and Landing [/i:b612103db9][/b:b612103db9](decolagem e aterragem curta).
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- joaomaggioni
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- hamiltoncallado
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[quote:56e6c2a408="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:56e6c2a408]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw!
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:56e6c2a408]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw!
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[quote:0811a95f4b="hamiltoncallado"][quote:0811a95f4b="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:0811a95f4b]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:0811a95f4b]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:0811a95f4b]heli[/b:0811a95f4b]coptero para[b:0811a95f4b] pá[/b:0811a95f4b]coptero..
Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:0811a95f4b]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:0811a95f4b]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:0811a95f4b]heli[/b:0811a95f4b]coptero para[b:0811a95f4b] pá[/b:0811a95f4b]coptero..
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http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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- hamiltoncallado
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[quote:557c1949cd="Lambreta"][quote:557c1949cd="hamiltoncallado"][quote:557c1949cd="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:557c1949cd]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:557c1949cd]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:557c1949cd]heli[/b:557c1949cd]coptero para[b:557c1949cd] pá[/b:557c1949cd]coptero..
Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:[/quote:557c1949cd]
eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:557c1949cd]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:557c1949cd]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:557c1949cd]heli[/b:557c1949cd]coptero para[b:557c1949cd] pá[/b:557c1949cd]coptero..
Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:[/quote:557c1949cd]
eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh
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T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
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- alexcmag
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- Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
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Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:ea1b30bf4a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:ea1b30bf4a]
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:ea1b30bf4a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:ea1b30bf4a]
[quote:ee5bc10824="hamiltoncallado"][quote:ee5bc10824="Lambreta"][quote:ee5bc10824="hamiltoncallado"][quote:ee5bc10824="Lambreta"]helicóptero não é hélice é boa.
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:ee5bc10824]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:ee5bc10824]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:ee5bc10824]heli[/b:ee5bc10824]coptero para[b:ee5bc10824] pá[/b:ee5bc10824]coptero..
Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:[/quote:ee5bc10824]
eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh[/quote:ee5bc10824]
hélice faz um movimento teórico helicoidal, como um parafuso. E a pá do pacóptero não?!
Conceito dá pra discutir, mas definição não :)
toda hélice é composta de pá, ou pás.
há vários tipos de hélice.. mono (1) e multi-pás (+ de 1).
até enxada tem pá :lol:[/quote:ee5bc10824]
ehehe... não entendi qual seu espando, camarada... de fato, toda helice possui pá, porém pá e helice não são sinônimos. pesquise melhor e vai entender porque as pás de um helicóptero não são helices... mas sim asas giratórias. flw![/quote:ee5bc10824]
asas?
toda pá é uma asa. O que faz a pá ser uma hélice é a sua aplicação, simples.
Então se eu pegar a pá de heli (que tem passo e raio) e colocar em um avião, não voará? É óbvio que voará!
então muda o nome de [b:ee5bc10824]heli[/b:ee5bc10824]coptero para[b:ee5bc10824] pá[/b:ee5bc10824]coptero..
Leia este post todo e verá é é simples convensão. É como chamar o trem de pouso dianteiro de biquilha. É errado, bequilha é a traseira, triquilha é a dianteira. Mas todo mundo fala errado e todo mundo se entende.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=607373
Pesquise por definição o que é hélice e verá que hélice é hélice desde que, e somente se, ouver pás que giram ao longo de seu eixo onde o momento é zero.
E é certo dizer que pá é diferente de hélice. É como dizer que enxame é diferente de abelha, claro que é! Não há hélice sem pá.. ma há pá(asa) sem hélice.
Agora o Pacóptero ficou legal :lol:[/quote:ee5bc10824]
eheheh pode patentear... ehhehe... helice é helicoidal, pronto. E se não concorda façamos assim: vc compra sua helice e eu compro minhas pás.... ok? aiai... eheheh[/quote:ee5bc10824]
hélice faz um movimento teórico helicoidal, como um parafuso. E a pá do pacóptero não?!
Conceito dá pra discutir, mas definição não :)
Marco Aurélio
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[quote:664ca2828a="mjorge"]Muito bem comando!
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:664ca2828a]STALL[/b:664ca2828a] acima mencionado com o [b:664ca2828a]STOL[/b:664ca2828a] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:664ca2828a][i:664ca2828a]Short Take-off and Landing [/i:664ca2828a][/b:664ca2828a](decolagem e aterragem curta).
Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá![/quote:664ca2828a]
Corrigido o "recua" ;)
Quanto ao "Stol", escrevi errado, era Estol, conforme ja corrigido.
Mais informacões, segue neste link também uma boa explicacão sobre o assunto:
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/por-que-os-helicopteros-nao-voam-mais-rapido-2/
[quote:664ca2828a="joaomaggioni"]Corretíssimo!
Estudei isso há algumas semanas mas não conseguiria explicar com tanta riqueza de detalhes. haha
Você voa onde Borba? Estou cursando PPH e é sempre bom manter contato com o pessoal da árera.
Abraço[/quote:664ca2828a]
Eu voo um Esquilo e um EC-135 no Helicentro. Claro, quem tem QI e amigos na aviacão sempre pode contar com alguém quando precisar.
Abraco!
[quote:664ca2828a="alexcmag"]Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:664ca2828a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:664ca2828a][/quote:664ca2828a]
Hehehe ai é covardia!Mas ta tudo certo. Pá é o nome dado a uma asa individual de uma hélice. Portanto, a hélice é composta de varias pás, 2, 3, 4, 5 ou quantas forem necessárias. O que se ouve muito falar é que o helicóptero tem PÁS, pois sempre veremos uma hélice com várias pás, ou seja, sempre mais de 1.
No avião, temos hélices únicas de passo fixo, ou seja, são uma peca única de fora a fora. Por isto entende-se muitas vezes que avião tem hélice e helicóptero tem pá.
Mas o que vale é este conceito de que hélice é o conjunto de pás ou apenas 1 única estrutura chamada hélice.
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:664ca2828a]STALL[/b:664ca2828a] acima mencionado com o [b:664ca2828a]STOL[/b:664ca2828a] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:664ca2828a][i:664ca2828a]Short Take-off and Landing [/i:664ca2828a][/b:664ca2828a](decolagem e aterragem curta).
Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá![/quote:664ca2828a]
Corrigido o "recua" ;)
Quanto ao "Stol", escrevi errado, era Estol, conforme ja corrigido.
Mais informacões, segue neste link também uma boa explicacão sobre o assunto:
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/por-que-os-helicopteros-nao-voam-mais-rapido-2/
[quote:664ca2828a="joaomaggioni"]Corretíssimo!
Estudei isso há algumas semanas mas não conseguiria explicar com tanta riqueza de detalhes. haha
Você voa onde Borba? Estou cursando PPH e é sempre bom manter contato com o pessoal da árera.
Abraço[/quote:664ca2828a]
Eu voo um Esquilo e um EC-135 no Helicentro. Claro, quem tem QI e amigos na aviacão sempre pode contar com alguém quando precisar.
Abraco!
[quote:664ca2828a="alexcmag"]Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:664ca2828a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:664ca2828a][/quote:664ca2828a]
Hehehe ai é covardia!Mas ta tudo certo. Pá é o nome dado a uma asa individual de uma hélice. Portanto, a hélice é composta de varias pás, 2, 3, 4, 5 ou quantas forem necessárias. O que se ouve muito falar é que o helicóptero tem PÁS, pois sempre veremos uma hélice com várias pás, ou seja, sempre mais de 1.
No avião, temos hélices únicas de passo fixo, ou seja, são uma peca única de fora a fora. Por isto entende-se muitas vezes que avião tem hélice e helicóptero tem pá.
Mas o que vale é este conceito de que hélice é o conjunto de pás ou apenas 1 única estrutura chamada hélice.
Turnigy 9x - T-rex 500
- benites
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Opá qualquer coisa abaixa o valor do ganho do gyro como voce observou eu fazendo na pista ok.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.
[quote:8f8e21d98e="Benites"]Opá qualquer coisa abaixa o valor do ganho do gyro como voce observou eu fazendo na pista ok.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.[/quote:8f8e21d98e]
Uia, vo liga pra ele kkkk
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.[/quote:8f8e21d98e]
Uia, vo liga pra ele kkkk
Turnigy 9x - T-rex 500
- hamiltoncallado
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[quote:87e23132fa="Lambreta"][quote:87e23132fa="CHRISTIAN"]Agora fiquei na dúvida,
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:87e23132fa]
Ambos corretos.[/quote:87e23132fa]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração está geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que está em redor (geralmente ar ou a água) convertendo energia rotacional em translaccional e deslocando o objeto a que se encontra acoplado (exemplos: aviões, helicópteros) ou o fluido à sua volta (exemplo: ventoinha). As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás.
Portanto, um helicóptero possui helice composta de várias pás. Como estamos trantando de conceito, a afirmação do Lambreta está correta. Helicóptero possui sim helice, assim como pás, ao contrário do que coloquei no primeiro post.
Só não vai dar para colocar meu pacoptero para voar sem suas helices e nem seu helicóptero sem suas pás... ehehe
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:87e23132fa]
Ambos corretos.[/quote:87e23132fa]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração está geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que está em redor (geralmente ar ou a água) convertendo energia rotacional em translaccional e deslocando o objeto a que se encontra acoplado (exemplos: aviões, helicópteros) ou o fluido à sua volta (exemplo: ventoinha). As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás.
Portanto, um helicóptero possui helice composta de várias pás. Como estamos trantando de conceito, a afirmação do Lambreta está correta. Helicóptero possui sim helice, assim como pás, ao contrário do que coloquei no primeiro post.
Só não vai dar para colocar meu pacoptero para voar sem suas helices e nem seu helicóptero sem suas pás... ehehe
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
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- hamiltoncallado
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Esquecendo esse papo de pá da li e pá de cá, obrigado pelas informações. Ficou muito didático e entendi como funciona o STALL.
Mas na prática significa que temos que corrigir o passo no dedo após o heli ganhar velocidade correto? Coisa que não é necessária num hover. Acho que fazemos isso sem nem perceber? Ou a velocidade que atingimos num modelo não chega a influenciar no voo?
Mas na prática significa que temos que corrigir o passo no dedo após o heli ganhar velocidade correto? Coisa que não é necessária num hover. Acho que fazemos isso sem nem perceber? Ou a velocidade que atingimos num modelo não chega a influenciar no voo?
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Sentido de rotação da pás e das hélices da calda.
Pessoal, tenho duvidas. Troquei o tubo de calda do meu Storm 450 que estava danificado e agora o heli gira maluco p/ os dois lados. as pás giram no sentido horário e as hélices de calda gira no sentido anti-horário. Já inverti as hélices de calda e não adiantou. Pergunta: isso está correto? . Como resolvo meu problema.
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[quote:4bb5d02a5c="hamiltoncallado"][quote:4bb5d02a5c="Lambreta"][quote:4bb5d02a5c="CHRISTIAN"]Agora fiquei na dúvida,
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:4bb5d02a5c]
Ambos corretos.[/quote:4bb5d02a5c]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica.[/quote:4bb5d02a5c]
Só pra joar areia na vaselina hehehehe,
Existem alguns modelos que usam um hélice de uma pá apenas, tendo um contra-peso para balancear do outro lado.
Com isso o conceito cai por terras na hora que afirma "um conjunto de pás com um mesmo centro", pois o contra peso não é uma pá
Tas, sei que to sendo chato, mas que tem hélice de uma pá só, isso tem hehehehehe
não era esse vídeo que eu estava procurando, mas serve
[yt]1n6ZmwzSL0Y[/yt]
Clovis
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:4bb5d02a5c]
Ambos corretos.[/quote:4bb5d02a5c]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica.[/quote:4bb5d02a5c]
Só pra joar areia na vaselina hehehehe,
Existem alguns modelos que usam um hélice de uma pá apenas, tendo um contra-peso para balancear do outro lado.
Com isso o conceito cai por terras na hora que afirma "um conjunto de pás com um mesmo centro", pois o contra peso não é uma pá
Tas, sei que to sendo chato, mas que tem hélice de uma pá só, isso tem hehehehehe
não era esse vídeo que eu estava procurando, mas serve
[yt]1n6ZmwzSL0Y[/yt]
Clovis
Aquarista, aeromodelista, pai e esposo
40 anos
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hamilton vc esta corretissimo,como vc chegou a essa informação? pois isso q acontece foi um caos para os engenheiros da epoca e chegaram a conclusao q helicóptero nao podereia voar e abandonaram o projeto por muitos e muitos anos,somente dps de um tempao vontaram a dar atenção e resolver esse problema,oq o Borba te explicou esta corretissimo,com certeza ele deu uma aula aki,oq acontece eh exatamente isso q vc disse,o projeto foi abandonado pois em um voo pairado sem vento td era mil maravilha mas bastava apenas de um ventinho de frente ou um pequeno deslocamento q o helicoptero cabrava e se destrui totalmente,ai vc me pergunta,mas pq cabrava? simples,no rotor do helicoptero existe a precessao giroscopica (o comando de ciclico é dado em uma determinada posição mas o batimento da pa é feito 90º dps)ou seja,vou usar seu pensamento para explicar melhor,a pa q avança exatamente do lado esquerdo do heli tera a soma de seu deslocamento + o vento relativo sendo assim tera mais sustentação,como o comando eh defasado em 90º ela fara seu batimento para cima apenas 90º dps exatamente na frente do heli,com isso ele ira cabrar,isso se chama dissimetria de sustentação,os engenheiros resolveram isso fazendo com q as pas tenham o batimento sozinho,sem precisar dar comando algum,portanto a pa q avança tera um batimento para baixo e a pa q recua um batimento para cima,com isso o heli poderam voar sem dificuldades mas nunca esquecendo da VNE pois existira os 2 tipos de estol q o comandando Borba mencionou,espero ter ajudado,abraços
- muriloralf
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Re: Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes
Além do batimento que permite o movimento vertical das pás e sua mudança de ângulo (passo), a correção da precessão giroscópica sempre coloca a pá avança com um ângulo menor e a pá que recua com um ângulo maior, já que o comando do cíclico precisa chegar defasado em 90 graus no R/P. Diferente do que alguém postou aqui, a pá que avança sobe e a pá que recua desce. Mas ela sobe perdendo ângulo e desce ganhando ângulo.
Essa conversa de rotor e hélice é antiga. Mas quem voa helicóptero sabe que helicóptero tem rotor e avião tem hélice. Ainda que ambos tenham perfis aerodinâmicos o rotor gera sustentação e a hélice tração. São nomes técnicos para funções diferentes. O Osprey V-22 quando na decolagem tem rotor, que posteriormente se converte em hélice para gerar tração.
Sei que o tópico é antigo, mas as informações ficam disponíveis no google para consulta. Abraços.
Essa conversa de rotor e hélice é antiga. Mas quem voa helicóptero sabe que helicóptero tem rotor e avião tem hélice. Ainda que ambos tenham perfis aerodinâmicos o rotor gera sustentação e a hélice tração. São nomes técnicos para funções diferentes. O Osprey V-22 quando na decolagem tem rotor, que posteriormente se converte em hélice para gerar tração.
Sei que o tópico é antigo, mas as informações ficam disponíveis no google para consulta. Abraços.
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
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